L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Hist?ria | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Literatura | Estudos liter?rios: an?lise e reflex?o |
Ensino M?dio | Literatura | Literatura, outras artes, outros saberes |
Ensino M?dio | Literatura | Representa??o liter?ria: Natureza, fun??o, organiza??o e estrutura do texto liter?rio |
Ensino M?dio | Artes | Teatro: Contextualiza??o |
- Quem s?o os goliardos.
- Contextualiza??o do ?movimento? goliardo.
- As quest?es goliardas e suas poesias.
- Contesta??es e questionamentos dos goliardos.
- Carmina Burana, de Carl Orff.
- As principais estruturas pol?ticas, sociais, religiosas, militares e econ?micas do per?odo medieval.
- As universidades medievais e o conhecimento por elas transmitido.
INTRODU??O
Antes de dar in?cio ?s aulas, o professor dever? lembrar os estudantes de que o tema desta aula se refere a um per?odo muito diferente do nosso e que, por isso, ? necess?rio que tenham em mente alguns dos valores do per?odo a ser estudado, assim como o contexto no qual se encaixa. Isso se torna ainda mais necess?rio, pois estudaremos um grupo que contestava alguns valores medievais, elevando a um grau alt?ssimo de erudi??o a poesia cr?tica, que, no entanto, tamb?m usava e abusava de ironias e met?foras sexuais como forma de protesto.
Imagem 1: Goliardos, padres buf?es?
Dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/_oK3pU8xp3d4/TLmmWdqCzhI/AAAAAAAAAOM/XwKxABRlu4k/s1600/goliardos.jpg
DESENVOLVIMENTO
Primeira aula
Dando in?cio ? aula inaugural, o professor dever? perguntar aos alunos se eles conhecem os goliardos e sua poesia. Diante da prov?vel negativa, ele dever? distribuir ? turma os textos dispon?veis nos sites abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Goliardo
http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=119&Itemid=2
Os textos ser?o lidos em voz alta e, quando o professor achar necess?rio, dever? interromper a leitura para dar explica??es e/ou sanar as poss?veis d?vidas e incompreens?es dos seus alunos. Em seguida, os estudantes dever?o ser dispostos em c?rculo e o professor dar? in?cio a uma discuss?o, tentando compreender as seguintes quest?es:
- Quem eram os goliardos?
- Do que tratavam suas poesias?
- Em que ?poca floresceu a poesia goliarda?
- Por que contestavam os valores e princ?pios morais do per?odo?
Segunda Aula
Como introdu??o ? poesia goliarda, o professor dever? exibir para os seus alunos o seguinte v?deo, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=BNWpZ-Y_KvU.
Em seguida, dever? distribuir o texto presente no link abaixo, assim como a tradu??o da parte presente no v?deo exibido, a saber, O Fortuna (dispon?vel no mesmo site):
http://www.das.ufsc.br/~sumar/perfumaria/Carmina_Burana/carmina_burana.htm
Imagem 2: Carmina Burana, de Carl Orff.
Dispon?vel em: http://cmapspublic.ihmc.us/rid=1GQTLVVNV-1H8TP0-N1/Carmina%20Burana_Goliardos.jpg
Uma vez feita a leitura do texto, o professor pedir? a seus alunos que redijam um texto de 15 linhas, apontando as principais caracter?sticas da poesia goliarda presentes em O Fortuna. O texto dever? ser entregue ao professor ao final da aula.
Terceira Aula
Para a terceira aula, o professor dever? levar os estudantes ? Sala de Inform?tica, dividi-los em grupos de cinco alunos e pedir a eles que pesquisem a respeito da poesia goliarda. Cada grupo dever? procurar uma poesia goliarda e sua tradu??o, para que possam fazer uma pequena apresenta??o teatral. Para que os diversos grupos n?o escolham o mesmo poema, cada um deles dever? comunicar ao professor a obra a ser apresentada.
A apresenta??o n?o precisa ser muito rebuscada, podendo sofrer, inclusive, algumas adapta??es por parte dos alunos. Ela poder? conter imagens, v?deos, di?logos, etc., ficando a cargo dos alunos decidirem o que melhor contemple a interpreta??o da poesia.
Como exemplo de pesquisa, sugerimos que o professor divida os alunos em um n?mero de grupos suficiente para contemplar o t?rmino da obra Carmina Burana, cuja primeira parte, O Fortuna, foi apresentada na segunda aula. Assim, uma turma de 20 alunos poder? ser dividida em quatro grupos de 5 alunos, e a obra ficar? dividida da seguinte forma:
- Grupo 1: ?Primo Vere?;
- Grupo 2: ?Uf Dem Anger?;
- Grupo 3: ?In Taberna?;
- Grupo 4: ?Cours D?Amours?.
Observa??o: Os alunos poder?o encontrar essas poesias traduzidas no seguinte site:
http://www.das.ufsc.br/~sumar/perfumaria/Carmina_Burana/carmina_burana.hm
?
CONCLUS?O
Uma vez terminadas as aulas, os alunos entender?o a poesia goliarda e sua cr?tica, ressaltando o aspecto sexual do homem e tratando com ironia as quest?es eclesi?sticas.
?
- Sugest?o de v?deo a ser consultado por professores e alunos:
V?deo do youtube ?Carl Orff: Carmina Burana?. Acesso em: 8/5/2012.
?
O professor dever? tomar como base de avalia??o a compreens?o dos alunos dos conceitos adquiridos ao longo das tr?s aulas. Basear? sua an?lise na participa??o dos alunos na discuss?o da primeira aula. Os textos entregues ao fim da segunda aula dever?o ser avaliados em seu conte?do, argumenta??o e conhecimento do tema. Al?m disso, observar? a atua??o de cada aluno durante a pesquisa na Sala de Inform?tica, assim como a intera??o entre os colegas de grupo. As apresenta??es dever?o ser avaliadas em sua criatividade e conte?do.