Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto inicia??o cient?fica ? Uma lupa na l?ngua ? HIST?RIA DA L?NGUA PORTUGUESA ? O portugu?s como l?ngua estrangeira

Autor e Co-autor(es)

M?rcio Issamu Yamamoto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Descobrir o que leva estrangeiros a estudar o portugu?s.
  • Conhecer as dificuldades comuns no ensino/aprendizagem de portugu?s como l?ngua estrangeira.

Duração das atividades

6 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Dom?nio da leitura e escrita.
  • Conhecimento dos g?neros texto de opini?o e carta argumentativa.

Estratégias e recursos da aula

  • Uso da internet.
  • Discuss?o em grupo. 

Projeto inicia??o cient?fica ? Uma lupa na l?ngua

Subprojeto: HIST?RIA DA L?NGUA PORTUGUESA

1) TEMA:

O portugu?s como l?ngua estrangeira

2) PROBLEMATIZA??O

Imagem dispon?vel em: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQiFzJfDcv0cdpKzIeJZ6cG-8nycDgX2fAdit47EDN8l-__fBdo. Acesso em: 18 mai. 2012.

?

2.1) MOTIVA??O

Professor, diga a seus alunos que assistir?o o desenho Aquarela do Brasil, dispon?vel em:  http://www.youtube.com/watch?v=_mQHr8bAojU. Acesso em: 18 mai. 2012.

Pe?a-lhes que fiquem atentos ao contexto, uma vez que trata-se de um musical. Diga-lhes que procurem analisar que per?odo do Brasil ele retrata, como o desenho retrata o Brasil, o brasileiro e o estrangeiro nessa ?poca.

Ap?s assisti-lo, discuta as quest?es propostas.

2.2) Foco no tema

Imagem dispon?vel em: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQxAEwwLC-U5ZT-XoNYmoeaDU02Qq1Oi-vb1OCO_gkeJr1-Ce64aw. Acesso em: 18 mai. 2012.

?

Professor, pe?a a seus alunos que formem duplas, acessem e leiam os artigos indicados. Caso n?o seja poss?vel, fa?a c?pia do primeiro artigo e dos trechos dos outros artigos abaixo e entregue-a ?s duplas.

?Crescimento do Brasil leva estrangeiros a aprenderem portugu?s? dispon?vel em http://www.estudemenino.com/2011/10/crescimento-do-brasil-leva-estrangeiros.html. Acesso em: 18 mai. 2012.

Imagem dispon?vel em: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRHd-HWIgsihNxktRNMMZqNJqRaTkbWwYyZMcxirURgpTbXMcatTg. Acesso em: 18 mai. 2012.

"Embaixada de Portugal em T?quio - L?ngua"

O portugu?s tornou-se uma das l?nguas oficiais da Uni?o Europeia desde 1986, quando da ades?o de Portugal. Em resultado de acordos do Mercosul (Mercado Comum do Sul), do qual o Brasil faz parte, o portugu?s ser? ensinado como l?ngua estrangeira nos demais pa?ses que dele participam.

Dispon?vel em: http://www.embaixadadeportugal.jp/portugal/lingua/pt/. Acesso em: 18 mai. 2012.

"Popularidade do Brasil aumenta o interesse pela l?ngua portuguesa"

Imagem dispon?vel em: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTcPAt82zDQUT8yZpQjkAyKY9gxcNGi28ErESUtK2Nje2yIuD2t. Acesso em: 18 mai. 2012.

Professor da UnB e consultor do Itamaraty conta como o pa?s tem trabalhado para difus?o do idioma
A popularidade do Brasil no exterior tem levantado interesses em ?reas at? ent?o pouco ou quase inexploradas. A l?ngua portuguesa ? uma dessas. Kleber Aparecido da Silva, professor no curso de Portugu?s no Brasil como Segunda L?ngua, do Departamento de Lingu?stica, Portugu?s e L?nguas Cl?ssicas da UnB, v? de perto o crescimento da procura pela l?ngua e pela cultura brasileira.

Dispon?vel em: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=11362&tp=18. Acesso em: 18 mai. 2012.

?

3) HIP?TESES

Ap?s a leitura, pe?a-lhes que comparem a vis?o antiga sobre o Brasil com a vis?o que se tem dele atualmente. Professor, conduza uma breve discuss?o sobre o assunto.

 4) JUSTIFICATIVA

A justificativa dar-se-? atrav?s da estrat?gia de estudo de caso.

Professor, divida a sala em tr?s grupos e sorteie um grupo para agir como moderador do debate, um grupo para se posicionar contra, outro para se posicionar a favor da afirma??o que segue.

?O valor de uma l?ngua est? extremamente associado ao mercado?

data/img-5

Imagem dispon?vel em: http://1.bp.blogspot.com/-e49fmMTBqsM/Tp4PmlrKQbI/AAAAAAAAAZk/BFf-2TTNmvs/s400/brasil_crescimento.jpg. Acesso em: 18 mai. 2012.

Diga-lhes que devem discutir a frase sempre enfatizando a situa??o atual da l?ngua portuguesa no mundo, mas que podem ser tra?ados paralelos em rela??o a outras l?nguas estrangeiras valorizadas ou relegadas.

Os grupos contra e a favor dever?o voltar na pr?xima aula com seus argumentos estabelecidos para que se realize o estudo de caso. Na aula marcada para a realiza??o do estudo de caso, os grupos ter?o 10 minutos cada para apresentar suas teses. Durante a apresenta??o, n?o ? permitida interrup??o. Ap?s as apresenta??es, cada grupo ter? direito a uma r?plica de 10 minutos, contestando a tese do seu oponente. Esta fala poder? ser interrompida pelo grupo moderador a pedido do grupo contr?rio. O grupo contr?rio ter? 3 minutos para se posicionar a cada interrup??o. Esse tempo deve ser creditado ao grupo que foi interrompido. Ao final, o grupo moderador dar? seu parecer favor?vel ou contr?rio ? afirma??o motivadora do estudo de caso.

Como registro e elemento avaliativo, os alunos dever?o escrever um texto de opini?o com o tema do estudo de caso. Professor, determine uma pontua??o para este trabalho e combine uma data para que eles a entreguem. Diga-lhes que a pontualidade na entrega tamb?m ser? avaliada.

5) OBJETIVOS

  • Conhecer as diferen?as entre o aprendizado de portugu?s como l?ngua materna e como l?ngua estrangeira.           

6) METODOLOGIA

Imagem dispon?vel em: http://p2.trrsf.com.br/image/fget/cf/619/464/img.terra.com.br/i/2012/05/19/2344359-8037-rec.jpg. Acesso em: 18 mai. 2012.

Professor, diga a seus alunos que acessem a reportagem ?Portugu?s deve ser ensinado como l?ngua estrangeira, defende Ruak? dispon?vel em:http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=2534876. Acesso em: 18 mai. 2012.

Caso isso n?o seja poss?vel, imprima a reportagem e entregue-a a seus alunos. Leia a mat?ria com eles.

Ap?s a leitura, pergunte-lhes se conhecem o pa?s a que se refere a reportagem e se sabem que l?ngua ? falada nesse pa?s.

Caso algu?m tenha alguma informa??o, deixe que a compartilhem com o grupo e, em seguida, diga-lhes que far?o uma pesquisa a respeito da hist?ria do pa?s e sobre o ensino do portugu?s nele.

Confec??o de Painel (ver tutorial em: http://novosfocas.wordpress.com/2008/02/05/como-fazer-seu-painel-para-evento-academico/)

Imagem dispon?vel em: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRtBdlUaz6SXsNSaW4lKqM_ArGNNXybddXePadUqCcJHLz6fqRI. Acesso em: 18 mai. 2012.

Divida a sala em dois grupos.

Designe um grupo para apresentar um painel sobre Timor Leste, sua hist?ria e l?ngua(s).

O outro grupo dever? apresentar um painel sobre as diferen?as entre o ensino de portugu?s como l?ngua estrangeira e como l?ngua materna.

7) CONCLUS?O E RELAT?RIO FINAL

Carta Argumentativa

Imagem dispon?vel em: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTXzQg5XWeGhl3-J9zIY649ygt4MuESzGd2S5hwJldidD4QBq0_cQ. Acesso em: 18 mai. 2012.

Como relat?rio final, pe?a aos alunos que redijam uma carta argumentativa a respeito do ensino de portugu?s em Timor Leste. Enderece-a  ao Presidente de Portugal: Cavaco Silva ou ao Presidente de Timor Leste: Taur Matan Ruak, dando sua opini?o quanto ? abordagem de ensino da l?ngua portuguesa que acha adequada. Leve em considera??o a realidade do pa?s e as metodologias apresentadas.

Determine a data de entrega e avalie qualidade de produ??o e pontualidade.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para professores:

? Artigo "Popularidade do Brasil aumenta o interesse pela l?ngua portuguesa"- http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=11362&tp=18. Acesso em 06 mai. 2012.

? Aula: "Pr?ticas pedag?gicas de portugu?s como l?ngua estrangeira"-http://www.ensinoportugues.org/wp-content/uploads/2011/05/Practicas-pedagogicas-de-PPE.pdf. Acesso em 16 mai. 2012.

Sugest?es de links para alunos:

? Artigo "O ENSINO DE PORTUGU?S L?NGUA ESTRANGEIRA: UMA REALIDADE DO MUNDO GLOBALIZADO" - http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/pt/arquivos/sielp2011/artigo_59.pdf. Acesso em 16 mai. 2012.

? Artigo " Quais sons do portugu?s os americanos tem dificuldade de pronunciar? " -http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080811133926AAUyqbE. Acesso em 16 mai. 2012.

? Artigo "O ensino de portugu?s como segunda l?ngua para ouvintes e surdos" - http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0014251_04_cap_02.pdf. Acesso em: 18 mai. 2012.

? Aula: "Pr?ticas pedag?gicas de portugu?s como l?ngua estrangeira"-http://www.ensinoportugues.org/wp-content/uploads/2011/05/Practicas-pedagogicas-de-PPE.pdf. Acesso em 16 mai. 2012.

Avaliação

O professor avaliar? os alunos pela aten??o, participa??o nas discuss?es e pelo desempenho mostrado na apresenta??o do estudo de caso. Avaliar? a qualidade de produ??o do texto de opini?o, da carta e a pontualidade na entrega. Outra oportunidade de avalia??o ser? a aprecia??o dos Pain?is.