Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Contextualiza??o |
Conhecer a produ??o de arte no contexto do expressionismo abstrato;
Compreender a incorpora??o do gesto do artista para a compreens?o das obras;
Realizar trabalhos nas linhas gestuais e crom?ticas do expressionismo abstrato:
Aula: Marcel Duchamp e o colapso da arte - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=40616
O que ? arte contempor?nea? - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40619
Iniciar a aula retomando quest?es relacionadas ? import?ncia do gesto do artista para a obra de arte.
Pergunte aos alunos se quando eles veem uma obra de arte eles pensam como o artista a elaborou?
A partir das repostas deles, questione: at? que ponto o gesto do artista define como a obra ser??
Mostre as seguintes imagens aos alunos e observe seus coment?rios (o professor pode anotar no quadro aquilo que os alunos disserem e que achar enriquecedor):
Obra de Barnett Newman
http://www.artexpertswebsite.com/pages/artists/artists_l-z/newman/1.newman.jpg
?
Mark Rothko
http://1.bp.blogspot.com/-OO9if8ZypPE/T4XGnTVq3_I/AAAAAAAABFI/HCcLSVnt1PQ/s1600/mark+rothko.jpg
?
Willen de Kooning
http://uploads7.wikipaintings.org/images/willem-de-kooning/excavation.jpg
?
Jackson Pollock
?
Para direcionar a conversa, pergunte aos alunos:
- Que rela??o estas imagens tem com o gesto do artista?
- Elas se parecem com algo que voc? conhece ou reconhece do cotidiano?
?
O professor deve solicitar que eles anotem suas opini?es acerca das duas quest?es postas. Elas ser?o utilizadas no final da atividade pr?tica.
?
Deve-se destacar que o Expressionismo Abstrato foi uma corrente que surgiu com muita for?a nos Estados Unidos na d?cada de 1940 e aconteceu principalmente at? 1960.
Com a 2a. Guerra Mundial houve uma mudan?a de polo art?stico e cultural, antes amplamente dominado pela Europa com centro em Paris. Com o ?xodo de muitos artistas para a Am?rica, causado pela guerra, o foco voltou-se para l?, ganhando destaque muitos artistas norte americanos menos conhecidos at? ent?o.
Em 1946 o critico de arte Robert Coates usou o termo para nomear um grupo de artistas que apesar de ter estilos diferentes tinham interesse pelos efeitos emocionais expressivos da pintura.
Ressaltar algumas caracter?sticas:
- refor?o no gesto e n?o na obra;
- trabalho com o acaso controlado;
- PINTURAS COM CAMPOS CROM?TICOS: exclus?o de elementos considerados irrelevantes pelos artistas dessa vertente. Alguns bons exemplos que podem ser citados s?o:
?
Obra de Ad Reinhardt
http://americanart.si.edu/images/1969/1969.47.71_1a.jpg
?
Obra de Ad Reinhardt
?
Obra de Barnett Newman
http://www.museenkoeln.de/_medien/mlk/Newman_Barnett.jpg
?
Obra de Barnett Newman
http://blogs.artinfo.com/modernartnotes/files/2011/05/NewmanThePromise49Whitney.jpg
?
- ACTION PAINTING: (pintura de a??o) Exige do artista o gesto que gera as manchas.
Obra de Willen de Kooning
http://uploads4.wikipaintings.org/images/willem-de-kooning/abstraction-1950.jpg
?
Obra de Franz Kline
http://0.tqn.com/d/arthistory/1/0/k/n/aaca_gugg_0109_12.jpg
?
Obra de Jackson Pollock
http://khofler.files.wordpress.com/2011/11/jackson-pollock.jpeg
?
Pollock ? o artista mais conhecido dessa vertente, justamente por ter deixado muitos registros de sua atividade. Para complementar as imagens, o professor pode passar os seguintes v?deos:
Pollock, com Ed Harris e Marcia Gay Harden de 2000. O filme conta a vida do pintor e como surgiram as "action paintings". Observe a faixa et?ria dos alunos antes de passar, pois o filme cont?m algumas cenas envolvendo drogas, bebidas etc, mas retrata fielmente a vida desse artista.
Jackson Pollock - montagem curta com algumas obras e fotografias do artista pintando.
http://www.youtube.com/watch?v=3coyrjQW8aA
?
Atividade:
Ap?s a apresenta??o das principais abordagens do Expressionismo Abstrato (crom?tica e gestual), deve-se explicar que cada aluno poder? experimentar uma das abordagens apresentadas durante essa aula. Para isso o professor deve fazer papeis com os escritos "crom?tico" ou "gestual". Eles devem ser de acordo com o n?mero de alunos da turma, sendo que metade fica respons?vel por uma ou por outra abordagem, de acordo com o sorteio.
O professor pode viabilizar as refer?ncias imag?ticas de cada abordagem para os alunos de duas formas:
1) Colar em paredes distintas as imagens acima listadas para que os alunos possam consult?-las e tirar suas d?vidas enquanto fazem o seu trabalho;
2) Mostrar as imagens antes de iniciar os trabalhos pr?ticos, mas n?o deix?-las ? vista durante a realiza??o da atividade. Isso faz com que o aluno crie as suas pr?prias interpreta??es sobre a abordagem com a qual trabalha.
?
Feito o sorteio, o professor deve decidir se eles podem trocar entre si os papeis para ficarem com a abordagem que mais gostaram ou n?o. Normalmente isso interfere pouco no resultado final.
Eles devem observar as cores e os acabamentos dos artistas que forem usar como refer?ncia.
Ap?s a realiza??o dos trabalhos, o professor deve fazer uma grande exposi??o da produ??o. Solicite que cada aluno leia aquela opini?o anotada logo no in?cio do trabalho te?rico sobre o gesto do artista e a apar?ncia da obra e posteriormente apresente a sua forma de trabalhar dentro da abordagem sorteada.
O professor deve provoc?-los a contrapor a opini?o inicial e a opini?o final criando uma vis?o geral sobre o trabalho.
Neste v?deo, Ann Temkin, curadora da Exposi??o Abstract Expressionism New York, ocorrida entre outubro de 2010 e abril de 2011, comenta os elementos hist?ricos da exposi??o que reuniu os mais importantes nomes do Expressionismo Abstrato. O v?deo ? em ingl?s, mas pode servir para mostrar aos alunos imagens das obras e dos artistas, al?m de ser uma importante referencia para o professor.
http://www.youtube.com/watch?v=pXioeYcT0AI
?
V?deo em ingl?s que demonstra como funciona a pintura crom?tica de Barnett Newman
http://www.youtube.com/watch?v=GacKM9yxiw4&feature=relmfu
?
V?deo em ingl?s que demonstra como funciona a pintura gestual de Franz Kline
http://www.youtube.com/watch?v=1xQTlp0hscs&feature=relmfu
?
FARTHING, Stephen. Tudo Sobre Arte: os movimentos e as obras mais importantes de todos os tempos. Rio de Janeiro: Sextante, 2010.
Observando se os alunos compreenderam o pensamento no contexto do expressionismo abstrato;
Percebendo como cada um explorou o gesto em seus trabalhos em rela??o aos artistas apresentados;
Avaliando como os alunos entenderam o Expressionismo Abstrato ap?s a realiza??o dos trabalhos pr?ticos em rela??o ao conte?do apresentado nas aulas;