Wilkie Buzatti Antunes; L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Mem?ria |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
A partir do estudo do governo militar no Chile, iniciado com um golpe de estado em 1973, os estudantes poder?o compreender os eventos que, ? partir da deposi??o do presidente eleito Salvador Allende, constitu?ram um cotidiano pol?tico marcado por um regime autorit?rio extremamente violento, tanto no que diz respeito ? repress?o de dissidentes pol?ticos, quando ? censura e a dissemina??o de uma cultura de medo na sociedade chilena. Esse estudo ? tanto mais proveitoso quando realizado em compara??o com o momento pol?tico brasileiro, que vivia tamb?m sob um regime autorit?rio.
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O regime militar brasileiro;
O governo Salvador Allende.
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Introdu??o
Esta aula tem o objetivo de apresentar aos alunos os eventos do per?odo do regime militar chileno, entre 1973 e 1988, iniciando-se com o Golpe de Estado que derrubou Salvador Allende, e terminado pelo plebiscito que determinou que o general Pinochet n?o poderia mais permanecer no poder. O plebiscito previsto na constitui??o de 1980, vencido pelo n?o (55,99% dos votos), impediu assim que o general estendesse seu mandato at? 1997. Durante o regime militar chileno, mais de 40.000 pessoas foram assassinadas ou desapareceram, militantes pol?ticos ou n?o, e um n?mero ainda maior de pessoas foram presas e torturadas. A censura ? cultura e ? imprensa constitu?ram-se em armas usadas diariamente pelo regime, com o objetivo de disseminar o medo na sociedade chilena, e tentar minimizar a oposi??o, que, no entanto, atuou fortemente.
(dispon?vel em http://riagoraoununca.files.wordpress.com/2011/04/pinochet.jpg, acessado em 10/05/2012).
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(dispon?vel em http://3.bp.blogspot.com/-DZ0MPQIU6xM/Tm0Vq5S88HI/AAAAAAAAC0Q/wnFOV4Mkfsc/s1600/tortura-en-chile.jpg, acessado em 10/05/2012).
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Desenvolvimento
Atividade 1
A primeira atividade visa apresentar aos alunos os fatos do golpe de estado e do regime militar chilenos, abordando o contexto hist?rico desse per?odo. O professor deve reunir os alunos em c?rculo e promover uma leitura comentada do texto ?O Chile de Pinochet? (Dispon?vel em http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/historia/historia_da_america/ditaduras/america_chile , acessado em 10/05/2012). O professor deve atuar de modo a expandir as informa??es do texto, e incentivar os alunos a retomarem os conte?dos estudados a respeito do regime militar brasileiro, realizando um estudo comparativo entre os dois contextos pol?ticos.
Como atividade para casa, o professor pode solicitar que os alunos fa?am uma pesquisa a respeito do per?odo em livros e na internet, e produzam um pequeno texto dissertativo resumindo a cronologia e os principais fatos do per?odo.
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Atividade 2
dispon?vel em http://www.archdl.cl/html/fot/290_historia_plebiscito_1988.jpg, acessado em 10/05/2012).
Na segunda atividade, ser? desenvolvido o tema da redemocratiza??o no Chile. O professor deve dividir a turma em 4 grupos, cada um ficando respons?vel pela leitura e sistematiza??o das informa??es do texto ?Hist?ria do Chile? (dispon?vel em http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/chile/historia-do-chile-4.php , acessado em 10/05/2012).
Cada grupo ficar? respons?vel por um t?pico do texto, de acordo com o roteiro que se segue:
GRUPO 1 ? T?pico ??ltimos anos?;
GRUPO 2 - T?pico ?Governo de Patricio Aylwin (1990-1994)?;
GRUPO 3 - T?pico ?Governo de Eduardo Frei Ruiz-Tagle (1994-2000)?;
GRUPO 4 ? T?pico ?Governo de Ricardo Lagos (2000-2006)?.
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Cada grupo deve sistematizar as informa??es dos t?picos do texto, e apresent?-las ? turma num momento posterior da aula, quando o professor deve reunir novamente os alunos em c?rculo.
O professor deve estimular o debate em torno de eventos ligados ? redemocratiza??o, apresentados pelos t?picos do texto, expandindo essas informa??es para os alunos. Ao fim da aula, essas informa??es podem ser apresentadas em um cartaz/mural.
Como atividade para casa, deve ser solicitado aos alunos que realizem uma pesquisa sobre a Comiss?o da Verdade que est? sendo instalado no Brasil, trazendo para a pr?xima aula recortes de jornal, not?cias da internet, posts de blogs, reportagens, etc.
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Atividade 3
Na terceira atividade os alunos ir?o efetuar um estudo comparativo entre a ?Comiss?o Nacional de Verdade e Reconcilia??o? instalada no Chile pelo governo de Patricio Aylwin, e a Comiss?o da Verdade instalada recentemente pela presidenta Dilma Rousseff no Brasil.
O professor deve reunir os estudantes em c?rculo e realizar uma atividade dos textos ?As comiss?es da Verdade no mundo? (dispon?vel em http://www.portalmemoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/media/Cartilha%20Comiss%C3%A3o%20da%20Verdade%20-%20N%C3%BAcleo%20Mem%C3%B3ria.pdf , p?ginas 17 a 19, acessado em 10/05/2012) e o trecho do texto ?Direito ? Mem?ria e ? Verdade: Comiss?es de Verdade na Am?rica Latina? sobre a Comiss?o chilena (dispon?vel em http://www.dhnet.org.br/verdade/textos/pinto_comissoes_al.pdf , p?ginas 137 e 138, acessado em 10/05/2012).
Em seguida, o professor deve dividir a turma em grupos de 5-7 alunos, que devem ler e comparar o material pesquisado com os dados apresentados pelos textos lidos em sala. Cada grupo deve apresentar os resultados do trabalho para toda a turma ao fim das atividades.
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Conclus?o
Atrav?s das atividades propostas, os alunos poder?o conhecer os eventos do golpe de estado e do regime militar instalados no Chile em 1973. Al?m disso, poder?o conhecer melhor o processo de redemocratiza??o do pa?s, que come?ou a ser conduzido ? partir do plebiscito de 1988. As atividades realizadas permitem ainda estudos comparativos entre os regimes chileno e brasileiro, bem como a compara??o entre os processos de redemocratiza??o dos dois pa?ses. Esse estudo comparativo, al?m de permitir ao professor tratar conceitos como a Mem?ria e a Hist?ria, d?o a oportunidade ao professor de tratar temas da atualidade brasileira, como a instala??o da Comiss?o da Verdade no pa?s.
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- Texto ?Ditadura Chilena?, dispon?vel em http://www.mundoeducacao.com.br/historia-america/ditadura-chilena.htm, acessado em 10/05/2012;
- Reportagem ?Morte de Pinochet n?o basta para redemocratiza??o do Chile?, dispon?vel em http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u102790.shtml, acessado em 10/05/2012;
- Texto ?Hist?ria do Chile?, dispon?vel em http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/chile/historia-do-chile-4.php, acessado em 10/05/2012;
- Texto ?Anistia n?o impediu puni??es de militares na Am?rica Latina?, dispon?vel em http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/05/120516_marcie_comissaoverdade.shtml, acessado em 10/05/2012;
- Texto ?A redemocratiza??o no Chile: transi??o, inaugura??o e evolu??o?, dispon?vel em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-64451992000300004&script=sci_arttext, acessado em 10/05/2012;
- Texto ?Ditadura, Repress?o e M?sica no Chile?, dispon?vel em http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/viewFile/8861/6471, acessado em 10/05/2012;
- V?deo ?Vuelve la Democracia a Chile. Estadio Nacional 1990?, dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=zNDoiiVsCpo, acessado em 10/05/2012;
- V?deo ?Te Recuerdo Amanda y La Cueca Sola?, dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=02aXDOK9XwA, acessado em 10/05/2012;
- Texto ?A comiss?o da Verdade no Brasil? dispon?vel em http://www.portalmemoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/media/Cartilha%20Comiss%C3%A3o%20da%20Verdade%20-%20N%C3%BAcleo%20Mem%C3%B3ria.pdf, acessado em 10/05/2012;
- Texto ?Direito ? Mem?ria e ? Verdade: Comiss?es de Verdade na Am?rica Latina?, dispon?vel em http://www.dhnet.org.br/verdade/textos/pinto_comissoes_al.pdf, acessado em 10/05/2012.
A avalia??o poder? ocorrer a partir do somat?rio entre o desempenho global dos alunos nas atividades propostas (discuss?es, semin?rios e apresenta??es) e nas atividades complementares pedidas (reda??es de texto e pesquisa). Os alunos poder?o ainda produzir um blog com informa??es sobre as atividades da Comiss?o da Verdade brasileira, que pode ser mantido ao longo do ano, trazendo inclusive informa??es comparativas com outras Comiss?es da Am?rica Latina.