Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais |
?
Projeto inicia??o cient?fica ? Uma lupa na l?ngua
Subprojeto: HIST?RIA DA L?NGUA PORTUGUESA
1) TEMA:
A l?ngua africana no portugu?s brasileiro
Imagem dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/-2C-r7sTmF0I/T23Rop7cShI/AAAAAAAAA_I/9bE0Zuv27Xk/s400/Peter%2BTosh%2B-%2B00%2B-%2BMama%2BAfrica%2B%2528Capa%2529.jpg. Acesso em 10 mai. 2012.
2) PROBLEMATIZA??O
2.1) MOTIVA??O
Imagem dispon?vel em: https://encrypted-tbn2.google.com/images?q=tbn:ANd9GcQujJ_-AgBbxUA-w2yFb7r1xAhoNR4Lr9NC8RzfwWKbn91PmV0f. Acesso em 10 mai. 2012.
Professor, pergunte a seus alunos se conhecem palavras de origem africana que foram introduzidas na l?ngua portuguesa.
Copie o ca?a palavras abaixo sem a lista ao lado. Diga-lhes que formem grupos de quatro alunos e que tentem reconhecer esses voc?bulos, os quais s?o de origem africana. Delimite um tempo para desenvolverem a atividade e, ao final, pe?a que eles falem quais palavras reconheceram e seus significado. Diga-lhes as palavras que n?o tiverem encontrado.
Professor, prepare-se para esta atividade, certificando-se de saber o sentido das palavras listadas para, assim, poder elucidar seus significados, caso os alunos n?o os conhe?am.
Imagem dispon?vel em: https://encrypted-tbn1.google.com/images?q=tbn:ANd9GcQl50GQGUuZIOj4XfoUvho4zH86IptsGidcq1qCYdcFZXHo8Z1LUg. Acesso em 15 mai. 2012.
2.2) Foco no tema
Imagem dispon?vel em: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSKs_uS588eppvvN-J0xJrRFGhd1ns9ia4gTZGiZwiyYAsmOFWn. Acesso em 15 mai. 2012.
Imagem dispon?vel em:http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTyciFr8th-5Rt7sjLZyTGdH7L2yEjvkNPraeeD7nx9kUf2tm9T. Acesso em 15 mai. 2012.
Imagem dispon?vel em:http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR67lqzvuLcwcxXVrkMhm5Uq0JpWcjxWxpWidro4v4tu1x9NZu5. Acesso em 15 mai. 2012.
Professor, diga a seus alunos que citem outras ?reas de influ?ncia da cultura africana.
Ap?s este momento em que os alunos contribuir?o com seu conhecimento de mundo, apresente?lhes o v?deo Cultura Africana dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=CsIFfCJ1U30&feature=related. Acesso em 10 mai. 2012.
Ap?s terem assistido ao v?deo, pergunte aos alunos qual dessas influ?ncias, na opini?o deles, acrescentou mais ? cultura brasileira. Encoraje-os a dar sua opini?o, pois certamente h? tra?os culturais com que se identificam mais.
Deixe que eles se expressem livremente, j? que falar de suas prefer?ncias os ajudar? na forma??o da autoimagem e na constru??o de uma identidade cultural.
Ap?s a intera??o pessoal em torno do tema trazido pelo v?deo, passe ? ?HIP?TESE?, propriamente.
3) HIP?TESE
Imagem dispon?vel em: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTTVU674H2WWiimVVN-d4HXju7_rMEXyQX_dwzf17q8DQ7SXYqG. Acesso em 15 mai. 2012.
Segundo a informa??o trazida no v?deo, a cultura africana agregou novas caracter?sticas a outras culturas. Teria a isso ido al?m da contribui??o na forma??o lexical do portugu?s brasileiro e emprestado o sentido das palavras ao nosso modo de ser?
Em complemento ? discuss?o anterior, verifique com seus alunos se eles est?o cientes de qu?o profunda ? a influ?ncia africana em nossa brasilidade.
4) JUSTIFICATIVA
Imagem dispon?vel em: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR5s90I6DZfVgn1jFuLN6DSPIM9pbRGUuKKP8eNi- 8TOQRKOuh2xg. Acesso em 15 mai. 2012.
Professor, busque levar seus alunos ? ?JUSTIFICATIVA? que comprova tamanha influ?ncia cultural em nossa sociedade.
Diga-lhes que, em alguns casos, a palavra em banto (tronco lingu?stico que deu origem a diversas outras l?nguas africanas) chegou a substituir a palavra de sentido equivalente em portugu?s e alguns at? se encontram documentados na l?ngua liter?ria do s?culo XVII, a exemplo da poesia sat?rica de Greg?rio de Matos e Guerra.
Exemplifique: Trapo tornou-se molambo.
Como exemplo da afetividade que veio junto ? influ?ncia lexical temos Benjamim que se tornou ca?ula, a ?nica palavra conhecida e usada por todos os brasileiros para dizer ?filho mais jovem?, fato que confirma a influ?ncia sociolingu?stica da mulher negra como ?m?e-preta? na intimidade da fam?lia na ?poca colonial.
Pe?a-lhes que encontrem o sin?nimo em banto usado em portugu?s para as seguintes palavras:
Insultar (tornou-se xingar)
Dormitar (tornou-se cochilar)
?leo de palma (tornou-se dend?)
N?degas (tornou-se bunda)
Vespa (tornou-se marimbondo)
Sinete (tornou-se carimbo)
Aguardente (tornou-se cacha?a)
Informa??o dispon?vel em: http://www.smec.salvador.ba.gov.br/documentos/linguas-africanas.pdf. Acesso em 16 mai. 2012.
?
5) OBJETIVOS
Imagem dispon?vel em: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS7U29_YpyP6K8PUQB9_Oo6ow5XRg-75mrkprrAq_bas3nmFnxECQ. Acesso em 15 mai. 2012.
6) METODOLOGIA
Professor, divida a sala em tr?s grupos e designe, a cada um, o tema sobre o qual dever? pesquisar.
Pe?a aos grupos que montem apresenta??es em Power Point com dura??o m?nima de 15 minutos para apresenta??o em sala em uma data acordada.
Temas para a pesquisa:
Religi?o
Imagem dispon?vel em: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSvvR26z5cHsGof-n2u7KReT4j_Zd-ZmqnmUxPiTBVXuazsuuMD. Acesso em 15 mai. 2012.
Culin?ria
Imagem dispon?vel em: http://1.bp.blogspot.com/-1JziAcsVF24/TtYj_xUGm_I/AAAAAAAADaQ/HxYtrK5BI1A/s400/210510+UM+bahia+de+todos+os+sabores+divulgac%25CC%25A7a%25CC%2583o.jpeg. Acesso em 15 mai. 2012.
Arte
Imagem dispon?vel em: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQYswa0InR578Jmyvf0lkWRAFuXkQiOWBgTuprTjd6zxcEYS6bx. Acesso em 15 mai. 2012.
7) CONCLUS?O E RELAT?RIO FINAL
Na data acordada, os grupos apresentar?o seus trabalhos em Power Point e ficar?o ? disposi??o para responder a perguntas relacionadas ao tema pesquisado. Os outros alunos tamb?m poder?o participar com informa??o adicional que tiverem para compartilhar.
Sugest?es de links para professores:
? Artigo ? Hist?ria Geral ? Bantos? Acerca das duas primeiras descri??es mission?rias de l?ngua geral" - http://educacao.uol.com.br/historia/bantos.jhtm. Acesso em 16 mai. 2012.
?Artigo ?PARTICIPA??O AFRICANA NA CONSTITUI??O S?CIO-CULTURAL BRASILEIRA? - http://www.novaera.blog.br/index.php?option=com_content&view=article&catid=6:candomble&id=14:participacao-africana-na-constituicao-socio-cultural-brasileira&Itemid=2. Acesso em 16 mai. 2012.
Sugest?es de links para alunos:
? V?deo ?Influ?ncia Africana no Brasil? - http://www.youtube.com/watch?v=gRAbcqAYkSY&feature=relate. Acesso em 15 mai. 2012.
?Artigo ?Culin?ria? -http://www.brasilcultura.com.br/culinaria-brasileira/africanos-foram-forcados-a-reinventar-sua-culinaria/. Acesso em 16 mai. 2012.
?Artigo ?L?nguas? http://pt.wikipedia.org/wiki/Afro-brasileiro#Hist.C3.B3ria. Acesso em 16 mai. 2012.
O professor avaliar? os alunos pela qualidade do material criado e pelo desempenho mostrado na apresenta??o do Power Point. Tamb?m ser?o avaliados quanto ? participa??o nas atividades desenvolvidas em sala.