Portal do Professor

Início do Conteúdo

CONSTRUIR V?NCULOS NO BER??RIO, VAMOS COZINHAR?

Autor e Co-autor(es)

Thaisa Neiverth imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dal?nea Cristina Fl?r

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Matem?tica Grandezas e medidas
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Fazer um bolo de cenoura;
? auxiliar a crian?a a compreender a a??o dos objetos tendo a linguagem oral como campo mediador;
? trabalhar nas bases do pensamento matem?tico;
? desenvolver a curiosidade e capacidade de express?o;
? proporcionar a amplia??o de viv?ncias por meio da experimenta??o de novos sabores;
? confraternizar com as fam?lias servindo o bolo feito em parceria com os beb?s;
? promover o desenvolvimento da autonomia.

A aula de culin?ria aqui explicitada criar? condi??es para o desenvolvimento da autonomia e ampliar? a experimenta??o de novos sabores. Al?m disso, possibilitar? que os v?nculos com as fam?lias sejam estreitados, visto que, o bolo ser? servido aos pais no momento em que esses vierem buscar os filhos. As crian?as ajudar?o a professora a fazer um bolo simples de cenoura de forma l?dica, estreitando os v?nculos de confian?a, amizade e cumplicidade entre elas.

Duração das atividades

As atividades dever?o ser desenvolvidas em um dia, mas em diferentes momentos, cada um com dura??o aproximada de meia hora.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? Autonomia no momento da alimenta??o;
? vivencias em ?conta??o? de hist?ria;
?

Estratégias e recursos da aula

Para que a atividade de culin?ria seja um sucesso. ? importante verificar as condi??es objetivas da institui??o, por exemplo, se existe forno dispon?vel; se o teor nutricional do bolo ? permitido para o grupo de crian?as, entre outros. Caso n?o seja poss?vel executar o bolo, outra op??o ? fazer receitas menos elaboradas como gelatinas, salada de frutas; sucos...
O importante ? que as crian?as experimentem sabores e participem do processo de transforma??o de alimentos em pratos (por exemplo: cenoura, ovo e trigo misturados d?o forma a um bolo). Posto que o adulto (nesse caso o professor) ? o respons?vel por apresentar o mundo para as crian?as, num sentido de desenvolver todas as suas potencialidades.


1?. MOMENTO

Conta??o de hist?ria ? Mobiliza??o do grupo


Em um ambiente acolhedor a professora contar? a hist?ria ?A galinha ruiva?, na qual os ingredientes do bolo ser?o apresentados ?s crian?as, incluindo a cenoura e retirando o milho. A professora poder? usar o tapete da sala e tamb?m recursos concretos, como livro, uma caixa de hist?rias, um avental l?dico, fantoches... Sugerimos que as crian?as experimentem e manipulem os ingredientes que ser?o utilizados na receita: cenoura; a??car; farinha; ovos; fermento; azeite.

culin??ria

Acervo institucional - NDI-CED-UFSC/2012.

Fotografia: Thaisa Neiverth

2?. MOMENTO
Fazendo o bolo


No segundo momento da atividade ? hora de fazer o bolo!
Na mesa da sala, ou na cozinha da creche o bolo come?ar? a ser preparado.
A professora apresenta os ingredientes e enfoca as quantidades. ? interessante que as crian?as ajudem a colocar os ingredientes na massa... Primeiro o azeite, os ovos e a cenoura, depois o a??car, o trigo e por ?ltimo o fermento.
Vale destacar que quanto mais perto do processo as crian?as estiverem e mais elementos forem mediados intencionalmente pela professora, mais conhecimentos ser? por elas apropriados. Vejam, se a professora leva para a sala uma d?zia de ovos, mas coloca apenas quatro na receita, as no??es de quantidade estar?o ali estimuladas, assim como a cria??o de situa??es que ajudem os pequenos a elaborar as bases do pensamento l?gico-matem?tico.
Assim como o trabalho de ensinar aos pequenos a no??o de tempo pode ser plenamente planejado, ? medida que as crian?as v?o com a professora e colocam o bolo no forno. Se, a professora mediar as situa??es usando conceitos que remetam a no??o de tempo e espa?o, de f?sica e qu?mica, o repert?rio de beb?s de 1 ano e meio ser? ampliado. Por exemplo, o adulto respons?vel diz: - O bolo vai ficar pronto depois do lanche... e, retoma: - O lanche acabou! O bolo j? est? pronto! Vejam! Ele est? macio, mas, cuidado, ainda est? quente!

culin??ria 2

Acervo institucional - NDI-CED-UFSC/2012.

Fotografia: Thaisa Neiverth

?

gustavo

Acervo institucional - NDI-CED-UFSC/2012.

Fotografia: Thaisa Neiverth

3? MOMENTO
Confraterniza??o com as fam?lias


A confraterniza??o com as fam?lias pode ser organizada pelo professor juntamente com as crian?as. Essas podem ajudar a professora a organizar as mesas, e tamb?m podem preparar desenhos para decorar o espa?o. O espa?o pode ser aberto ou fechado, dependendo das condi??es objetivas do espa?o objetivo. ? interessante que uma toalha seja colocada na mesa
Sugere-se o hor?rio de sa?da para a confraterniza??o. Ou seja, ? medida que os pais chegam para buscarem os filhos, o bolo ? servido e a experi?ncia comentada. Os pais devem ser ouvidos, esse movimento ? fundamental para que os v?nculos com as fam?lias indispens?veis ao trabalho pedag?gico com a faixa-et?ria de zero a tr?s anos se efetive com qualidade.

culin??ria 3

Acervo institucional - NDI-CED-UFSC/2012.

Fotografia: Thaisa Neiverth

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o de uma atividade na Educa??o Infantil ? parte do trabalho intencional do professor que est? em planejar, executar e avaliar. Assim, o registro dessa experi?ncia pode ser uma estrat?gia interessante. Dessa maneira, o professor deve registrar se as crian?as participaram ativamente dos diferentes momentos compartilhados, fazendo anota??es reflexivas sobre o processo levando em conta suas impress?es, mas tamb?m as sensa??es e falas explicitadas pelas crian?as. Al?m disso, o professor deve avaliar a repercuss?o que atividade teve com as fam?lias.