Portal do Professor

Início do Conteúdo

Escalas de an?lises cartogr?fica e geogr?fica

Autor e Co-autor(es)

Sanderson dos Santos Romualdo imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

B?rbara da Silva Santiago

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia Produ??o e organiza??o do espa?o geogr?fico: proje??es cartogr?ficas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender e instrumentalizar o conceito de regi?o e regionaliza??o, estabelecendo-os e aplicando-os em diferentes escalas, com o aux?lio de recursos cartogr?ficos aplicados ? investiga??o e an?lise de fatos e fen?menos geogr?ficos.

Duração das atividades

02 aulas de cinquenta minutos (50 min.)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cartografia.

Estratégias e recursos da aula

AULA 01

1o. Passo:

Professor(a), inicie a aula retomando e revisando os conceitos bases da cartografia, dentre eles:

- Hist?ria da cartografia;

Professor(a), como sugest?o click nos links abaixo para maiores informa??es para revis?o do t?pico supra:

Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentacoes/historia.swf>, acesso em: 13 Jul. 2012.

Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=qtbi4cgomK8>, acesso em: 13 Jul. 2012.

Dispon?vel em: <http://www.infoescola.com/cartografia/historia-da-cartografia/>, acesso em: 13 Jul. 2012.

?

- Proje??es cartogr?ficas;

Professor(a), como sugest?o click nos links abaixo para maiores informa??es para revis?o do t?pico supra:

Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentacoes/projecoes.swf>, acesso em: 13 Jul. 2012.

Dispon?vel em: <http://www.ufrb.edu.br/joanito/index2.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=68&Itemid=27>, acesso em: 13 Jul. 2012.

Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=eJLHN1Dy0MM>, acesso em: 13 Jul. 2012.

?

- Escalas;

Professor(a), como sugest?o click no link abaixo para maiores informa??es para revis?o do t?pico supra:

Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentacoes/tecnicas.swf>, acesso em: 13 Jul. 2012.

?

- Outras informa??es

Professor(a), como sugest?o click nos links abaixo para maiores informa??es para revis?o do t?pico supra:

Dispon?vel em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/elementos-compoem-mapa-639045.shtml>, acesso em: 30 Jul. 2012.

Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/cartografia/manual_nocoes/representacao.html>, acesso em: 13 Jul. 2012.

Dispon?vel em: <http://materialcartografiaescolar.arteblog.com.br/748609/Cartografia-Escolar-Prof-Dr-Livia-de-Oliveira/>, acesso em: 13 Jul. 2012.

Observa??o: Os links destacados para cada t?pico cont?m informa??es e conte?dos para que voc? fa?a uma revis?o junto aos alunos. Como sugest?o voc? pode reproduzir para os alunos os links com anima??o flash do site do IBGE. Observe que j? existe um link flash em cada t?pico.

- Divida a turma em grupos e distribua mapas para fazer esta etapa inicial. Como sugest?o:

Mapa 01. VEGETA??O BRASILEIRA

vegeta????o

Fonte: Dispon?vel em: <http://www.guianet.com.br/brasil/mapavegetacao.htm>, acesso em: 20 Mai. 2012.

Mapa 02. PRECIPITA??O ANUAL DA CAATINGA

mapa caatinga

Fonte: Dispon?vel em: <http://www.macamp.com.br/variedades/caatinga.htm>, acesso em: 01 Jul. 2012.

Mapa 03. VULNERABILIDADE DOS AQU?FEROS E CONTAMINA??O

vunerabilidade ??gua

Fonte: Dispon?vel em: <http://profissaogeografo.blogspot.com.br/2010/04/atlas-socioambiental-rios-sorocaba-e.html>, acesso em: 30 Jul. 2012.

?

Professor(a), proponha a atividade abaixo para fixar o apanhado da etapa anterior:

ATIVIDADE 01

Pe?a aos grupos que estabele?am algumas rela??es entre os mapas:

- Escalas (Sobre as generaliza??es, aqui os grupos ir?o comparar os n?meros das escalas e analisar quanto foi a redu??o da realidade postas nos planos. Eles dever?o apontar qual das situa??es apresenta o maior e o menor n?vel de detalhamento. E a partir da? tecerem coment?rios sobre os n?veis de detalhamento.)

- Legenda (Os grupos ir?o falar sobre a import?ncia ou n?o do uso da Legenda para os mapas.)

- Orienta??o (O que implicar? um mapa sem uma orienta??o, por exemplo, sem a rosa dos ventos.)

- T?tulo (Se o mesmo revela algo a respeito do mapa.)

2o. Passo:

Professor(a), nesta etapa voc? ir? abordar os fen?menos geogr?ficos em diferentes escalas, do local ao global. Aqui professor(a), ? importante destacar que a geografia, de acordo com a dimens?o ou amplitude  dos diferentes fen?menos - habita??o, popula??o, ambiental, urbano etc. - , recorre as diferentes escalas de an?lise. Sendo assim, auxilia na compreens?o, interpreta??o, percep??o, investiga??o entre outros. Selecione algumas imagens, apresente ? turma e explique as rela??es.

Escala de an?lise local

- organiza??o espacial urbana (bairros, com?rcio, turismo, ind?strias, etc); infraestrutura urbana e equipamentos p?blicos; ?reas segregadas, etc.

Imagem 01. ?rea central de Salvador, Bahia.

LOCAL

Fonte: Dispon?vel em: <http://maps.google.com.br/>, acesso em: 20 Mai. 2012.

?

Escala de an?lise regional

- o munic?pio e as regi?es vizinhas; aspectos f?sicos e ambientais; vias e redes de circula??o, etc.

Imagem 02. Cidade de Salvador, Bahia e as regi?es vizinhas .

REGIONAL

Fonte: Dispon?vel em: <http://maps.google.com.br/>, acesso em: 20 Mai. 2012.

?

Escala de an?lise nacional

- organiza??o territorial do territ?rio brasileiro; popula??o; geomorfologia, etc.

Imagem 03. Territ?rio brasileiro

NACIONAL

Fonte: Dispon?vel em: <http://maps.google.com.br/>, acesso em: 20 Mai. 2012.

?

Escala de an?lise global

- pa?ses e continentes; aspectos f?sicos e ambientais; popula??o; cultura, etc.

Imagem 04. Am?rica do Sul e ?frica

GLOBAL

Fonte: Dispon?vel em: <http://maps.google.com.br/>, acesso em: 20 Mai. 2012.

3o. Passo:

Professor(a), distribua para os alunos c?pias dos textos abaixo para que eles estabele?am rela??es com as escalas de an?lises geogr?ficas.

?

TEXTO 01

 COR?IA DO NORTE DESAFIA A ONU E POSICIONA FOGUETE

TONGCHANG-RI - A Coreia do Norte anunciou que est? tudo pronto para colocar um sat?lite de comunica??o na ?rbita terrestre, usando, para isso, um foguete de longo alcance. A a??o ocorre tr?s anos ap?s uma tentativa frustrada, com o mesmo objetivo, e desafia uma resolu??o do Conselho de Seguran?a da ONU, que proibiu esse tipo de atividade no pa?s asi?tico. A Coreia do Norte justifica o lan?amento por fazer parte de seu programa cient?fico e tamb?m das comemora??es do centen?rio de nascimento do l?der norte-coreano e fundador do pa?s Kim Il Sun (1912-1994). O dispositivo teria sido projetado para fornecer informa??es sobre o clima e reservas de recursos naturais da Coreia. 


O temor da ONU e de na??es como Jap?o, EUA e Reino Unido ? que essa atividade seja um pretexto para o teste de m?sseis de longo alcance, que poderiam atingir a Am?rica, bem como outros alvos ao redor do mundo. Os vizinhos Jap?o e Coreia do Sul anunciaram que ir?o abater qualquer parte do foguete que se aproxime de seus espa?os a?reos. Yang Jiechi, ministro das Rela??es Exteriores da China, demonstrou preocupa??o e clamou por uma solu??o diplom?tica da quest?o.

Fonte: Dispon?vel em: <http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/valor/2012/04/08/coreia-do-norte-desafia-a-onu-e-posiciona-foguete.jhtm>, acesso em: 20 Mai. 2012.

?

TEXTO 02

QUEIMADAS NA AMAZ?NIA AUMENTAM EFEITO ESTUFA

Comparado aos pa?ses desenvolvidos do hemisf?rio norte, o Brasil contribui pouco com os gases do efeito estufa, embora as queimadas na Amaz?nia sejam o grande "pecado" brasileiro quando o assunto ? emiss?o dos gases que acabam provocando o aquecimento global. De acordo com a organiza??o n?o governamental Iniciativa Verde, essas queimadas respondem por aproximadamente 70% das emiss?es brasileiras de gases do efeito estufa.

"O mais urgente, em quest?o de mudan?a clim?tica, ? estancar as queimadas na Amaz?nia a qualquer custo. ? inadmiss?vel que o Pa?s tenha essa postura indolente em rela??o a um crime ambiental dessa monta", reivindicou o diretor da Iniciativa Verde, Osvaldo Martins.

O Brasil ? ecologicamente correto na gera??o de energia, j? que 80% da principal fonte energ?tica do Pa?s (a energia el?trica) ? gerada a partir de hidrel?tricas, segundo o Minist?rio do Meio Ambiente (MMA). O Brasil tamb?m ganha pontos por possuir um programa de substitui??o de combust?veis f?sseis por renov?veis, o Programa Nacional do Biodiesel. No momento, o etanol (nome cient?fico do ?lcool da cana-de-a??car) alcan?a 45% da matriz energ?tica brasileira, segundo o MMA.

"O nosso principal vil?o das emiss?es brasileiras s?o os desmatamentos na Amaz?nia. Se n?o fossem os desmatamentos, o Brasil seria um pa?s que emitiria muito pouco, porque os desmatamentos aumentam muito essas emiss?es", concordou o climatologista Carlos Nobre, pesquisador do Centro de Previs?o do Tempo e Estudos Clim?ticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec-Inpe).

O governo brasileiro conseguiu reduzir em 52% o desmatamento da Amaz?nia nos ?ltimos dois anos. De acordo com o MMA, a redu??o do desmatamento evitou a emiss?o de cerca de 430 milh?es de toneladas de g?s carb?nico na atmosfera. Outra atitude tomada para evitar as queimadas foi a cria??o de novas unidades de conserva??o federal, que atualmente j? superam 50 milh?es de hectares.

Fonte: Dispon?vel em: <http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1451420-EI8278,00.html>, acesso em 20 Mai. 2012.

?

ATIVIDADE 02

A- Qual ? a principal quest?o apresentada em cada um dos textos?

B- Discuta e escreva de que maneira os textos abordam as rela??es do local ao global ou do global ao local.

?

AULA 02

4o. Passo:

Professor(a), inicie a aula falando um pouco da interface das escalas. Busque ajuda para embasar a sua fala em algum artigo, texto, peri?dico etc. Como sugest?o, leia o artigo abaixo:

LINK

MENEZES, Paulo M?rcio Leal de & NETO, Ana Luiza Coelho. ESCALA: ESTUDOS DE CONCEITOS E APLICA??ES. Fonte: Dispon?vel: <http://www.cartografia.ime.eb.br/artigos/escala1.pdf>, acesso em: 20 Mai. 2012.

5o. Passo:

Professor(a), aplique os conhecimentos junto com os alunos no Projeto Mapas Coletivos:

MAPAS COLETIVOS

?

mapasColetivos ? um projeto sobre qualidade de vida na cidade de S?o Paulo. Junta cartografia digital, compartilhamento de dados e jornalismo-cidad?o.

Qualquer pessoa pode criar seus pr?prios mapas e convidar o p?blico a colaborar, e tamb?m colaborar nos mapeamentos existentes na galeria de mapas. A plataforma pode ser usada na internet e nos celulares.

mapasColetivos ? um espa?o para reportar os temas importantes para a sustentabilidade urbana.

?reas Verdes, Mobilidade Urbana, Qualidade do Ar, ?gua, Acessibilidade, Arte e Cultura, Arquitetura e Urbanismo, Educa??o, Alimenta??o, Lixo e Reciclagem s?o temas de nosso projeto.


Ao criar seus mapas voc? colabora para um retrato mais amplo da cidade de S?o Paulo. Todos os relatos criados no seu mapa coletivo formam camadas de informa??o que s?o dinamicamente atualizadas na p?gina inicial. E tamb?m formam sua geografia pessoal, sua atua??o no mapasColetivos.

As narrativas feitas a partir dos dados mapeados buscam analisar dados, ampliar debate e evidenciar solu??es. Todos somos mapeadores e rep?rteres.

O principal conceito ? promover o mapeamento coletivo como forma de engajamento dos cidad?os na arena p?blica.

Queremos proporcionar acesso livre e de qualidade a dados cruciais para os cidad?os.

Fonte: Dispon?vel em: <http://www.mapascoletivos.com.br/static/about>, acesso em: 20 Mai. 2012.

?

6o. Passo:

ATIVIDADE 03

Pe?a aos grupos que busquem alguns dados de alguma localidade de seu interesse e de acordo com as ferramentas que o Projeto Mapas Coletivos disp?e, a partir da? os grupos ir?o montar alguma situa??o que envolva as escalas cartogr?ficas e geogr?ficas.

- Como sugest?o:

Dados sobre:

Sa?de (Dengue, HIV, Doen?as respirat?rias, etc.);

Ind?strias (Empresas nacionais e/ou estrangeiras que estejam instaladas);

Educa??o (Institui??es de pesquisas);

Tr?nsito (Congestionamentos);

Atividade tur?stica (Turismo de Neg?cio, Turismo de Lazer); Etc.

7o. Passo:

Nesta etapa os grupos ir?o apresentar os trabalhos constru?dos coletivamente. Como sugest?o, passe o seguinte roteiro para os alunos:

a- Parte 1 - Apresenta??o da situa??o "geocartografada": qual foi a motiva??o e os crit?rios dos dados escolhidos para a escolha do tema.

b- Parte 2 - Montagem: quais crit?rios o grupo utilizou para a montagem da situa??o.

c- Parte 3 - An?lise e percep??o: o que o grupo conseguiu levantar? Quais resultados foram obtidos. 

d- Parte 4 - Autoavalia??o: qual avalia??o o grupo faz de todo o processo para a realiza??o da atividade (grau de dificuldade, compromisso dos integrantes do grupo, etc.).

Recursos Complementares

IBGE. ATLAS GEOGR?FICO ESCOLAR. Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/index.shtm>, acesso em: 13 Jul. 2012.

?

EWANG, Yvonne. DO LOCAL AO GLOBAL: DEFINI??O, REGULA??O E CIRCULA??O DO LIXO AO REDOR DO MUNDO. Dispon?vel em: <http://ictsd.org/i/news/pontes/57106/>, acesso em: 20 Mai. 2012.

?

ALVES, Ana Paula Aparecida Ferreira & SAHR, Cicilian Luiza L?wen. GEOGRAFIA ENSINADA - GEOGRAFIA VIVIDA? CONCEITOS E ABORDAGENS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NO PARAN?. Dispon?vel em: <http://www.geograficas.cfh.ufsc.br/arquivo/ed05/art02ed05.pdf>, acesso em: 20 Mai. 2012.

?

SPOSITO, Maria da Encarna??o Beltr?o. O LOCAL, O NACIONAL E O GLOBAL NA GEOGRAFIA E AS PR?TICAS ESCOLARES. Dispon?vel em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/13972/12803>, acesso em: 20 Mai. 2012. 

?

GASPAR, Edilucy  Maria Cunha. GEOGRAFIA EM M?LTIPLAS ESCALAS DO LOCAL AO GLOBAL. Dispon?vel em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/996-2.pdf>, acesso em: 20 Mai. 2012.

Avaliação

A avalia??o consistir? no empenho de cada aluno e dos grupos nas diferentes etapas da constru??o do entendimento do uso das escalas. Avaliar tamb?m as reais motiva??es dos alunos para entendimento e an?lise do espa?o geogr?fico a partir das informa??es colocadas  no 2o. Passo e nas atividades 2 e 3.