D?bora Cazelato de Souza; L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Trabalho e rela??es sociais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
Ensino M?dio | Hist?ria | Tempo: tranforma??es e mentalidades |
Nesta aula, busca-se trazer aos alunos as causas da expans?o portuguesa e, tamb?m, da europeia. Os motivos para tal empreendimento eram diversos; entretanto, Portugal foi uma das pioneiras nessa ?aventura mar?tima?. Navegar por mares nunca antes navegados e ter contato com o desconhecido (por exemplo, os ?ndios) despendia conhecimento e instrumentos para tal feito. Portanto, o uso de mapas, b?ssolas e constru??o de boas caravelas era necess?rio para tal empreendimento. Al?m disso, os alunos dever?o compreender como se estruturaram as rela??es entre os homens portugueses e americanos, sobretudo o resultado do encontro entre as duas culturas.
Para esta aula, o aluno necessita de um conhecimento pr?vio acerca da transi??o do feudalismo para o capitalismo, assim como sobre a consolida??o das monarquias europeias. Deve-se saber, tamb?m, um pouco sobre o mercantilismo e o fortalecimento da burguesia.
AULAS 1 e 2
Tanto a primeira como a segunda aulas ser?o um breve introdu??o ao tema.
Observa??o: Ser? importante que o professor utilize um Mapa-m?ndi nestas aulas.
O professor abordar? a conjuntura europeia nos s?culos XV e XVI, j? que esta, consequentemente, resultou na necessidade de se descobrir novas rotas, focando principalmente o pioneirismo portugu?s.
1- Quadro geral da Europa na ?poca da expans?o
Brevemente, o professor destacar? que a amplia??o da influ?ncia da burguesia perante os governantes, o territ?rio europeu cortado por rotas comerciais das mais diversas e a necessidade de se descobrir novos caminhos para as ?ndias foram alguns dos fatores da expans?o ultramarina. Al?m disso, a Europa estava tomada pela peste e a fome que solapou o campo (esgotamento do solo) e ocasionou o ?incha?o? das cidades.
O Com?rcio pelo Mar Mediterr?neo estava dominado pelos italianos. Como era rota obrigat?ria de passagem de produtos ? principalmente, as especiarias (noz-moscada, pimenta, cravo, gengibre, etc.) ? provenientes do Oriente, isso fez com que esses produtos encarecessem. Al?m disso, em 1453, houve a tomada dos turcos em Constantinopla, o que impediu o caminho para o Oriente e impulsionou ainda mais o desejo de expans?o. N?o havia alternativa a n?o ser a busca por novos caminhos que levassem ?s ?ndias e fizessem com que Portugal tivesse maior controle sobre os produtos que os italianos comercializavam.
Al?m disso, havia no imagin?rio europeu a exist?ncia de narrativas lend?rias da exist?ncia de tesouros no al?m-mar, da exist?ncia de para?sos terrestres, o que aumentava a cobi?a dos europeus; contudo, o medo de monstros mar?timos, a falta de mapas e de instrumentos n?uticos limitavam a descoberta de novas terras e/ou caminhos. Destaca-se, tamb?m, a necessidade de se buscar novos mercados para a venda de produtos e a de encontrar novas minas de ouro e prata para a cunhagem de moedas. Por fim, mas n?o menos importante, a propaga??o da f? crist? era outro elemento ligado ? expans?o ultramarina.
2- Pioneirismo Portugu?s
Em linhas gerais, Portugal foi pioneiro na expans?o ultramarina por diversos motivos. Destacam-se, por ora:
- A forma??o do Estado-Na??o: Portugal foi o primeiro a conhecer um governo politicamente centralizado na Europa; posteriormente, foi a vez da Espanha;
- A instabilidade de outras pot?ncias: outras fortes concorrentes de Portugal estavam em luta com outros pa?ses (por exemplo: os ingleses e os franceses lutavam entre si e os espanh?is contra a presen?a dos mouros);
- A posi??o geogr?fica: Portugal est? localizado em frente ao Oceano Atl?ntico e muito pr?ximo da ?frica; esses fatores foram, sem d?vida, condicionantes do pioneirismo de Portugal;
- As conquistas patrocinadas pelo Rei e pelos Burgueses: de maneira geral, a expans?o ultramarina foi feita com o apoio do Rei, que tinha, como interesse, encontrar novas fontes de renda e catequiza??o dos povos; a burguesia nascente, por seu turno, obter o alargamento do com?rcio. A primeira conquista de Portugal foi, em 1415, a cidade marroquina de Ceuta (norte da ?frica). Em 1498, foi a vez de Vasco da Gama chegar aCalicute (costa da ?ndia);
- A Escola de Sagres/ Investimento e t?cnicas: a constru??o de navios e instrumentos de orienta??o e a Escola de Sagres (Centro N?utico sob o comando de D. Henrique).
Entre esses instrumentos de aux?lio na navega??o, podem ser mencionados: o Astrol?bio (instrumento circular ou esf?rico para determinar a altura do sol), a B?ssola e os Quadrantes (para medir a altura dos astros) e osPortulanos: esp?cie de di?rios, roteiros descritivos das viagens.
ATIVIDADE:
O professor dever? pedir aos alunos que se dividam em dois grupos e fa?am uma busca, em sites da Internet, sobre tais instrumentos e os mapas utilizados no per?odo. O segundo grupo ficar? respons?vel pela busca sobre os itens de navega??o utilizados nos dias de hoje. Os alunos dever?o trazer imagens e a descri??o de cada objeto. Se houver tempo, essa atividade poder? ser feita em sala de aula.
AULA 3
Nestas aulas, o aluno aprender? sobre os Tratados de Partilhas e o encontro entre os portugueses e os americanos.
1- Tratados de Partilhas
As descobertas mar?timas que estavam ocorrendo no final do s?culo XV fizeram com que Portugal e Espanha recorressem a peti??es para assegurar ?seus novos achados?. Em 1493, destacou-se a Bula Inter Coetera, dada pelo Papa Alexandre XVI e que determinava que a terra a 100 l?guas a oeste do arquip?lago de Cabo Verde seria da Espanha e a leste, seria de Portugal. Essa partilha n?o agradou a Portugal. Sendo assim, em 1494, foi feito o Tratado de Tordesilhas.
Dica: O professor poder? assistir ao videoaula sobre a ?Expans?o ultramarina europeia?. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=t6KQShTakaY&feature=related. Poder? conferir, tamb?m, o Power Point dispon?vel em: http://www.slideshare.net/carolambar/expanso-martima-cp2.
2. Encontro das culturas
Antes de iniciar este t?pico, o professor dever? passar aos alunos o v?deo dispon?vel em:
http://www.youtube.com/watch?v=hzGAcqGiV0g. Trata-se de um trecho do document?rio ?Povo Brasileiro?, com depoimento de Darcy Ribeiro e a narra??o de um pequeno trecho da ?Carta de Caminha?, feita por Tom Z?.
Dispon?vel em: http://wallacemelobarbosa.blogspot.com.br/2011_07_01_archive.html
A imagem acima demonstra, de forma jocosa, o encontro entre o portugu?s e o ?ndio. O relato do v?deo do encontro entre o Portugu?s e o ?ndio e a leitura da ?Carta de Caminha? revelam o espanto do Portugu?s diante do encontro. Marc Ferro mostra-nos um fator interessante:
Professor, repasse esse trecho fotocopiado aos alunos:
?Naquele tempo, n?o havia doen?as, nem febres, nem doen?as de ossos ou de cabe?a [...] Naquele tempo, tudo estava em ordem. Os estrangeiros mudaram tudo quanto chegaram. De fato, por mais saudosismo que possa expressar esse lamento, parece mesmo que as doen?as do Velho Mundo foram mais frequentemente mortais nas Am?ricas do que na Europa. Um mission?rio alem?o chegou inclusive a escrever, no finalzinho do s?culo XVIII, que ?os ?ndios morrem t?o facilmente que s? a vis?o ou o cheiro de um espanhol os fazem passar deste para o outro mundo?. Umas quinzes epidemias dizimaram a popula??o do M?xico e do Peru.? (FERRO, Marc. Hist?ria das coloniza??es ? das conquistas ?s independ?ncias ? s?culos XIII a XX. S?o Paulo: Companhia das Letras, 1996. Apud MOTA, Myriam Becho; BRAICK, Patr?cia Ramos. Hist?ria: das cavernas ao terceiro mil?nio. S?o Paulo: Moderna, 2005.) |
Os ?ndios eram considerados seres inferiores (inocentes/?b?rbaros?) e esta foi a alega??o para que fossem catequizados. Com a chegada dos portugueses no Novo Mundo e o seu posterior interesse pelas terras da Am?rica, pode-se dizer que houve um deslocamento do eixo econ?mico, desviando as rotas do Mediterr?neo para o Atl?ntico no s?culo XVII. Houve, tamb?m, a introdu??o de uma s?rie de animais e plantas advindas de outras localidades.
ATIVIDADE:
Depois de ouvir a explica??o do professor, assistir ao v?deo e ler ao trecho acima, os alunos dever?o escrever em seu caderno dois par?grafos (texto dissertativo) acerca do tema aprendido. Essa atividade ? de extrema import?ncia para a montagem da pe?a de teatro (?ltima avalia??o). Feito isso, os alunos ir?o reunir em grupos e "juntar" os textos para a composi??o da atividade final.
AULA 4
Esta ?ltima aula ser? dedicada ? avalia??o. Ela consistir? em uma atividade que dever? ser feita em sala de aula. ? importante frisar que esta avalia??o poder? ser feita em duas aulas, caso seja necess?rio.
Os alunos dever?o reunir-se em, no m?ximo, dois grupos e montar uma pequena pe?a de teatro (ou um di?logo simples), no qual, de um lado. estar?o ?os portugueses? e, de outro, os ?ndios. Os alunos, por meio de pesquisa e trabalho em equipe, dever?o demonstrar os instrumentos ?tecnol?gicos? (atividades das primeiras aulas) que os portugueses tinham em m?os para o feito da expans?o ultramarina e, tamb?m, expor o relacionamento que eles tiveram com os ?ndios. A pe?a (ou o di?logo) dever? ser representada na pr?pria sala de aula. Caso n?o seja poss?vel a realiza??o desta atividade, os alunos poder?o desenvolver hist?rias em quadrinhos, charges ou di?logos (em forma dissertativa) sobre o encontro dos portugueses com os ind?genas ou sobre o momento da expans?o portuguesa e a conjuntura europeia.
Por ?ltimo, ? importante destacar que o professor, tamb?m, poder? efetuar esta tarefa em conjunto com os demais educadores de outras ?reas, como Portugu?s (na montagem da pe?a), Biologia (conhecimento de natureza do per?odo), Sociologia e Filosofia (imagin?rio do per?odo), Artes, entre outros.
Material de apoio ao professor:
- MENDON?A, Ana Teresa Pollo. Por Mares nunca dantes cartografados: A perman?ncia do imagin?rio antigo e medieval na cartografia moderna dos descobrimentos mar?timos ib?ricos em ?frica, ?sia e Am?rica atrav?s dos oceanos Atl?nticos e ?ndico nos s?culos XV e XVI. (Disserta??o de Mestrado). Pontif?cia Universidade Cat?lica (PUC-RJ), Rio de Janeiro, 2007. Dispon?vel em: http://www2.dbd.pucrio.br/pergamum/biblioteca/php/mostrateses.php?open=1&arqtese=0510839_07_Indice.html
- Artigo: ?Mar?colo?, de Aline Pereira. As viagens de Jean de Mandeville e o imagin?rio medieval. I Congresso Internacional do Curso de Hist?ria da Universidade Federal de Goi?s. Jata?-GO, 2010. Dispon?vel em:
http://www.congressohistoriajatai.org/2011/anais2010/doc%20(5).pdf
- Site http://www.slideshare.net/gibiteca/absolutismo-mercantilismo-grandesnavegaes-4489506. Nesse site, encontram-se v?rias aulas sobre a expans?o ultramarina.
- Filme 1492: A descoberta do Para?so. Filme completo dispon?vel em:
http://www.youtube.com/watch?v=4h8ZdA7PC5M&feature=related
Portal do Professor (algumas refer?ncias):
- Aula: ?A forma??o do mundo moderno: expans?o mar?tima e comercial europeia?. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34410
- Aula: ?Expansionismo portugu?s e espanhol nos s?culos XV e XVI?. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34483
- Aula: ?A conquista da Am?rica pelos europeus: o (des)encontro de dois mundos?. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28659
Durante a aula, o professor dever? ter notado que a avalia??o possui duas atividades. Uma ser? sobre a busca de instrumentos para a navega??o, usados pelos portugueses, e a ?ltima ? Pe?a de Teatro ou a confec??o de material icnogr?fico sobre o per?odo. A avalia??o, portanto, ser? a realiza??o dessas atividades por parte do aluno.