Portal do Professor

Início do Conteúdo

Minha cidade e as metr?poles: conex?es e rela??es. Pesquisa.

Autor e Co-autor(es)

Al?xia P?dua Franco imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Faria de Resende e Andr? Luiz Sabino.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia Estrutura e din?mica de diferentes espa?os urbanos e o modo de vida na cidade
Ensino M?dio Geografia Forma??o territorial brasileira

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?      Analisar o papel das cidades e suas rela??es com as metr?poles;

?      Compreender as rela??es estabelecidas entre a cidade onde mora e a metr?pole;

?      Analisar os diferentes pap?is das cidades e das metr?poles;

?      Pesquisar o papel da metr?pole na escala local.

Duração das atividades

13 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cidade, munic?pio e regi?o;

Metr?poles e Regi?o Metropolitana;

Conurba??o.

Estratégias e recursos da aula

?

Aula 01

Estrat?gia 01

 Qual papel o munic?pio onde moramos ocupa no cen?rio nacional? Ele faz parte de uma metr?pole? Est? pr?xima de alguma? Que rela??es ele mant?m com as grandes cidades?

Inicie a aula no laborat?rio de inform?tica com este questionamento e seja o mediador da discuss?o, identificando qual ? o papel desempenhado pelo munic?pio onde a escola est? inserida na vizinhan?a, na regi?o ou no pa?s, se este for o caso.

Em seguida, utilizando o programa Google Earth, pe?a aos alunos para encontrarem o munic?pio e as principais regi?es metropolitanas pr?ximas a ele (se o munic?pio fizer parte de uma regi?o metropolitana, solicite que os alunos avaliem a extens?o da mancha urbana e em quantos munic?pios ocorre o encontro das ?reas urbanas).

Pe?a que os alunos encontrem a Regi?o Metropolitana de S?o Paulo e avaliem qual ? a extens?o de sua mancha urbana, investigando quais munic?pios dela fazem parte.

Regi??o Metropolitana de S??o Paulo

Fonte: Google Earth. Imagem capturada em 22 de maio de 2012.

Incentive os alunos a levantarem quais s?o as principais atividades desenvolvidas no munic?pio e para qual mercado consumidor elas se destinam. Levante os dados orais como, por exemplo, quais s?o os tipos de produ??es agr?colas e pecu?rias presentes, quais s?o as principais atividades industriais, como ? o desenvolvimento de novas tecnologias na cidade, quais s?o os polos de produ??o, dentre outras possibilidades. Levante o m?ximo de informa??es poss?veis.

Em seguida, questione se as mercadorias produzidas s?o consumidas internamente ou se s?o enviadas para outros lugares. Tamb?m pergunte se produtos de outras regi?es do pa?s chegam para serem consumidos em escala local e procure por exemplos concretos.

Finalize a din?mica inicial, perguntando sobre a exist?ncia de metr?poles pr?ximas ? cidade onde est? localizada a escola e quais rela??es s?o estabelecidas entre ambas.

Estrat?gia 02

Divida os alunos em grupos de acordo com a din?mica da sua sala de aula. Sugerimos que cada grupo seja composto por, no m?nimo, cinco componentes que trabalhar?o juntos e trocar?o informa??es sobre fontes de pesquisa e resultados obtidos. 

Exponha que cada grupo de alunos ir? organizar um semin?rio. Ele ? um procedimento metodol?gico feito em grupo com o objetivo de preparar uma apresenta??o.

Acrescente que ele ? baseado em pesquisas, seguidas de an?lise, organiza??o de argumentos e dos dados levantados e pode conter imagens, mapas, v?deos, m?sicas, poemas, tabelas, gr?ficos ou outros recursos que auxiliem na tarefa de passar as informa??es para os ouvintes sem, contudo, exagerar no universo de dados a serem passadas.

Professor, para saber sobre como orientar os seus alunos na tarefa de pesquisar utilizando a internet, acesse o 6? epis?dio da "Bits e Bytes". Se julgar pertinente, poder? passar o epis?dio para o aluno, pois ele mostra como surgiram e como funcionam os sites de busca e revela algumas dicas para fazer uma boa pesquisa na Internet, usando a ferramenta mais importante do ser humano: o c?rebro. Dispon?vel no site http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5905 (Acesso em 22 de maio de 2012). J? sobre o que ? um semin?rio e formas de organiz?-lo, voc? pode consultar os links a seguir:

- Aula do Portal do Professor sobre a apresenta??o de semin?rios. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14277. Acesso em 18 de maio de 2012.

- V?deo de treinamento sobre t?cnicas de apresenta??o: http://www.youtube.com/watch?v=Nx-WdxElMOc&feature=related. Acesso em 18 de maio de 2012.

 - 7 dicas para montar apresenta??o utilizando o Programa Power Point: http://www.youtube.com/watch?v=74CE38vxiHY&feature=related. Acesso em 18 de maio de 2012.

Aula 02

Estrat?gia 03

Elabore um estruturador para a realiza??o do semin?rio, onde constem as etapas que os alunos ter?o de executar.

Abaixo apresentamos um modelo de estruturador:

Estruturador de semin?rio.

Tema: Cidades, metr?pole e estrutura urbana brasileira.

Data(ou datas) de apresenta??o: ______________________.

Forma de realiza??o: grupos de 05 alunos.

Tempo de apresenta??o: 10 minutos, incluindo o debate com a plateia.

Objetivo: analisar os pap?is das cidades e das metr?poles brasileiras, averiguando suas interfer?ncias em escalas local, regional e nacional.

Estrutura do semin?rio: o semin?rio dever? conter:

a)      Apresenta??o

Com o nome da escola, da disciplina, do professor, dos alunos e o local e a data de apresenta??o.

b)      Introdu??o

Qual ? o assunto tratado no semin?rio? Que conceito ser? trabalhado? Como ele ser? abordado? Que fontes de pesquisa ser?o utilizadas? Como ? a estrutura da apresenta??o?

c)      Argumentos (conceitos, mapas, dados, imagens, gr?ficos, tabelas, literatura, poesia, m?sica, parte de document?rios e filmes, etc.).

O levantamento dos argumentos para a apresenta??o ? fruto do intenso trabalho de pesquisa, organiza??o e debate sobre as fontes de pesquisa consultadas. Todo o material consultado deve ser citado ao final do trabalho, na parte das refer?ncias. N?o exagere e n?o repita informa??es. Valorize as imagens e os mapas utilizados, criando legendas sobre eles e citando suas fontes. Explore gr?ficos e tabelas presentes na apresenta??o, enfatizando as fontes dos dados.

d)      Conclus?o.

Fechamento do trabalho. Deve ser realizada por todo o grupo e resgatar os principais conceitos utilizados e associ?-los ao tema. No caso deste semin?rio, relate a rela??o do munic?pio com sua vizinhan?a e com as metr?poles do pa?s.

e)      Fontes consultadas e refer?ncias consultadas.

Fontes s?o os livros consultados (nome do autor, t?tulo do livro, cidade, nome da editora e ano de publica??o) e os sites que voc? pesquisou para levantar os dados para a realiza??o do trabalho (endere?o do site, seguido da data de consulta. Exemplo: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html. Acesso em 22 de maio de 2012). 

O grupo deve se dividir por tarefas:

     - Redator;

     - Pesquisador de textos;

     - Construtor e organizador de gr?ficos e tabelas;

     - Pesquisador e organizador de imagens. 

Ao realizar as tarefas, troquem constantemente informa??es, pois o trabalho deve ser interligado e todos os componentes do grupo devem participar e serem capazes de explicar as d?vidas da plateia.

Etapas:

a)      Realiza??o de pesquisas, levantamentos de dados, imagens, mapas, gr?ficos, tabelas, poemas e letras de m?sica sobre sua cidade e sua rela??o com as metr?poles brasileiras;

b)      Leitura, an?lise e tratamento dos dados, levantando argumentos.

c)      Constru??o de textos argumentativos.

d)      Escolha e adapta??o de gr?ficos e tabelas sobre as cidades brasileiras;

e)      Prepara??o da apresenta??o do semin?rio utilizando o programa Power Point;

f)       Exposi??o tem?tica do assunto (oral, quadro-negro, slides, cartazes, musical, teatro, filmes, poesia etc.), com posterior abertura para debate e perguntas sobre os temas apresentados;

g)      Avalia??o da apresenta??o.

Para concluir a introdu??o do trabalho a ser feito, mostre aos alunos o trabalho estudantil sobre o Movimento dos Sem Terra. Pe?a aos alunos que prestem aten??o aos recursos utilizados na elabora??o da apresenta??o.

 Este trabalho est? dispon?vel no site

http://www.youtube.com/watch?v=6AZkpypCXv0 (Acesso em 18 de maio de 2012).

Pergunte se a criatividade dos alunos foi suficiente para passar informa??es sobre o tema proposto.

 Aproveite para discutir as diversas maneiras pelas quais os alunos podem apresentar o semin?rio: jornal, revista, encena??es, apresenta??o utilizando o programa Power Point, v?deos montados com o programa Movie Maker, etc., chamando a aten??o para o fato de que neste trabalho, utilizaremos o Power Point.

Divida a sala em grupos de trabalho, compostos por cinco ou mais alunos, em fun??o da din?mica da turma, e avise que as pr?ximas aulas ser?o destinadas aos trabalhos de pesquisa, leitura e prepara??o dos semin?rios pelos grupos, que a esta altura j? devem estar definidos.

Aulas 03 e 04.

Estrat?gia 04

Os alunos, j? organizados em grupos, dever?o pesquisar informa??es sobre o munic?pio onde moram.

Esta atividade pode ser realizado no laborat?rio de inform?tica ou na pr?pria sala de aula, utilizando computadores do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), tablets ou notebooks, desde que estejam conectados ? internet.

O desafio ser? o de descobrir a popula??o total do munic?pio, o quanto ele produz em um ano (o seu Produto Interno Bruto ? PIB), quanto cada setor contribui para a economia local (setores prim?rio, secund?rio e terci?rio da economia), que tipo de produ??o predomina no munic?pio, se industrial, extrativista ou agropecu?ria, se ? um munic?pio que produz para abastecer seu pr?prio mercado ou se a produ??o ? destinada para abastecer outros munic?pios e at? as metr?poles vizinhas ou nacionais e, por fim, qual ? a import?ncia da cidade no contexto local, regional e nacional.

Os alunos dever?o pesquisar dados sobre o munic?pio a partir do quadro abaixo, onde j? existe a indica??o de alguns sites de pesquisa.

?

Pesquisa sobre o perfil do munic?pio de _____________________________________.

?

?

Sugest?o de sites para pesquisar.

Popula??o

_____________________ habitantes.

www.ibge.gov.br/ Canal cidades@. Pesquisar por munic?pio.

PIB (Produto Interno Bruto)

____________________________/ ano.

www.ibge.gov.br/ Canal cidades@. Pesquisar por munic?pio / Informa??es Estat?sticas / Produto Interno Bruto dos Munic?pios / ?ltimo ano dispon?vel.

PIB - Valor Adicionado pela Agropecu?ria

____________________________/ ano.

www.ibge.gov.br/ Canal cidades@. Pesquisar por munic?pio / Informa??es Estat?sticas / Produto Interno Bruto dos Munic?pios / ?ltimo ano dispon?vel.

PIB - Valor Adicionado pela Ind?stria

____________________________/ ano.

www.ibge.gov.br/ Canal cidades@. Pesquisar por munic?pio / Informa??es Estat?sticas / Produto Interno Bruto dos Munic?pios / ?ltimo ano dispon?vel.

PIB - Valor Adicionado pelos Servi?os

____________________________/ ano.

www.ibge.gov.br/ Canal cidades@. Pesquisar por munic?pio / Informa??es Estat?sticas / Produto Interno Bruto dos Munic?pios / ?ltimo ano dispon?vel.

Perfil econ?mico do munic?pio

?

Site da Prefeitura municipal.

Proximidade de regi?es metropolitanas ou cidades de grande influ?ncia.

?

www.maps.google.com

www.maps.google.com

Programa Google Earth.

Com?rcio do munic?pio com outras regi?es.

?

www.google.com

Site da Prefeitura Municipal.

Jornal local.

Rede local de TV.

Regi?es Metropolitanas brasileiras.

?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_regi%C3%B5es_metropolitanas_do_Brasil

http://www.stm.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2033&Itemid=192

http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_metropolitana

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/sinopse/sinopse_tab_rm_zip.shtm

Aulas 05 e 06  

Estrat?gia 05

A partir da pesquisa realizada, os alunos dever?o preparar conclus?es, analisando o papel do munic?pio onde moram no cen?rio local, regional e nacional.

Eles j? devem elaborar conclus?es na forma de t?picos e associ?-los a imagens, gr?ficos e tabelas, com o aux?lio dos alunos respons?veis por estas etapas, visando construir antecipadamente a apresenta??o do semin?rio.

Valorize na pesquisa, o estabelecimento de rela??es entre o munic?pio, as metr?poles e as grandes cidades da vizinhan?a, identificando poss?veis conex?es.

Nesta etapa do trabalho voc? pode convidar os professores de outras ?reas de conhecimento para auxiliar os alunos na execu??o das tarefas. Planeje, antecipadamente, este trabalho com os professores das outras ?reas.

- Os professores das ?reas de Matem?tica podem auxiliar no c?lculo da porcentagem do PIB por setores da economia e na constru??o de gr?ficos, que poder?o ser utilizados no semin?rio.

 - Os professores de L?ngua Portuguesa podem ajudar na leitura e na interpreta??o dos textos selecionados, ajudando os alunos a organizarem os t?picos da apresenta??o e ensaiando as falas com os alunos.

- Os professores de inform?tica podem construir com os alunos gr?ficos e um filme de introdu??o ou conclus?o utilizando o Movie Maker, capturar mapas regionais no Google Earth, com marca??es realizadas pelos alunos, dentre outras possibilidades.

?

Aulas 07 e 08

Estrat?gia 06

Nesta etapa os alunos, ainda no mesmo grupo, realizar?o pesquisas na internet sobre as regi?es metropolitanas brasileiras, identificando quais rela??es o munic?pio onde vivem estabelecem com estes grandes aglomerados urbanos. Este trabalho pode ser realizado no laborat?rio de inform?tica ou em sala, com o uso do UCA, de tablets ou de notebooks, desde que eles estejam conectados ? internet.

Caso o munic?pio estudado fa?a parte de uma regi?o metropolitana, os alunos podem analisar, na apresenta??o do semin?rio, o papel do munic?pio no contexto metropolitano e o papel que a regi?o metropolitana exerce em escala nacional.

Para os munic?pios que n?o fazem parte de regi?es metropolitanas, o desafio ? estabelecer conex?es com a regi?o ou as regi?es metropolitanas mais pr?ximas ou importantes do pa?s.

?

Rela??o entre o munic?pio e as regi?es metropolitanas
Munic?pio: ___________________________________________________. Estado: ________.

Defini??o de Regi?o Metropolitana:

Fonte:

Defini??o de conurba??o:

Fonte:

Regi?o metropolitana onde o munic?pio est? inserido ou regi?es metropolitanas mais pr?ximas:

Fonte:

Munic?pios que fazem parte da Regi?o Metropolitana mais pr?xima:

Fonte:

Rela??es entre o munic?pio e as regi?es metropolitanas (compra e venda de mercadorias, lazer, servi?os de sa?de, educa??o, etc.):

Fonte:

?

A partir dos dados levantados, os alunos dever?o preparar conclus?es, analisando as rela??es entre o munic?pio onde moram e as regi?es metropolitanas, j? visando construir argumentos para serem utilizados na apresenta??o do semin?rio.

Os alunos respons?veis pela escolha das imagens e da constru??o e adequa??o de tabelas e gr?ficos, devem dialogar com o redator, pesquisando poss?veis fontes para enriquecerem a apresenta??o.

Como na estrat?gia anterior, desde que o planejamento seja realizado com anteced?ncia, os professores de L?ngua Portuguesa podem contribuir na interpreta??o dos textos pesquisados, ajudando os alunos a organizarem os t?picos da apresenta??o e ensaiando as falas.

Aula 09 e 10

Estrat?gia 07

Professor, voc? deve retomar o estruturador de semin?rio disponibilizado na primeira aula e ser o mediador na prepara??o do semin?rio.

A tarefa ? auxiliar os alunos na constru??o de suas apresenta??es a partir do estruturador proposto (apresenta??o, introdu??o, argumentos, conclus?o, refer?ncias e conclus?es) e dos argumentos j? elaborados.

Voc? pode sugerir que eles adiantem o trabalho em casa. Tamb?m pode solicitar que professores de outras ?reas do conhecimento participem desta etapa do trabalho, auxiliando os alunos na produ??o de textos, no tratamento de imagens, na constru??o de gr?ficos e na grava??o de um document?rio ou de um telejornal utilizando o programa Movie Maker, dinamizando ainda mais o trabalho dos alunos.

Sugira que a apresenta??o n?o ultrapasse 10 minutos, incluindo o debate, e que o objetivo ? realizar uma apresenta??o sobre a cidade onde est? a escola e suas rela??es com as metr?poles.

Chame aten??o para alguns fatos:

a)      Construa o menor n?mero de slides poss?veis;

b)      N?o repita informa??es, para que os ouvintes n?o percam a aten??o;

c)      Imagens e gr?ficos devem conter uma legenda, serem explorados e terem a fonte de dados citada;

e)      Utilize tamanho de fonte entre 26 e 55.

f)       Ao montar sua apresenta??o, utilize negrito ou cor diferente para os argumentos mais importantes.

?

Incentive os alunos para a inser??o de letras de m?sica, reportagens da televis?o e mat?rias dos jornais locais, valorizando o cotidiano e os fatos que acontecem em sua cidade.

O recurso multim?dia do Projeto Canta cantos, por exemplo, discute a cidade e a metr?pole de forma r?pida e significativa, e pode ser utilizado na apresenta??o. Dispon?vel em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23289(Acesso em 18 de maio de 2012).

Incentive os alunos a explorarem os recursos did?ticos do Portal do Professor do MEC (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html).

Portal do Professor

?

Aulas 11, 12 e 13

Estrat?gia 08

Este ? o momento das apresenta??es dos semin?rios.

Convide os colegas das outras ?reas do conhecimento, que auxiliaram nas etapas de elabora??o do trabalho, para assistirem e avaliarem as apresenta??es. Para isso, elabore uma ficha de

observa??o de semin?rio a partir do estruturador distribu?do no in?cio, como o modelo abaixo.

Se julgar necess?rio acrescente outros itens ao processo de observa??o.

?

Ficha de observa??o / avalia??o de semin?rio

Componentes do grupo: Alunos:_________________________________________________________________________________________.

Observa??es:

Apresenta??o: _______________________________________________________________________________________________________.

Introdu??o: __________________________________________________________________________________________________________.

Argumentos: _________________________________________________________________________________________________________.

Utiliza??o e explora??o de imagens: ______________________________________________________________________________________.      

Utiliza??o e explora??o de tabelas e gr?ficos: _______________________________________________________________________________.   

Caracteriza??o do munic?pio: ____________________________________________________________________________________________.

Rela??o do munic?pio com a metr?pole: ___________________________________________________________________________________.              

Conclus?o: _________________________________________________________________________________________________________.

Refer?ncias (livros utilizados, sites pesquisados, fontes de imagens, tabelas etc.): __________________________________________________.

?

Se poss?vel, programe a grava??o das apresenta??es, com o objetivo de torn?-los dispon?veis para outros alunos e professores. Voc? pode divulgar os trabalhos no site da escola, caso isso seja poss?vel, em um blog da turma ou no youtube (www.youtube.com).

H? v?rios sites gratuitos de hospedagem de blog. Procure no www.google.comum deles.

Uma sugest?o ? o www.blogger.com/(Acesso em 19 de maio de 2012).

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, a avalia??o deve ser processual e constar em todo o processo de prepara??o do semin?rio.

Ela deve considerar a pesquisa, o trabalho de leitura e organiza??o dos argumentos, a reda??o dos slides da apresenta??o, a constru??o e adapta??o dos gr?ficos e tabelas e da pesquisa de imagens, al?m da apresenta??o final.

Os professores das outras ?reas de conhecimento que participaram de todo o processo de constru??o de textos, de gr?ficos e do uso das tecnologias, podem auxiliar na constru??o de um instrumento coletivo de avalia??o, valorizando a constru??o transversal do conhecimento.