Dal?nea Cristina Fl?r
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
? Conhecer as prefer?ncias musicais das crian?as;
? Estabelecer v?nculos afetivos com as crian?as;
? Estreitar rela??es com as fam?lias;
? Construir uma caixa de m?sicas com as crian?as e com as fam?lias para as crian?as;
? Trabalhar elementos do conhecimento historicamente produzido por interm?dio das letras das m?sicas;
? Auxiliar a crian?a a compreender a a??o dos objetos tendo a linguagem oral como campo mediador;
? Desenvolver a curiosidade e capacidade de express?o;
? Proporcionar a amplia??o de viv?ncias por meio da diversifica??o dos espa?os e da oferta de diferentes materiais;
? Ampliar o repert?rio de brincadeira das crian?as.
Primeiras considera??es:
A fim de compreender como se d? o aprendizado do aluno dessa faixa et?ria, foi necess?ria uma incurs?o na contribui??o de Leontiev e Elkonin sobre os est?gios de desenvolvimento pelos quais est?o passando as crian?as. Vale destacar que os est?gios n?o t?m uma rela??o estanque com a faixa et?ria em si, mas com o repert?rio de experi?ncias que as crian?as j? vivenciaram. No entanto, existem regularidades no desenvolvimento dos beb?s, as quais s?o frutos das rela??es que esses mant?m com outras pessoas, com os elementos culturais, e tamb?m advindos de sua condi??o biol?gica. Por exemplo, o nascimento dos dentes provoca uma mudan?a qualitativa no desenvolvimento da alimenta??o e da linguagem.
Os principais est?gios de desenvolvimento s?o: comunica??o emocional do beb?; atividade objetal manipulat?ria; jogo de pap?is; atividade de estudo; comunica??o ?ntima pessoal; e atividade profissional/estudo.
As crian?as do grupo em quest?o transitam entre as duas primeiras fases: a comunica??o emocional e a atividade objetal manipulat?ria. A primeira atividade ter? in?cio j? nas primeiras semanas de vida e seguir? por todo o primeiro ano e tem como base as a??es sens?rio-motoras de manipula??o. Destacam-se no desenvolvimento social dos beb?s algumas estrat?gias de comunica??o com os adultos, visto que os beb?s aprendem a se comunicar com os adultos mesmo sem as palavras. Exemplos concretos dessa comunica??o podem ser: o choro (que, no geral, indica alguma sensa??o) e o riso (como express?o de uma tentativa de comunica??o social).
No segundo est?gio do desenvolvimento intitulado atividade objetal manipulat?ria, que se inicia por volta do primeiro ano, ? marcado pela necessidade que a crian?a apresenta de compreender a fun??o social dos objetos culturais que a cercam, por interm?dio da rela??o linguagem mediada por sujeitos mais experientes (crian?as e adultos).
Nessa perspectiva, a atividade com a caixa de m?sica criar? condi??es para o desenvolvimento da linguagem, assim como ampliar? o repert?rio de experi?ncias das crian?as. Al?m disso, o contato com as m?sicas do folclore popular e de compositores da atualidade s?o direitos das crian?as desde a mais tenra idade.
? Rodas de m?sicas; e
? T?cnica da ?papietagem? de objetos;
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PRIMEIRO DIA:
Roda de M?sica
No primeiro dia, propor-se-? uma roda de m?sica com os instrumentos dispon?veis na unidade de Educa??o Infantil. Entre eles, os mais recomendados s?o os chocalhos; tambores; pau de chuva e pandeiros. Os professores dever?o mostrar aos alunos como manipular os instrumentos (contemplando a atividade objetal-manipulat?ria, em que os pequenos est?o inseridos), e ainda, trabalhar no??es de ritmos. Se na institui??o n?o tiver instrumentos, o professor poder? bater palmas, explorar objetos da sala, como mesas (para percuss?o). E, por fim, se tiver, na regi?o, algum instrumento t?pico, dever? tamb?m ser utilizado na aula.
O professor dever? organizar um tapete para que a roda seja acolhedora. O repert?rio de can??es precisar? tamb?m estar previamente organizado. Como sugest?o, as can??es presentes no CD ?A arca de No??, de 1980; ?Pato?; ?Foca?; ?Casa?; ?Pulga?. Poder-se-? tamb?m, al?m de cantar as can??es previamente organizadas, perguntar para as crian?as quais as m?sicas de que elas mais gostam.
Obs.: Nesse mesmo dia, o professor dever? fazer uma enquete com as fam?lias sobre a can??o preferida de cada crian?a. Isso poder? ser feito pessoalmente ou tamb?m pela agenda ou caderninho de recados. Os objetivos nessa etapa da aula precisar?o ser explicitados aos pais.
Acervo institucional NDI-CED-UFSC/2012.
Fotografia: Thaisa Neiverth
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SEGUNDO DIA:
Explorando o ?grude?
A fim de aproximar as crian?as do material que ser? usado na confec??o da caixa de m?sicas, o professor dever? experimentar o ?grude? (cola feita com farinha e ?gua) com as crian?as livremente.
Sugere-se que o material seja preparado e disponibilizado em uma mesa, em pequenas por??es, para cada crian?a. Elas dever?o, mediadas pelo professor, manipular a cola, passar a cola em pap?is, sobre a superf?cie lisa da mesa e/ou em caixinhas de isopor (aquelas que servem como base para produtos aliment?cios como carnes, frutas etc.).
As crian?as nessa faixa et?ria aprendem a conhecer o mundo por meio de seus sentidos e experi?ncias acumuladas, e ambos v?o sendo significados pelos adultos. Assim, essa atividade de manipula??o vai dando condi??es para que o desenvolvimento dos pequenos aconte?a. Al?m disso, essa atividade servir? ainda como um primeiro contato com a cola, que ser? utilizada na constru??o da caixa (mas, a?, de maneira intencional).
Receita de grude:
? Para cada 01 (uma) colher (de sopa) de farinha de trigo, usa-se 01 (uma) x?cara de ?gua.
OBS: O grude pode ficar colorido caso o professor queira. Como? Colocando algumas gotas de anilina comest?vel.
Dissolver a farinha de trigo na ?gua e levar ao fogo, mexendo para n?o embolar.
Fonte: http://www.sonholilas.com.br/2008/01/05/papietagem/
Acervo institucional. NDI-CED-UFSC/2012.
Fotografia: Thaisa Neiverth
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TERCEIRO DIA
Confeccionando a caixa de m?sicas:
O professor dever? propor uma atividade sensorial e art?stica ao mesmo tempo: a papietagem da caixa de m?sicas com o grude (cola feita de farinha e ?gua).
?A Papietagem ? uma antiga t?cnica de confec??o de m?scaras para o teatro. Com o passar do tempo, essa t?cnica se aperfei?oou e hoje serve n?o apenas para a confec??o de m?scaras, mas para o feitio de qualquer objeto, desde formas simples de uma s? face como a papietagem de pratos at? formas mais complexas que devem ser ?papietadas? dos dois lados e depois unidas, como esculturas.?.
Como fazer?
Primeiro, o professor escolher? uma caixa de papel?o de tamanho adequado ? atividade (poder? ser uma caixa de sapatos). Depois, ele dever? colar a tampa da caixa com fita adesiva, fazendo um buraco em cima (como se fosse uma urna), a partir do qual a m?o das crian?as dever? ter livre passagem.
Depois disso, o professor far? com as crian?as a primeira etapa da papietagem com o grude e papel pardo ou jornal. Os pap?is embebidos de grude dever?o preencher toda a estrutura da caixa. Com isso finalizado deixe a caixa secar. (Na atividade em quest?o a primeira camada de grude foi feita com papel pardo)
Quando a caixa estiver seca, a fim de deixar o material mais resistente, o professor dever? repetir com as crian?as a opera??o de colar pap?is com o grude e deixar secar. (Na confec??o da caixa de m?sicas a segunda etapa da papietagem foi feita com pap?is coloridos).
Depois de pronta a atividade com a caixa, o professor finalizar? a produ??o, colocando cart?es (feitos de papel?o, desenhados ou impressos) com figuras que remetam ? can??o preferida de seus alunos, sugeridas pelas fam?lias. Por exemplo: uma lagartixa, um pintinho etc.
QUARTO DIA
Brincando com a caixa de m?sicas
Para utilizar intencionalmente o brinquedo constru?do, o professor propor? uma atividade no tapete da sala, ou em algum outro espa?o acolhedor da creche, como p?tio, parque etc. Quando todos estiverem sentados no tapete, em volta da caixa, em tom de suspense, o professor come?ar? a tirar os cart?es e a cantar as m?sicas ? medida que as imagens aparecem. As crian?as podem participar tirando tamb?m os cart?es e inventando outros jogos a partir do brinquedo por e com eles criado!
Acervo institucional. NDI-CED-UFSC/2012.
Fotografia: Thaisa Neiverth
Acervo institucional. NDI-CED-UFSC/2012.
Fotografia: Thaisa Neiverth
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38809
Vigotski, Lev; LURIA, Alexander; LEONTIEV, Alexis. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. S?o Paulo: ?cone. 2006.
http://www.radio.uol.com.br/#/busca/artista/pequeno cidadao
http://www.radio.uol.com.br/#/busca/volume/a arca de noe de vinicius de moraes
Com intuito de avaliar as crian?as, o professor dever? registrar se as fam?lias colaboraram com a proposta e observar se as crian?as participaram da constru??o da caixa e das atividades propostas; se interagiram umas com as outras, com o professor e com o material; e se os recursos utilizados possibilitaram a amplia??o do repert?rio musical e experimental.
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