Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane ?llen da Silva, Priscila Gerv?sio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Justi?a |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
Um in?cio de conversa...
Professor, a Pesquisa nas s?ries iniciais do Ensino Fundamental, pode favorecer a forma??o de sujeitos engajados e envolvidos com o seu pr?prio aprender, no qual o di?logo, o envolvimento e a criatividade s?o fundamentais para a consolida??o do seu desenvolvimento. Um Projeto de Inicia??o Cient?fica pode ser organizado das mais variadas formas, por?m, necessita abarcar os seguintes momentos:
Para obter mais informa??es sobre como trabalhar com a Pesquisa Cient?fica na sala de aula, acesse os s?tios:
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quero-ver-mundo-427356.shtml. Acesso em 06/05/2012. O texto aborda a Pesquisa como uma ferramenta que possibilita aos alunos aprenderem ?Observar, registrar e comprovar hip?teses sem simplificar a linguagem nem infantilizar?.
http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. Acesso em 06/05/2012. O texto apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho para a sala de aula e os passos que o professor deve seguir na orienta??o do aluno, compreendendo as sucessivas etapas do Projeto de Inicia??o Cient?fica at? o relat?rio.
Nesta aula desenvolveremos um Projeto de Inicia??o Cient?fica sobre o tema ?O universo e seus mist?rios?, o qual conta com um Subprojeto denominado ?Polui??o da ?gua: SOS rios e mares? que ser? o nosso objeto de Pesquisa.
?
A caracter?stica central de um Projeto de Inicia??o Cient?fica consiste em seu car?ter din?mico, flex?vel e interdisciplinar, pautado na comunica??o entre os sujeitos envolvidos neste processo. Por isso, a participa??o dos alunos, professores e familiares ? de fundamental import?ncia para que o processo de Pesquisa possa ser de fato concretizado. Neste sentido, o tempo para a realiza??o de um Projeto depender? do envolvimento da turma com o tema e da sua complexidade.
1? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Defini??o do tema: a vez e a voz dos alunos
Professor, a Defini??o do Tema do Projeto consiste em um primeiro momento de organiza??o do Projeto de Inicia??o Cient?fica. O tema pode ser escolhido de variadas formas, podendo partir de uma sugest?o do pr?prio professor, ou mesmo dos alunos. O que ir? concretizar a escolha do tema s?o realmente o envolvimento e o interesse da turma como um todo.
Para esta aula, sugerimos que voc? organize a turma em uma roda de conversa e instigue a participa??o dos alunos dando opini?es sobre o que ? um Projeto de Inicia??o Cient?fica. ? importante que todos os alunos participem e se envolvam na atividade. Depois, explique para a turma que ter? como desafio elaborar um Projeto para ser pesquisado e que ter? oportunidade de vivenciar um trabalho com experimenta??o e observa??o. Para instigar os alunos a participarem da investiga??o aqui proposta ?Polui??o da ?gua: SOS rios e mares? ? necess?rio promover um momento de sensibiliza??o utilizando para isso recursos diversos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal tem?tica.
Professor, comece a atividade de sensibiliza??o, conversando com a turma sobre os animais que vivem nos mares e rios. Possibilite que todos participem e registre em uma cartolina, os nomes dos animais falados. Depois, afixe o cartaz no mural da sala de aula. Agora, problematize com a turma a seguinte quest?o:
?Qual ser? a alimenta??o destes animais??
Promova um momento de troca de ideias e depois fa?a uma Pesquisa com a turma em alguns dos s?tios sugeridos a seguir, para que descubram mais sobre a alimenta??o destes animais, bem como sobre seus h?bitos.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/peixes.htm. Acesso 08/05/2012.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/tartaruga_marinha.htm. Acesso 08/05/2012.
Ap?s a Pesquisa, proponha ? turma um di?logo sobre a import?ncia de um habitat saud?vel para os animais que vivem nos mares e rios. Elabore com a turma um cartaz, contendo alguns aspectos essenciais para garantir a sobreviv?ncia dos diferentes animais e plantas no fundo dos mares e rios, bem como a import?ncia da ?gua para os seres humanos.
Iniciando nossas atividades de Pesquisa
Agora, converse com a turma sobre o que acha de iniciar um trabalho de Pesquisa para conhecer mais sobre a polui??o de rios e mares. Neste momento, ? importante ouvir cada aluno sobre o desejo de participar do Projeto. ? importante justificar a resposta.
Incentivados e motivados a participarem do Projeto, voc?s poder?o definir o T?tulo para o Projeto de forma coletiva. Este momento poder? ser feito no in?cio ou at? ap?s os alunos iniciarem a Pesquisa, ficando a decis?o para ser tomada com todos os envolvidos no processo. Voc? j? deve ter percebido que um Projeto de Inicia??o Cient?fica est? pautado no di?logo e na participa??o efetiva de todos os envolvidos no processo. Se optar pela escolha do t?tulo neste momento, mobilize a turma para propor algumas sugest?es de t?tulos e fa?a a escolha, seja por vota??o, ou mesmo por um momento de di?logo. Se achar necess?rio registre os t?tulos na lousa para que os alunos possam visualiz?-los durante a vota??o.
Outra decis?o em conjunto com os alunos, refere-se ao local e a forma como ser?o organizados os registros do Projeto. Podendo o mesmo ficar registrado em um caderno espec?fico para o Projeto, ou mesmo, ser estruturado em uma pasta cat?logo, onde se guardariam cada folha do Projeto. Optando pelo caderno, solicite que os alunos construam uma capa que contenha os dados pessoais do aluno e os dados da escola e insiram o t?tulo escolhido.
Criando um canal de comunica??o
Professor, atualmente os alunos contam com in?meras possibilidades de comunica??o, que s?o viabilizadas pelos recursos tecnol?gicos. Por isso, trazemos uma ideia inovadora de se construir um Blog com a turma, com o intuito de divulgar e at? registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, a toda comunidade escolar e tamb?m para outras pessoas que se interessarem pelo tema.
Desta forma, o conhecimento cumpre seu papel de socializa??o e os alunos poder?o interagir com outros pesquisadores que tamb?m est?o envolvidos com o estudo da tem?tica ?Mares e rios?. Sendo assim convide a turma a criar um Blog, utilizando para isso, a atividade ?Vamos criar um Blog da turma??, acessada no s?tio do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. Acesso 13/05/2012.
Com a aula proposta acima, os alunos ter?o oportunidade de realizar passo a passo uma sequ?ncia de atividades que culminar?o com a constru??o de um Blog. O mais importante ? que os alunos percebam a fun??o do Blog e a sua import?ncia para o registro e divulga??o do conhecimento. ? importante tamb?m ressaltar, que os alunos dever?o acompanhar as postagens no Blog de poss?veis usu?rios, bem como responder e interagir com outras pessoas, com todo o acompanhamento e observa??o que voc? professor necessita desempenhar.
Por que vamos pesquisar?
Ap?s terminarem a atividade, os alunos poder?o apresentar para a turma o seu desenho e explic?-lo. Escolhida a tem?tica e o t?tulo do Projeto, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo da polui??o da ?gua. Neste momento, a turma dever? expor os motivos que a levaram a optar pela tem?tica escolhida, bem como o porqu? ? importante e necess?rio o seu estudo. O registro desta atividade poder? ser feito no caderno do Projeto. Para isso, auxilie os alunos a participarem da constru??o coletiva de um texto, expondo as suas ideias.
Professor, as etapas descritas acima, poder?o compor o rol de publica??es do Blog dos alunos. Para isso, auxilie os alunos a organizarem estas postagens, observando os poss?veis erros na digita??o, para garantir a qualidade da produ??o dos alunos.
2? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Nossas metas!
Professor, um Projeto de Inicia??o Cient?fica, necessita ser permeado por Objetivos, claros e definidos coletivamente pelos participantes da Pesquisa. Neste sentido, organize os alunos para uma roda de conversa e solicite que expressem sobre o que querem descobrir, desenvolver e compreender com o Projeto de Inicia??o Cient?fica. Registre em uma cartolina em branco, os objetivos expressos pelos alunos e depois afixe-a em um mural da sala de aula. Os alunos dever?o registrar no caderno do Projeto os objetivos constru?dos. Veja alguns exemplos abaixo:
Objetivos:
O que queremos saber?
Ap?s a elabora??o dos objetivos, ? chegado o momento de construir com a turma as Problematiza??es que conduzir?o o Projeto. Explique que quando fazemos uma Pesquisa, necessitamos de perguntas e de d?vidas, a serem investigadas. Sendo assim, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e instigue os alunos a descobrirem o que gostariam de saber sobre a polui??o da ?gua. Para este momento, voc? poder? possibilitar que os alunos busquem informa??es na internet, revistas ou outras fontes de informa??o, ou mesmo incit?-los a fazer uma pergunta de cunho pr?prio, ou seja, partir da curiosidade que cada aluno j? possua sobre o tema. ? importante que os alunos compreendam que outras quest?es poder?o surgir durante a realiza??o do Projeto e que poder?o ser inclu?das na investiga??o, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolve a Pesquisa.
Exemplos:
Solicite que os alunos registrem no papel a d?vida e posteriormente leiam para a turma. ? importante que cada aluno elabore pelo menos uma quest?o. Voc? poder? agrupar as quest?es que tenham o mesmo teor de conte?do. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos dever?o copiar no caderno de Projeto esta etapa constru?da individualmente.
O que j? sabemos?
Professor, diante de cada pergunta elaborada pelos alunos, ? importante instig?-los a pensarem sobre as Hip?teses que j? possuem sobre a sua pr?pria d?vida. Este movimento ? fundamental para valorizar o conhecimento pr?vio do aluno sobre o tema. Por isso, solicite que cada aluno busque responder ? quest?o elaborada por ele anteriormente, levantando uma hip?tese, a qual ser? validada ou n?o no decorrer da Pesquisa. Sugerimos que os alunos registrem no caderno de Projeto a sua pr?pria pergunta e a hip?tese para a mesma. Fa?a um momento de socializa??o das ideias, em que cada aluno possa relatar para a turma a sua produ??o. Veja alguns exemplos a seguir:
Hip?tese: S?o lugares com muita ?gua.
Hip?tese: Polui??o com lixo.
Hip?tese: ? preciso n?o jogar lixo na ?gua.
?
Onde e como podemos pesquisar?
Ap?s este momento de constru??o e registro das hip?teses, incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informa??es sobre o tema. Para isso, fa?a uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que j? utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informa??es no dia a dia. Em seguida, solicite que cada aluno registre no caderno de Projeto as fontes sugeridas pelo grupo.
? importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Inicia??o Cient?fica, torna-se condi??o primordial a busca de informa??es em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compondo uma lista de Refer?ncias Bibliogr?ficas, para facilitar a busca de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investiga??o, sugerimos as seguintes fontes de Pesquisa:
?
Tamb?m ressaltamos algumas estrat?gias metodol?gicas que podem enriquecer o trabalho com a turma:
?
Professor, um trabalho com uma proposta de Inicia??o Cient?fica, requer total envolvimento dos participantes, tanto na sua execu??o quanto na sua elabora??o. Por isso, recorra ?s sugest?es dos alunos para elaborar uma proposta de trabalho interdisciplinar a partir do Projeto. Para o presente tema ?Polui??o da ?gua?, sugerimos as seguintes possibilidades a serem exploradas nas mais diversificadas atividades que perpassam o Projeto:
Matem?tica:Explorar o tratamento da informa??o, recorrendo ? organiza??o de dados obtidos na investiga??o.
Portugu?s:Desenvolver um trabalho pautado na alfabetiza??o dos alunos, com foco na escrita e na leitura, visando intervir nos momentos de trabalho de escrita espont?nea e coletiva com a turma.
Geografia:Possibilitar uma gama de informa??es e o seu entendimento pelos alunos que envolvam, dentre outros aspectos, a preserva??o ambiental.
Ci?ncias Naturais:Facilitar a compreens?o do que s?o rios e mares.
?tica:Viabilizar metodologias de trabalho que concretizam viv?ncias individuais e coletivas na constru??o do conhecimento, visando observar e trabalhar com as poss?veis contradi??es e dificuldades de rela??es interpessoais.
Professor, agora, construa com a turma um Cronograma para a realiza??o das atividades que permear?o todo o Projeto. Este cronograma n?o consiste em algo est?tico e r?gido, mas sim, participa de um processo flex?vel que depender? fundamentalmente do percurso do pr?prio Projeto. A turma poder? propor entrevistas com diversos profissionais, trabalhos de campo que sejam poss?veis de serem realizados, bem como outros momentos de trabalho. Acreditamos que a organiza??o de um cronograma conjunto com a turma facilita a viv?ncia do aluno com o conhecimento da Pesquisa como um todo e facilita o envolvimento do educando na execu??o das atividades, as quais foram previamente planejadas com a sua participa??o. O cronograma tamb?m poder? ser registrado no caderno de Projeto, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo uma responsabilidade de tornar exequ?vel o curso da investiga??o.
3? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Procedimentos da Pesquisa: m?os a obra!
Para iniciar, sugerimos que voc? fa?a um levantamento na turma sobre as poss?veis diferen?as entre mares e rios, para viabilizar a compreens?o dos alunos ao longo do Projeto. Inicialmente, fa?a uma sondagem na turma do que pensam sobre cada um, tendo em vista suas caracter?sticas. Fa?a o registro em uma cartolina, na qual dever? conter todos os aspectos elaborados pela turma. Depois, fa?a uma Pesquisa utilizando o programa Mozilla Firefox no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) ou mesmo o tablet, acessando o s?tio sugerido abaixo:
Fonte: http://educacao.uol.com.br/geografia/oceanos-mares.jhtm. Acesso 08/05/2012.
Ap?s a leitura do texto, os alunos poder?o realizar uma atividade de registro, destacando as principais diferen?as entre os mares e os rios. Depois, poder?o socializar com o grupo as suas conclus?es e comparar com as suas ideias iniciais, observando o que mudou.
Em seguida, proponha um di?logo sobre a seguinte quest?o:
?De onde vem a ?gua do rio??
Registre as hip?teses dos alunos em uma cartolina e afixe no mural da sala de aula. Em seguida, leia o texto online e assista ao v?deo com a turma, utilizando o s?tio abaixo. ? importante que os alunos tenham clareza sobre alguns aspectos que dever?o se atentar durante a atividade:
Agora, instigue um di?logo com a turma sobre os tipos de polui??o da ?gua que conhecem. ? importante possibilitar que todos participem da atividade. Em seguida, solicite que fa?am a leitura do texto online, sugerido a seguir, para que descubram algumas informa??es como:
Polui??o: ?gua ? sujeira ? vista
Fonte: http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/poluagua.htm. Acesso 13/05/2012.
Depois de realizado o trabalho com o texto, solicite um registro que possa representar, a partir de desenho, o caminho percorrido pela sujeira, desde o momento da descarga no banheiro at? o rio ou mar. ? importante que os alunos possam apresentar a sua produ??o para a turma e dialogar sobre as suas poss?veis d?vidas e constru??es.
Leia os textos a seguir com a turma, para que descubram a principal causa de polui??o dos rios e mares, bem como:
Fonte: http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/liquida.htm. Acesso 13/05/2012.
Fonte: http://www.canalkids.com.br/higiene/guerra/esgoto.htm. Acesso 13/05/2012.
Fonte: http://www.canalkids.com.br/higiene/guerra/esgoto2.htm. Acesso 13/05/2012.
Em sequ?ncia ? leitura do texto, proponha ? turma que construa um panfleto para ser distribu?do ? comunidade escolar, explicando as causas principais da polui??o dos rios e mares, chamando a aten??o das pessoas para esta realidade presente em nossas vidas e seus impactos no meio ambiente.
Agora, estabele?a um di?logo com a turma sobre o que ? saneamento b?sico. Proponha uma Pesquisa sobre o assunto, a qual poder? ser realizada junto aos familiares, possibilitando a troca de ideias e a conscientiza??o.
Sess?o pipoca
Professor, assista com a turma o filme ?Por ?gua abaixo?, buscando instigar os alunos para observarem, no mesmo, o trajeto que o ratinho, personagem protagonista da hist?ria, faz ap?s entrar pelo cano, depois de uma descarga. Aproveite para explorar os seguintes pontos antes de iniciar o filme, a fim de agu?ar o olhar observador dos alunos durante o filme:
Ap?s assistirem ao filme e dialogarem sobre as quest?es acima, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos, para que fa?am uma dramatiza??o, cujo tema seja a polui??o da ?gua. Cada equipe poder? elaborar a sua pr?pria hist?ria. Ap?s todo o trabalho realizado, os grupos dever?o apresentar a sua dramatiza??o, a qual ser? filmada por voc? e posteriormente assistida com toda a turma, bem como ser utilizada em outras turmas da escola.
Agora, pergunte ? turma o que significa SOS e sobre qual seria o motivo de termos escolhido este sinal para o Projeto sobre polui??o dos rios e mares. Os alunos poder?o investigar esta quest?o, a partir do s?tio abaixo:
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/SOS. Acesso 13/05/2012.
Ap?s descobrirem o significado, solicite que registrem no caderno, a partir da escrita, para que serve o sinal SOS.
Agora, que tal instigar a turma a pensar no que poderia ser feito para ajudar na n?o polui??o da ?gua? Para mediar o di?logo, proponha a leitura dos s?tios abaixo.
Fonte: http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/poluir.htm. Acesso 13/05/2012.
Fonte: http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/poluir2.htm. Acesso 13/05/2012.
Ap?s a leitura, chegou o momento da turma organizar um telejornal, no qual dever?o ser divulgadas ? comunidade escolar, formas interessantes de cuidar do meio ambiente principalmente da polui??o das ?guas. Para isso, voc?s poder?o:
Com as decis?es tomadas, m?os ? obra! Organize os alunos em duplas e simule um local como um telejornal, para ser filmado e depois repassado ?s outras turmas no momento de recreio ou mesmo na entrada e sa?da da escola.
Experi?ncia: m?o na massa!
Professor, proponha uma experi?ncia com a turma de forma que os alunos percebam, dentre outros aspectos, as diferen?as entre uma ?gua com polui??o e uma ?gua sem polui??o. Para esse momento, sugerimos que voc? acesse o s?tio abaixo e descubra os materiais necess?rios para a experi?ncia.
Fonte: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ema&cod=_1-28. Acesso 13/05/2012.
Agora realize a experi?ncia na sala de aula. Possibilite aos alunos, um momento de observa??o e an?lises, conclus?es e registros sobre a experi?ncia realizada. Depois, construa com a turma um texto coletivo, contendo as informa??es relevantes sobre o tema.
Proponha uma atividade de conclus?o do Projeto, a qual ter? como finalidade divulgar para a comunidade escolar e familiares a gama de conhecimentos constru?dos durante todo o processo de Pesquisa. Esta etapa ? de extrema relev?ncia para cumprir com a ess?ncia de todo aprendizado: a sua possibilidade de ser utilizado e ensinado para outras tantas pessoas que participam da vida do educando.
Professor, as atividades que poder?o compor o Blog dever?o ser escolhidas conjuntamente com a turma. ? importante criar no Blog, uma forma de divulga??o dos s?tios pesquisados pela turma.
Professor, organize a sala em grupos de quatro ou cinco alunos e proponha como desafio que cada grupo retome uma das atividades realizadas durante o Projeto para organizar uma apresenta??o para os familiares e para a comunidade escolar. Estruture com os alunos a data e o local em que ser?o feitas as apresenta??es e elabore o convite juntamente com os alunos. Lembre-se que a turma poder? expor e falar sobre: as caracter?sticas pr?prias dos rios e mares, os tipos de polui??es das ?guas, o saneamento b?sico, dentro outros aspectos. Sugerimos que sejam disponibilizados durante a apresenta??o, alguns laptops ou mesmo tablets, para que os visitantes da exposi??o possam ter acesso ao Blog da turma.
4? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, nesta etapa do trabalho de Pesquisa, ? fundamental retomar as hip?teses dos alunos ?s quest?es que permearam a investiga??o. O objetivo principal deste momento ? possibilitar que a turma descubra o que mudou em rela??o ao seu saber sobre a tem?tica no in?cio do Projeto at? o momento atual de conclus?o do mesmo. Sendo assim, possibilite um momento de di?logo com o grupo, para que cada um possa expor a sua hip?tese inicial e o que mudou ap?s a realiza??o da Pesquisa.
Agora, proponha ? turma um momento de avalia??o individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:
Cada aluno poder? realizar sua autoavalia??o por escrito, utilizando para isso o pr?prio caderno do Projeto. Ap?s todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o que significou para cada um a viv?ncia e as variadas experi?ncias com a Inicia??o Cient?fica na escola.
Sugest?es de links para alunos:
Reportagem ?Polui??o da ?gua?, Secretaria do Meio Ambiente ? Escola Kids - http://www.escolakids.com/poluicao-da-agua.htm. Acesso11/05/2012.
Sugest?es de links para professores:
Reportagem "Polui??o da ?gua", no site da Sua Pesquisa - http://www.suapesquisa.com/poluicaodaagua/. Acesso11/05/2012.
Avaliar significa acompanhar o processo e intervir nas poss?veis dificuldades de forma a promover o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido no Projeto ?Polui??o da ?gua: SOS rios e mares? a observa??o e o registro do professor frente ao envolvimento, o desenvolvimento e as poss?veis d?vidas que possam surgir, s?o fundamentais para acompanhar e perceber o real interesse e participa??o do aluno em a rela??o ? tem?tica, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.