Selma Gonzaga Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino M?dio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino M?dio | Biologia | Intera??o entre os seres vivos |
Ensino M?dio | Biologia | Origem e evolu??o da vida |
H? 150 anos, ap?s os trabalhos de Alfred Wallace e Charles Darwin, despontou um corpo de hip?teses que constituiu a maior revolu??o cient?fica de toda a hist?ria, rivalizada apenas pelo heliocentrismo de Cop?rnico e pela f?sica newtoniana: a teoria da evolu??o. Ela foi a principal respons?vel pela derrocada do antropocentrismo e pela introdu??o da ideia de que todos os seres vivos no planeta, incluindo as esp?cies extintas, compartilham um ancestral comum em algum n?vel hier?rquico. O astr?nomo e divulgador da ci?ncia Carl Sagan costumava dizer que somos todos ?poeira das estrelas?. A partir dos trabalhos de Darwin e Wallace, percebemos que a conex?o entre os componentes do mundo biol?gico n?o se d? apenas no n?vel at?mico: somos todos herdeiros do inexor?vel processo evolutivo. A teoria da evolu??o, especialmente ap?s a s?ntese de meados dos anos 1940, influenciou todas as ?reas da biologia. Com a sistem?tica n?o foi diferente. No entanto, a introdu??o da ideia de ancestralidade comum na pr?tica de organizar a diversidade na tentativa de reconstruir sua estrutura hier?rquica subjacente teve que esperar mais de 100 anos ap?s a publica??o do A origem das esp?cies, de Darwin, em 1859.
Texto adaptado de http://biofecunda.wordpress.com/2008/10/22/filogenia-como-base-para-a-investigacao-da-diversidade-biologica/ - Acessado em21/05/12.
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Em termos evolutivos, a diversifica??o das esp?cies ocorreu ao longo do tempo, estando os seres vivos relacionados por la?os de parentesco mais ou menos pr?ximos. Sendo assim, estabelecer rela??es de parentesco entre grupos de seres vivos conduz ? procura de ancestrais comuns. A figura abaixo apresenta um cladograma referente evolu??o dos vertebrados.
Imagem dispon?vel em http://www.netxplica.com/exercicios/bio11/evolucao.vertebrados.htm - Acessado 21/05/12.
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Professor, organize a sala em c?rculo de modo que possa propiciar uma melhor exposi??o dos fatos que ser?o abordados. Na sala de aula, o professor dever? projetar a imagem utilizando o data show. Caso a escola n?o possua este equipamento, o professor poder? xerocopiar a imagem e entregar uma c?pia impressa a cada aluno presente. Assim, a partir desta imagem, o professor poder? direcionar a aula para o assunto proposto que ? a Evolu??o dos Vertebrados.
Inicie a discuss?o realizando a seguinte quest?o:
Cabe ao professor observar a capacidade de argumenta??o dos alunos, a maneira como cada um exp?e suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Al?m disso, deve ficar atento a poss?veis equ?vocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os alunos a pensarem nos conceitos mais adequados.
Ap?s toda a argumenta??o realizada pelos alunos, o professor dever? elaborar, juntamente com eles, uma resposta para esta quest?o. ? muito importante que o professor aproveite a ideia dos alunos e que, a partir disso, com suas interfer?ncias, eles compreendam que todos os seres vivos da figura possuem um mesmo ancestral comum e que a principal caracter?stica que aparece em todos eles ? a presen?a da coluna vertebral; por isso, este grupo recebeu o nome de VERTEBRADOS.
Faz-se necess?rio tamb?m, auxiliar os alunos a observarem as datas dispostas ao lado da ?rvore filogen?tica, tamb?m conhecidas como cladogramas, pois esta informa??o ? importante para os alunos identificarem o per?odo de surgimento de cada grupo de seres vertebrados.
Outro exemplo que o professor poder? utilizar para mostrar para os alunos o que ? um ?rvore filogen?tica ? o recurso abaixo.
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As literaturas referentes ? evolu??o dos vertebrados, trazem informa??es variadas sobre o surgimento desses seres vivos no planeta. Por?m, apesar de ainda ter uma certa incerteza de algumas conex?es, o ser humano esquematizou uma determinada sequ?ncia de aparecimento dos vertebrados tendo como base alguns vest?gios encontrados, tais como os f?sseis, e a anatomia comparada. Baseando-se no cladograma dispon?vel nesta atividade, os alunos dever?o responder a seguinte quest?o: Quais foram as considera??es levantadas pelo homem para elaborar uma teoria da evolu??o dos vertebrados? Mas esta pergunta os alunos v?o responder depois que desenvolverem uma pesquisa referente a este assunto.
Professor, para que a pergunta seja respondida, primeiramente os alunos dever?o passar por uma sequ?ncia de trabalho. Para come?ar, o professor dever? dividir a sala em 5 grupos como disposto abaixo:
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Cada grupo ficar? respons?vel para desenvolver uma pesquisa referente a uma classe dos vertebrados. Para o desenvolvimento desta atividade, ser? necess?rio que tenha disponibilizado pelo menos um computador, tablete ou notebook com acesso a internet para cada grupo realizar a pesquisa, pois nesta atividade os alunos dever?o agir como investigadores e descobrirem por meio de revis?o da literatura on line os seguintes questionamentos referentes ? evolu??o dos vertebrados. Os alunos poder?o informar outros dados que n?o estejam relacionados com as quest?es abaixo, por?m est?o relacionados com o conte?do proposto para a pesquisa.
Os alunos dever?o dividir as atribui??es entre eles e executarem a pesquisa. ? medida em que eles forem achando as respostas, dever?o discutir entre o grupo e, logo em seguida, fazer o registro, pois na 3? atividade, os grupos dever?o socializar os registros e elaborar um material ?nico.
Questionamentos para pesquisa.
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Os grupos poder?o pesquisar nos seguintes endere?os eletr?nicos:
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O cladograma abaixo demonstra, hipoteticamente, a poss?vel evolu??o dos vertebrados. O professor dever? disponibilizar uma c?pia impressa deste material a todos os alunos.
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Imagem dispon?vel em http://superreforco.blogspot.com.br/2009/05/classificacao-dos-seres-vivos.html - Acesso em 22/05/12.
Ap?s a realiza??o da pesquisa proposta, cada grupo dever? responder a quest?o inicial desta atividade e fazer os devidos registros.
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Professor, nesta atividade cada grupo dever? elaborar uma apresenta??o para socializar os dados obtidos na atividade 2. Para facilitar a visualiza??o dos dados e melhor compreens?o, ? necess?rio organiz?-los em uma tabela.
Exemplo de uma tabela que poder? ser utilizada.
Grupo: ______ Vertebrado: ____________ | |
Questionamento | Resultado da Pesquisa |
Quando surgiu o primeiro representante deste grupo? | ? |
O que possibilitou o seu surgimento e principalmente o seu desenvolvimento? | ? |
Como era a anatomia e fisiologia dos seus representantes primitivos? | ? |
Ainda existem exemplares primitivos vivos? | ? |
Como se locomovia antes e como os representantes atuais se locomovem? | ? |
Como era o seu habitat primitivo? Como ? o habitat atualmente? | ? |
Existe algum vest?gio que comprova a sua evolu??o? Qual? | ? |
Quais caracter?sticas principais que esse grupo de animais possui na atualidade? | ? |
Qual a principal diferen?a entre os grupos de vertebrados? | ? |
Como ? a reprodu??o desses animais? | ? |
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Ap?s a organiza??o dos dados da atividade anterior, o professor dever? pedir a cada grupo que apresente a sua pesquisa utilizando um data show. Para a apresenta??o do conte?do pesquisado os alunos poder?o utilizar os recursos dispon?veis em seu computador, para elaborar os slides como o Microsoft Office - Power Point ou BrOffice - Kpresenter (aplicativo disponibilizado gratuitamente no endere?o eletr?nico http://www.broffice.org/download - acesso 23/03/2012).
Depois que os grupos tiverem terminado a montagem das apresenta??es, sugerimos que o professor organize um semin?rio onde cada grupo far? sua exposi??o. Para isso ? necess?rio que a sala de aula esteja equipada com um computador e um data show. Cada grupo dever? ter um tempo estipulado pelo professor para sua apresenta??o, de acordo com a sua proposta. Ap?s a exposi??o de cada grupo, o professor dever? reservar um intervalo de cinco a dez minutos para que os alunos fa?am perguntas ao grupo apresentador tirando suas d?vidas e expressando suas opini?es sobre o tema apresentado pelos colegas. ? importante ressaltar que o professor ser? o mediador desta apresenta??o; sempre que detectar algo errado ? necess?rio que proceda a corre??o imediatamente.
Nome | Tipo |
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Dist?ncia filogen?tica de primatas atuais | Imagem |
Aula portal do professor - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21036 - Acesso 20/05/12.
Aula portal do professor - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=588 - Acesso em 22/05/12.
Aula portal do professor - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27820 - Acesso 20/05/12.
Aula portal do professor - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=581 - Acesso 20/05/12.
Aula portal do professor - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=39989 - Acesso 20/05/12.
Aula portal do professor - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15846 - Acesso 20/05/12.
Artigo http://www.rc.unesp.br/biosferas/0044.php - Acesso 20/05/12.
Artigo http://www.scielo.br/pdf/ea/v21n59/a21v2159.pdf - Acesso 20/05/12.
Artigo http://www.foco.fae.ufmg.br/viienpec/index.php/enpec/viienpec/paper/viewFile/557/310 - Acesso 20/05/12.
Artigo http://www.ensinosaudeambiente.com.br/edicoes/volume5/artigomarta.pdf - Acesso 20/05/12.
Apresenta??o http://www.botanicaonline.com.br/geral/arquivos/Filogen%C3%A9tica%20para%20Professores%20de%20Biologia.MonteiroUrsi.2011.pdf - Acesso 20/05/12.
Site http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/fosseis.php - Acesso 20/05/12.
A avalia??o dever? ocorrer de maneira cont?nua, ou seja, o professor dever? estar atento aos questionamentos e coment?rios realizados pelos alunos uma vez que estes revelam a maneira pela qual os estudantes est?o se apropriando dos conte?dos abordados. O professor poder? tamb?m avaliar o aluno individualmente ou em grupo, na realiza??o da pesquisa e na apresenta??o dos dados obtidos.