Portal do Professor

Início do Conteúdo

Per?odo de Inser??o: Para come?ar... Can??es, poesias, parlendas e hist?rias. Quem quer brincar?

Autor e Co-autor(es)

Ligia Mara Santos imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Dal?nea Cristina Fl?r

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poder? aprender a:

?      Ouvir e cantar can??es;

?      Escutar hist?rias em companhia dos familiares, crian?as do grupo e professores;

?      Compartilhar espa?os de brincadeira com as demais crian?as;

?      Cantar e dan?ar ao ritmo de m?sicas j? conhecidas;

?      Gesticular e mover o corpo acompanhando a letra de diferentes can??es;

?      Explorar o uso de onomatopeias durante a audi??o de m?sicas, hist?rias e poesias;

?      Conhecer e apreciar poesias;

?      Ouvir e contar hist?rias;

?      Conhecer e manusear livros de literatura infantil;

?      Participar de rodas de cantoria;

?      Conhecer instrumentos de percuss?o;

?      Tocar instrumentos;

?      Apreciar diferentes ritmos;

?      Participar de rodas de conta??o de hist?ria;

?      Participar de rodas de poesia;

?      Apreciar rimas;

?      Conhecer e apreciar o ritmo de diferentes poesias;

?      Cantar, dan?ar e experimentar momentos de express?o e descontra??o.

Duração das atividades

A atividade contar? com 03 momentos de aproximadamente 40 min cada um.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula ,vamos recuperar m?sicas e hist?rias que j? fazem parte do universo das crian?as. As can??es e as hist?rias j? conhecidas funcionar?o como embasamento para amplia??o do repert?rio do grupo.

Estratégias e recursos da aula

   Professor, esta aula tem como objetivo demonstrar possibilidades de planejamento para a inser??o da crian?a pequena na escola (momento de acolhimento das crian?as e fam?lias). Trata-se de dicas de como receber as crian?as e seus familiares no in?cio do ano e no decorrer dele, propondo momentos de intera??o entre a escola e as fam?lias.

   Esta aula poder? ser aplicada com crian?as de diferentes idades, havendo apenas necessidade de adapta??o do tempo de dura??o para cada grupo, respeitando as peculiaridades de cada faixa et?ria. Nossa experi?ncia foi realizada com crian?as de 02 a 03 anos de idade.

   Sobre o momento de inser??o, consulte no portal, a aula: Per?odo de Inser??o: Para come?ar... Vamos inventar com ?gua?

?

1? Momento: M?sicas e brincadeiras cantadas

    Professor, comece o trabalho com as crian?as e suas fam?lias apresentando can??es j? conhecidas. Pesquise com as fam?lias as m?sicas preferidas das crian?as.  Neste momento, os folguedos infantis s?o bem-vindos. Em geral, as crian?as pequenas gostam de cantar e expressam alegria e prazer durante estas atividades.

    Nesta faixa et?ria, comumente as crian?as ainda n?o s?o capazes de cantar toda a letra de uma can??o, na maioria das vezes, repetem o final das palavras, partes de que mais gostaram ou os refr?es; e gostam de ouvir a mesma can??o, muitas vezes.

Recursos Complementares

Sugest?es de obras musicais:

A Arca de No?. Toquinho e Vinicius de Moraes.

Os Saltimbancos. Tradu??o e Adapta??o de Chico Buarque.

Casa de Brinquedos. Toquinho.

Can??es Curiosas. Palavra cantada.

Mil P?ssaros. Sete hist?rias de Ruth Rocha. Palavra Cantada.

Cantigas de Roda. Palavra Cantada.

Can??es de Ninar. Palavra Cantada.

Adriana Partimpim. Adriana Calcanhoto. Vols. 1 e 2.

Pequeno Cidad?o. Arnaldo Antunes, Antonio Pinto, Edgard Scandurra e Taciana Barros.

Brasileirinhos. Paulo Bira.

Gente Mi?da. Rosy Greca.

A Can??o para Crian?as. Rosy Greca. Livro e CD.

?

Literatura infantil:

WOOD, Audrey. A Casa Sonolenta. S?o Paulo: ?tica, 2005.

SMYTH, Iain. O Sapo Boca Grande.S?o Paulo: Brinque-Book, 2009.

BARBOSA, Rog?rio Andrade. O Boi-de-Mam?o. S?o Paulo: FTD, 2005.

FURNARI, EVA. Amendoim.S?o Paulo: Paulinas, 2009.

MACHADO, Ana Maria (Reconta). Dona Baratinha.S?o Paulo: FTD, 2004.

ROCHA, Rute. (Reconta) Jo?o e Maria.S?o Paulo: Moderna, 2010.

?

Sobre Literatura Infantil

ABRAMOVICH, Fanny.Literatura Infantil: Gostosuras e bobices. S?o Paulo: Scipione, 1997.

?

Poesias:

LALAU. Brasileirinhos: Poesia para os bichos mais especiais da nossa fauna. S?o Paulo: Cosacnaify, 2001.

____.Novos Brasileirinhos. S?o Paulo: Cosacnaify,2002.

____. Mais Brasileirinhos. S?o Paulo: Cosacnaify, 2003.

____. Bem Brasileirinhos.S?o Paulo: Cosacnaify, 2004.

QUINTANA, Mario. Sapo Amarelo. S?o Paulo: Global, 2006.

PAES, Jos? Paulo. Poemas para Brincar. S?o paulo: ?tica, 1997.

?

Professor, para incrementar suas aulas, consulte:

Sugest?es de links para professores:

?

Palavra Cantada ? acesso em 12/05/2012

http://www.palavracantada.com.br/

?

Rosy Greca ? acesso em 12/05/2012

http://rosygreca.com/ie5/index.html?dhtmlActivation=inplace

?

Sobre o Boi-de-Mam?o ? acesso em 12/05/2012

http://www.vivonumailha.com/index.html

http://www.youtube.com/watch?v=O9UhlcnGr2I

Avaliação

         A avalia??o dever? ser considerada como um processo de reflex?o do professor, pois ? uma a??o que envolve todo o trabalho pedag?gico do cotidiano escolar. ? a avalia??o que vai subsidiar nossas futuras a??es, ela ser? a base para pensar as pr?ximas interven??es com as crian?as.

         Professor, pondere se o trabalho proposto foi significativo para as crian?as; avalie a proposta, a organiza??o do espa?o, os materiais oferecidos e verifique o que funcionou bem e o que dever? ser repensado, avalie a capacidade inventiva e criativa das crian?as, expressadas nos momentos de conta??o de hist?rias, leitura de poesias e rodas de cantoria. Neste momento de inser??o das crian?as e fam?lias, cada manifesta??o dos familiares e das crian?as dever? ser acompanhada cuidadosamente. Medos, inseguran?as e d?vidas dever?o ser acolhidos no sentido de estabelecer um clima de confian?a e bem estar entre escola e fam?lia.