Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto de Inicia??o Cient?fica: As estrelas e seus mist?rios ? UCA/Metodologia Cient?fica

Autor e Co-autor(es)

Luciana Soares Muniz imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane ?llen da Silva, Priscila Gerv?sio Teixeira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial ?tica Justi?a
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Ritmos de tempo
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial ?tica Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar estrelas;
  • Conhecer as caracter?sticas das estrelas;
  • Reconhecer a import?ncia das estrelas para o planeta Terra;
  • Desenvolver o h?bito de colabora??o e de constru??o coletiva do aprendizado;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Compreender e vivenciar um trabalho de Inicia??o Cient?fica pautado no di?logo e na investiga??o, com ?nfase na observa??o e na experimenta??o;
  • Desenvolver compet?ncias e habilidades para expor ideias pr?prias, realizar atividades com autonomia, bem como perceber a import?ncia da socializa??o do conhecimento.

Duração das atividades

Aproximadamente 480 minutos ? 4 atividades de 120 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realiza??o desta aula, ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias sobre ?O universo e seus mist?rios.? Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o: do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA e ou do tablet.

Estratégias e recursos da aula

Um bom come?o de conversa...

Professor, um Projeto de Inicia??o Cient?fica oferece oportunidades metodol?gicas, que superam uma pr?tica pautada no ac?mulo de conte?dos desvinculados da vida do educando, abrindo a possibilidade de um trabalho estruturado a partir do interesse e da necessidade do aluno, vinculando estes aos conte?dos curriculares e ?s quest?es como ?tica e cidadania que permeiam nossas a??es concretas do dia a dia. O Projeto pode ser organizado das mais variadas formas, por?m, necessita abarcar os seguintes momentos:

  1. Defini??o do tema;
  2. Justificativa da escolha do tema;
  3. Defini??o dos objetivos;
  4. Elabora??o das perguntas que ser?o pesquisadas;
  5. Levantamento das hip?teses, ou seja, ter clareza do que os alunos j? conhecem e desconhecem sobre o assunto;
  6. Defini??o das fontes de Pesquisas;
  7. Constru??o de um cronograma para realiza??o das atividades;
  8. Execu??o das atividades previamente planejadas;
  9. Confronta??o das hip?teses e das informa??es pesquisadas,
  10. Divulga??o dos resultados/culmin?ncia do Projeto.

A caracter?stica central de um Projeto de Inicia??o Cient?fica consiste em seu car?ter din?mico, flex?vel e interdisciplinar, pautado na comunica??o entre os sujeitos envolvidos neste processo. Por isso, a participa??o dos alunos, professores e familiares ? de fundamental import?ncia para que o processo de Pesquisa possa ser de fato concretizado. Neste sentido, o tempo para a realiza??o de um Projeto depender? do envolvimento da turma com o tema e da sua complexidade, podendo ser finalizado no final de um ano letivo, bem como em um tempo relativamente menor. A criatividade dos participantes necessita ser valorizada, pois a realiza??o de uma Pesquisa demanda estar imbricado, a partir das constantes reflex?es e d?vidas sobre o tema em estudo. Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto para ser desenvolvido ? ?O universo e seus mist?rios? o qual conta com um subprojeto denominado ?As estrelas e seus mist?rios?.

 1? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Defini??o do tema: a vez e a voz dos alunos

Professor, a Defini??o do Tema consiste em um primeiro momento de organiza??o do Projeto de Inicia??o Cient?fica. O tema pode ser escolhido de variadas formas, podendo partir de uma sugest?o do pr?prio professor, ou mesmo dos alunos. A concretiza??o da sua escolha depender? do envolvimento e do interesse da turma como um todo.

Para esta atividade, sugerimos que voc? organize a turma em uma roda de conversa e instigue a participa??o dos alunos com opini?es sobre o que ? um Projeto de Inicia??o Cient?fica. ? importante que todos os alunos participem e se envolvam na atividade. Depois, explique para a turma que ter? como desafio elaborar um Projeto para ser pesquisado e que ter? oportunidade de vivenciar um trabalho com experimenta??o e observa??o. Para instigar os alunos a participarem do Projeto aqui proposto ?As estrelas e seus mist?rios? ? necess?rio promover um momento de sensibiliza??o, utilizando para isso a atividade proposta abaixo:

Envolvimento da fam?lia...

Professor, o envolvimento da fam?lia no Projeto, consiste em fator fundamental, uma vez que a tem?tica ? pr?xima das viv?ncias di?rias de muitas pessoas. Por isso, proponha como atividade de casa, um di?logo dos alunos com os seus familiares sobre o estudo das estrelas. Proponha uma viv?ncia em fam?lia, em que os familiares, juntamente com a crian?a, dever?o observar o c?u, por aproximadamente 15 minutos e tentar levantar d?vidas e curiosidades sobre as estrelas. A atividade poder? ser realizada com os participantes deitados em um colch?o ou mesmo em um len?ol, de forma que fique confort?vel para vivenciarem esta ocasi?o com emo??o. Pe?a para cada aluno registrar este momento por meio de uma foto, a qual dever? ser revelada na escola para compor a capa do Projeto. Depois de dialogarem e observarem o c?u solicite que os alunos fa?am o seguinte registro:

Que legal! Hoje observamos e conversamos, sobre as estrelas com nossos familiares. Estamos decididos a iniciarmos um Projeto de Inicia??o Cient?fica, para investigarmos mais sobre as estrelas. Agora, que tal registrar abaixo as d?vidas e curiosidades que voc? e seus familiares levantaram?Vamos l?!

_____________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

 Fonte: Acervo da Autora.

2? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, retome a atividade realizada em casa pelos alunos e familiares, realizando um momento de troca de ideias sobre a experi?ncia vivenciada. Aproveite para definir com a turma o tema do Projeto e a sua import?ncia. Agora, elabore um T?tulo para o Projeto de forma coletiva com a turma. Voc? j? deve ter percebido que um Projeto de Inicia??o Cient?fica est? pautado no di?logo e na participa??o efetiva de todos os envolvidos no processo. Por isso, mobilize a turma a propor algumas sugest?es de t?tulos e fa?a a escolha, seja por vota??o, ou mesmo por di?logo.

Voc? poder? juntamente com a turma, decidir a melhor forma de organizar os registros do Projeto, podendo o mesmo ficar registrado em um caderno espec?fico para o Projeto, ou mesmo, ser estruturado em uma pasta cat?logo, onde se guardariam cada atividade do Projeto.

Ap?s a escolha, providencie a impress?o das fotos ou mesmo a revela??o das mesmas, para realizar a organiza??o da capa do caderno. Quando todos organizarem a capa do caderno, poder?o apresentar para a turma a foto tirada com a fam?lia durante a observa??o, ou mesmo o desenho, revelando como foi este momento.

Criando um canal de comunica??o

Professor, atualmente os alunos contam com in?meras possibilidades de comunica??o, que s?o viabilizadas pelos recursos tecnol?gicos. Por isso, trazemos uma ideia inovadora de se construir um Blog com a turma, com o intuito de divulgar e at? registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, para toda comunidade escolar e tamb?m para outras pessoas que se interessarem pelo tema.

Desta forma, o conhecimento cumpre seu papel de socializa??o e os alunos poder?o interagir com outros pesquisadores que tamb?m est?o envolvidos com o estudo da tem?tica ?Estrelas?. Sendo assim convide a turma a criar um Blog, utilizando para isso, a atividade ?Vamos criar um Blog da turma??, acessada no s?tio do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. Acesso 08/05/2012.

Com a aula proposta, os alunos ter?o oportunidade de realizar passo a passo uma sequ?ncia de atividades que culminar?o com a constru??o de um Blog. O mais importante ? que os alunos percebam a fun??o do Blog e a sua import?ncia para o registro e a divulga??o do conhecimento. ? importante tamb?m ressaltar, que os alunos dever?o acompanhar as postagens no Blog de poss?veis usu?rios, bem como responder e interagir com outras pessoas, com o acompanhamento e observa??o do professor.

?

Por que queremos estudar sobre as estrelas?

?

Escolhida a tem?tica e o t?tulo do Projeto, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo das estrelas. Neste momento, a turma dever? expor os motivos que a levaram a optar pela tem?tica escolhida, bem como o porqu? ? importante e necess?rio o seu estudo.  O registro desta atividade poder? ser feito no caderno do Projeto. Para isso, auxilie os alunos a participarem da constru??o coletiva de um texto, expondo as suas ideias.

Professor, as etapas descritas acima, poder?o compor o rol de publica??es do Blog dos alunos. Para isso, auxilie-os a organizarem estas postagens, observando os poss?veis erros na digita??o, para garantir a qualidade da produ??o.

Vale ressaltar, que o trabalho com Inicia??o Cient?fica demanda reflex?o por parte dos alunos sobre o objeto a ser estudado. Por isso, retome a atividade de casa sobre o tema ?Estrelas? e aproveite para fazer um cartaz, utilizando uma cartolina, contendo a s?ntese das d?vidas e curiosidades elaboradas pelos alunos juntamente com os seus familiares. Depois, afixe o cartaz no mural da sala de aula para que toda a turma possa ter acesso.

O que queremos aprender?

Agora, construa com os alunos os Objetivos que permear?o o Projeto, tendo em vista o que querem aprender ou mesmo vivenciar. Neste sentido, organize a turma para uma roda de conversa e solicite que cada aluno exponha para o grupo o que deseja aprender a partir da realiza??o do Projeto. Registre em uma cartolina em branco, os objetivos expressos pelos alunos e depois tamb?m afixe no mural da sala de aula. Eles dever?o registrar no caderno do Projeto os objetivos constru?dos. Veja alguns exemplos abaixo:

Objetivos:

  • Conhecer o que s?o estrelas cadentes;
  • Identificar as constela??es;
  • Descobrir a import?ncia das estrelas;
  • Aprender a realizar uma Pesquisa;
  • Desenvolver o h?bito do di?logo e da troca de ideias.

Ap?s a elabora??o dos objetivos, ? chegado o momento de construir com a turma as Problematiza??es que conduzir?o o Projeto. Para isso, explique aos alunos que o que move a Pesquisa s?o perguntas e d?vidas, a serem investigadas. Sendo assim, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e instigue-os a descobrirem o que gostariam de saber sobre ?Estrelas?. Para este momento, voc? poder? possibilitar que os alunos busquem informa??es na internet, em revistas ou em outras fontes de informa??o, ou mesmo incit?-los a fazer uma pergunta de cunho pr?prio, ou seja, partir da curiosidade, que cada aluno j? possua sobre o tema. ? importante que eles compreendam que outras quest?es poder?o surgir durante a realiza??o do Projeto e que poder?o ser inclu?das na investiga??o, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolve a Pesquisa.

Exemplos:

  • O que s?o estrelas?
  • As estrelas t?m luz?
  • As estrelas t?m nomes?

Solicite que os alunos registrem no papel a/s d?vida/s e posteriormente as leiam para a turma. ? importante que cada aluno elabore pelo menos uma quest?o. Voc? poder? agrupar as quest?es que tenham o mesmo teor de conte?do. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos dever?o copiar no caderno do Projeto esta etapa constru?da.

Professor, diante de cada pergunta elaborada pelos alunos, ? importante instig?-los a pensar sobre as Hip?teses que j? possuem sobre a sua pr?pria d?vida. Este movimento ? fundamental para valorizar o conhecimento pr?vio do aluno sobre o tema. Por isso, solicite que cada aluno busque responder ? quest?o elaborada por ele anteriormente, levantando uma hip?tese, a qual ser? validada ou n?o no decorrer da Pesquisa. Como registro, sugerimos que os alunos escrevam no caderno do Projeto a sua pr?pria pergunta e a hip?tese para a mesma. Fa?a um momento de socializa??o das ideias, em que cada aluno possa relatar para a turma a sua produ??o. Veja alguns exemplos a seguir:

  • O que s?o estrelas?

Hip?tese: S?o pontos luminosos.

  • As estrelas t?m luz?

Hip?tese: As estrelas t?m luz para chamar a aten??o dos animais.

  • As estrelas t?m nomes?

Hip?tese: Cada um de n?s atribuiu os nomes que gostamos a cada estrela.

Ap?s este momento de constru??o e registro das hip?teses, incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em podem buscar informa??es sobre o tema. Para isso, fa?a uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que j? utilizam ou que gostariam de utilizar para buscarem informa??es no dia a dia. Ap?s este momento, solicite que cada aluno registre no caderno do Projeto as fontes sugeridas pelo grupo.

? importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Inicia??o Cient?fica, torna-se condi??o primordial a busca de informa??es em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compondo uma lista de Refer?ncias Bibliogr?ficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investiga??o, sugerimos as seguintes Fontes de Pesquisa:

  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Imagens
  • Livros
  • V?deos
  • Dicion?rio

?

Tamb?m ressaltamos algumas Estrat?gias Metodol?gicas, que podem enriquecer o trabalho com a turma, tais como:

?

  • Trabalho de campo
  • Entrevista
  • Palestras
  • Trabalhos individuais e em grupos
  • Experi?ncias
  • Observa??es

Professor, um trabalho com uma proposta de Inicia??o Cient?fica, requer total envolvimento dos participantes, tanto na sua concep??o quanto na sua execu??o. Por isso, recorra ?s sugest?es dos alunos para elaborar uma proposta de trabalho interdisciplinar a partir do Projeto. Para o presente tema ?Estrelas?, sugerimos as seguintes possibilidades a serem exploradas nas mais diversificadas atividades que perpassam o Projeto:

Matem?tica: Explorar o tratamento da informa??o, recorrendo ? organiza??o de dados obtidos na investiga??o.

Portugu?s: Desenvolver um trabalho pautado na alfabetiza??o dos alunos, com foco na escrita e na leitura, visando intervir nos momentos de trabalho de escrita espont?nea e coletiva com a turma.

Geografia: Possibilitar uma gama de informa??es e o seu entendimento pelos alunos que envolvam, dentre outros aspectos, o conhecimento das estrelas, tendo em vista suas caracter?sticas.

Ci?ncias Naturais: Facilitar a compreens?o da import?ncia das estrelas para o Planeta Terra.

?tica: Viabilizar metodologias de trabalho que concretizam viv?ncias individuais e coletivas na constru??o do conhecimento, visando observar e trabalhar com as poss?veis contradi??es e dificuldades de rela??es interpessoais.

Professor, agora, construa com a turma um Cronograma para a realiza??o das atividades que permear?o todo o Projeto. Este cronograma n?o consiste em algo est?tico e r?gido, mas sim, participa de um processo flex?vel que depender? fundamentalmente do percurso do pr?prio Projeto. A turma poder? propor entrevistas com diversos profissionais, trabalhos de campo que sejam poss?veis de serem realizados, bem como outros momentos. Acreditamos que a organiza??o de um cronograma conjunto com a turma facilita a viv?ncia do aluno com o conhecimento da Pesquisa, como um todo, e viabiliza o envolvimento do educando na execu??o das atividades, as quais foram previamente planejadas com a sua participa??o. O cronograma tamb?m poder? ser registrado no caderno do Projeto, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo uma responsabilidade de tornar exequ?vel o curso da investiga??o.

Professor, aqui tamb?m sugerimos que as etapas descritas acima, fa?am parte do Blog da turma, com o objetivo de garantir uma continuidade e uma vis?o do todo pelos visitantes e para o pr?prio aluno.

3? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Uma a??o fundamental a ser realizada em um trabalho cient?fico consiste em retomar com os alunos as atividades j? desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as etapas e a pr?pria constru??o do Projeto. Por isso, sugerimos que voc? retome com os alunos os processos consolidados at? o presente momento: defini??o do tema, constru??o da justificativa e dos objetivos, bem como das fontes em que poder?o buscar aprender mais sobre a tem?tica e o cronograma. Assim, voc? poder? ter no??o de como come?ar o processo de Pesquisa e dos recursos materiais necess?rios para realiza??o da atividade.

Inicialmente, sugerimos que voc? cante e leia com a turma a letra da m?sica ?Nosso lindo bal?o azul?, ressaltando algumas palavras interessantes que poder?o gerar d?vidas e reflex?es. Veja a letra da m?sica:

Nosso Lindo Bal?o Azul

A Turma do Bal?o M?gico

?

Eu vivo sempre no mundo da lua

Porque sou um cientista
O meu papo ? futurista
? lun?tico

Eu vivo sempre no mundo da lua

Tenho uma alma de artista
Sou um g?nio sonhador
E rom?ntico

Eu vivo sempre no mundo da lua

Porque sou aventureiro
Desde o meu primeiro passo
Pro infinito

Eu vivo sempre no mundo da lua

Porque sou inteligente
Se voc? quer vir com a gente
Venha que ser? um barato

Pega carona nessa calda de cometa
Ver a Via L?ctea, estrada t?o bonita
Brincar de esconde-esconde numa nebulosa
Voltar para casa nosso lindo Bal?o azul

Fonte: http://letras.terra.com.br/a-turma-do-balao-magico/487566/. Acesso 09/05/2012.

Ap?s conhecerem e cantarem a m?sica, para a reflex?o da turma, destaque os seguintes pontos:

  • O que significa a frase ?Eu vivo sempre no mundo da lua?;
  • Palavras conhecidas ou desconhecidas: cometa, nebulosa, infinito e outras;
  • O que sabem sobre a Via L?ctea?

Ap?s o di?logo, propomos uma atividade de Pesquisa sobre as poss?veis d?vidas e mais especificamente sobe o que ? a Via L?ctea. Num primeiro momento, solicite que os alunos utilizem o tablet ou o laptop Classmate e utilizem o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) e acessem nos s?tios sugeridos a seguir. O trabalho com textos online requer de voc?, professor, uma leitura pr?via dos mesmos, para que possa conhec?-los e criar estrat?gias pedag?gicas direcionadas ao conte?do trabalhado. Antes de iniciar a leitura do texto, ? importante ressaltar alguns pontos para serem observados pelos alunos durante a atividade:

  • A inven??o e a fun??o do telesc?pio;
  • Caracter?sticas da Via L?ctea.

Estrelas1

Fonte: http://www.infoescola.com/astronomia/via-lactea/. Acesso 08/05/2012.

Estrelas2

Fonte: http://www.observatorio.ufmg.br/pas32.htm. Acesso 08/05/2012.

Ap?s a leitura dos textos e da observa??o das imagens, solicite que os alunos fa?am um desenho, representando as caracter?sticas da Via L?ctea. Para isso, entregue uma folha em branco para cada aluno e depois de realizarem a atividade, proponha um momento de apresenta??o dos trabalhos e afixe as produ??es no mural da sala de aula.

Agora, possibilite um momento de descoberta do que s?o estrelas. Para isso, a turma poder? recorrer ao dicion?rio da L?ngua Portuguesa, ou mesmo a uma Pesquisa na internet. No entanto, refor?amos aqui, a import?ncia do uso do dicion?rio pelos alunos, uma vez que consiste em uma importante fonte de informa??o. Veja abaixo, um exemplo de registro para ser feito no caderno de Projeto:

Hoje procuramos o significado da palavra ?Estrela? no dicion?rio da L?ngua Portuguesa. Descobrimos que estrela ?:

__________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________

Fonte:_____________________________________________________________________________________

Agora, converse com a turma sobre ?Como e por que existem estrelas? e explore com elas o s?tio abaixo, no qual encontramos uma explica??o interessante a no n?vel de compreens?o dos alunos. Para isso, fa?a a leitura do texto com a turma:

Estrelas2

Fonte: http://www.ufmg.br/universidadedascriancas/?p=1106. Acesso 09/05/2012.

Explora??o do texto online

Converse com a turma sobre o que descobriram sobre como e porque as estrelas existem. Para isso, proponha um di?logo com a turma sobre os seguintes pontos:

  • Como as estrelas se formam?
  • O que ? gravidade?
  • Por que as estrelas existem?

Professor, voc? poder? ampliar a compreens?o dos alunos sobre gravidade, recorrendo a experi?ncias pr?ticas ou mesmo observando imagens e lendo o texto online sugerido a seguir:

Estrelas4

Fonte: http://www.ufmg.br/universidadedascriancas/?p=896. Acesso 09/05/2012.

Professor, o v?deo sugerido abaixo, consiste em uma importante fonte de informa??o sobre o nascimento e a morte de estrelas. Voc? poder? assisti-lo com a turma, fazendo explica??es durante o mesmo para facilitar a compreens?o dos alunos. Existem partes do v?deo que est?o legendadas e por isso, sugerimos que voc? fa?a pausas durante o v?deo para que os alunos possam fazer a leitura da legenda.

Estrelas5

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=HI6ZFjqlUQU&feature=related. Acesso 09/05/2012.

Agora, retome com a turma a palavra ?nebulosa? da m?sica trabalhada anteriormente e assista tamb?m ao v?deo abaixo, tamb?m fundamental para compreender como as estrelas nascem. Neste v?deo, voc? poder? explorar com a turma a import?ncia das estrelas para o planeta Terra.

Estrelas6

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=oAVszrKt4Tw&feature=relmfu. Acesso 09/05/2012.

Agora, construa com a turma um texto coletivo, contendo informa??es relevantes sobre a forma??o e morte das estrelas. Os alunos poder?o fazer o registro no caderno de Projeto. Em seguida, instigue a turma a pensar sobre a seguinte quest?o:

?O Sol ? uma estrela??

Depois, de dialogarem sobre a quest?o acima, fa?a uma Pesquisa com a turma em alguns s?tios para descobrirem mais sobre as caracter?sticas do Sol, que o fazem ser uma estrela. Logo abaixo, sugerimos um s?tio para consulta:

Estrelas7

Fonte: http://astro.if.ufrgs.br/esol/esol.htm. Acesso 09/05/2012.

Ap?s a descoberta da turma, se o Sol ? realmente uma estrela, proponha uma atividade de registro, na qual os alunos dever?o escrever as caracter?sticas do Sol que o fazem ser uma estrela. Depois, poder?o apresentar sua produ??o para a turma e reorganizar as informa??es a partir deste di?logo.

Organize a turma em duplas, para realizarem uma atividade na qual dever?o descobrir o nome das estrelas e das constela??es. Esta atividade passa pelos conhecimentos pr?vios dos alunos, pois muitos conhecem alguns nomes como: ?Cruzeiro do Sul?, ?As Tr?s Marias?, dentre outras. Poder?o acessar o s?tio abaixo para realizarem uma busca de informa??es.

Estrelas9

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/estrelas-que-contam-historias/. Acesso 09/05/2012.

Solicite que cada dupla fa?a um desenho representando cada conjunto de estrelas, sua disposi??o espacial e registre o seu nome. Depois, cada dupla poder? apresentar o seu registro para a turma e afix?-lo no mural da sala de aula.

Professor, promova um momento de troca de ideias sobre o tamanho das estrelas, pois tal curiosidade faz parte do interesse dos alunos. Para isso, sugerimos o s?tio a seguir:

Estrelas8

Fonte: http://www.astro.iag.usp.br/~gastao/PlanetasEstrelas/. Acesso 09/05/2012.

Ap?s descobrirem os diferentes tamanhos de algumas estrelas, promova um di?logo sobre as poss?veis d?vidas e reflex?es. Em seguida, assista com a turma ao v?deo abaixo e fa?a a leitura do texto online a seguir, nos quais os alunos poder?o obter informa??es sobre:

  • As cores das estrelas;
  • Tamanho das estrelas;
  • Quantidade aproximada de estrelas.

Estrelas10

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=8onpIafuhZ8. Acesso 09/05/2012.

A cor das estrelas

S?tio: http://super.abril.com.br/tecnologia/cor-estrelas-438835.shtml. Acesso 09/05/2012.

Ap?s assistirem ao v?deo e realizarem a leitura do texto, solicite que os alunos representem por meio de desenho, a forma e as cores das estrelas que mais chamaram a sua aten??o durante o v?deo.

Agora, explore com a turma as seguintes quest?es: Quem j? viu uma estrela cadente? Ser? que elas existem? Ap?s o di?logo, a turma poder? fazer a leitura do texto abaixo, para descobrirem os mist?rios das estrelas cadentes!

Estrelas12

Fonte: http://www.brasilescola.com/fisica/o-que-sao-estrelas-cadentes.htm. Acesso 09/05/2012.

Ap?s a leitura do texto, os alunos poder?o realizar um di?logo sobre a exist?ncia ou n?o das estrelas cadentes. Auxilie a turma a compreender o que s?o meteoritos e a velocidade que podem atingir no espa?o. 

Curiosidade...

Professor, leve para a sala de aula imagens que representam a bandeira do Brasil e trabalhe com a turma curiosidades sobre as estrelas que comp?em a bandeira. Explore aspectos como:

  • Quantidade de estrelas;
  • Posi??o que ocupam na bandeira;
  • Estados que representam.

Estrelas13

Fonte: http://www.brasilescola.com/brasil/significado-das-estrelas.htm. Acesso 09/05/2012.

Ap?s a explora??o do s?tio acima, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos, e solicite que fa?am um desenho, representando uma bandeira do Brasil. Para isso, voc? poder? fornecer para a turma, em tamanho ampliado, a imagem abaixo:

Estrelas14

Fonte: Acervo da autora.

Aproveite a oportunidade, para explorar o formato das imagens da bandeira, recorrendo ?s nomenclaturas das formas geom?tricas. Ap?s a conclus?o do trabalho, verifique a posi??o das estrelas na bandeira e proponha um momento de socializa??o dos trabalhos e depois, de apresenta??o nas outras turmas da escola, para divulgar o conhecimento.

Professor, as atividades que poder?o compor o Blog dever?o ser escolhidas conjuntamente com a turma. ? importante criar no Blog, uma forma de divulga??o dos s?tios pesquisados pela turma.

Proponha uma atividade de conclus?o do Projeto, a qual ter? como finalidade divulgar para a comunidade escolar e os familiares, a gama de conhecimentos constru?dos durante todo o processo de Pesquisa. Esta etapa ? de extrema relev?ncia para cumprir com a ess?ncia de todo aprendizado: a sua possibilidade de ser utilizado e ensinado a outras tantas pessoas que participam da vida do educando. Organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e deixe que escolham o que do Projeto gostariam de divulgar. Sugerimos que sejam disponibilizados durante a apresenta??o, alguns laptops ou mesmo tablets, para que os visitantes da exposi??o possam ter acesso ao Blog da turma. Agende uma data e um hor?rio para realizar a atividade de culmin?ncia do Projeto.

4? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, nesta etapa do trabalho de Pesquisa, ? fundamental retomar as hip?teses dos alunos ?s quest?es que permearam a investiga??o. O objetivo principal deste momento ? possibilitar que o aluno descubra o que mudou em rela??o ao seu saber sobre a tem?tica no in?cio do Projeto at? o momento atual de conclus?o do mesmo. Sendo assim, dialogue com o grupo de alunos, para que cada um possa expor a sua hip?tese inicial e o que mudou ap?s a realiza??o da Pesquisa.

Agora, proponha ? turma que cada aluno fa?a a avalia??o individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

  • Conhecimento do tema estudado;
  • Empenho e dedica??o nos variados momentos da Pesquisa;
  • Participa??o nas atividades propostas;
  • Compreens?o de um processo de Pesquisa.

Cada aluno poder? realizar sua autoavalia??o por escrito, utilizando para isso o pr?prio caderno do Projeto. Ap?s todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o que significou para cada um a viv?ncia e as variadas experi?ncias com a Inicia??o Cient?fica na escola.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

Reportagem ?Via L?ctea: F?brica de Estrelas?, no s?tio da Superinteressante - http://super.abril.com.br/tecnologia/via-lactea-fabrica-estrelas-439014.shtml. Acesso em 07/04/2012.

?

Sugest?es de links para professores:

S?tio com sugest?o de livro sobre "O que s?o estrelas??, s?tio Ci?ncia ? m?o ? Portal de Ensino de Ci?ncias ?

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=esc&cod=_oquesaoestrelas. Acesso 07/04/2012.

?

Reportagem sobre "?rion?, s?tio da UFMG ?  http://www.observatorio.ufmg.br/dicas05.htm. Acesso 07/04/2012.

Avaliação

O trabalho de Inicia??o Cient?fica pressup?e uma avalia??o cont?nua que possa permear todo o processo de Pesquisa. Neste sentido, a observa??o dos alunos nos mais variados momentos do Projeto, constitui um recurso essencial para que o professor possa perceber o envolvimento, o desenvolvimento e as poss?veis d?vidas que possam surgir. O Projeto ?As estrelas e seus mist?rios?, tendo em vista as diversas atividades e viv?ncias dos alunos, tem em sua base caracter?sticas que necessitam ser percebidas pelo professor no que se refere ao desenvolvimento dos educandos, como a participa??o, a rela??o com a tem?tica, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.