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Pop Art

Autor e Co-autor(es)

Renata Oliveira Caetano imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Artes Arte Visual: Contextualiza??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender como a arte agregou os elementos da cultura de massa;

Perceber como a reprodutibilidade das imagens ? importante para os artistas da Pop Art;

Conhecer como o v?deo foi incorporado nas obras de arte;

Produzir ?retratos filmados?;

Duração das atividades

De 5 a 6 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Expressionismo Abstrato e o gesto do artista

Estratégias e recursos da aula

1a. Atividade:

Propor os alunos que montem um painel de imagens recortadas de revistas ou retiradas da internet com elementos que os influenciam em suas vidas. Podem ser coisas que eles gostam de assistir na televis?o, ver na internet, jogar no computador ou nos v?deo games, que veem na rua etc.

Ap?s formar o painel de imagens da turma, perguntar:

Os artistas podem se apropriar dos elementos da cultura para criar suas obras?

Como esses elementos destacados pelos alunos podem aparecer em obras de arte?

Deixe que os alunos debatam sobre as duas quest?es.

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Introduza as quest?es centrais da Pop Art:

- Trata-se de um fazer art?stico que surge de certa forma como uma contraposi??o ? centraliza??o no gesto do artista advindo do Expressionismo Abstrato

- agregam a cultura popular comercial: ef?mera, descart?vel, barata, produzida e reproduzida em massa, jovem, espirituosa etc;

- surge primeiramente em Londres, sendo que muitos cr?ticos relacionam o nome Pop Art ? colagem de Richard Hamilton de 1966:

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01 colagem

?O que torna os lares de hoje t?o diferentes, t?o atraentes??

http://blogdocaia.files.wordpress.com/2011/09/richard-hamilton7.jpg

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- Paralelamente, nos Estados Unidos, encontram-se muitos artistas de discurso afiado, como

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02 pintura

Jasper Johns com suas bandeiras de 1958:

http://3.bp.blogspot.com/_HO3nOvbbS14/TL8ZzPLdS4I/AAAAAAAACP0/LiFEkAcYBQY/s1600/Three_Flags_(1958)_by_Jasper_Johns.jpg

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03 colagem

Robert Rauschenberg com colagens:

http://sala17.files.wordpress.com/2011/01/29893-r_i_p_robert_rauschenberg_1925_2008_familiar_work.jpg

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04 objeto

Robert Rauschenberg com combinados tridimensionais

http://www.artchive.com/artchive/r/rauschenberg/bed.jpg

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05 escultura

Esculturas de Claes Oldenburg

http://3.bp.blogspot.com/-WdDQj1zokkY/TdP_N_aDErI/AAAAAAAACBg/sFXzukhCM34/s1600/9.+dropped+cone%252C+cologne+germany.jpg

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06 escultura

http://2.bp.blogspot.com/_CXHi3L60cy8/Sz-kA0it3MI/AAAAAAAADFA/KvdlLVkP1kc/s400/claes+oldenburg5.jpg

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Retomar as imagens dos alunos ouvindo o que eles  tem a dizer sobre a arte que agrega dados culturais depois de conhecer os elementos da Pop Art. Esse momento ? importante para que o professor perceba onde os alunos progrediram em seus conhecimentos e reflex?es...

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2a. Atividade:

Destacar que dentre o grupo de artistas da Pop Art, um dos que teve mais destaque foi Andy Warhol, justamente por ter a capacidade de lidar com os elementos culturais pr?ximos do grande p?blico da ?poca.

Apresentar aos alunos Andy Warhol e suas obras:

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10 fotografia

Retrato de Andy Warhol

http://4.bp.blogspot.com/_h92F2a-n9aY/SnqTZhbReTI/AAAAAAAAGl4/ShDsXkG8M6s/s400/andy+warhol+foto.jpg

-       Artista norte americano (1928-1987)

-       Trabalhou como ilustrador antes de se envolver definitivamente com as artes visuais;

-       Tinha grande interesse pela reprodutibilidade de imagens al?m de gostar de agregar diferentes tecnologias. Al?m da serigrafia, utilizava tamb?m fotografia e v?deo em suas obras. Isso possibilitava que o objeto de arte n?o fosse mais ?nico e sim reprodut?vel;

-       Se interessava imensamente por temas como morte, objetos de consumo, pessoas conhecidas etc.

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Mostrar algumas imagens de suas obras:

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07 serigrafia

Marylin Monroe ? grupo de serigrafias que reproduzem em v?rias cores a imagem da atriz Marylin Monroe. A atriz fez muito sucesso nas d?cadas de 1940 e 1950.

http://fotografeumaideia.com.br/site/images/stories/autores/0_artigos_2012/andy_warhol/andy_warhol_2.jpg

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08 serigrafia

Sopas Campbell?s ? grupo de imagens que reproduzem sopas industrializadas vendidas em supermercados norte americanos

http://identidadesolida.files.wordpress.com/2010/05/campbells_soup_cans_moma-1964.jpg

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09 serigrafia

D?lar ? refer?ncia ? moeda norte americana

http://www.artexpertswebsite.com/pages/artists/Warhol/dollarSign.jpg

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Destacar a quest?o da reprodutibilidade das imagens nessas obras que repetem v?rias vezes a mesma imagem com algumas altera??es.

Apresentar aos alunos a obra que servir? como base para os trabalhos acerca das produ??es de Andy Warhol: os v?deos experimentais.

Trata-se de filmes feitos em sua maioria informalmente, onde recorta a realidade atrav?s de retratos filmados de amigos, situa??es espec?ficas ou locais:

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http://www.youtube.com/watch?v=n8X-MhY8LmI&feature=related

Neste v?deo temos a compila??o de alguns "screen tests", mas o professor deve informar aos alunos que no original os filmes s?o silenciosos.

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http://www.youtube.com/watch?v=XoQcGAczNTE

Eat (Comer) ? um v?deo de cerca de 40 minutos onde vemos um homem comendo. (O professor pode passar apenas um trecho do v?deo para seus alunos)

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http://www.youtube.com/watch?v=O7VYWBoqrPI

Empire State Building, famoso arranha C?u de Nova York, foi filmado durante 8 horas ? noite por Warhol. Nesse v?deo, temos um recorte da obra.

Nesses simples recortes, o artista redimensiona a realidade, causando afastamentos e reflex?es nos observador.

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Posta a forma de trabalhar com v?deos de Andy Warhol, proponha que os alunos em duplas criem alguns retratos filmados uns dos outros.

Cada dupla pode trabalhar em duas linhas diferentes:

1) Criar pequenas situa??es cotidianas;

2) Agir espontaneamente em frente ? c?mera;

O professor deve limitar o tempo de filmagem em at? 3 minutos o que ? suficiente para que eles experimentem as duas extremidades da produ??o: a de retratista e retratado.

Se n?o houver c?meras suficientes para o trabalho das duplas, sugiro que o professor marque momentos fora da aula de artes para fazer a filmagem. Outra possibilidade ? o desenvolvimento de outras atividades paralelas sobre a Pop Art, como, por exemplo, colagem, interfer?ncia em imagens copiadas em m?quinas de x?rox enquanto as duplas fazem as pequenas filmagens fora de sala de aula.

Ap?s a realiza??o dos pequenos filmes, o professor deve promover uma sess?o onde apresente os trabalhos para todos da turma e, ao final das apresenta??es, promova um debate sobre essa forma de abordar a realidade.

Recursos Complementares

http://www.warholfoundation.org/

Site oficial da Funda??o Warhol

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Entrevista com Claes Oldenburg (V?deo em ingl?s)

http://www.youtube.com/watch?v=hx38g_IWdls

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FARTHING, Stephen. Tudo Sobre Arte: os movimentos e as obras mais importantes de todos os tempos. Rio de Janeiro: Sextante, 2010.

Avaliação

Perceber se os alunos compreenderam como os elementos da cultura de massa podem ser agregados pelas manifesta??es art?sticas;

Observar se os alunos entenderam a quest?o da reprodutibilidade de imagens em detrimento ?s obras de arte ?nicas.

Avaliar os trabalhos pr?ticos dos alunos, observando a compreens?o sobre os retratos filmados e a forma como cada dupla resolveu abordar o tema.