Dal?nea Cristina Fl?r
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
? Fazer um bolo de cenoura;
? auxiliar a crian?a a compreender a a??o dos objetos tendo a linguagem oral como campo mediador;
? trabalhar nas bases do pensamento matem?tico;
? desenvolver a curiosidade e capacidade de express?o;
? proporcionar a amplia??o de viv?ncias por meio da experimenta??o de novos sabores;
? confraternizar com as fam?lias servindo o bolo feito em parceria com os beb?s;
? promover o desenvolvimento da autonomia.
A aula de culin?ria aqui explicitada criar? condi??es para o desenvolvimento da autonomia e ampliar? a experimenta??o de novos sabores. Al?m disso, possibilitar? que os v?nculos com as fam?lias sejam estreitados, visto que, o bolo ser? servido aos pais no momento em que esses vierem buscar os filhos. As crian?as ajudar?o a professora a fazer um bolo simples de cenoura de forma l?dica, estreitando os v?nculos de confian?a, amizade e cumplicidade entre elas.
? Autonomia no momento da alimenta??o;
? vivencias em ?conta??o? de hist?ria;
?
Para que a atividade de culin?ria seja um sucesso. ? importante verificar as condi??es objetivas da institui??o, por exemplo, se existe forno dispon?vel; se o teor nutricional do bolo ? permitido para o grupo de crian?as, entre outros. Caso n?o seja poss?vel executar o bolo, outra op??o ? fazer receitas menos elaboradas como gelatinas, salada de frutas; sucos...
O importante ? que as crian?as experimentem sabores e participem do processo de transforma??o de alimentos em pratos (por exemplo: cenoura, ovo e trigo misturados d?o forma a um bolo). Posto que o adulto (nesse caso o professor) ? o respons?vel por apresentar o mundo para as crian?as, num sentido de desenvolver todas as suas potencialidades.
1?. MOMENTO
Conta??o de hist?ria ? Mobiliza??o do grupo
Em um ambiente acolhedor a professora contar? a hist?ria ?A galinha ruiva?, na qual os ingredientes do bolo ser?o apresentados ?s crian?as, incluindo a cenoura e retirando o milho. A professora poder? usar o tapete da sala e tamb?m recursos concretos, como livro, uma caixa de hist?rias, um avental l?dico, fantoches... Sugerimos que as crian?as experimentem e manipulem os ingredientes que ser?o utilizados na receita: cenoura; a??car; farinha; ovos; fermento; azeite.
Acervo institucional - NDI-CED-UFSC/2012.
Fotografia: Thaisa Neiverth
2?. MOMENTO
Fazendo o bolo
No segundo momento da atividade ? hora de fazer o bolo!
Na mesa da sala, ou na cozinha da creche o bolo come?ar? a ser preparado.
A professora apresenta os ingredientes e enfoca as quantidades. ? interessante que as crian?as ajudem a colocar os ingredientes na massa... Primeiro o azeite, os ovos e a cenoura, depois o a??car, o trigo e por ?ltimo o fermento.
Vale destacar que quanto mais perto do processo as crian?as estiverem e mais elementos forem mediados intencionalmente pela professora, mais conhecimentos ser? por elas apropriados. Vejam, se a professora leva para a sala uma d?zia de ovos, mas coloca apenas quatro na receita, as no??es de quantidade estar?o ali estimuladas, assim como a cria??o de situa??es que ajudem os pequenos a elaborar as bases do pensamento l?gico-matem?tico.
Assim como o trabalho de ensinar aos pequenos a no??o de tempo pode ser plenamente planejado, ? medida que as crian?as v?o com a professora e colocam o bolo no forno. Se, a professora mediar as situa??es usando conceitos que remetam a no??o de tempo e espa?o, de f?sica e qu?mica, o repert?rio de beb?s de 1 ano e meio ser? ampliado. Por exemplo, o adulto respons?vel diz: - O bolo vai ficar pronto depois do lanche... e, retoma: - O lanche acabou! O bolo j? est? pronto! Vejam! Ele est? macio, mas, cuidado, ainda est? quente!
Acervo institucional - NDI-CED-UFSC/2012.
Fotografia: Thaisa Neiverth
?
Acervo institucional - NDI-CED-UFSC/2012.
Fotografia: Thaisa Neiverth
3? MOMENTO
Confraterniza??o com as fam?lias
A confraterniza??o com as fam?lias pode ser organizada pelo professor juntamente com as crian?as. Essas podem ajudar a professora a organizar as mesas, e tamb?m podem preparar desenhos para decorar o espa?o. O espa?o pode ser aberto ou fechado, dependendo das condi??es objetivas do espa?o objetivo. ? interessante que uma toalha seja colocada na mesa
Sugere-se o hor?rio de sa?da para a confraterniza??o. Ou seja, ? medida que os pais chegam para buscarem os filhos, o bolo ? servido e a experi?ncia comentada. Os pais devem ser ouvidos, esse movimento ? fundamental para que os v?nculos com as fam?lias indispens?veis ao trabalho pedag?gico com a faixa-et?ria de zero a tr?s anos se efetive com qualidade.
Acervo institucional - NDI-CED-UFSC/2012.
Fotografia: Thaisa Neiverth
http://www.youtube.com/watch?v=UXDbwUJtz4s
http://tudogostoso.uol.com.br/receita/23-bolo-de-cenoura.html
A avalia??o de uma atividade na Educa??o Infantil ? parte do trabalho intencional do professor que est? em planejar, executar e avaliar. Assim, o registro dessa experi?ncia pode ser uma estrat?gia interessante. Dessa maneira, o professor deve registrar se as crian?as participaram ativamente dos diferentes momentos compartilhados, fazendo anota??es reflexivas sobre o processo levando em conta suas impress?es, mas tamb?m as sensa??es e falas explicitadas pelas crian?as. Al?m disso, o professor deve avaliar a repercuss?o que atividade teve com as fam?lias.