Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, La?s de Castro Agranito.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, ? necess?rio que os alunos saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint e Mozilla Firefox e possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet. Por?m, se a sua escola n?o participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), voc? poder? utilizar as atividades que n?o necessitam destes recursos.
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Professor, a ideia de trabalhar com projetos de pesquisa no Ensino Fundamental, parte do princ?pio de que o conhecimento adquirido pelas crian?as quando elas s?o sujeito do conhecimento, ou seja, quando se envolvem no processo de aprendizagem ? bem maior do que quando s?o apenas meras expectadoras.
Por isso, o projeto pretende que os alunos possam construir suas aprendizagens, de forma interdisciplinar e significativa a partir da metodologia de pesquisa.
Propomos algumas sugest?es de atividades que poder?o ser utilizadas e/ou adaptadas conforme sua realidade e contribuir?o na constru??o de conhecimentos de seus alunos.
Sugerimos que as atividades realizadas ao longo do projeto sejam registradas e organizadas em uma pasta portf?lio, para que possam ir avaliando e acompanhando o desenvolvimento do projeto e suas aprendizagens.
Sabendo da gigantesca ?rea do territ?rio brasileiro, este projeto privilegiar? a regi?o Centro-Oeste, composta pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goi?s e Distrito Federal, conforme apresentado no mapa abaixo.
Principais Cidades da Regi?o Centro-Oeste:
- Estado do Matogrosso: Cuiab?, V?rzea Grande, Rondon?polis, C?ceres, Sinop, Tangar? da Serra, Barra do Gar?as, Alta Floresta.
- Estado do Matogrosso do Sul: Campo Grande (capital), Corumb?, Dourados, Tr?s Lagoas, Ponta Por?, Aquidauana e Navira?
- Estado de Goi?s: Goi?nia (capital), Luzi?nia, Cristalina, Valpara?so de Goi?s, Trindade.
- Distrito Federal - regi?es administrativas de: Bras?lia, Gama, Taguatinga, Brazil?ndia, Sobradinho, Planaltina, Parano?, Ceil?ndia.
Imagem e informa??es dispon?veis em: http://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_centro_oeste.htm acesso em 13/05/2012.
Professor, para que os alunos participem como sujeito da pesquisa os convide para uma roda de conversa e questione-os, a partir da foto de um pesquisador que est? bem pr?ximo dele: voc?. Isso mesmo, fale um pouco de sua trajet?ria docente e explique que: nem todo pesquisador ? professor, mas todo professor ? um pesquisador.
Pe?a que eles fa?am dois desenhos: um seu e o deles. Esses desenhos devem ser apenas de rosto ? estilo foto 3x4 ? para serem colocadas em um crach? confeccionado por eles mesmos na fase inicial da pesquisa. Este crach? deve identific?-los com seus respectivos nomes e a informa??o: PESQUISADOR. Logo abaixo, sua foto e a identifica??o de seu nome e a fun??o: ORIENTADOR.
Imagem dispon?vel em: http://tiaflavia-pinguinhodegente.blogspot.com.br/2009/02/modelo-de-cracha.html - acesso em 14/05/2012
Estimule-os a falar a partir das seguintes interroga??es:
Fonte: acervo do autor.
Professor, esse projeto tem como objetivo geral utilizar a metodologia de pesquisa, incentivando os alunos a constru?rem seus questionamentos, exporem suas hip?teses, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas. Para isso ? necess?rio vivenciar algumas etapas, tais como:
1. Definir um tema;
2. Justificar a escolha do tema;
3. Elaborar a problematiza??o;
4. Fazer levantamento das hip?teses, ou seja, o que os alunos conhecem ou pensam sobre o tema;
5. Definir as fontes de pesquisas;
6. Pesquisa;
7. Confrontar as hip?teses e os dados pesquisados,
8. Fazer registros sobre a participa??o dos alunos ao longo da pesquisa;
9. Socializa??o dos resultados/culmin?ncia do projeto.
1? Etapa: Defini??o do tema
Para que o projeto tenha sucesso e auxilie na constru??o de conhecimentos, ? importante que os alunos se envolvam, se interessem, tenham curiosidade sobre o tema proposto. O tema poder? ser escolhido pelos alunos ou sugerido por voc?, por?m, ? importante envolv?-los nesta escolha. Voc? poder? utilizar diversas formas para despertar o interesse dos alunos. Para isso, poder?, por exemplo, levar livros sobre o tema, assistirem a um v?deo ou filme ou outra particularidade da regi?o Centro-Oeste para os alunos.
Nessa faixa et?ria, ? importante uma consulta aos pais para que eles tamb?m possam contribuir com a escolha do tema. Ap?s a consulta aos pais, organize sua turma em rodinha, e pe?a que cada aluno d? sua opini?o sobre o que quer pesquisar. Anote todos os temas na lousa e depois fa?a a vota??o para saber qual tema ser? o ganhador.
Outra possibilidade ? fazer a vota??o por escrito, por meio de c?dulas, isto poder? gerar uma s?rie de atividades interdisciplinares, pois voc? vai dialogar com a Matem?tica, para fazer a tabula??o dos votos, com a L?ngua Portuguesa, para fazer o relat?rio e com a ?tica e a cidadania, ao trabalhar o direito de escolha do cidad?o, dentre outras. Professor, voc? pode optar por dois tipos de vota??o: a oral e a escrita.
Vota??o oral:
Nesse modelo de vota??o, privilegia-se a oralidade e a desenvoltura do aluno. A oralidade ? a transmiss?o oral dos conhecimentos armazenados na mem?ria humana. Antes do surgimento da escrita, todos os conhecimentos eram transmitidos oralmente. Conceito dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oralidade. Assim, o aluno ? levado a desenvolver sua mem?ria, organiza??o de ideias e transmiss?o clara da formula??o de seu racioc?nio. Outro fator positivo ? a possibilidade de vencer o medo da exposi??o, uma vez que ao defender sua opini?o, ele fica ? frente da sala com todos os olhares voltados para ele.
Vota??o secreta:
Essa modalidade de vota??o privilegia a individualidade do aluno e evidencia a cidadania, o poder de decis?o do cidad?o enquanto defensor de seus interesses. Outro fator importante ? que faz o aluno ter acesso ao modo de como elegemos nossos representantes na pol?tica.
A proposta sugerida pelos alunos e acolhida pelo professor foi a secreta, a qual sucedeu uma s?rie de atividades:
? Os alunos sugeriram os temos que gostariam.
? Realizamos uma campanha na qual, cada aluno ou equipe fez a sua defesa;
? Os alunos elaboraram cartazes com as propagandas dos temas que defendiam;
? Definimos quais os alunos iriam participar na apura??o dos votos;
? Confeccionamos a urna de vota??o;
? Decidimos o dia da vota??o.
Veja a seguir:
Fonte acervo do autor: imagem 1: foto do dia da vota??o.
Fonte acervo do autor: imagem 2: colando as propagandas nos murais da escola
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Dos v?rios temas sugeridos, o eleito foi: As v?rias l?nguas faladas no Brasil. Ap?s nova conversa com os alunos, descobrimos que na realidade eles falavam dos v?rios dialetos brasileiros. Logo, surgiu a necessidade de corrigir o tema. Ap?s acordo, o tema da pesquisa ficou: Descobrindo o Brasil ? Diferen?as dialetais no Centro-Oeste.
Professor, utilize um v?deo que aumente e motive o interesse por este tema. Assista ao v?deo onde o apresentador J? Soares entrevista o humorista Marcelo Adnet. Para tanto, solicite que seus alunos utilizem seus laptops UCA acessando o link abaixo por meio do seguinte caminho Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou utilizem o tablet, mas se n?o participam deste projeto, podem assistir ao v?deo do laborat?rio de inform?tica da escola.
V?deo completo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=EpoOylCsaWw&feature=related - acesso em 13/05/2012
Professor, ap?s a escolha do tema, proponha a seguinte atividade.
1) O v?deo motivador apresentou exemplos de dialetos de paulistas e cariocas. No entanto, nossa pesquisa ? sobre dialetos da regi?o Centro-Oeste. A prop?sito, quais s?o os estados pertencentes a essa regi?o?
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M __ T __ ? __ R __ __ S __
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__ __ __ O ? G __ __ __ __ O
?
G __ __ __ __
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D __ __ __ R __ __ O - F __ D __ R __ L
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2) Se voc? n?o mora na regi?o Centro-Oeste, conhece algu?m que mora em algum desses estados? ________________. Percebe a diferen?a de sotaque em rela??o ao seu? __________________. Explique._______________________________
Solicite que seus alunos utilizem seus laptops UCA acessando o link abaixo por meio do seguinte caminho Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou utilizem o tablet, mas se n?o participam deste projeto, podem assistir ao v?deo do laborat?rio de inform?tica da escola. Assista ao v?deo abaixo e responda.
V?deo completo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=D9Z217kmw3Q ? acesso em 13/05/2012.
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a) Bras?lia tem ou n?o sotaque? ____________________________________
b) Se voc? prestou aten??o ao v?deo vai saber responder. Na ?poca em que foi gravado o v?deo, qual era a idade da cidade de Bras?lia? ______________
c) Bras?lia ? a __________________ do Brasil.
2? Etapa: Justificativa do tema
A justificativa da pesquisa cient?fica ? o momento em que o pesquisador apresenta os motivos para realizarem seu trabalho, ou seja, ? a relev?ncia do tema, a sua import?ncia. Em nosso caso, os alunos devem nesse momento, dizerem por que escolheram esse tema e n?o outro qualquer. Nessa faixa et?ria, provavelmente eles n?o conseguir?o revelar a contribui??o que a pesquisa ofertar? ? sociedade ou mesmo ? escola em que estudam, mas revelar?o seu interesse pessoal em conhecer o tema ? o que j? ? de extrema relev?ncia para voc? professor ? e talvez porque ? ?legal? conhecer coisas novas. ? importante que voc? os questionem para que eles possam falar da import?ncia de se pesquisar as diferen?as dialetais da regi?o Centro-Oeste.
Utilize o seu laptop metasys ? aplicativos ? aplica??es gr?ficas ? ferramenta de pintura ? kolour Paint ou o seu tablete para desenhar e escrever os motivos de sua escolha ou a import?ncia desta pesquisa, no quadro abaixo:
Eu quero estudar sobre a Diferen?as dialetais do Centro-Oeste porque... |
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Ap?s a realiza??o da atividade, solicite que socializem suas justificativas. Professor fa?a um consolidado em forma de texto coletivo para os alunos e solicite que eles o coloquem na pasta portf?lio do projeto.
Se a sua turma for de 1? ano, fa?a um texto coletivo, consolidando na lousa as ideias que eles falarem, mas se forem turmas de 2? ou 3? anos eles poder?o fazer individualmente, assim voc? poder? avaliar se est?o escrevendo com coes?o e coer?ncia.
3? etapa: Problematiza??o
Professor, discuta com seus alunos sobre a import?ncia desta etapa da pesquisa. Quando voc? falar em problematiza??o, provavelmente alguns deles se lembrar?o dos probleminhas da disciplina de Matem?tica.
Deixe claro que n?o s?o esses problemas que os professores prop?em para que voc? os resolva, mas ao contr?rio, neste momento, os problemas ser?o criados por voc? a partir do tema que vamos pesquisar. Diga-lhes que s?o as perguntas que eles querem saber que ir?o conduzir nosso projeto de pesquisa, pois vamos tentar descobrir as respostas para elas. D? exemplos para que eles entendam bem.
Nesse momento do projeto os alunos ir?o levantar d?vidas e curiosidades que eles querem descobrir sobre o tema em pesquisa.
Deixe que conversem uns com os outros e, em casa com seus familiares, e depois os organize na rodinha para que cada um exponha a sua curiosidade.
Caso seus alunos ainda n?o escrevam com autonomia, voc? poder? ser o escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou di?rio de sala.
Anote o nome de cada aluno e na frente de seu questionamento. As perguntas deles servir?o para nortear o percurso do projeto.
Veja a seguir um exemplo, de alguns questionamentos relativos ao Projeto de inicia??o Cient?fica Discente: Descobrindo o Brasil ? Diferen?as dialetais na regi?o Centro-Oeste.
Aluno |
O que eu quero saber sobre o tema |
Heitor |
O que ? dialeto? |
Fl?vio |
Por que h? tantas formas de falar espalhado pelo Brasil? |
Isabelle |
As pessoas da regi?o Centro-Oeste do Brasil falam diferente? |
4? etapa: Hip?teses
Estamos avan?ando com o projeto. Ap?s a escolha do tema, sua justificativa e a constru??o da problematiza??o do objeto de nossa pesquisa este ? o momento de estimular os alunos a elaborarem suas HIP?TESES, ou seja, quais s?o as poss?veis respostas que eles t?m para as quest?es levantadas por eles mesmos?
Uma hip?tese ? algo que ?eu acho? que ?, pois, ainda n?o tenho certeza. Uma hip?tese ? uma formula??o provis?ria, com inten??es de ser posteriormente demonstrada ou verificada, constituindo uma suposi??o admiss?vel. Conceito dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese. Por exemplo, voc? pode pensar e at? planejar que ao t?rmino do ano letivo voc? ser? aprovado e no pr?ximo ano estar? em um novo ano escolar, contudo, podem ocorrer v?rios motivos que lhe impe?am de avan?ar. O fato ? que certeza, voc? s? ter? quando visualizar o resultado final. Pois, at? ent?o, n?o se sabe ao certo.
As crian?as formulam hip?teses o tempo todo. O mais importante n?o ? acertar ou n?o, mas o exerc?cio de hipotetizar, ou seja, de manifestar a opini?o a respeito daquilo que tem curiosidade de saber, mas ainda n?o aconteceu. Sem a responsabilidade de ter sempre que acertar.
Professor, desafie seus alunos para relacionarem problematiza??o comas hip?teses. Se forem alunos de 1? ano que ainda n?o escrevem com autonomia, utilize a atividade para trabalhar a tentativa de escrita, ou seja, eles v?o elaborar a sua hip?tese e escrever da forma que est?o pensando e depois voc? faz a reescrita com eles. Outra possibilidade ? retomar cada uma das quest?es levantadas na problematiza??o e fazer oralmente. Solicite que algu?m, um estagi?rio, um monitor v? anotando as hip?teses para voc?. Posteriormente, digite e trabalhe com os alunos esta atividade escrita.
Os alunos de 2? e 3? anos podem realizar a atividade individualmente, para isso devem retomar as quest?es levantadas por eles e cada um elabora uma hip?tese sobre sua quest?o ou sobre a quest?o levantada pelo colega.
Veja um exemplo abaixo:
Isabelle |
Problematiza??o: As pessoas da regi?o Centro-Oeste do Brasil falam diferente? |
Heitor |
Hip?tese: Eu acho que n?o, porque ? uma cidade um pouco nova. |
5? etapa: Fontes de pesquisa
Professor, esta etapa ? de fundamental import?ncia para a pesquisa. Por isso ? importante orientar os alunos, pois existem lugares seguros e de credibilidade aos olhos da sociedade cient?fica e ao mesmo tempo, outras fontes nada confi?veis. Portanto, voc? dever? orientar seus alunos para que ?pesquisem? bem antes de divulgar qualquer resultado. Nesse sentido, ? importante envolver os pais nessa atividade, pois, s?o eles que ajudar?o seus alunos na coleta de material em casa para que os mesmos sejam trabalhados em sala.
Solicite que os alunos realizem uma pesquisa em casa com seus familiares e tragam para a escola materiais falando sobre o tema em estudo, para que possam ir construindo um banco de fontes de pesquisa.
Sugest?o de atividade para esse momento:
Questione com eles, onde poderemos pesquisar e descobrir se nossas hip?teses s?o verdadeiras ou n?o. Deixe que falem, mas se esquecerem de alguma fonte importante, conduza os questionamentos para que fa?am a descoberta. Vejam uma sugest?o:
1) Para descobrir se nossas hip?teses s?o verdadeiras vamos pesquisar. Para tanto, utilizaremos v?rias fontes de pesquisa, algumas delas s?o:
a) Livros
b) Revistas
c) Internet
d) Fotografias
e) Entrevistas
f) Palestras
g) Pesquisa de campo
2) Agora responda: qual fonte de pesquisa voc? mais utiliza na escola ou em casa para aprender? Questione-os tamb?m sobre onde vamos encontrar estas fontes de pesquisa. Registre na lousa e solicite que tamb?m fa?am o registro no caderno ou na pasta portf?lio.
Professor, explique para seus alunos que, ? importante registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realiza??o de toda a pesquisa, para que ao fim do projeto, conste na pasta portf?lio ou mesmo no caderno.
6? etapa: Pesquisa
Este ? o momento oportuno para que ocorra uma interdisciplinaridade, ou seja, uma intersec??o entre as disciplinas, um momento adequado onde as diferentes ?reas do conhecimento se interagem para que o aluno tenha o melhor aprendizado poss?vel sobre as diferen?as dialetais da regi?o Centro-Oeste do Brasil.
A L?ngua Portuguesa contribui com os registros escritos, a pluralidade auxilia no entendimento de outras culturas, a ?tica contribui na reflex?o sobre o papel do outro dentro da sociedade onde ? obrigado a conviver com as diferen?as.
Entende-se por pesquisa, o processo sistem?tico de constru??o do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pr?-existente. ? basicamente um processo de aprendizagem tanto do indiv?duo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. A pesquisa como atividade regular tamb?m pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejados pela busca de um conhecimento. Ao profissional da pesquisa (especialmente no campo acad?mico), d?-se o nome de pesquisador. Conceito dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa. Existem v?rios tipos de pesquisa, como a bibliogr?fica, a descritiva, laboratorial, a emp?rica, a de campo, a acad?mica e outras, sendo que a pesquisa pode ser feita por um ?nico pesquisador e/ou de forma coletiva. Por se tratar de alunos no ensino fundamental, recomenda-se que a pesquisa seja feita coletivamente.
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Imagem dispon?vel em: http://www.abrasco.org.br/noticias/noticia_int.php?id_noticia=175 - acesso em 14/05/2012.
Vamos iniciar de fato a nossa pesquisa. Para tanto sugerimos duas atividades: uma pesquisa bibliogr?fica e um trabalho de campo.
Atividade 1? Pesquisa bibliogr?fica
A pesquisa bibliogr?fica abrange a leitura, an?lise e interpreta??o de livros, peri?dicos, documentos mimeografados ou xerocopiados, mapas, fotos, manuscritos, etc. Todo material recolhido deve ser submetido a uma triagem, a partir da qual ? poss?vel estabelecer um plano de leitura. Trata-se de uma leitura atenta e sistem?tica que se faz acompanhar de anota??es e fichamentos que, eventualmente, poder?o servir ? fundamenta??o te?rica do estudo. Conceito dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa.
Professor, tendo em vista a faixa et?ria que trabalhamos, ensino fundamental inicial, voc? ter? que fazer algumas adequa??es quanto a essa modalidade de pesquisa.
Trabalho em grupo
Este momento pode levar um tempo consider?vel, contudo, important?ssimo, pois, somente a partir dele ? que o pesquisador sentir? seguran?a para prosseguir a investiga??o.
Voc? poder? organizar os alunos em grupos e distribuir o material de pesquisa para que investiguem as quest?es levantadas. Solicite que fa?am uma leitura apurada e atenta das fontes. Todos devem ler tudo o que foi separado para que se realizem a pesquisa.
Divida a sala em quatro grupos de alunos e apresente a eles a quarta parte das quest?es levantadas na problematiza??o. Eles ter?o a tarefa de tentarem descobrir a resposta dessas quest?es.
? importante que esteja atento a organiza??o da sala e principalmente disposto a auxiliar os alunos sempre que solicitado, nunca apresentando as respostas, mas sim, indicando os caminhos a serem percorridos.
Para a realiza??o desta pesquisa voc? poder? solicitar aos alunos que tragam livros, revistas, jornais ou textos que falem sobre a tem?tica, para isso os alunos levar?o a problematiza??o para casa para procurarem os materiais.
Solicite que fa?am o registro do que descobriram e os lembre de anotarem as fontes pesquisadas, ou seja, as refer?ncias bibliogr?ficas: nome do autor, nome do livro, revista ou jornal. Editora se for livro, local da publica??o e o ano de publica??o. Se for texto retirado de algum s?tio, o endere?o eletr?nico e data de acesso.
Professor, nesse momento, resgata-se a problematiza??o feita pelos alunos na 3? etapa deste projeto:
1) O que ? dialeto? |
2) Por que h? tantas formas de falar espalhados pelo Brasil? |
3) As pessoas da regi?o Centro-Oeste do Brasil falam diferente? |
Atividade 2 ? An?lise de conceitos
1)Inicie esta etapa falando um pouco sobre o conceito de dialetos, pois, em quase todos os estados brasileiros eles est?o presentes e as vezes quando algu?m viaja para outros estados, devido a estranheza da l?ngua e dos costumes, se sente um turista internacional.
O termo dialeto ? de origem grega e significa maneira de falar, linguagem pr?pria de um pa?s. ? a forma como uma l?ngua ? realizada numa regi?o espec?fica. Trata-se de uma variedade ou variante lingu?stica. A variante dialetal ? tamb?m chamada diat?pica ou geolingu?stica. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dialeto - acesso em 14/04/2012.
Imagem dispon?vel em: http://minilua.com/vixe-maria-tche-doncovim-proncovo-oncoto-mano/ - acesso em 14/05/2012
Dialeto ? uma variante lingu?stica constitu?da por caracter?sticas fonol?gicas, sint?ticas, sem?nticas e morfol?gicas pr?prias. Falantes de uma mesma l?ngua apresentam diferen?as nos seus modos de falar, de acordo com o lugar em que est?o (varia??o diat?pica), com a situa??o de fala ou registro (varia??o diaf?sica) ou, ainda, de acordo com o n?vel socioecon?mico do falante (varia??o diastr?tica).Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dialeto - acesso em 14/04/2012.
Professor, ?importante transmitir aos seus alunos que todos os dialetos (sem exce??o) t?m uma norma. Essa norma ? o conjunto de regras que garante a unidade do dialeto, limitando a varia??o e a evolu??o lingu?stica na comunidade. A l?ngua portuguesa usou como norma padr?o, a partir do s?culo XIV, os dialetos falados entre Coimbra e Lisboa, com especial relevo para este ?ltimo. No Brasil, a norma padr?o evoluiu do dialeto de Lisboa para o do Rio de Janeiro (com a fuga da corte para o Brasil em 1808) e, desde ent?o, para uma influ?ncia partilhada pelas variedades cultas em uso nas maiores cidades do pa?s, em especial as da regi?o Sudeste. Nessa norma padr?o oral t?cita do portugu?s brasileiro, a letra S ? pronunciada /s/ em fim de s?laba (enquanto no Rio de Janeiro seria pronunciada /?/), e a letra R ? pronunciada [x] na mesma situa??o (enquanto em S?o Paulo seria pronunciada como vibrante simples alveolar, ou /?/).
O Acordo Ortogr?fico de 1990 representa do ponto de vista da lingu?stica pol?tica, um processo in?dito em n?vel das grandes l?nguas mundiais. Pela primeira vez, a ortografia de uma l?ngua ? discutida globalmente pelos diversos pa?ses que a usam e n?o imposta por uma das partes. Em vez de se basear na norma de um dos dialetos da l?ngua, este acordo ortogr?fico vai ao encontro de diversos dialetos, tentando encontrar um compromisso entre eles. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dialeto - acesso em 14/04/2012.
A seguir, vamos assistir a um v?deo do Chico Bento ?Na ro?a ? diferente?. Acesse o link abaixo por meio do seguinte caminho Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou utilize seu tablet, mas se n?o participam deste projeto, podem utilizar o laborat?rio de inform?tica da escola ou voc? poder? projetar utilizando um projetor multim?dia.
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V?deo completo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=zackl1j9PlQ&feature=related ? acesso em 18/05/2012.
Professor, solicite que os alunos assistam ao v?deo prestando aten??o a forma como os personagens falam, principalmente o Chico Bento. Aproveite e trabalhe sobre a cultura, as diferen?as que existem entre o campo e a cidade e import?ncia em respeitar estas diferen?as. Questione-os:
- O Chico Bento fala como o primo que mora na cidade?
- Quais express?es ele fala que ? diferente da forma que o primo fala?
- Por que voc?s acham que ele fala diferente?
- Ser? que as pessoas que moram em outros estados do Brasil falam como n?s?
1- Liste as palavras que o Chico Bento falou no v?deo e que n?o faz parte do nosso dialeto e troque por outras dentro da norma culta. Veja uma sugest?o:
Dialeto caipira ? Chico Bento |
Norma culta |
trabai?o |
Trabalho |
desempaca |
Saia do lugar |
armo?o |
Almo?o |
craro |
Claro |
2- Elabore frases com estas palavras trocando por outras do nosso dialeto:
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PESQUISA EM ARQUIVO VIRTUAL
Professor, tendo em vista que a quest?o ?As pessoas da regi?o Centro-Oeste do Brasil falam diferente?? ainda n?o foi respondida, em uma discuss?o na rodinha foi sugerida a pesquisa em arquivo virtual.
Para realizar a pesquisa virtual, fa?a uma pesquisa pr?via dos s?tios confi?veis e oriente-os para as quest?es dos direitos autorais. Lembre-os da import?ncia em registrar a fonte de onde retiramos a informa??o ou que subsidiou a pesquisa, ou seja, o s?tio, a data de acesso e o autor ou autora do artigo ou texto se tiver.
Voc? pode organiz?-los em grupos e sugerir que cada grupo pesquise em um s?tio. Depois de realizada a pesquisa, cada grupo deve socializar o que descobriu por meio de uma apresenta??o para a sala. Para tanto, eles poder?o utilizar o recurso do laptop-UCA: Kpresenter (power point), mas se a sua escola n?o participa deste projeto, eles poder?o apresentar utilizando outro recurso, como retroprojetor, cartazes ou mesmo utilizarem o laborat?rio de inform?tica.
Para acessarem os s?tios, solicite que seus alunos utilizem seus laptops UCA por meio do seguinte caminho Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou utilizem o tablet, mas se n?o participam deste projeto, podem utilizar o laborat?rio de inform?tica da escola.
Veja a seguir algumas sugest?es de pesquisa:
Grupo 1- No sitio a seguir, os alunos v?o encontrar uma lista com algumas express?es do dialeto falado no estado do mato grosso: http://linguagemcontemporanea.wordpress.com/category/dialetos-regionais/dialeto-mato-grossense/
Confira alguns termos caracter?sticos do Mato-Grosso:
O pai de Maria arruinou = ARRUINOU = piorou seu estado de sa?de
Essa casa ? grande demais de grande = DEMAIS DE GRANDE = muito grande, al?m disso o ?i? n?o ? pronunciado
Vai l? no bolicho do seu Z? = BOLICHO = mercearia, ? um termo encontrado em regi?es de fronteira com l?ngua espanhola
A galinha est? priscando = PRISCAR = ficar agitada, se debater;
Josias bateu duro em mim = BATER DURO = bateu forte
Grupo 2- Dialeto do Centro-Oeste: rota bandeirantes: http://linguagemcontemporanea.wordpress.com/category/dialetos-regionais/a-rota-bandeirante-no-centro-oeste/
June 15, 2008 at 1:48 pm (A rota bandeirante no Centro-Oeste, Dialetos regionais)
Saiba quais s?o as diferen?as de linguagem entre Goi?s e Mato Grosso e o processo de constru??o do dialeto da capital federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goi?s e Distrito Federal. Esses quatro estados comp?em a regi?o Centro-Oeste do Brasil, que, assim como as outras, possui caracter?sticas lingu?sticas pr?prias.
Na coloniza??o Centro-Oeste, as rotas bandeirantes estiveram muito presentes, tanto no Mato Grosso quanto em Goi?s e, de alguma forma, a linguagem que eles levaram influenciou a fala local.
O goiano fala com os tra?os muito puxados no ?r? que ? normalmente chamado de ?r? caipira, ou linguisticamente falando, o ?r? retroflexo. Como o goiano fala com esse ?r? puxado, sup?e-se que isso possa ter vindo ao longo da hist?ria uma influ?ncia da linguagem utilizada pelos bandeirantes que viviam na regi?o do Estado de S?o Paulo. Esses bandeirantes tinham o portugu?s marcado por esses tra?os, j? que eram das ?reas mais interioranas do Brasil, principalmente as que a gente chamaria de fala caipira.
N ?poca da coloniza??o, os bandeirantes que penetraram pelo norte do Estado do Mato Grosso e levaram a suposta l?ngua geral paulista, que era de base ind?gena (tupi). O contato do portugu?s colonizador com as l?nguas ind?genas locais resultou no dialeto cuiabano.
Algumas caracter?sticas muito fortes nessa fala regionalizada espec?fica do Mato Grosso ? que os mato-grossenses n?o falam chuva e peixe, com esse som de ?che? que n?s temos, fala-se ?tchuva? e ?petche?. Tamb?m n?o se fala caju e laranja, com esse som de ?g??, fala-se ?cadju? e ?larandja?.
Todo esse som ?che? transformado em ?tch?? e todo esse som ?che? transformado em ?dj?? existiam em uma das l?nguas ind?genas que ainda sobrevivem no Brasil e tem algumas aldeias pr?ximas ? Cuiab?. Que ? a l?ngua Boror?. Existe essa hip?tese, que esses fonemas possam ter vindo de influ?ncia da ind?gena local, pois em outras regi?es do Brasil a gente n?o encontra esse som facilmente. ? uma coisa t?pica do dialeto mato-grossense.
Trabalhando com Hist?ria em quadrinhos
Professor, aproveite o trabalho anterior e explore as diferen?as dialetais a partir da fala caipira do Chico Bento expressada por meio das tirinhas. Para isso, solicite que acessem o s?tio utilizando seu laptop Uca, por meio do Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou utilize seu tablet, mas se n?o participam deste projeto, podem utilizar o laborat?rio de inform?tica da escola ou voc? poder? projetar utilizando um projetor multim?dia.
Explore a linguagem dos personagens e a linguagem dos quadrinhos. Veja a seguir uma sugest?o:
1) Professor, depois de explorar a hist?ria em quadrinhos solicite que elaborem uma historinha, mas para isso eles devem criar dois personagens um da regi?o centro-oeste e outro de outra regi?o. No di?logo entre os personagens eles devem usar as express?es do dialeto da regi?o Centro-Oeste e de outra regi?o, para isso v?o utilizar as express?es pesquisadas no trabalho anterior.
2) Professor, quando falamos em dialeto (s), estamos nos referindo a v?rios espalhados pelo Brasil e pelo mundo. O ser humano, contudo, possui a caracter?stica de considerar o que faz parte de seu universo como sendo o correto e aquilo que n?o faz, que ele n?o reconhece como seu, sendo o incorreto, errado, diferente. Como este trabalho se prop?e a pesquisar as diferen?as dialetais, ? de fundamental import?ncia refletir sobre o termo diferen?a.
Descri??o da ilustra??o: As letras da palavra diferen?a s?o ilustradas a partir da diversidade entre pessoas que convivem. Veja a seguir:
Imagem e texto dispon?veis em: http://styx.nied.unicamp.br:8080/todosnos/historico/mudanca-nos-espacos-e-nas-atitudes/cartilha-conviva-com-a-diferenca/ - acesso em 14/05/2012.
Imagem dispon?vel em: http://www.inclusive.org.br/?p=19138 ? acesso em 14/05/2012.
Assim professor, o intuito desse momento ? levar seus alunos a refletirem que as diferen?as dialetais existem, mas que uma n?o ? nem superior e nem inferior ? outra, mas todas s?o importantes e devemos nos respeitar mutuamente.
3) Professor, quando se trata deste tema, um aspecto triste, mas importante e que n?o se pode deixar passar ? a quest?o do preconceito, das brincadeiras de mal gosto e porque n?o dizer do bullying. Geralmente este fato ? constatado com maior facilidade no interior das escolas. O caso mais comum ? quando ? matriculado um aluno novato que veio de outro estado. O fato de seu sotaque ser diferente dos demais colegas da regi?o causa estranhamente e, por conseguinte, motivo de cr?ticas por parte dos colegas. Esse preconceito ? not?rio e por vezes, vira at? piada de adultos. O sotaque mineiro ? bastante caracter?stico e assim, se torna frequente motivo de piada. Veja a seguir, o exemplo no v?deo abaixo, onde o humorista ?faz piada? com o ga?cho.
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V?deo completo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=DRyCUu5lHiY&feature=related - acesso em 14/05/2012.
Professor, aproveite esse momento para refletir com seus alunos sobre o tema preconceito. Leve-os para um local mais aconchegante na escola e fa?a um debate no estilo de bate-papo ? sugerimos um laborat?rio com almofadas ? mas na impossibilidade fa?a como lhe convier. Aproveite e registre esse momento com fotos e filmagens, utilizando os recursos de seu laptop UCA, por meio de metasys ? c?mera em sua ?rea de trabalho. A charge representada pela figura abaixo servir? como motiva??o para a reflex?o. Leve-os a refletir que o preconceito ? fruto de uma sociedade adulta e ego?sta.
Imagem dispon?vel em: http://styx.nied.unicamp.br:8080/todosnos/historico/mudanca-nos-espacos-e-nas-atitudes/cartilha-conviva-com-a-diferenca/ - acesso em14/05/2012.
Professor, trabalhe a modalidade de leitura de imagem com seus alunos. Abaixo ser?o apresentadas duas imagens. Solicite que eles as interpretem com suas pr?prias palavras:
a)
Imagem dispon?vel em: http://blogdopetcivil.com/2010/10/07/reflexao-a-diferenca-que-faz-a-diferenca/ - __________________________________________________________________________________________________________
b)
Imagem dispon?vel em: http://www.doistercos.com.br/dialogos-da-diferenca/ - ______________________________________________________________________________________________________________________________
7? etapa: Confronta??o das hip?teses com os dados pesquisados
Professor, ao conclu?rem a etapa de pesquisa, proponha aos alunos que retomem as suas hip?teses e verifiquem o que pensavam antes e o que descobriram. Voc? poder? propor que elaborem um quadro em que resgatem a pergunta (problematiza??o), a hip?tese (o que pensavam sobre a quest?o) e o que descobriram e verifiquem se a sua hip?tese era verdadeira ou n?o.
8? Etapa: Registros e avalia??o
Professor, al?m dos alunos registrarem as atividades desenvolvidas ao longo do trabalho, os seus registros tamb?m devem ser realizados durante todo o processo. Isso para que voc? possa apoiar seu aluno no que for necess?rio e para que tenha subs?dio para avaliar os alunos ao t?rmino do trabalho de pesquisa. Se tiver um estagi?rio, solicite a colabora??o dele nestes registros, pois ? uma importante contribui??o.
9? Etapa: Conclus?o e Socializa??o
Professor, para concluirmos um projeto ? necess?rio revermos a problematiza??o, analisarmos se todas as d?vidas foram respondidas e posteriormente nos atentarmos para saber se as hip?teses s?o pertinentes ou n?o. Caso alguma lacuna apare?a ? preciso escolher outra estrat?gia, fonte de pesquisa para solucionarmos nosso problema.
Professor, conclu?da nossa pesquisa temos que nos lembrar da import?ncia tamb?m a socializa??o dos resultados. Uma sugest?o de atividade para este momento ?:
1) A cria??o de um blog para expor algumas particularidades dialetais de alguns estados brasileiros. Professor, para a cria??o do blog, solicite que seus alunos utilizem seus laptops UCA acessando o seguinte link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84 por meio do seguinte caminho Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou utilizem o tablet, mas se n?o participam deste projeto, podem utilizar o v?deo do laborat?rio de inform?tica da escola.
Professor, como ilustra??o, veja um tipo de material que pode ser postado em seu blog.
Material 1 ? Dialeto
Dialeto ? a modalidade de uma l?ngua caracterizada por determinadas peculiaridades fon?ticas, gramaticais ou regionais. Dialeto regional ? a forma como uma l?ngua ? realizada numa regi?o espec?fica. Nesse quadrinho pode ser percebido claramente como a mesma l?ngua pode possuir diferentes dialetos.
N?o existe essa l?ngua errada, fraca ou pobre.
Falamos apenas ? DIFERENTE.
Mas, quem fala igual?
At? voc?, fala diferente dependendo da situa??o ou do receptor.
Isto n?o ? POBREZA e sim RIQUEZA!
Assim, o ga?cho, o mineiro, o paraense, o mineiro, e todos os outros; tem suas formas peculiares de se expressar. Por isso pense duas vezes antes de falar, para n?o falar bobagens. Valorize sua terra! Valorize seu povo!
Sugest?es de links para alunos:-
- Cria??o de blog gr?tis: http://www.criarumblog.com/ ? acesso em 14/05/2012.
Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas durante o projeto de pesquisa. Observe a participa??o e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles compreenderam como se realiza uma pesquisa, se fizeram suas pesquisas de forma aut?noma e participaram das situa??es propostas. Analise se eles compreenderam o significado de diferen?as e mais ainda, se ele aprendeu a respeitar as diferen?as entre os seres humanos. Se aprenderam criar blog para a divulga??o de sua pesquisa. Observe ainda se desenvolveram habilidades de leitura, se resolveram situa??es-problema e reconheceram a estrutura de g?neros textuais como m?sica, texto expositivo, roteiro de entrevista, relat?rios, convites, dentre outros.