Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto inicia??o cient?fica ? Uma lupa na l?ngua ? Cyberbullying: problemas no selvagem mundo virtual

Autor e Co-autor(es)

Leila Maris Alves Ferreira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros digitais: impacto e fun??o social
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar o uso de figuras de linguagem, como sarcasmo e ironia.
  • Identificar maneiras de se defender de Cyberbullying.
  • Criar textos colaborativos utilizando Google Docs.
  • Promover e participar de uma teleconfer?ncia.

Duração das atividades

15 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Recomenda-se que os alunos tenham estudado figuras de linguagem, sobretudo, sarcasmo e ironia. Contudo, esse conte?do pode ser estudado paralelamente ao projeto de pesquisa.

Estratégias e recursos da aula

  • Recursos 
  • Laptops Classmate ou Tablets conectados ? Internet.
  • Data Show.
  • Ferramenta Google Docs.
  • Webcam.
  • Programa Skype.

 Estrat?gias

  • Debates.
  • Trabalhos em grupos.
  • Escrita colaborativa.

?

Atividade 1 ? Motiva??o ? Apresenta??o do filme Cyberbully

- Sala de v?deo

- Data show

O professor dever? apresentar, para a turma, o filme Cyberbully, produzido pelo canal de televis?o americano ABC Family, em 2011, e apresentado no Brasil pelo canal TeleCine.

Cyberbully

Dispon?vel em http://abcfamily.go.com/movies/cyberbully

 A seguir, apresentamos a sinopse do filme:

Taylor Hillridge (Emily Osment) ? uma estudante do ensino m?dio, bonita, de 17 anos de idade, mas um pouco desajeitada, e completamente ciente disso. Quando sua m?e lhe d? um computador de anivers?rio, Taylor fica animada com a perspectiva de liberdade e independ?ncia de ficar online sem a sua m?e sempre olhando por cima do ombro. No entanto, Taylor logo se v? v?tima de trai??o e ass?dio moral, enquanto visitava um site social, e com medo de enfrentar seus colegas na escola, incluindo sua melhor amiga Samantha (Kay Panabaker), ela ? empurrada para um ponto de ruptura extrema. ? apenas ap?s este evento de mudan?a de vida que Taylor descobre que ela n?o est? sozinha, encontrando outros adolescentes, incluindo um colega de classe, que tiveram experi?ncias semelhantes. E para impedir que outras pessoas passem pela mesma prova??o angustiante de sua filha, Kris (Kelly Rowan) - m?e de Taylor -, leva o caso ao sistema escolar e ? legisla??o estadual.

* Sinopse dispon?vel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Cyberbully

O filme est? dispon?vel no site Youtube e pode ser assistido online, ou caso o professor prefira, poder? baix?-lo e salv?-lo em pen drive ou DVD. Ou poder?, ainda, sugerir que os alunos assistam ao filme em casa, deixando apenas o debate sobre o mesmo para ser feito em sala de aula.

  • Professor, avalie qual a situa??o mais vi?vel para a sua sala de aula. No entanto, sugerimos que o filme seja exibido em sala, pois durante a exibi??o do mesmo voc? poder? direcionar a aten??o dos alunos para os aspectos que julgar mais pertinentes para o projeto de pesquisa.

Os links para o filme s?o:

?

Cyberbullying - parte 1      Cyberbullying - parte 2

Antes de iniciar a exibi??o do filme, o professor dever? entregar c?pias do question?rio apresentado a seguir ou ent?o dever? enviar o question?rio via email. Caso a segunda op??o seja utilizada, ? necess?rio que o professor solicite aos alunos os seus emails e os avisem sobre o envio do question?rio. Caber? ao aluno baixar e imprimir o question?rio ou ent?o, fazer o seu preenchimento no computador.

O question?rio visa levar o aluno a perceber alguns aspectos do filme e, posteriormente, a defini??o do tema a ser estudado no projeto de pesquisa.

Filme: Cyberbully

1. Quando Taylor ganhou um laptop de anivers?rio, quais foram as recomenda??es da m?e?

N?o entrar em sites inapropriados e n?o fornecer informa??es pessoais.

2.Em qual tipo de site Taylor se cadastrou?

Num site de relacionamento.

3. Como ela reagiu quando Lindsay comentou sobre sua foto?

Ela reagiu com bom humor. / N?o se importou.

4. Por que ela aceitou o convite de amizade de James, se ela nem o conhecia?

Porque ele era bonito e escreveu coisas sens?veis e inteligentes. Al?m disso, uma de suas amigas, Cheyenne, a encorajou. Depois a outra amiga, Samantha, tamb?m a encorajou dizendo que James era diferente de Scott, um garoto por quem Taylor estava apaixonada.

5. Como o cyberbulling( ou bullying online) a Taylor  teve in?cio?

Quando algu?m (mais adiante, ficaremos sabendo que foi  o irm?o de Taylor)  descobriu a senha dela e escreveu coisas desagrad?veis no perfil dela. Desde ent?o, os colegas de escola come?aram a escrever coisas horr?veis sobre ela tamb?m.

6. Ap?s esse primeiro ?ataque? o que a m?e de Taylor pediu que ela fizesse? Ela obedeceu?

A m?e pediu para que Taylor para que ela desativasse o perfil, por?m ela n?o fez isso. Ao contr?rio, respondeu agressivamente a um coment?rio de Lindsay.

7. Como foi a rea??o das pessoas na escola?

Todos estavam comentando sobre o assunto  e rindo de Taylor. Afinal, todos tinham acesso ao chat room da escola e podiam ver as mensagens enviadas. Taylor se sentia extremamente incomodada com a situa??o.

8. Quem mais sofria cyberbullying na escola?

Um colega de sala de Taylor que era homossexual.

9. Como James ?contribuiu? para que os ataques de cyberbullying aumentassem?

Ele postou no mural de Taylor que eles tinham mantido rela??o sexual e que ela havia transmitido gonorr?ia para ele.

10. As amigas de Taylor ficaram do lado de dela?

Chayenne pediu para que elas n?o andassem mais juntas porque as pessoas estavam falando mal dela tamb?m. Entretanto, Samantha continuou sendo amiga de Taylor.

11. Quem era James na verdade?

Era Samantha. Ela criou um perfil falso.

12. O que o diretor da escola de Taylor disse a sua m?e, quando ela o procurou na escola?

Ele disse que  cyberbulling ? diferente de bullying, pois cyberbulling ? dif?cil de controlar, uma vez que os ataques s?o feitos online e que n?o h? lei que permita que a escola investigue ou obrigue os alunos a falarem o que sabem.

13. Depois que um v?deo sobre Taylor foi postado no site, o que Taylor decidiu fazer?

Ela tentou suic?dio.

14. Segundo o m?dico que atendeu Taylor, por que cyberbulling ? mais cruel do que o bullying?

Porque ? uma agress?o em massa e fica dispon?vel na Internet para que todos possam ver o tempo todo. N?o h? como a pessoa fugir.

.

15. Qual foi a rea??o dos colegas de escola diante da tentativa de suic?dio de Taylor e do v?deo que ela postou online falando de sua decis?o?

?

Eles riram e a chamaram de pat?tica. Todos acharam que ela iria suicidar porque Scott n?o queira ir ao baile com ela.

16. A m?e de Taylor decidiu procurar ajuda da justi?a para proteger sua filha. Quais  foram as respostas que ela obteve?

?

Mesmo tendo impressas as mensagens agressivas que Taylor havia recebido, n?o era poss?vel fazer nada, uma vez que n?o havia nenhuma amea?a f?sica e as agress?es foram feitas pela internet e  n?o pessoalmente. N?o havia lei naquele estado americano para esse time de crime.

(Estados americanos possuem leis pr?prias)

?

17. Como o grupo de apoio ajudou Taylor a superar cyberbulling?

?

Fez com que ela percebesse que, infelizmente, existem muitos outros adolescentes que passam pelo mesmo problema que ela e que n?o existe nada de errado com ela, como ela julgava ter.

?

18. Ap?s contar a verdade sobre a cria??o do perfil falso de James para Taylor e publicar isso online , o que aconteceu com Samantha?

Ela come?ou a ser alvo de agress?es tamb?m.

19. Quais s?o algumas sugest?es propostas pelo grupo de apoio para lidar com cyberbullying?

  • Imprimir as mensagens agressivas, que podem ser utilizadas como evid?ncias.
  • Bloquear o remetente
  • Contar para as pessoas: pais, professores, diretores.
  • Denunciar o agressor para o administrador do site e ele poder? at? cancelar a conta do agressor.

20. Ao voltar para escola, como Taylor decide lidar com os agressores?

Ela decide n?o ignorar  mais as agress?es e enfrenta Lindsay. Ela conta com o apoio de todos presentes na cafeteria, uma vez que todos se sentiam amea?ados por Lindsay.

21. Qual foi o resultado das a??es de Taylor e sua m?e junto ? justi?a?

Depois que uma entrevista com Taylor e Samantha foi publicada num jornal, um senador ( Evans) decidiu trabalhar na proposta de uma lei contra crimes online.

22. Quais li??es voc? pode retirar do filme?

( Respostas ir?o e dever?o variar)

?

Atividade 2 ? Discuss?o sobre o filme

- Alunos organizados em c?rculo

- Laptops Classmate ou Tablets conectados ? Internet

Finalizada a apresenta??o do filme, um debate dever? acontecer. O professor dever? conduzi-lo partindo das respostas apresentadas no question?rio.

Os alunos dever?o perceber a import?ncia desse estudo, haja vista que a Internet tornou-se um ambiente natural para eles e que, portanto, se faz necess?rio que eles sejam capazes de se defenderem de um prov?vel 'ataque' online.

Para orientar o debate, o professor poder? propor perguntas, tais como:

  • As recomenda??es da m?e de Taylor estavam corretas?
  • Por que mesmo sendo constantemente agredida online, Taylor n?o deletou seu perfil?
  • Voc? se sente vulner?vel ao postar mensagens e/ou fotos online?
  • Caso voc? fosse v?tima de cyberbullying, como voc? reagiria?
  • Voc? conhece algu?m que foi ou ? v?tima de cyberbullying?

?

Atividade 3 - Pesquisa sobre o filme

- Alunos divididos em grupos de 4 ou 6 componentes

- Laptops Classmate ou Tablets conectados ? Internet

No filme foram citados nomes de sites, de um senador americano e nos cr?ditos finais Tina Meier. Por isso, os alunos dever?o realizar pesquisas para responder algumas perguntas, tais como:

  • O filme ? baseado em uma hist?ria real?
  • O site Clicksters, citado no filme, existe de verdade? Se sim, como ele funciona?
  • Quem ? o senador Evans?
  • Quem ? Tina Meier?

A socializa??o das pesquisas se dar? pela cria??o de textos colaborativos via ferramenta Google Docs.

As outras etapas do projeto de pesquisa tamb?m ser?o realizadas via essa ferramenta.

O tutorial de como utilizar essa ferramenta est? dispon?vel em https://docs.google.com/document/pub?id=1EVwCFTIMmynwXgHm8CDv9svXKZlD-NDHg5irbWnKE34

Google docs

?

Atividade 4 ? Delimita??o do tema

- Alunos divididos em grupos de 4 ou 6 componentes

Nesse momento, os alunos dever?o decidir qual aspecto do assunto cyberbullying eles querem estudar.

O professor poder? dividir os grupos de acordo com os temas propostos abaixo:

Grupo 1 ? O surgimento do termo Cyberbullying.

Grupo 2 ? A legisla??o e Cyberbullying.

Grupo 3 ? Como lidar com Cyberbullying.

Grupo 4 ? Regras de como sobreviver num ambiente online.

Grupo 5 - Consequ?ncias dos ataques de Cyberbullying.

  • Professor, atente-se que essas s?o apenas sugest?es. Os alunos dever?o ter toda liberdade e oportunidade para delimita??o do tema de acordo com seus interesses e curiosidades. N?o impe?a que essas ideias flores?am.

?

Atividade 5 ? Problematiza??o  do tema e elabora??o de hip?teses

- Laptops Classmate ou Tablets conectados ? Internet

- Alunos organizados em c?rculo

No filme, podemos observar que mesmo sendo v?tima de cyberbullying, Taylor n?o deletou o perfil e continuou ora visualizando os coment?rios sobre ela, ora postando coment?rios.

  • Por que ela fazia isso? 
  • Ser? que todas as v?timas de cyberbullying  se sentem incomodadas com os coment?rios mas n?o conseguem deletar o perfil de um site de relacionamento? 
  • Seria car?ncia? Necessidade de fazer parte de um grupo?

?

Um outro aspecto a ser considerado ? a a??o de quem promove cyberbullying. Samantha, a amiga de Taylor, que tamb?m a humilhou e inventou mentiras, disse que, na internet, ? diferente do bullying , pois parece que n?o ? real.

  • Seria o cyberbullying mais cruel do que o bullying presencial? Em que sentido?
  • Quem sofre cyberbullying tamb?m sofre bullying?
  • Quem s?o as v?timas de cyberbullying?

?

 A personagem do filme, Taylor, a princ?pio n?o se importou com os coment?rios de Lindsay. Por?m, com o passar do tempo e com o aumento de agress?es, como as que ela tinha DST's ( Doen?as Sexualmente Transmiss?veis), que estava gr?vida, Taylor  n?o estava mais suportando as ofensas e mentiras e tentou suic?dio. 

  • Na vida real, como as v?timas de cyberbullying reagem?
  • Quais s?o os casos famosos de cyberbullying?
  • Rea??es extremas como suic?dio s? acontecem depois de um longo tempo de cyberbullying ou n?o?

?

Podemos focar tamb?m na maneira como as autoridades lidam com o tema. No filme, Taylor e sua  m?e conseguiram mobilizar um senador interessado no tema.

  • Existem leis espec?ficas para isso no Brasil? Quais s?o elas?
  • Se n?o existem, h? mobiliza??o para que elas existam?

?

Devemos considerar tamb?m o fato de que ter leis espec?ficas para o cyberbullying, n?o vai impedir que ele n?o aconte?a; elas v?o apenas tratar da puni??o para quem realiza esse tipo de agress?o.

  • Quais cuidados devem ser tomados para n?o se tornar v?tima de cyberbullying?
  • Qual o papel dos pais nesse processo?

?

Outro fator que merece destaque ? a maneira como Taylor conseguiu lidar com os ataques online. Ou seja,ela teve o apoio da m?e e de um grupo de ajuda, o que foi essencial no processo.

  • Existem grupos de ajuda para lidar com cyberbullying no Brasil?
  • Se sim, em qual estado? Como ? poss?vel participar de uma reuni?o?

?

Atividade 6 - Defini??o da justificativa

- Laptops Classmate ou Tablets conectados ? Internet

- Alunos divididos em grupos de 4 ou 6 componentes

  • Por que queremos estudar esse assunto?
  • Qual a relev?ncia dele?
  • Por que ele nos chama aten??o? 

Respondendo a essas perguntas, os alunos ter?o formulado suas justificativas para o estudo do tema cyberbullying.

O professor dever? orient?-los tanto na formula??o das justificativas quanto na escrita das mesmas.

?

Atividade 7 - Defini??o dos objetivos

O que pretendemos com esse trabalho? Como objetivos sugerimos:

  • Estudar o fen?meno cyberbullying e suas consequ?ncias.
  • Conhecer as leis para casos de viol?ncia online.
  • Propor e compartilhar cuidados para evitar ser v?tima de cyberbullying.
  • Realizar uma teleconfer?ncia entre escolas.

?

Atividade 8 - Metodologia

- Laptops Classmate ou tablets conectados ? Internet

- Alunos divididos em grupos de 4 ou 6 componentes

Sendo o assunto Cyberbullying nada mais natural que todas as etapas do projeto sejam realizadas virtualmente.

J? mencionamos que os alunos dever?o criar documentos no Google Docs e aliment?-los com os resultados obtidos.

Em rela??o ? v?deo confer?ncia, o professor dever? encontrar uma escola parceira para participar do projeto. Essa busca pode ser feita nas escolas do munic?pio, onde o professor leciona ou ent?o aqui no Portal do Professor.

Para o bom andamento dessa proposta de intera??o virtual entre escolas, sugerimos que o professor acesse o link a seguir e se informe sobre as possibilidades de intera??o virtual. O link http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=627

Interc??mbio Virtual

?

Atividade 9 - Participa??o na Wikilegis

A Wikilegis foi idealizada pela C?mara dos deputados visando o debate sobre quest?es relativas ao uso de Internet no Brasil. Todo e qualquer cidad?o brasileiro pode se cadastrar e exprimir suas opini?es.

Uma vez que ? uma wiki, todos os cadastrados na comunidade podem postar coment?rios e apontar sugest?es, cr?ticas e contribui??es. Contribui??es essas que ir?o auxiliar os deputados na proposta final do Projeto de Lei 2126/2011, o qual estabelece princ?pios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. 

?

O linkhttp://edemocracia.camara.gov.br/web/marco-civil-da-internet/wikilegis

Wikilegis

?

Atividade 10 - Socializa??o da pesquisa

Uma vez  conclu?das todas as etapas da pesquisa, os alunos dever?o publicar seus documentos.

Dever? ocorrer uma socializa??o entre os grupos da sala e, em outro momento, para toda a comunidade escolar.

Essa socializa??o para a comunidade pode ser realizada em um evento na escola, visando ? conscientiza??o tanto de pais e alunos em rela??o ao tema.

Sugerimos ainda que os alunos realizem interc?mbios virtuais com outras escolas. Esse interc?mbio pode se dar atrav?s do uso de ferramentas digitais como Skype ou MSN Messenger. Ambas ferramentas s?o oferecidas gratuitamente mediante a cria??o de contas de usu?rios e oferecem op??es de comunica??o via ?udio, v?deo, al?m de tutoriais de ajuda.

A ferramenta Skype pode ser baixada diretamente do site http://www.skype.com/intl/pt-br/get-skype/. J? o MSN Messenger pode ser baixado em http://windows.microsoft.com/pt-BR/messenger/home?WT.mc_id=siteMSN_HomePage_IconeMenuSuperior.

Recursos Complementares

Professor, os sites abaixo poder?o ajud?-lo a compor uma aula produtiva.

Avaliação

A avalia??o n?o deve focar apenas a socializa??o dos resultados obtidos, mas sim todo o processo desenvolvido at? a chegada dos resultados.

Por isso, elencamos como objetos de avalia??o:

  • a cria??o dos documentos.
  • a participa??o efetiva na realiza??o das atividades propostas.
  • a entrega das atividades nas datas estipuladas.
  • o envolvimento na realiza??o das atividades.