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Uma pesquisa gen?tica sobre a cor da pele em seres humanos

Autor e Co-autor(es)

Ariane de Souza Siqueira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Selma Gonzaga Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino M?dio Biologia Transmiss?o da vida, ?tica e manipula??o gen?tica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Investigar os fatores gen?ticos relacionados ? determina??o da cor da pele em seres humanos.
  • Identificar os diferentes gen?tipos e fen?tipos para cor da pele em seres humanos.
  • Compreender a combina??o de gametas envolvidos na determina??o do gen?tipo e fen?tipo.
  • Utilizar a Webquest como uma ferramenta de pesquisa e investiga??o.
  • Investigar manifesta??es de racismo no Brasil.
  • Elaborar textos jornal?sticos.

Duração das atividades

06 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Cruzamentos gen?ticos
  • Divis?o celular: mitose e meiose

Estratégias e recursos da aula

Introdu??o

Ensinar biologia vai muito al?m de repassar aos alunos conceitos e defini??es de objetos tang?veis e intang?veis presentes na Natureza, ou de explicar processos inerentes a todo organismo vivo. Ensinar biologia, ? aproximar o indiv?duo da realidade que o cerca, come?ando pela aproxima??o do ser com ele mesmo.

Muitos temas abordados pela disciplina Biologia acabam repercutindo em quest?es de car?ter social, cultural, hist?rico, e at? mesmo, religioso. Um dos conte?dos normalmente trabalhado na s?rie final do Ensino M?dio ? a determina??o gen?tica da cor da pele em seres humanos. Apesar de se tratar de um tema complexo, que envolve quest?es de diferentes naturezas, pouca aten??o ? dada a esse conte?do nos livros did?ticos e salas de aula. Uma maior ?nfase ? dada ao aspecto social da distin??o entre os chamados ?negros? e ?brancos? em detrimento de uma melhor compreens?o do car?ter gen?tico envolvido na determina??o da cor da pele em seres humanos. Nesse contexto, o ensino de biologia torna-se uma ferramenta fundamental para trabalhar de forma racional o entendimento das diferen?as observadas entre a cor da pele em seres humanos. Ou seja, o ensino de biologia pode ser visto como uma estrat?gia para despertar nos alunos a compreens?o racionalizada das diferen?as, evitando o principal produto da ignor?ncia: o preconceito. Afinal, uma ideia biol?gica err?nea pode ser eficaz o suficiente para manter e reproduzir a ideologia dominante.

Cor no DNA

Fonte da Imagem: http://3.bp.blogspot.com/-FSRYBcPdNqc/T7lAjz9R_WI/AAAAAAAAAGg/_qvuY-JjyVQ/s1600/art4647img1.jpg. Acesso em 20/05/12.

A varia??o da cor da pele humana depende da quantidade de melanina que ela apresenta. Trata-se de um exemplo cl?ssico de heran?a quantitativa no qual atuam dois pares de genes: Aa e Bb. Os genes aditivos A e B s?o respons?veis pela produ??o de melanina, logo, quanto maior a quantidade de genes aditivos que um indiv?duo apresenta, maior ser? a quantidade de melanina produzida e, consequentemente, mais escura ser? sua pele.

Segundo esse modelo de heran?a da cor da pele na esp?cie humana, as pessoas podem ser classificadas em cinco diferentes fen?tipos b?sicos, conforme ilustra o quadro abaixo:

GEN?TIPO

FEN?TIPO

AABB

Negro

AABb; AaBB

Mulato-escuro

AAbb; AaBb; aaBB

Mulato-m?dio

Aabb; aaBb

Mulato-claro

aabb

Branco

? importante considerar a influ?ncia do ambiente na determina??o da cor da pele em seres humanos, contudo, geneticamente esse fator ? determinado no momento da concep??o.

Dessa forma, o ensino de Biologia nos ajuda a descontruir a vis?o de que uma pessoa ? superior a outra s? por causa de seu tom de pele. A escola pode ser tanto um espa?o de dissemina??o quanto um meio eficaz de preven??o e diminui??o do preconceito (Menezes, 2002). ? papel da escola, promover no aluno a compreens?o de que a cor da pele n?o ? um fator desagregador, e sim uma prote??o natural, a melanina. Por isso, o racismo n?o tem raz?o de ser.

Atividade 1- Uma quest?o de pele ? dialogando

Utilizando um projetor de slides (data show), o professor dever? apresentar as imagens abaixo aos alunos dizendo-lhes se tratar de casais que tiveram filhos g?meos com cor de pele diferente. Cabe ao professor o papel de mediador neste di?logo inicial, onde diferentes ideias relacionadas ? cor da pele em seres humanos e a forma de transmiss?o dessa caracter?stica ser?o postas pelos alunos.

casal com gemeos

Fonte da Imagem: http://1.bp.blogspot.com/-7HdyKjWbz8I/T7lAc2njXeI/AAAAAAAAAGQ/tC9XKJSwPgA/s1600/0a6559ba568fa638a0837175b3abe347.jpg. Acesso em 20/05/2012.

alema com gemeos

Fonte da Imagem: http://4.bp.blogspot.com/-O6layL4N7x4/T7lAhLREv6I/AAAAAAAAAGY/83iu2be3dCA/s1600/alema.jpg. Acesso em 20/05/2012.

Em seguida, o professor dever? distribuir c?pias das duas reportagens que est?o relacionadas ?s imagens acima e fazer uma leitura orientada com os alunos. Ao final da leitura, o professor dever? abrir espa?o para mais uma discuss?o, solicitando aos alunos que formulem hip?teses para as situa??es apresentadas.

Ap?s a formula??o das hip?teses, o professor dever? conduzir os alunos em momento de debate, onde as hip?teses levantadas ser?o postas em discuss?o. Nesse momento, cabe ao professor orientar os alunos e afirmar que todas as hip?teses que representem situa??es de infidelidade ou troca de crian?a na maternidade n?o se aplicam ?s quest?es postas. Esta constata??o exigir? dos alunos uma investiga??o mais profunda do real motivo para os casos apresentados, o que ocorrer? na pr?xima atividade.

As reportagens apresentadas acima est?o dispon?veis nos endere?os eletr?nicos:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u422914.shtml.

http://ipiauonline.com.br/?p=15606.

Atividade 2- Heran?a quantitativa/polig?nica ? pesquisando

A proposta desta atividade ? que os alunos investiguem o mecanismo envolvido na heran?a da cor da pele em seres humanos. Para isso, o professor dever? solicitar aos alunos que acessem os textos dispon?veis nos seguintes endere?os eletr?nicos: http://pt.wikipedia.org/wiki/Heran%C3%A7a_quantitativa (acesso em 20/05/2012) e http://pt.wikipedia.org/wiki/Heran%C3%A7a_quantitativa (acesso em 20/05/2012), fa?am uma leitura do texto e resolvam o question?rio apresentado abaixo.

Caso n?o haja disponibilidade de um computador por aluno, julgamos quatro, o n?mero m?ximo de alunos por computador. Caso a escola n?o possua computadores ou esteja sem conex?o com a internet, o professor dever? salvar os arquivos dos textos em um dispositivo de armazenamento de m?dia (cd/ dvd /pendrive) e providenciar c?pias para os alunos.

HERAN?A QUANTITATIVA ? QUESTION?RIO

a) Defina Heran?a Quantitativa.

b) Por que a utiliza??o do termo ?quantitativa? para este tipo de heran?a?

c) Quais s?o os genes envolvidos neste tipo de heran?a? Qual o papel desses genes?

d) Quais s?o os gen?tipos e fen?tipos envolvidos na heran?a quantitativa para a cor da pele?

e) Diferencie a aplica??o do termo ?mulato? para a gen?tica e para a sociedade.

f) A cor da pele humana pode ser utilizada como crit?rio para exclus?o ou confirma??o da paternidade? Explique.

Atividade 3- Cor da pele: investigando as possibilidades ? atividade pr?tica

A realiza??o desta etapa da aula necessitar? dos seguintes materiais:

  •  Placas de isopor de 1 cm de espessura
  • Tinta guache (marrom, preto, amarelo, branco)
  • Pinc?is
  • Estiletes pequenos
  • Papel cart?o colorido
  • Cartolina
  • Caneta Hidrocor
  • Cola quente
  • Tesoura

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Para proceder ? atividade ? necess?rio que o professor organize a turma em cinco grupos, da seguinte forma:

Grupo A : Negro (AABB)

Grupo B: Mulato escuro (AABb/AaBB)

Grupo C: Mulato m?dio (AAbb/AaBb/aaBB)

Grupo D: Mulato claro (Aabb/aaBb)

Grupo E: Branco (aabb)

Cada grupo dever? executar as seguintes tarefas:

TAREFA 1: Confeccionar dois bonecos (masculino/feminino) utilizando a placa de isopor. Risque no isopor o esbo?o do boneco e corte utilizando o estilete.

Nota:o grupo C dever? produzir tr?s bonecos, um para cada gen?tipo.

Bonecos_cortando

Fonte da Imagem: http://2.bp.blogspot.com/-JsUo_EtHUTA/T7lAvlPN70I/AAAAAAAAAGw/etbENOS5jsA/s1600/bonecos_cortando.jpg. Acesso em 20/05/2012.

TAREFA 2: Cada boneco dever? ser pintado com tinta guache de acordo com seu gen?tipo. Antes de iniciar a pintura dos bonecos, os alunos dever?o fazer uma mistura com as tintas para obter a tonalidade adequada. Siga as orienta??es:

  • Grupo A: guache preto + guache branco (Propor??o 3:1)
  • Grupo B: guache marrom + guache preto (Propor??o 3:1)
  • Grupo C: guache marrom
  • Grupo D: guache marrom + guache branco (Propor??o 3:1)
  • Grupo E: guache amarelo + guache branco (Propor??o 2:1)

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Ap?s pintar os bonecos ? necess?rio deix?-lo em um lugar reservado para que possam secar.

Observa??o: Para a melhor caracteriza??o dos bonecos, os mesmo poder?o apresentar olhos, bocas, cabelos e roupas. Caber? a cada grupo lan?ar m?o da criatividade e imagina??o para produzir seus bonecos. 

Bonecos

Fonte da Imagem: http://3.bp.blogspot.com/-PWjfwqY0CXk/T7lAm3gdJTI/AAAAAAAAAGo/mC96TiBRmUk/s1600/Bonecos+cor+da+pele.jpg. Acesso em 20/05/2012.                                                                                                                   

TAREFA 3: De acordo com o gen?tipo do grupo, dever?o ser produzidos gametas (?vulos/espermatozoides) que carreguem os genes envolvidos na heran?a da cor de pele em seres humanos. Para produzir os gametas os alunos dever?o recortar o papel vermelho em formato circular e o papel azul no formato de um espermatozoide. Em seguida, dever?o ser escritos no interior dos gametas os genes presentes.  

Espermatozoides

Fonte da Imagem: http://1.bp.blogspot.com/-SqU3dge0hPU/T7lCmjnpHqI/AAAAAAAAAHg/9guqlNP7Q5k/s1600/Espermatozoides.jpg. Acesso em 20/05/2012.

Para confeccionar os gametas os grupos dever?o seguir as instru??es:

Grupo A: gen?tipo AABB - 04 ?vulos AB e 04 espermatozoides AB

Grupo B: gen?tipo AABb ? 04 ?vulos: AB, Ab, AB, Ab,

                 gen?tipo AaBB ? 04 espermatozoides : AB, AB, aB, Ab

Grupo C: gen?tipo AAbb ? 04 ?vulos Ab

                gen?tipo AaBb ? 04 espermatozoides: AB, Ab, aB, ab

                gen?tipo aaBB ? 04 ?vulos/espermatozoides: Ab

Grupo D: gen?tipo Aabb ? 04 ?vulos : Ab, Ab, ab, ab

                 gen?tipo aaBb ? 04 espermatozoides: aB, ab, aB, ab 

Grupo E: gen?tipo aabb ? 04 ?vulos ab e 04 espermatozoides ab

TAREFA 4: Cada grupo dever? escrever em um peda?o de cartolina o fen?tipo e gen?tipo de seus bonecos.

Faixa

Fonte da Imagem: http://3.bp.blogspot.com/-XLufIyd4tTI/T7lCiqrlNwI/AAAAAAAAAHY/cOFCDYl4BiQ/s1600/Cor+da+pele_faixas.jpg. Acesso em 20/05/2012.

TAREFA 5: Cada grupo dever? confeccionar um pequeno cartaz explicando o fen?tipo e o gen?tipo investigados. Utilize imagens de pessoas que apresentem o fen?tipo estudado por seu grupo para uma melhor exposi??o.

Cartaz

Fonte da Imagem: http://2.bp.blogspot.com/-mC9qf8Cnk38/T7lCeRbgl3I/AAAAAAAAAHQ/z45o-zxWNTc/s1600/cartaz+cor+da+pele.jpg. Acesso em 20/05/2012.

Atividade 4- Explorando as possibilidades de combina??o

Depois de cumpridas todas as tarefas propostas na atividade anterior, o professor dever? orientar os alunos a explorarem o material produzido por eles para melhor compreenderem as possibilidades de um cruzamento gen?tico. Este momento da aula dever? ser organizado da seguinte forma:

1?) Escolha dois grupos para come?ar. Um grupo dever? representar a mulher e o outro o homem. Por exemplo: Um negro (AABB) e uma branca (aabb);

2?) Pegue os gametas femininos e masculinos correspondentes aos gen?tipos escolhidos;

3?) Preencha o quadro e analise os resultados do cruzamento. O professor poder? desenhar o quadro na lousa ou providenciar c?pias ampliadas da imagem apresentada abaixo;

4?) Responda ? quest?o: ? Qual a propor??o genot?pica e fenot?pica desse cruzamento? ?.

Este procedimento dever? ser adotado at? que todas as possibilidades de cruzamento sejam exploradas ou at? o ponto que o professor julgar que o objetivo da atividade foi alcan?ado.

Quadro cruzamento genetico

Fonte da Imagem: http://2.bp.blogspot.com/-a1U57InwfE8/T7lA4SmFVhI/AAAAAAAAAHA/ShegYpoTWZ0/s1600/Quadro+cruzamento+gen%C3%A9tico.jpg. Acesso em 20/05/2012.

Atividade 5- Cor da pele: investigando as possibilidades ? montagem do trabalho

Ap?s a confec??o de todo material e a explora??o do mesmo para a consolida??o do aprendizado dos alunos, o professor dever? orient?-los na exposi??o do trabalho. O trabalho poder? ser afixado no mural da escola para que possa ser apreciado pelos demais membros da comunidade escolar.

Heran??a cor da pele

Fonte da Imagem: http://1.bp.blogspot.com/-8XFiECEL77M/T7lCsKzKNJI/AAAAAAAAAHo/mkNRSLFVtNc/s1600/Heran%C3%A7a+cor+da+pele_montado.jpg. Acesso em 20/05/2012.

Atividade 6 - Racismo ? trabalhando com a Webquest

Ao chegar neste ponto da aula, os alunos j? ter?o desenvolvido ao longo do processo uma melhor compreens?o dos principais mecanismos envolvidos na determina??o gen?tica da cor da pele em seres humanos. A proposta dessa atividade ? que os alunos investiguem os aspectos socioculturais da cor da pele em nossa sociedade. Para proceder esta etapa da aula o professor dever?, previamente, acessar o endere?o eletr?nico da webquest ? Racismo no Brasil dispon?vel em http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=9803&id_pagina=1 (Acesso em 15/05/2012) e realizar uma leitura pr?via para identificar as estrat?gias propostas para melhor orientar seus alunos. Todas as informa??es necess?rias para o desenvolvimento da atividade encontram-se na webquest, portanto, n?o ? necess?rio mencion?-las novamente neste espa?o.

Racismo

Fonte da Imagem: http://3.bp.blogspot.com/-F6DJmF9SULg/T7lA96YqERI/AAAAAAAAAHI/hBFGATsXBWc/s1600/Webquest+Racismo.jpg. Acesso em 20/05/2012.

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Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

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Sugest?es de links para professores:

Avaliação

A avalia??o dos alunos poder? ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribui??es individuais ou das contribui??es do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas. Os registros produzidos pelos alunos durante as atividades dever?o ser utilizados pelo professor como instrumento de avalia??o. Al?m disso, os crit?rios para avalia??o apresentados na webquest Racismo no Brasil tamb?m dever?o ser considerados pelo professor.