Selma Gonzaga Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Biologia | Ecologia e ci?ncias ambientais |
Ensino M?dio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino M?dio | Biologia | Intera??o entre os seres vivos |
Ensino M?dio | Biologia | Origem e evolu??o da vida |
Para iniciar a atividade ? necess?rio que o professor estabele?a um di?logo com a turma, chamando a aten??o para a predomin?ncia do verde nos ecossistemas terrestres. O professor poder?, por exemplo, perguntar aos alunos qual a cor eles mais enxergam quando entram em um parque, floresta ou ch?cara. ? importante que neste momento da aula o professor permita que os alunos se manifestem e que ao compartilharem ideias, cheguem a uma conclus?o.
Realizado esse di?logo inicial, o professor dever? apresentar para a turma a seguinte quest?o: ?Por que o mundo ? verde?? e, em seguida, solicitar aos alunos que formulem hip?teses para essa quest?o e que fa?am o registro em seu material (computador/caderno).
Fonte da Imagem: http://cadriane.files.wordpress.com/2010/02/mundo_verde.jpg. Acesso em 18/05/2012.
Utilizando computadores, tabletes ou notebooks que possuam acesso ? internet, o professor dever? solicitar aos alunos que acessem o endere?o eletr?nico http://scienceblogs.com.br/discutindoecologia/2009/01/por-que-o-mundo-e-verde/ (acesso em 12/05/2012) e que fa?am uma leitura do texto. Em seguida, o professor dever? conduzir os alunos em uma leitura orientada, momento em que as principais quest?es trazidas pelo texto dever?o ser colocadas em debate. Os alunos dever?o fazer um registro dos principais pontos discutidos durante a leitura orientada e formular uma nova hip?tese para a quest?o levantada no in?cio da atividade.
Ap?s a leitura e discuss?o, o professor solicitar? aos alunos que fa?am um confronto das hip?teses que levantaram durante a aula e que construam coletivamente uma resposta para a quest?o: ?Por que o mundo ? verde??. A conclus?o coletiva dever? ser registrada no material do aluno.
Para realizar esta etapa da aula ser?o necess?rios os seguintes materiais/equipamentos:
-pil?o de lou?a/macerador
-folhas de plantas (caso a escola possua alguma ?rea verde, o professor poder? fazer sua coleta na pr?pria escola)
-?lcool ou acetona
-papel filtro
-computadores, tabletes ou notebooks com acesso ? internet
Observa??o: O experimento conduzido nesta atividade ? bastante simples e n?o demanda a utiliza??o de grandes espa?os e materiais, neste sentido, caso a escola n?o possua um laborat?rio, o professor poder? conduzir a atividade na pr?pria sala de aula.
1? ETAPA: Formulando hip?teses
Ap?s a discuss?o realizada na atividade anterior, onde os alunos foram estimulados a investigar a predomin?ncia da colora??o verde nos ecossistemas terrestres, o professor dever? estabelecer o seguinte di?logo com a turma: ?Chegamos ? conclus?o que a predomin?ncia do verde em nosso planeta deve-se a press?o exercida por alguns predadores de topo de cadeia ? popula??o de herb?voros. A press?o exercita pelos predadores reduz o n?mero de herb?voros aumentando, consequentemente, a quantidade de seres produtores, ou seja, plantas, no ambiente. Em s?ntese, o mundo ? verde porque tem muitas plantas verdes. Mas afinal, por que as plantas s?o verdes??.
O professor dever? solicitar aos alunos que formulem hip?teses para a essa quest?o e que fa?am o registro em seu material.
2? ETAPA: Folhas e cores ? extraindo pigmentos das folhas
O professor dever? organizar a turma em grupos de quatro alunos e fornecer para cada grupo um pil?o de lou?a, folhas verdes, 50 mL de ?lcool e um peda?o de papel filtro. Em seguida, os alunos dever?o receber as seguintes instru??es:
?Rasgue as folhas em pequenos peda?os e coloque-as no pil?o de lou?a, junte o ?lcool e amasse utilizando o macerador. Pegue o peda?o de papel filtro e introduza uma de suas extremidades na solu??o formada pelo ?lcool e extrato das folhas. Deixe por alguns minutos e observe. Fa?a um registro de suas observa??es.?
Fonte da Imagem: http://3.bp.blogspot.com/-nlrmOHWw3Ec/TZnmHGHU6_I/AAAAAAAAAGE/bCekTT9qE48/s1600/189188_150641131665137_100001577544624_324016_5775789_n.jpg. (Acesso em 19/05/2012).
3? ETAPA: Cloroplastos e clorofila ? anima??o
Enquanto o experimento conduzido na etapa anterior permanece em repouso para permitir que o papel filtro absorva a solu??o formada pelo extrato vegetal e o ?lcool/acetona, o professor dever? solicitar aos alunos que acessem os links abaixo onde est?o dispon?veis duas anima??es. Na anima??o, os alunos ter?o a oportunidade de observar os cloroplastos e a clorofila no interior dos mesmos.
?
?
Fonte da Imagem: http://4.bp.blogspot.com/-Ayc7qBbmAlc/T7eFv8GFNeI/AAAAAAAAAEs/0YpgF2Cm614/s1600/Cloroplastos.jpg.Acesso em 19/05/2012.
Ap?s assistirem as anima??es, o professor dever? solicitar aos alunos que acessem o link abaixo onde est? dispon?vel um exerc?cio sobre os componentes dos cloroplastos.
?
?
?
Fonte da Imagem: http://1.bp.blogspot.com/-U8jWbwft6cY/T7eF5wNQAwI/AAAAAAAAAE0/0jzl-UZXDO0/s1600/Exerc%C3%ADcio+cloroplasto.jpg. Acesso em 19/05/2012.
4? ETAPA: Folhas e cores ? pesquisando
Ap?s assistir as anima??es e resolver as atividades propostas, os alunos dever?o retirar o papel filtro da solu??o de extrato vegetal e ?lcool/acetona em que estava embebido e registrar suas observa??es. Antes de estabelecer um di?logo com a turma sobre o que aconteceu durante o experimento, o professor dever? solicitar aos alunos que acessem o endere?o eletr?nico http://www.todabiologia.com/botanica/clorofila.htm (acesso em 12/05/2012) e fa?am uma leitura/an?lise do texto. Em seguida, o professor dever? solicitar aos alunos que resolvam as quest?es propostas no question?rio abaixo. Os registros produzidos pelos alunos dever?o ser salvos e enviados ao professor para avalia??o.
Quest?es para an?lise
a) O que as cores presentes no papel filtro representam? Explique.
b) Explique a origem da colora??o verde da clorofila.
c) Qual a import?ncia da clorofila para as plantas?
d) Que rela??o pode ser estabelecida entre a clorofila e o equil?brio das cadeias alimentares.
Ao t?rmino da resolu??o das quest?es propostas, o professor dever? solicitar a cada grupo que fa?a uma explica??o de uma das quest?es levantadas. Para exemplificar: caso na sala de aula sejam formados 08 grupos, o professor poder? proceder da seguinte forma: os grupos 1 e 2 dever?o explicar a resposta da quest?o a; os grupos 3 e 4 dever?o explicar a resposta da quest?o b; os grupos 5 e 6 dever?o explicar a resposta da quest?o c; os grupos 7 e 8 dever?o explicar a resposta da quest?o d. Para proceder ? explica??o, os alunos poder?o fazer uma exposi??o oral, utilizar cartazes ou slides. Qualquer que seja a estrat?gia adotada pelo grupo, vale ressaltar que o objetivo maior deste momento da aula ? que os alunos socializem as quest?es, que troquem ideias e que fa?am corre??es no texto que eles mesmos produziram.
Fonte da Imagem: http://4.bp.blogspot.com/_HM3m8MWrOFY/R8bfKztwsUI/AAAAAAAAAIo/vODW2TAPPyk/s400/dialogo.jpg. Acesso em 19/05/2012.
Ao chegar neste ponto da aula, os alunos dever?o ter adquirido uma ideia do que ? a clorofila e de sua import?ncia para o equil?brio do planeta. Com o intuito de aprofundar a pesquisa, propomos uma investiga??o dos diferentes tipos de clorofila. Para proceder esta etapa da aula o professor dever?, previamente, acessar o endere?o eletr?nico da webquest ? Clorofila dispon?vel em http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=11607&id_pagina=5 (Acesso em 18/05/2012) e realizar uma leitura pr?via para identificar as estrat?gias propostas para melhor orientar seus alunos. Todas as informa??es necess?rias para o desenvolvimento da atividade encontram-se na webquest, portanto, n?o ? necess?rio mencion?-las novamente neste espa?o.
Fonte da Imagem: http://1.bp.blogspot.com/-WI5dRSl4Zw4/T7eFpVeqz3I/AAAAAAAAAEk/YCYZR3OabF8/s1600/clorofila_webquest.jpg. Acesso em 19/05/2012.
Nome | Tipo |
---|---|
Exerc?cio - Cloroplasto | Anima??o/simula??o |
Cloroplasto | Anima??o/simula??o |
Sugest?es de links para alunos:
Sugest?es de links para professores:
A avalia??o dos alunos poder? ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribui??es individuais ou das contribui??es do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas. Os registros produzidos pelos alunos durante as atividades dever?o ser utilizados pelo professor como instrumento de avalia??o. Al?m disso, os crit?rios para avalia??o apresentados na webquest Clorofila tamb?m dever?o ser considerados pelo professor.