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Projeto de inicia??o Cient?fica Discente: Descobrindo o Brasil ? Origem da popula??o da regi?o Centro-Oeste

Autor e Co-autor(es)

Rones Aureliano de Sousa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, La?s de Castro Agranito.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Localidade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Realizar pesquisas;
  • Aprender as diferentes formas de buscar conhecimento;
  • Desenvolver habilidades de leitura;
  • Reconhecer a estrutura de g?neros textuais como m?sica, texto expositivo, relat?rio, entrevista, hist?ria oral;;
  • Conhecer a origem da popula??o da regi?o Centro-Oeste;
  • Criar clipe por meio do laptop UCA.

Duração das atividades

Previs?o semestral. Uma aula semanal de 60 minutos, tendo em vista que a proposta ? interdisciplinar, dialogando com diversas ?reas do conhecimento.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, ? necess?rio que os alunos saibam  utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint e Mozilla Firefox  e possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet. Por?m, se a sua escola n?o participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), voc? poder? utilizar as atividades que n?o necessitam destes recursos.

Estratégias e recursos da aula

Compreendendo a metodologia cient?fica

Professor, a ideia de se trabalhar com projetos de pesquisa no Ensino Fundamental, parte do princ?pio de que o conhecimento adquirido pelas crian?as quando elas s?o sujeito do conhecimento, ou seja, quando se envolvem no processo de aprendizagem ? bem maior do que quando s?o apenas meras expectadoras. 

Assim, pretendemos utilizar a metodologia de pesquisa para que os alunos possam construir suas aprendizagens, de forma interdisciplinar e significativa.

Propomos algumas sugest?es de atividades que poder?o ser utilizadas e/ou adaptadas conforme sua realidade e contribuir?o na constru??o de conhecimentos de seus alunos.

Sugerimos que as atividades realizadas ao longo do projeto sejam registradas e organizadas em uma pasta portf?lio, para que possam ir avaliando e acompanhando o desenvolvimento do projeto e suas aprendizagens.   

O projeto de pesquisa est? dividido em etapas, tais como:

1-      Levantamento do tema;

2-      A justificativa da escolha do tema;

3-      O levantamento das hip?teses;

4-      A problematiza??o;

5-      O levantamento das fontes de pesquisa;

6-      Os trabalhos de pesquisa;

7-      A depura??o das hip?teses;

8-      Sistematiza??o/registro;

9-      A socializa??o dos resultados/culmin?ncia;

10-   A avalia??o.

Para isso, em cada etapa teremos diversos momentos.

1? Etapa: Defini??o do tema

Para que o projeto tenha sucesso e auxilie na constru??o de conhecimentos, ? importante que os alunos se envolvam, se interessem, tenham curiosidade sobre o tema proposto. O tema poder? ser escolhido pelos alunos ou sugerido por voc?, por?m, ? importante envolv?-los nesta escolha. Voc? poder? utilizar diversas formas para despertar o interesse dos alunos. Para isso, poder?, por exemplo, levar livros sobre o tema, assistirem a um v?deo ou filme.

Professor, sabendo da gigantesca ?rea do territ?rio brasileiro, este projeto privilegiar? a regi?o Centro-Oeste, composta pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goi?s e Distrito Federal, conforme apresentado no mapa abaixo.

 

Principais Cidades da Regi?o Centro-Oeste:

- Estado do Matogrosso: Cuiab?, V?rzea Grande, Rondon?polis, C?ceres, Sinop, Tangar? da Serra, Barra do Gar?as, Alta Floresta.

- Estado do Matogrosso do Sul: Campo Grande (capital), Corumb?, Dourados, Tr?s Lagoas, Ponta Por?, Aquidauana e Navira?

- Estado de Goi?s: Goi?nia (capital), Luzi?nia, Cristalina, Valpara?so de Goi?s, Trindade.

- Distrito Federal - regi?es administrativas de: Bras?lia, Gama, Taguatinga, Brazil?ndia, Sobradinho, Planaltina, Parano?, Ceil?ndia.

Imagem e informa??es dispon?veis em: http://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_centro_oeste.htm acesso em 19/03/2012.

Assim como o restante do Brasil, ela possui uma grande pluralidade cultural, com elementos diversificados. Dentre eles, est? ?queles relacionados ? origem da popula??o da regi?o Centro-Oeste, foco deste projeto.

Professor, para que os alunos participem como sujeito da pesquisa os convide para uma roda de conversa e questione-os, a partir da foto de um dos maiores pesquisadores mundiais: Albert Einstein.

Imagem dispon?vel em: http://pordentrodaciencia.blogspot.com.br/2012/02/einstein-ainda-esta-correto-os.html acesso em 15/04/2012.

?         Voc? j? viu o homem da foto acima? Sabe quem ? ele? Caso n?o conhe?am, diga quem ? ele a partir de sua biografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Einstein.

?         Ele ? um pesquisador. E voc?, tamb?m pode ser um pesquisador?

?         Algu?m sabe o que ? pesquisa?

?         Quem j? fez alguma pesquisa?

?         Algu?m conhece ou sabe o nome de um pesquisador?

?         Para que realizar uma pesquisa?

?         Vamos criar a nossa pr?pria pesquisa?

Voc? tamb?m poder? utilizar outras estrat?gias para escolher o tema do projeto, veja a proposta a seguir: organize sua turma em rodinha, e pe?a que cada aluno d? sua opini?o sobre o que quer pesquisar. Anote todos os temas na lousa e depois fa?a a vota??o para saber qual tema ser? o ganhador. Outra possibilidade ? fazer a vota??o por escrito, por meio de c?dulas, isto poder? gerar uma s?rie de atividades interdisciplinares, pois voc? vai dialogar com a Matem?tica, para fazer a tabula??o dos votos, com a L?ngua Portuguesa, para fazer o relat?rio e com a ?tica e a cidadania, ao trabalhar o direito de escolha do cidad?o, dentre outras.

Vamos supor que voc? escolha a vota??o como crit?rio de escolha do tema e que o tema escolhido na vota??o seja: Origem da popula??o da regi?o Centro-Oeste. Providencie uma urna ? pode ser feita com uma caixa de papel?o que foi utilizada na escola (com essa atitude, voc? incentiva a reciclagem e o n?o desperd?cio de material), ofere?a papel e l?pis aos alunos e os organize em fila para que possam depositar na urna os seus votos.

Professor, ouvimos muito que essa gera??o ? a ?gera??o da tecnologia?. Crian?as ainda pequeninas j? possuem acesso ?s mais avan?adas formas de tecnologia existentes. O desejo do novo, da novidade, do lan?amento ? inevit?vel e ?s vezes, em alguns, incontrol?vel. Isso por um lado ? muito bom, mas por outro n?o.

Alguns se esquecem de que o ser humano ? fruto de um processo e para que a sociedade chegasse a esse ponto, muitas dificuldades foram superadas, muitas barreiras derrubadas, muitos preconceitos e/ou concep??es ca?ram por terra. Maravilham-se com o novo, mas se esquecem de contemplar a origem do processo.

Assim como acontece com a tecnologia, acontece com o ser humano. Em nossa sociedade imediatista e utilitarista, preocupa-se muito com o hoje, esquecendo-se da origem.

N?o raro encontramos pessoas em nossa sociedade que n?o conhecem nem ao menos o pai, quem dir? saber o nome e um pouco da hist?ria de vida dos av?s, tios ou primos. Essa pesquisa pretende despertar para que se fa?a um resgate, n?o da hist?ria das fam?lias, mas da origem dos estados que comp?e a regi?o Centro-Oeste do Brasil. Portanto, consideramos importante trabalhar este tema nas s?ries iniciais do Ensino Fundamental. Procure desencadear este tema: Origem da popula??o da regi?o Centro-Oeste, na tentativa de conhecermos melhor esta rica regi?o do Brasil.

Professor, ? comum encontrarmos (em nossa vizinhan?a, trabalho, escola, faculdade, parentes, amigos de parentes e outros) amigos ou conhecidos de outras regi?es do Brasil e provavelmente os pais de seus alunos devem conhecer algu?m da regi?o Centro-Oeste. Portanto proponha a seguinte atividade de casa:

  

Entrevista
Alunos___________________________________ Data:___/___/___ Turma:_____
Entrevistado:______________________________________ Idade:_____________
Estado de origem:__________________ Cidade:____________________________
Se voc? n?o encontrar ningu?m da regi?o Centro-Oeste, entreviste algu?m que j? visitou a regi?o.
a- Como s?o as pessoas do estado que voc? nasceu?______________________
______________________________________________________________
b- O que voc? gosta mais deste estado?_________________________________
______________________________________________________________
Voc? dever? utilizar seu laptop UCA seguindo o seguinte caminho: (Metasys>Aplicativos>Multim?dia>WxCam) ou seu tablet. Mas, caso sua escola n?o participe do UCA, eles poder?o utilizar uma m?quina digital e fotografar a atividade. As fotos ser?o ?teis para a socializa??o dos resultados da pesquisa.

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2? Etapa: Justificativa da escolha do tema

A justificativa da pesquisa cient?fica ? o momento em que o pesquisador oferece motivos para que as outras pessoas vejam seu trabalho, ou seja, ? quando mostramos a relev?ncia do tema. Em  nosso caso, os alunos devem nesse momento, dizer por que escolheram esse tema e n?o outro qualquer. ? responder ?Por qu?? pesquisar este tema.

Ap?s a escolha do tema, ? interessante uma nova roda de conversa para que eles sejam estimulados novamente com as seguintes quest?es:

- Voc? ? de qual regi?o do pa?s?

- De qual estado?

-De qual cidade?

-Qual o nome de seu bairro?

-E o nome de sua rua?

- Por que voc? resolveu pesquisar sobre origem de popula??o do Centro-Oeste do Brasil?

- Voc? sabe a origem de sua regi?o?

- Dentre outras quest?es que julgar pertinente.

Para dinamizar o processo e permitir que os alunos participem ativamente com registros, solicite que formem duplas e que escolham duas das perguntas acima. Eles anotar?o em uma folha ? que depois ser? inserida em sua pasta portf?lio ? as respostas do colega da dupla. Essa atividade permite que o aluno fale mais abertamente e que desenvolva a habilidade de ouvir o colega.

 Comente a import?ncia de o aluno conhecer sua pr?pria origem. Isso contribui para ampliar seu horizonte cultural, para isso usar?o a metodologia de projeto (Para metodologia de Projetos veja o s?tio http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm), que tem como foco a inicia??o cient?fica discente.

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Criando um blog:

Professor, uma boa op??o para organizar e divulgar o projeto: Origem da popula??o da regi?o Centro-Oeste,  seria a cria??o de um blog. Nele voc?s podem postar todas as etapas do trabalho e estabelecer um interc?mbio com outras escolas de diversas regi?es do pa?s, inclusive da regi?o Centro-Oeste. Para isso, solicite a colabora??o de algum estagi?rio ou monitor de inform?tica. Alguns s?tios oferecem orienta??es sobre a cria??o do blog, veja a seguir o link do Portal do Professor, ele oferece as instru??es para voc? criar o Blog com a sua turma: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84 , depois, clicar em "Produ??o de Textos Colaborativos".

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Entrevista Origem dos meus familiares

Converse com seus familiares a fim de descobrir a origem de sua fam?lia, ou seja,se seus pais s?o origin?rios de qual regi?o, de qual estado, de qual cidade e de qual bairro.
Na entrevista procure saber qual ou quais os motivos que os levaram a continuar at? hoje nesta regi?o ou os motivos que os levaram a morar em outra regi?o, estado ou cidade.
Voc? dever? utilizar a op??o c?mera de seu laptop UCA , em sua ?rea de trabalho. Seu v?deo ser? postado no blog da sala para que seus colegas tenham acesso a seu trabalho.
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Professor, se quiser, poder? utilizar os dados desta entrevista para trabalhar com Matem?tica: tratamento da informa??o. Uma ideia interessante ? levantar um gr?fico a partir dos dados coletados e tamb?m realizar situa??es-problemas envolvendo as opera??es que estiver trabalhando.

3? Etapa: Problematiza??o

Professor, quando voc? falar de problematiza??o a seus alunos, pode ser que eles resgatem na mem?ria as ?continhas? ou os ?probleminhas? da aula de Matem?tica. Voc? deve instru?-los que ? de outros ?probleminhas? que est? falando.

Imagem dispon?vel em: http://matematicaemmutacao.wordpress.com/2010/07/03/didatica-na-matematica/- acesso em 14/05/2012

Nesta etapa da pesquisa voc? deve levantar o que os alunos querem saber sobre  o tema. Essa etapa ? chamada de ?problematiza??o? e pode ser feita de forma oral ou escrita ? essa escolha deve ser feita por voc?, pois, conhece o n?vel de desenvolvimento da escrita de seus alunos.  Registre cada quest?o na lousa, para que todos tenham em seus cadernos. Mesmo se este tema tenha sido "induzido" por voc? ? importante envolver os alunos, atendendo a uma necessidade do grupo ou do curr?culo.

Para isso, organize-os em uma roda de conversa e os instigue a refletir sobre o tema. Diga que temos que pensar sobre o que queremos saber, ou seja, quais perguntas n?s vamos procurar as respostas. Voc? poder? distribuir uma ficha para que escrevam, ou poder? solicitar a ajuda de uma pessoa (talvez seu estagi?rio) para ir registrando as quest?es que eles forem falando e depois digite e cole no caderno de relat?rio ou solicite que arquivem na pasta portf?lio. Veja uma sugest?o de registro:

Quadro Problematiza????o

Podemos observar um poss?vel modelo de problematiza??o, levantada por alunos de alfabetiza??o inicial em t?picos.

Quadro Problematiza????o - t??picos

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4? Etapa: Hip?teses

Estamos avan?ando com o projeto. Ap?s a escolha do tema, sua justificativa e a constru??o da problematiza??o do objeto de nossa pesquisa este ? o momento de estimular os alunos a elaborarem suas HIP?TESES, ou seja, quais s?o as poss?veis respostas que eles t?m para as quest?es levantadas por eles mesmos?

Uma hip?tese ? algo que ?eu acho? que ?, pois, ainda n?o tenho certeza. Uma hip?tese ? uma formula??o provis?ria, com inten??es de ser posteriormente demonstrada ou verificada, constituindo uma suposi??o admiss?vel. Conceito dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese. Por exemplo, a cria??o do mundo ainda ? uma hip?tese, pois, os crist?os afirmam que o mundo foi criado por Deus, enquanto que os cientistas afirmam que o mundo surgiu de uma grande explos?o chamada Big Bang. A ?nica verdade ? que n?o se sabe ao certo.

Aproveite este momento e teste a criatividade e conhecimento de seus alunos. Se sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem o s?tio http://www.youtube.com/watch?v=sinkyPZ6CAI&feature=relatedpor meio da ferramenta Mozilla Firefox(metasys>favoritos>navegador de internet) ou seu tablet, mas se n?o participam deste projeto, podem assistir ao v?deo do laborat?rio de inform?tica da escola.

  • Solte o v?deo e o pare aos 25 segundos. Pergunte o que acontecer? na sequ?ncia. Deixe que eles manifestem suas opini?es.
  • Solte novamente o v?deo e o pause aos 49 segundos e deixe novamente que se manifestem.
  • Ao t?rmino do v?deo, discuta rapidamente sobre a quest?o ambiental com eles, pois, o importante nesse momento n?o ? o conte?do do v?deo, mas o exerc?cio de hipotetizar, ou seja, de manifestar a opini?o a respeito do que vir? na sequ?ncia do v?deo.

V?deo completo em: http://www.youtube.com/watch?v=sinkyPZ6CAI&feature=related acesso em 19/05/2012.

Ap?s a exibi??o do v?deo, relate a eles que isso que fizeram foi revelar suas hip?teses, pois, emitiram opini?es acerca daquilo que n?o sabiam o que iria acontecer, deram apenas sua opini?o, pois, n?o havia como comprovar o que disseram que iria ocorrer. Eles ver?o que criar hip?teses ? f?cil e que fazem isso o tempo todo.

Ao final da pesquisa, al?m de terem respondido a problematiza??o, confirmar?o ou n?o as hip?teses. Cada crian?a tentar? elaborar uma hip?tese para a quest?o de um ou mais colegas, inclusive a sua pr?pria. Por meio desta atividade voc? ter? al?m das hip?teses quais s?o os conhecimentos pr?vios dos alunos sobre o tema. Estas informa??es ser?o valiosas para que voc? possa direcionar o processo de pesquisa.

O registro das hip?teses poder? ser feito por escrito e ilustrado. Solicite que colem no caderno de projeto ou na pasta portf?lio, assim ao final, voc?s ter?o organizado todo o processo de elabora??o e execu??o do projeto de pesquisa.

Quadro Hip??tese - t??picos

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5? Etapa: Fontes de Pesquisa

Professor, esta etapa ? de fundamental import?ncia para a pesquisa. Seu sucesso ou n?o est? intimamente ligado com as fontes de pesquisa. Existem lugares seguros e de credibilidade aos olhos da sociedade cient?fica e ao mesmo tempo, fontes nada confi?veis. Portanto, voc? dever? orientar seus alunos para que ?procurem? bem antes de divulgar qualquer resultado. Nesse sentido, ? importante envolver os pais nessa atividade, pois, s?o eles que ajudar?o seus alunos na coleta de material em casa para que os mesmos sejam trabalhados em sala.

Converse com seus familiares, quais as poss?veis fontes de pesquisa, ou seja, onde poder?o pesquisar o tema do projeto de nossa sala:  Descobrindo o Brasil -Origem da popula??o da regi?o Centro-Oeste.

Fontes de pesquisa

Professor, ap?s o retorno da tarefa de casa, organize os alunos em rodinha e solicite que socializem o que descobriram em casa. Depois, sistematize na lousa e pe?a que registrem no caderno ou no Portf?lio. Cada etapa do projeto poder? ser postada no Blog do projeto.

Descobrimos que podemos pesquisar em diferentes materiais,  lugares e situa??es, tais como:

1-    Biblioteca;

2-    Livros, jornais, revistas;

3-    Internet;

4-    Entrevista;

5-    Trabalho de Campo;

6-    Exposi??o;

7-    Dentre outras

6? Etapa: Entrando de fato na pesquisa

Nessa etapa ? que podemos iniciar o trabalho de pesquisa, ou seja, investigar se nossas hip?teses est?o corretas ou n?o. ? o momento oportuno para que haja uma interdisciplinaridade, ou seja, uma intersec??o entre as disciplinas, um momento adequado onde as diferentes ?reas do conhecimento se interagem para que o aluno tenha o melhor aprendizado poss?vel sobre a origem da popula??o do Centro-Oeste do Brasil. A L?ngua Portuguesa contribui com os registros escritos (relat?rios) a Geografia com a localiza??o dos estados pertencentes a regi?o, a pluralidade cultural nos auxilia com os diversos e surpreendentes costumes locais.

Entende-se por pesquisa, o processo sistem?tico de constru??o do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pr?-existente. ? basicamente um processo de aprendizagem tanto do indiv?duo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. A pesquisa como atividade regular tamb?m pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejados pela busca de um conhecimento. Ao profissional da pesquisa (especialmente no campo acad?mico), d?-se o nome de pesquisador. Conceito dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa. Existem v?rios tipos de pesquisa, como a bibliogr?fica, a descritiva, laboratorial, a emp?rica, a de campo, a acad?mica e outras, sendo que a pesquisa pode ser feita por um ?nico pesquisador e/ou de forma coletiva. Por se tratar de alunos no ensino fundamental, recomenda-se que a pesquisa seja feita coletivamente.

Imagem dispon?vel em: http://www.bolsadeofertas.com.br/idec-realiza-pesquisa-e-revela-as-principais-falhas-das-compras-coletivas/ acesso em 19/05/2012.

Atividade 1 ? CONHECENDO A REGI?O CENTRO-OESTE.

Para darmos continuidade em nossa pesquisa, conheceremos separadamente a origem de cada estado da regi?o Centro-Oeste. Iniciaremos com o estado de Goi?s.

Imagem dispon?vel em: http://www.smartkids.com.br/especiais/estados-brasileiros-goias.html - acesso em 19/05/2012.

Bandeira do estado de Goi?s. Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A1s ? acesso em 19/05/2012.

Sigla: GO
Capital: Goi?nia
Regi?o: Centro-Oeste
Popula??o: 5 milh?es de habitantes
?rea: 340,1 mil Km2

Quem nasce no estado de Goi?s ?: Goiano

N?o pode faltar na mala: Roupas leves, pois o clima tropical, no centro do Brasil, ? bastante quente e seco. No ver?o, leve um bon? para se proteger do Sol e um guarda-chuva.

O que vemos pelo caminho: Um relevo muito rico em acidentes geogr?ficos como chapadas, planaltos, serras e depress?es. Arbustos retorcidos e secos, t?picos do cerrado brasileiro.

N?o deixe de visitar: A capital do Brasil, Bras?lia. O Parque da Chapada dos Veadeiros e suas belas cachoeiras, as ?guas quentes de Caldas Novas e as cheias do Rio Araguaia de junho a setembro.

Para se divertir: Goi?s ? muito famoso por suas cavernas, vegeta??o, esculturas de pedras, grutas, cachoeiras e fontes. Passeios em contato com a fauna e flora do cerrado s?o garantia de muita divers?o.

O que fazem por l?: Rebanhos bovinos, leiteiros, explora??o de minerais e a produ??o de soja e gr?os s?o as atividades mais importantes. Os investimentos na ind?stria e turismo crescem a cada ano.

Vamos conhecer um pouco da hist?ria de Goi?s?

Imagem dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A1s ? acesso em 19/05/2012.

Per?odo Colonial: Os colonizadores portugueses chegaram pela primeira vez ? regi?o hoje conhecida como estado de Goi?s quase um s?culo ap?s o descobrimento do Brasil. A ocupa??o do territ?rio goiano teve in?cio com Catarina Silva e as expedi??es de aventureiros (bandeirantes) provenientes da Capitania de S?o Paulo.

A coloniza??o de Goi?s deve?se tamb?m ? migra??o de pecuaristas que partiram de S?o Paulo, no s?culo XVI, em busca de melhores terras de gado. Dessa origem ainda hoje deriva voca??o do estado para a pecu?ria. No per?odo em que o Brasil foi col?nia de Portugal, o estado de Goi?s pertencia ? capitania de S?o Paulo. Essa situa??o durou at? 1744, quando foi criada a Capitania Geral de Goi?s.

Imagem dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A1s ? acesso em 19/05/2012.

Imp?rio: A partir de 1860, a lavoura e a pecu?ria tornaram?se as atividades principais da regi?o, ao mesmo tempo em que a minera??o do ouro entrou em decad?ncia devido ao esgotamento das minas. A navega??o a vapor e a abertura de estradas no final do s?culo XIX possibilitou o escoamento dos produtos cultivados no estado, permitindo o desenvolvimento da regi?o.

Rep?blica: Em 1889, com a proclama??o da rep?blica, a prov?ncia passou a ser o estado de Goi?s. No s?culo XX, a constru??o da nova capital, Goi?nia, foi muito importante para a economia do estado, que deu sinais de um novo surto de desenvolvimento com a cria??o de Bras?lia, a nova capital do Brasil, inaugurada em 1960. Em 1988, o estado de Goi?s foi dividido e sua por??o norte passou a constituir o estado do Tocantins. O objetivo principal dessa divis?o foi estimular o desenvolvimento da Regi?o Norte, onde est?o concentradas as maiores car?ncias sociais e tamb?m onde ocorreram com maior frequ?ncia disputas pela posse de terras, provocadas pela concentra??o fundi?ria.

Acabamos de conhecer o estado de Goi?s e percebemos que este estado possui uma bandeira. Pesquise e cole em sua pasta portf?lio a bandeira de seu estado. Se voc? reside no estado de Goi?s, desenhe a bandeirade seu estado em uma folha de papel A4 e a guarde em sua pasta portf?lio. Se sua escola faz parte do projeto UCA, desenhe a bandeira utilizando seu laptop ou seu tablet.

Conheceremos o estado do Mato Grosso

Vamos iniciar nossos conhecimentos sobre o estado do Mato Grosso com a m?sica do seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=ClMes-dje5k por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou seu tablet, mas se n?o participam deste projeto, podem assistir ao v?deo do laborat?rio de inform?tica da escola.

M?sica completa em: http://www.youtube.com/watch?v=ClMes-dje5k ? acesso em 19/05/2012.

Imagem dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mato_Grosso - acesso em 19/05/2012.

Bandeira do Mato Grosso. Imagem dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mato_Grosso - acesso em 19/05/2012.

Pelo Tratado de Tordesilhas (de 7 de junho de 1494), o territ?rio do atual estado do Mato Grosso pertencia ? Espanha. Os jesu?tas, a servi?o dos espanh?is, criaram os primeiros n?cleos, de onde foram expulsos pelos bandeirantes paulistas em 1680. Em 1718, a descoberta do ouro acelerou o povoamento. Em 1748, para garantir a nova fronteira, Portugal criou a capitania de Mato Grosso e, l?, construiu um eficiente sistema de defesa. Era intensa a explora??o do ouro e a renda ida para Portugal. A produ??o de ouro come?ou a cair no in?cio do s?culo XIX. Em 1892, durante a derrubada do governo de Manuel Murtinho, houve, por parte dos revoltosos, uma inten??o de separa??o de Mato Grosso da Rep?blica dos Estados Unidos do Brasil, criando-se, para tanto, o Estado Livre da Rep?blica Transatl?ntica - o que n?o encontrou apoio.

Em 1917, a situa??o se agravou, provocando interven??o federal. Com a chegada dos seringueiros, pecuaristas e exploradores de erva-mate na primeira metade do s?culo XIX, o estado retomou o desenvolvimento. Em 1977, a parte sul do estado foi legalmente desmembrada, formando, assim, um novo estado, o Mato Grosso do Sul - o que na pr?tica s? se daria em 1979.

A separa??o.

Imagem dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mato_Grosso_do_Sul - acesso em 19/05/2012.

Bandeira do Mato Grosso do Sul. Imagem dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mato_Grosso_do_Sul - acesso em 19/05/2012.

A velha ideia da separa??o da por??o sul do estado s? veio a triunfar em 1977, por meio de uma lei complementar que desmembrou 357 471,5km2 do estado para criar o Mato Grosso do Sul. A iniciativa foi do governo federal, que alegava, em primeiro lugar, a impossibilidade de um ?nico governo estadual administrar ?rea t?o grande e, em segundo, as n?tidas diferen?as naturais entre o norte e o sul do estado. A lei entrou em vigor em 1? de janeiro de 1979. A partir de ent?o, todas as proje??es pessimistas de que o ent?o norte, com a capital Cuiab?, iria se estagnar, n?o se concretizaram, pelo contr?rio, surgindo ent?o um processo de pleno crescimento do estado, aliado com a cria??o e desenvolvimento de munic?pios como Sinop, Tangar? da Serra, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, etc., que hoje est?o entre os maiores contribuintes do PIB de Mato Grosso.

1)      A bandeira do estado do Mato Grosso lembra a bandeira de qual pa?s?

Conhecendo a capital de nosso pa?s

Bras?lia ? a capital federal da Rep?blica Federativa do Brasil. ? tamb?m sede de governo do Distrito Federal. No censo demogr?fico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica em 2010, sua popula??o ? de 2 562 963 de habitantes, sendo ent?o a quarta cidade brasileira mais populosa. Junto com An?polis (139 km) e Goi?nia (209 km), faz do eixo Bras?lia-An?polis-Goi?nia a regi?o mais desenvolvida do Centro-Oeste brasileiro.

Professor, proponha uma ?viagem no tempo? por Bras?lia desde o in?cio de sua constru??o. Os alunos devem utilizar a ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou seu tablet, mas se n?o participam deste projeto, podem assistir ao v?deo do laborat?rio de inform?tica da escola.

V?deo completo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=BVcJ_T-gQiw ? acesso em 19/05/2012.

Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo ent?o presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Bras?lia ? a terceira capital do Brasil, ap?s Salvador e Rio de Janeiro. A transfer?ncia dos principais ?rg?os da administra??o federal para a nova capital foi progressiva, com a mudan?a das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judici?rio federais. Muitas das constru??es da Capital Federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

Imagem dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bras%C3%ADlia - acesso em 19/05/2012.

Antes da chegada dos europeus ao continente americano, a por??o central do Brasil era ocupada por ind?genas. No s?culo XVIII, a atual regi?o ocupada pelo Distrito Federal brasileiro, que era cortada pela linha do Tratado de Tordesilhas que dividia os dom?nios portugueses dos espanh?is, tornou-se rota de passagem para os garimpeiros de origem portuguesa em dire??o ?s minas de Mato Grosso e Goi?s. Data dessa ?poca a funda??o do povoado de S?o Sebasti?o de Mestre d'Armas (atual regi?o administrativa de Planaltina, no Distrito Federal).

Em 1761, o Marqu?s de Pombal, ent?o primeiro-ministro de Portugal, prop?s mudar a capital do imp?rio portugu?s para o interior do Brasil Col?nia. Jos? Bonif?cio, o Patriarca da Independ?ncia, foi a primeira pessoa a se referir ? futura capital do Brasil, em 1823, como "Bras?lia".

Imagem dispon?vel em: http://territorioseguro.wordpress.com/2012/03/17/congresso-brasileiro-de-corretores-de-seguros-em-brasilia-23-a-25-de-novembro-de-2011-como-foi/ - acesso em 19/05/2012.

Apenas no ano de 1955, durante um com?cio na cidade goiana de Jata?, o ent?o candidato ? presid?ncia, Juscelino Kubitschek, foi questionado por um eleitor se respeitaria a constitui??o, interiorizando a capital federal, ao que Juscelino afirmou que transferiria a capital. Eleito, Juscelino estabeleceu a constru??o de Bras?lia como "metas?ntese" de seu "Plano de Metas".

Texto e imagem e dispon?veis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bras%C3%ADlia - acesso em 19/05/2012.

Imagem dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bras%C3%ADlia - acesso em 19/05/2012.

Esse projeto de pesquisa procura investigar a origem da popula??o da regi?o Centro-Oeste do Brasil. Acabamos de conhecer um pouco mais de nossa capital federal. Esse ? um ?timo momento para envolver as fam?lias na atividade. Uma eficaz ferramenta quando se pesquisa origem de popula??o ? a hist?ria oral. Ela propicia informa??es, talvez n?o relatadas em livros, de pessoas que vivenciaram o per?odo hist?rico determinado. Assim, propomos outra pesquisa com as fam?lias.

1) Fa?a uma entrevista com seus av?s e/ou com pessoas mais idosas e que vivenciaram desde o mandato presidencial de Juscelino Kubitschek at? o mandato da presidenta Dilma Rousseff. Aproveite a c?mera do laptop WxCam instalada na ?rea de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multim?dia>WxCam) para registrar as imagens.

2) Fa?a um clipe sobre a regi?o Centro-Oeste. Voc? dever? enfatizar a origem de sua popula??o. Neste clipe, insira fotos e v?deos da regi?o, intercalando com as informa??es obtidas ao longo desta pesquisa e fragmentos das entrevistas como enriquecimento do v?deo. Observa??o para o professor: o clipe deve ser criado em sala de aula, com o aux?lio do professor a partir de seu laptop UCA conectado ? internet por meio do link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=88

Pesquisa Virtual

Professor, tendo em vista que algumas quest?es ainda n?o foram respondidas  ?De onde vieram as pessoas da regi?o Centro-Oeste?? ,  discuta com os alunos sobre as possibilidades que temos, de acordo com as fontes de pesquisa que levantamos. Uma possibilidade que voc?  poder? induzir, neste primeiro momento, seria ?pesquisa virtual?. Para isso ? fundamental que os oriente sobre os cuidados que devemos ter neste trabalho:

Procurar s?tios confi?veis;

Ao utilizar as informa??es do s?tio consultado registrar:

?         O s?tio;

?         O autor;

?         A data de acesso;

?         Outras informa??es que identifique a autoria do texto utilizado;

?         Se reproduzir a informa??o conforme est? no texto do autor, colocar entre aspas.

Veja a sugest?o de alguns s?tios a seguir. Voc? poder? optar por organiz?-los em grupos, para que fa?am a pesquisa. Assim, cada grupo pesquisar? um aspecto e ao final apresentam para a sala o que descobriram. Para isso, podem organizar suas descobertas em uma apresenta??o do  Kpresenter (power point)e salvar em um arquivo. Dessa forma eles poder?o socializar com a turma e tamb?m inserir o trabalho no Blog do Projeto.

Veja as sugest?es a seguir de alguns artigos do sitio: Brasil Escola:

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1-    Popula??o da regi?o Centro-Oeste:

http://www.brasilescola.com/brasil/populacao-centrooeste-composta-por-migrantes.htm

2-      Caracter?sticas da regi?o Centro-Oeste do Brasil:

http://www.brasilescola.com/brasil/a-regiao-centro-oeste.htm

3-      Urbaniza??o da regi?o Centro-Oeste

http://www.brasilescola.com/brasil/urbanizacao-centrooeste.htm

4-      Popula??o da regi?o

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/a-populacao-regiao-centrooeste.htm

7? Etapa: Confronto das hip?teses com os dados pesquisados

Professor, ao conclu?rem a etapa de pesquisa, proponha aos alunos que retomem as suas hip?teses e verifiquem o que pensavam antes e o que descobriram. Voc? poder? propor que elaborem um quadro em que resgatem a pergunta (problematiza??o), a hip?tese (o que pensavam sobre a quest?o) e o que descobriram e verifiquem se a sua hip?tese era verdadeira ou n?o.

PROBLEMATIZA??O

HIP?TESE

DESCOBERTA

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 8? Etapa: Registros

Professor, al?m dos alunos registrarem as atividades desenvolvidas ao longo do trabalho, os seus registros tamb?m devem ser realizados durante todo o processo. Isso para que voc? possa apoiar seu aluno no que for necess?rio e para que tenha subs?dio para avali?-los ao t?rmino do trabalho de pesquisa. Se tiver um estagi?rio, solicite a colabora??o dele nestes registros, pois ? uma importante contribui??o.

9? Etapa: Conclus?o e Socializa??o

Professor, para concluirmos um projeto ? necess?rio revermos a problematiza??o, analisarmos se todas as d?vidas foram respondidas e posteriormente nos atentarmos para saber se as hip?teses s?o pertinentes ou n?o. Caso alguma lacuna apare?a ? preciso escolher outra estrat?gia, fonte de pesquisa para solucionarmos nosso problema.

Professor, conclu?da nossa pesquisa temos que nos lembrar do quanto ? importante tamb?m a socializa??o dos resultados. Tendo em vista o Blog que foi criado no in?cio do trabalho, utilize-o para a socializa??o e interc?mbio com outras escolas, inclusive com escolas da regi?o Centro-Oeste, assim voc?s poder?o inclusive, verificar quest?es que considerarem que necessitam de aprofundamento.

Voc?s poder?o fazer paralela a divulga??o do Blog, uma exposi??o, onde apresentar?o os trabalhos realizados e divulgar?o o Blog. Os alunos poder?o construir convites com a sua media??o em forma de texto coletivo por meio da ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Su?te de escrit?rio>Processador de textos) de seus laptops para convidarem os colegas de outras salas para conhecerem seus trabalhos. Contudo, se a sua escola n?o  participa deste projeto, os alunos poder?o elaborar o texto no caderno ou em folhas, para depois anexar ? pasta portf?lio.

Organize os alunos em equipes de trabalho para que apresentem o resultado da pesquisa. Al?m de apresentar a maquete, os alunos dever?o explicar as etapas da pesquisa e o que aprenderam ao longo do projeto, pois o objetivo do blog ?o ? demonstrar suas habilidades na tecnologia digital, mas socializar o que aprenderam e divulgar o conhecimento adquirido, assim compreender?o a import?ncia do trabalho de inicia??o cient?fica.

Solicite que utilizem as fotos e filmagens produzidas ao longo do projeto para uma apresenta??o, para isso poder?o utilizar o Kpresenter (power point). A apresenta??o poder? estar postada no Blog, ou ser apresentada por meio de um projetor multim?dia. Para organiz?-la fa?a uma exposi??o, onde relata o trabalho passo a passo. Esta apresenta??o inclusive permitir? que o pesquisador resgate os principais momentos da pesquisa, o que far? com que sua explica??o aos visitantes da feira seja mais vivaz.

Durante a pesquisa, trabalhe e se esforce para que a pasta portf?lio esteja pronta e organizada, isso enriquecer? sua apresenta??o, pois, certamente os visitantes de seu trabalho se recorrer?o ? ela para conhecerem melhor o seu trabalho. Para que o grupo tenha uma no??o de quantos foram os visitantes da feira, providencie um caderno de registro para ser colocado em um local vis?vel e de f?cil acesso e solicite que os visitantes anotem nele sua opini?o sobre o trabalho apresentado.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

 Artigo ?O Projeto da Pesquisa?, site Pedagogia em Foco.

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm

 Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Not?cias

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=1916

Avaliação

Professor, tendo em vista que esta proposta trabalha com diferentes ?reas do conhecimento ? fundamental que voc? verifique se os objetivos elencados foram atingidos. O projeto al?m de socializar o conhecimento historicamente acumulado (curr?culo prescrito) das diversas disciplinas, tem como principal objetivo oportunizar aos professores e alunos a  constru??o de uma pesquisa, ou seja, possibilita n?o apenas o acesso ao conhecimento, mas a aquisi??o das estrat?gias e metodologia de pesquisa, assim os alunos ser?o mais aut?nomos e criativos. Portanto, verifique se eles se envolveram e compreenderam as diferentes etapas percorridas ao longo do projeto al?m de desenvolver habilidades de leitura e escrita, se envolveram nas atividades propostas, utilizaram adequadamente o laptop UCA e conheceram um pouco da origem da popula??o de cada estado da regi?o Centro-Oeste.