Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto inicia??o cient?fica ? Uma lupa na l?ngua ? HIST?RIA DA L?NGUA PORTUGUESA ? A l?ngua africana no portugu?s brasileiro

Autor e Co-autor(es)

M?rcio Issamu Yamamoto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer como o portugu?s foi enriquecido pela influ?ncia da cultura Africana.
  • Identificar quais eram os costumes religiosos africanos e o que eles fizeram para preserv?-los.

Duração das atividades

6 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Dom?nio da leitura e escrita.
  • Conhecimento da hist?ria do Brasil.

Estratégias e recursos da aula

  • Uso da internet.
  • Discuss?o em grupo.

?

Projeto inicia??o cient?fica ? Uma lupa na l?ngua

Subprojeto: HIST?RIA DA L?NGUA PORTUGUESA

1) TEMA:

A l?ngua africana no portugu?s brasileiro

data/img-1

Imagem dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/-2C-r7sTmF0I/T23Rop7cShI/AAAAAAAAA_I/9bE0Zuv27Xk/s400/Peter%2BTosh%2B-%2B00%2B-%2BMama%2BAfrica%2B%2528Capa%2529.jpg. Acesso em 10 mai. 2012.

2) PROBLEMATIZA??O

2.1) MOTIVA??O

https://encrypted-tbn2.google.com/images?q=tbn:ANd9GcQujJ_-AgBbxUA-w2yFb7r1xAhoNR4Lr9NC8RzfwWKbn91PmV0f

Imagem dispon?vel em: https://encrypted-tbn2.google.com/images?q=tbn:ANd9GcQujJ_-AgBbxUA-w2yFb7r1xAhoNR4Lr9NC8RzfwWKbn91PmV0f. Acesso em 10 mai. 2012.

Professor, pergunte a seus alunos se conhecem palavras de origem africana que foram introduzidas na l?ngua portuguesa.

Copie o ca?a palavras abaixo sem a lista ao lado. Diga-lhes que formem grupos de quatro alunos e que tentem reconhecer esses voc?bulos, os quais s?o de origem africana. Delimite um tempo para desenvolverem a atividade e, ao final, pe?a que eles falem quais palavras reconheceram e seus significado. Diga-lhes as palavras que n?o tiverem encontrado.

Professor, prepare-se para esta atividade, certificando-se de saber o sentido das palavras listadas para, assim, poder elucidar seus significados, caso os alunos n?o os conhe?am.

https://encrypted-tbn1.google.com/images?q=tbn:ANd9GcQl50GQGUuZIOj4XfoUvho4zH86IptsGidcq1qCYdcFZXHo8Z1LUg

Imagem dispon?vel em: https://encrypted-tbn1.google.com/images?q=tbn:ANd9GcQl50GQGUuZIOj4XfoUvho4zH86IptsGidcq1qCYdcFZXHo8Z1LUg. Acesso em 15 mai. 2012.

2.2) Foco no tema

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSKs_uS588eppvvN-J0xJrRFGhd1ns9ia4gTZGiZwiyYAsmOFWn

Imagem dispon?vel em: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSKs_uS588eppvvN-J0xJrRFGhd1ns9ia4gTZGiZwiyYAsmOFWn. Acesso em 15 mai. 2012.

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTyciFr8th-5Rt7sjLZyTGdH7L2yEjvkNPraeeD7nx9kUf2tm9T

Imagem dispon?vel em:http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTyciFr8th-5Rt7sjLZyTGdH7L2yEjvkNPraeeD7nx9kUf2tm9T. Acesso em 15 mai. 2012.

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR67lqzvuLcwcxXVrkMhm5Uq0JpWcjxWxpWidro4v4tu1x9NZu5

Imagem dispon?vel em:http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR67lqzvuLcwcxXVrkMhm5Uq0JpWcjxWxpWidro4v4tu1x9NZu5. Acesso em 15 mai. 2012.

Professor, diga a seus alunos que citem outras ?reas de influ?ncia da cultura africana.

Ap?s este momento em que os alunos contribuir?o com seu conhecimento de mundo, apresente?lhes o v?deo Cultura Africana dispon?vel em:                   http://www.youtube.com/watch?v=CsIFfCJ1U30&feature=related. Acesso em 10 mai. 2012.

Ap?s terem assistido ao v?deo, pergunte aos alunos qual dessas influ?ncias, na opini?o deles, acrescentou mais ? cultura brasileira. Encoraje-os a dar sua opini?o, pois certamente h? tra?os culturais com que se identificam mais.

Deixe que eles se expressem livremente, j? que falar de suas prefer?ncias os ajudar? na forma??o da autoimagem e na constru??o de uma identidade cultural.

Ap?s a intera??o pessoal em torno do tema trazido pelo v?deo, passe ? ?HIP?TESE?, propriamente.

3) HIP?TESE

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTTVU674H2WWiimVVN-d4HXju7_rMEXyQX_dwzf17q8DQ7SXYqG

Imagem dispon?vel em: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTTVU674H2WWiimVVN-d4HXju7_rMEXyQX_dwzf17q8DQ7SXYqG. Acesso em 15 mai. 2012.

Segundo a informa??o trazida no v?deo, a cultura africana agregou novas caracter?sticas a outras culturas. Teria a isso ido al?m da contribui??o na forma??o lexical do portugu?s brasileiro e emprestado o sentido das palavras ao nosso modo de ser?

Em complemento ? discuss?o anterior, verifique com seus alunos se eles est?o cientes de qu?o profunda ? a influ?ncia africana em nossa brasilidade.

4) JUSTIFICATIVA

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR5s90I6DZfVgn1jFuLN6DSPIM9pbRGUuKKP8eNi-%208TOQRKOuh2xg

Imagem dispon?vel em: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR5s90I6DZfVgn1jFuLN6DSPIM9pbRGUuKKP8eNi- 8TOQRKOuh2xg. Acesso em 15 mai. 2012.

Professor, busque levar seus alunos ? ?JUSTIFICATIVA? que comprova tamanha influ?ncia cultural em nossa sociedade.

Diga-lhes que, em alguns casos, a palavra em banto (tronco lingu?stico que deu origem a diversas outras l?nguas africanas) chegou a substituir a palavra de sentido equivalente em portugu?s e alguns at? se encontram documentados na l?ngua liter?ria do s?culo XVII, a exemplo da poesia sat?rica de Greg?rio de Matos e Guerra.

Exemplifique: Trapo tornou-se molambo.

Como exemplo da afetividade que veio junto ? influ?ncia lexical temos Benjamim que se tornou ca?ula, a ?nica palavra conhecida e usada por todos os brasileiros para dizer ?filho mais jovem?, fato que confirma a influ?ncia sociolingu?stica da mulher negra como ?m?e-preta? na intimidade da fam?lia na ?poca colonial.

Pe?a-lhes que encontrem o sin?nimo em banto usado em portugu?s para as seguintes palavras:

Insultar (tornou-se xingar)

Dormitar (tornou-se cochilar)

?leo de palma (tornou-se dend?)

N?degas (tornou-se bunda)

Vespa (tornou-se marimbondo)

Sinete (tornou-se carimbo)

Aguardente (tornou-se cacha?a)

Informa??o dispon?vel em: http://www.smec.salvador.ba.gov.br/documentos/linguas-africanas.pdf. Acesso em 16 mai. 2012.

?

5) OBJETIVOS

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS7U29_YpyP6K8PUQB9_Oo6ow5XRg-75mrkprrAq_bas3nmFnxECQ

Imagem dispon?vel em: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS7U29_YpyP6K8PUQB9_Oo6ow5XRg-75mrkprrAq_bas3nmFnxECQ. Acesso em 15 mai. 2012.

  • ?       Identificar quais eram os costumes religiosos, h?bitos alimentares e express?es art?sticas dos africanos trazidos para o Brasil e o que eles fizeram para preserv?-los.

6) METODOLOGIA

Professor, divida a sala em tr?s grupos e designe, a cada um, o tema sobre o qual dever?  pesquisar.

Pe?a aos grupos que montem apresenta??es em Power Point com dura??o m?nima de 15 minutos para apresenta??o em sala em uma data acordada.

Temas para a pesquisa:

Religi?o

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSvvR26z5cHsGof-n2u7KReT4j_Zd-ZmqnmUxPiTBVXuazsuuMD

Imagem dispon?vel em: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSvvR26z5cHsGof-n2u7KReT4j_Zd-ZmqnmUxPiTBVXuazsuuMD. Acesso em 15 mai. 2012.

Culin?ria

http://1.bp.blogspot.com/-1JziAcsVF24/TtYj_xUGm_I/AAAAAAAADaQ/HxYtrK5BI1A/s400/210510+UM+bahia+de+todos+os+sabores+divulgac%25CC%25A7a%25CC%2583o.jpeg

Imagem dispon?vel em: http://1.bp.blogspot.com/-1JziAcsVF24/TtYj_xUGm_I/AAAAAAAADaQ/HxYtrK5BI1A/s400/210510+UM+bahia+de+todos+os+sabores+divulgac%25CC%25A7a%25CC%2583o.jpeg. Acesso em 15 mai. 2012.

Arte

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQYswa0InR578Jmyvf0lkWRAFuXkQiOWBgTuprTjd6zxcEYS6bx

Imagem dispon?vel em: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQYswa0InR578Jmyvf0lkWRAFuXkQiOWBgTuprTjd6zxcEYS6bx. Acesso em 15 mai. 2012.

7) CONCLUS?O E RELAT?RIO FINAL

Na data acordada, os grupos apresentar?o seus trabalhos em Power Point e ficar?o ? disposi??o para responder a perguntas relacionadas ao tema pesquisado. Os outros alunos tamb?m poder?o participar com informa??o adicional que tiverem para compartilhar.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para professores:

? Artigo ? Hist?ria Geral ? Bantos? Acerca das duas primeiras descri??es mission?rias de l?ngua geral" - http://educacao.uol.com.br/historia/bantos.jhtm. Acesso em 16 mai. 2012.

?Artigo ?PARTICIPA??O AFRICANA NA CONSTITUI??O S?CIO-CULTURAL BRASILEIRA? -              http://www.novaera.blog.br/index.php?option=com_content&view=article&catid=6:candomble&id=14:participacao-africana-na-constituicao-socio-cultural-brasileira&Itemid=2. Acesso em 16 mai. 2012.

Sugest?es de links para alunos:

? V?deo ?Influ?ncia Africana no Brasil? - http://www.youtube.com/watch?v=gRAbcqAYkSY&feature=relate. Acesso em 15 mai. 2012.

?Artigo ?Culin?ria? -http://www.brasilcultura.com.br/culinaria-brasileira/africanos-foram-forcados-a-reinventar-sua-culinaria/. Acesso em 16 mai. 2012.

?Artigo ?L?nguas? http://pt.wikipedia.org/wiki/Afro-brasileiro#Hist.C3.B3ria. Acesso em 16 mai. 2012.

Avaliação

O professor avaliar? os alunos pela qualidade do material criado e pelo desempenho mostrado na apresenta??o do Power Point. Tamb?m ser?o avaliados quanto ? participa??o nas atividades desenvolvidas em sala.