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Minimalismo

Autor e Co-autor(es)

Renata Oliveira Caetano imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Artes Arte Visual: Contextualiza??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pensar sobre a arte feita atrav?s do esfor?o m?nimo do artista;

Compreender a rela??o estreita da arte com a ideia no Minimalismo;

Trabalhar na produ??o de um projeto Minimalista de interfer?ncia em algum espa?o da escola;

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o precisa de conhecimentos pr?vios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Iniciar a aula mostrando duas imagens. N?o se deve falar sobre os dados das obras.

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01 pintura

Mulher com o jarro de leite, 1658, Johannes Vermeer

http://2.bp.blogspot.com/-CgcI-tu9cM8/Tep2x8A9iCI/AAAAAAAAAeQ/qgydvCMj8Hs/s1600/Vermeer+6.jpg

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02 pintura

Sem T?tulo, 1988, Donald Judd

http://uploads0.wikipaintings.org/images/donald-judd/untitled-s-167-176.jpg

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Pedir que observem as imagens e respondam:

O que ? mais chamativo nestas imagens?

Sobre o que cada uma delas trata?

Qual delas exige mais esfor?o manual do artista?

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Os alunos logo percebem que h? um antagonismo de concep??es em torno das duas imagens, pois a primeira nos d? mais dados para sua leitura do que a segunda.

Al?m disso, novamente estamos falando sobre o gesto do artista que faz a obra, pois o esfor?o manual ? um dado importante para a abordagem que os alunos conhecer?o nesta aula: o Minimalismo.

-       Esta vertente prop?e a reflex?o sobre o esfor?o manual m?nimo do artista;

-       Buscava-se objetos extremamente simplificados, sem a tentativa de representar a realidade ou iludir visualmente o observador;

-       Destacar que algumas obras alteravam o relacionamento entre o observador e os tradicionais objetos art?sticos

-       Trata-se de um grupo de artistas (principalmente) norteamericanos  que atuaram sobre tudo a partir da d?cada de 1960. Pode-se citar:

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Frank Stella: renegava hierarquia compositiva ou significados secretos, s?mbolos ou refer?ncias externas ? obra.

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03 pintura

http://www.askyfilledwithshootingstars.com/wordpress/wp-content/uploads/2009/03/stella_grancairo.jpg

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04 pintura

http://blog.taxiartmagazine.com/wp-content/uploads/color_fields05.jpg

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05 pintura

http://www.vanabbe.nl/press/pers_img/stella-PI-32.jpg

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Donald Judd: n?o pretendia provocar rea??es emocionais do observador, criava objetos que se destacavam sozinhos no espa?o real.

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06 escultura

http://3.bp.blogspot.com/-3tNbP01Qgrw/TtmrqG9uldI/AAAAAAAAD1A/AmTbgAUmbSM/s1600/donald_judd_6.jpeg

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07 escultura

http://mattmancini.files.wordpress.com/2010/04/amoma_10312310186.jpg

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08 escultura

http://uploads8.wikipaintings.org/images/donald-judd/untitled.jpg

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Dan Flavin: altera??o do ambiente com obras iluminadas

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09 escultura

http://farm3.staticflickr.com/2747/4122860039_382264e7bd_b.jpg

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10 escultura

http://minimodesign.files.wordpress.com/2011/09/the-nominal-three-to-william-to-ockham-1963-flavin2.jpg

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11 escultura

http://yalepress.yale.edu/yupbooks/images/interior13/9780300106336/spread.jpg

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Perguntar aos alunos: o que voc?s pensam sobre essas obras? ? uma arte detalhista?

Explicar aos alunos que estas obras na maioria das vezes s?o pensadas por esses artistas, mas que s?o executadas por pessoas contratadas. Dessa forma, o artista passa a ser aquele que tem a ideia, quem pensa a obra de arte e seus conceitos, ainda que, quem execute essa ideia seja outra pessoa.

Pensando dessa forma, pe?a aos alunos que formem pequenos grupos e que em uma folha criem um projeto de obra de arte minimalista para ser colocado em algum lugar da escola. Pe?a que eles pensem os espa?os e que tipo de obra ficaria melhor ali: pintura, escultura etc.

Eles devem desenhar e descrever detalhadamente seus projetos: materiais, cores, tamanhos etc.

Quando todos os projetos estiverem prontos, recolher e redistribuir de forma que cada grupo execute o trabalho elaborado por outros alunos. Dessa forma eles poder?o vivenciar duas extremidades da produ??o art?stica minimalista: o criador intelectual e o executor do projeto.

Eles devem elaborar o trabalho de acordo com as instru??es descritas pelo grupo criador e lidar com os poss?veis problemas do projeto, buscando resolv?-los. Quando as obras estiverem prontas, devem ser colocadas nos espa?os da escola pr?-determinados pelo grupo criador e fotografados pelos executores.

Em um segundo momento, exibir as imagens dos trabalhos expostos e perguntar:

Como voc? via as obras minimalistas antes e como v? agora?

Como foi vivenciar o papel de criador intelectual de seu trabalho?

Como foi executar o trabalho de outro grupo?

O seu trabalho ficou como voc? imaginava?

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Promover um debate sobre as respostas, mostrando aos alunos que aquilo que muitos consideram f?cil quando somente v?em as imagens, ? algo extremamente dif?cil de ser executado com precis?o. Isso ajuda a desconstruir a ideia geral de que obras de arte contempor?nea s?o banais e gratuitas.

Recursos Complementares

FARTHING, Stephen. Tudo Sobre Arte: os movimentos e as obras mais importantes de todos os tempos. Rio de Janeiro: Sextante, 2010.

Avaliação

Avaliar a compreens?o sobre arte minimalista;

Observar se os alunos perceberam a import?ncia da ideia para a obra de arte minimalista;

Avaliar os trabalhos da turma e sua evolu??o nos conceitos minimalistas de produ??o art?sticas.