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Os Goliardos: cr?tica, ironia, libertinagem e poesia na Idade M?dia

Autor e Co-autor(es)

Bruno Pimenta Starling imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

L?gia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Hist?ria Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Literatura Estudos liter?rios: an?lise e reflex?o
Ensino M?dio Literatura Literatura, outras artes, outros saberes
Ensino M?dio Literatura Representa??o liter?ria: Natureza, fun??o, organiza??o e estrutura do texto liter?rio
Ensino M?dio Artes Teatro: Contextualiza??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Quem s?o os goliardos.

- Contextualiza??o do ?movimento? goliardo.

- As quest?es goliardas e suas poesias.

- Contesta??es e questionamentos dos goliardos.

- Carmina Burana, de Carl Orff.

Duração das atividades

Tr?s aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- As principais estruturas pol?ticas, sociais, religiosas, militares e econ?micas do per?odo medieval.

- As universidades medievais e o conhecimento por elas transmitido.

Estratégias e recursos da aula

INTRODU??O

Antes de dar in?cio ?s aulas, o professor dever? lembrar os estudantes de que o tema desta aula se refere a um per?odo muito diferente do nosso e que, por isso, ? necess?rio que tenham em mente alguns dos valores do per?odo a ser estudado, assim como o contexto no qual se encaixa. Isso se torna ainda mais necess?rio, pois estudaremos um grupo que contestava alguns valores medievais, elevando a um grau alt?ssimo de erudi??o a poesia cr?tica, que, no entanto, tamb?m usava e abusava de ironias e met?foras sexuais como forma de protesto.

Imagem 1: Goliardos, padres buf?es?

Goliardos

Dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/_oK3pU8xp3d4/TLmmWdqCzhI/AAAAAAAAAOM/XwKxABRlu4k/s1600/goliardos.jpg

DESENVOLVIMENTO

Primeira aula

Dando in?cio ? aula inaugural, o professor dever? perguntar aos alunos se eles conhecem os goliardos e sua poesia. Diante da prov?vel negativa, ele dever? distribuir ? turma os textos dispon?veis nos sites abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Goliardo

http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=119&Itemid=2

Os textos ser?o lidos em voz alta e, quando o professor achar necess?rio, dever? interromper a leitura para dar explica??es e/ou sanar as poss?veis d?vidas e incompreens?es dos seus alunos. Em seguida, os estudantes dever?o ser dispostos em c?rculo e o professor dar? in?cio a uma discuss?o, tentando compreender as seguintes quest?es:

- Quem eram os goliardos?

- Do que tratavam suas poesias?

- Em que ?poca floresceu a poesia goliarda?

- Por que contestavam os valores e princ?pios morais do per?odo?

Segunda Aula

Como introdu??o ? poesia goliarda, o professor dever? exibir para os seus alunos o seguinte v?deo, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=BNWpZ-Y_KvU.

Em seguida, dever? distribuir o texto presente no link abaixo, assim como a tradu??o da parte presente no v?deo exibido, a saber, O Fortuna (dispon?vel no mesmo site): 

http://www.das.ufsc.br/~sumar/perfumaria/Carmina_Burana/carmina_burana.htm

Imagem 2: Carmina Burana, de Carl Orff.

Carmina Burana

Dispon?vel em: http://cmapspublic.ihmc.us/rid=1GQTLVVNV-1H8TP0-N1/Carmina%20Burana_Goliardos.jpg

Uma vez feita a leitura do texto, o professor pedir? a seus alunos que redijam um texto de 15 linhas, apontando as principais caracter?sticas da poesia goliarda presentes em O Fortuna. O texto dever? ser entregue ao professor ao final da aula.

Terceira Aula

Para a terceira aula, o professor dever? levar os estudantes ? Sala de Inform?tica, dividi-los em grupos de cinco alunos e pedir a eles que pesquisem a respeito da poesia goliarda. Cada grupo dever? procurar uma poesia goliarda e sua tradu??o, para que possam fazer uma pequena apresenta??o teatral. Para que os diversos grupos n?o escolham o mesmo poema, cada um deles dever? comunicar ao professor a obra a ser apresentada.

A apresenta??o n?o precisa ser muito rebuscada, podendo sofrer, inclusive, algumas adapta??es por parte dos alunos. Ela poder? conter imagens, v?deos, di?logos, etc., ficando a cargo dos alunos decidirem o que melhor contemple a interpreta??o da poesia.

Como exemplo de pesquisa, sugerimos que o professor divida os alunos em um n?mero de grupos suficiente para contemplar o t?rmino da obra Carmina Burana, cuja primeira parte, O Fortuna, foi apresentada na segunda aula. Assim, uma turma de 20 alunos poder? ser dividida em quatro grupos de 5 alunos, e a obra ficar? dividida da seguinte forma:

- Grupo 1: ?Primo Vere?;

- Grupo 2: ?Uf Dem Anger?;

- Grupo 3: ?In Taberna?;

- Grupo 4: ?Cours D?Amours?.

Observa??o: Os alunos poder?o encontrar essas poesias traduzidas no seguinte site:

http://www.das.ufsc.br/~sumar/perfumaria/Carmina_Burana/carmina_burana.hm

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CONCLUS?O

Uma vez terminadas as aulas, os alunos entender?o a poesia goliarda e sua cr?tica, ressaltando o aspecto sexual do homem e tratando com ironia as quest?es eclesi?sticas.

Recursos Complementares

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- Sugest?o de v?deo a ser consultado por professores e alunos:

V?deo do youtube ?Carl Orff: Carmina Burana?. Acesso em: 8/5/2012.

Avaliação

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O professor dever? tomar como base de avalia??o a compreens?o dos alunos dos conceitos adquiridos ao longo das tr?s aulas. Basear? sua an?lise na participa??o dos alunos na discuss?o da primeira aula. Os textos entregues ao fim da segunda aula dever?o ser avaliados em seu conte?do, argumenta??o e conhecimento do tema. Al?m disso, observar? a atua??o de cada aluno durante a pesquisa na Sala de Inform?tica, assim como a intera??o entre os colegas de grupo. As apresenta??es dever?o ser avaliadas em sua criatividade e conte?do.