Portal do Professor

Início do Conteúdo

A Contracultura da d?cada de 1960 a partir de suas manifesta??es

Autor e Co-autor(es)

Leonardo Souza de Ara?jo Miranda imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

M?rcio dos Santos Rodrigues; L?gia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Hist?ria Mem?ria
Ensino M?dio Hist?ria Sujeito hist?rico
Ensino M?dio Hist?ria Tempo: tranforma??es e mentalidades

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poder? aprender com esta aula a contextualizar ? isto ?, situar historicamente ? o Movimento da Contracultura, identificando as principais manifesta??es desse movimento no terreno da cultura.

Duração das atividades

Cinco aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?

O professor deve ter mencionado anteriormente o Movimento Hippie.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1:

Introdu??o

A no??o de contracultura pressup?e a ideia de que existe uma cultura e, por interm?dio dela, padr?es que devem ser condenados e combatidos. Neste caso, a cultura considerada hegem?nica, das classes dominantes. Aqui tratamos da especificidade hist?rica da Contracultura, movimento que tomou corpo no in?cio da d?cada de 1960 nos Estados Unidos da Am?rica e se espalhou pelo mundo, adquirindo as mais variadas formas. At? hoje em dia, podemos ver ecos deste movimento, quer seja na m?sica, na literatura e nos quadrinhos ? para citar as manifesta??es mais conhecidas. Estudar a Contracultura poderia fazer com que os alunos refletissem acerca dos valores contestat?rios vigentes em produtos que s?o veiculados pela m?dia.

Na primeira aula, o professor dever? perguntar aos alunos o que eles entendem por Contracultura. Em seguida, o professor exibir? o v?deo Contracultura e Psicodelia, dividido em quatro partes. As partes deste v?deo da TV Escola se encontram dispon?veis em:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37441

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37581

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37578

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37579

A exibi??o do v?deo tem como inten??o fazer com que os alunos possam comparar aquilo que foi exibido com as respostas que forneceram.

Ap?s a exibi??o dos v?deos, o professor dever? sugerir aos alunos que fa?am uma pesquisa na rede mundial de computadores acerca da tem?tica da Contracultura. A pesquisa consistir? no levantamento de informa??es, as mais variadas, sobre a Contracultura: imagens (desenhos ou fotografias), textos, m?sicas, etc.

Quando e onde podemos situar o Movimento da Contracultura? Quais s?o os seus principais manifestos/manifesta??es na cultura? Estas poder?o ser algumas das perguntas que orientar?o os alunos no desenvolvimento desta primeira aula.

Seria interessante que os alunos fizessem a pesquisa, em um primeiro momento, individualmente. Deste modo, cada um levantaria um conjunto de informa??es e, no momento em que fossem coletivizadas, seriam confrontadas com as dos demais colegas da turma.

Como o Movimento da Contracultura foi um fen?meno transnacional ? isto ?, n?o restrito a um ?nico pa?s ?, seria interessante que o professor de Hist?ria recorresse ao aux?lio do professor de l?ngua estrangeira (Ingl?s, em particular) para eventuais tradu??es. Deste modo, julgamos que haveria um melhor aproveitamento e desenvolvimento da aula.

AULA 2

Na segunda aula, o professor dever? sugerir aos alunos que se dividam em quatro grupos. Cada grupo ser? respons?vel pela realiza??o de uma pesquisa distinta.

O primeiro grupo pesquisar? sobre a rela??o entre a M?sica e a Contracultura.

J? o segundo grupo ser? respons?vel por levantar informa??es sobre os quadrinhos que fizeram parte da Contracultura.

Os do terceiro grupo pesquisar?o acerca do envolvimento de cineastas (diretores e atores) com o movimento em quest?o.

Os alunos que fizerem parte do quarto grupo ser?o respons?veis por pesquisar a rela??o entre Literatura e Contracultura.

1- Para o primeiro grupo, sugerimos o seguinte roteiro de leitura:

- principais m?sicos e bandas;

- principais temas trabalhados nas m?sicas;

- as m?sicas produzidas por aqueles que se identificavam com a Contracultura t?m impacto ainda na cultura contempor?nea?

 

Jimmy Hendrix, ?cone musical da Contracultura. Imagem dispon?vel em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ae/Jimi_Hendrix_1967.png

?

 

Janis Joplin. Imagem dispon?vel em: http://3.bp.blogspot.com/-B5UpZpoVgr8/TdB8NS8z_LI/AAAAAAAAAE8/9HHpJleCRJY/s1600/janis-joplin-0.jpg

?

 

Led Zeppelin, banda de hard rock que encarnou o ide?rio da Contracultura. Imagem dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/-btJ4udV77Mo/T2S7HyS_WnI/AAAAAAAAA1s/b2etYZQN4Q4/s1600/led-zeppelin-live-black-and-white.jpg

?

 

Tropic?lia, uma manifesta??o da Contracultura no Brasil. Imagem dispon?vel em: http://www.ccpg.puc-rio.br/70anos/sites/default/files/imagens/personagens/Tropicaliafront.jpg

?

Seria interessante que este grupo localizasse as letras e as m?sicas dos representantes da Tropic?lia. Em um momento posterior, dever?o apresent?-las aos colegas de turma.

2 - Para o segundo grupo, colocamos os seguintes pontos:

- principais quadrinistas;

- principais publica??es;

- temas trabalhados nas p?ginas desses quadrinhos;

- recep??o desses trabalhos;

- impacto ainda na cultura contempor?nea.

?

  

Mr. Natural, personagem criado pelo quadrinista underground Robert Crumb. Imagem dispon?vel em: http://blog.meiapalavra.com.br/files/2011/11/Crumb-1976.bmp_.jpg

  

Zap Comix,uma das principais Hist?rias em Quadrinhos da Contracultura, lan?ada originalmente em 1968. Imagem dispon?vel em: http://4.bp.blogspot.com/_PB-O1yT5EYg/TNn-0h8-KmI/AAAAAAABIeQ/9RNmeXb5-4k/s1600/zap_00_1968_rcrumb_cv.jpg

?

 Os alunos deste terceiro grupo dever?o, ainda, coletar capas e p?ginas desses quadrinhos. Dever?o levantar, tamb?m, maiores informa??es sobre os autores e localizar as imagens dos mesmos.

3 - J? a pesquisa dos alunos do terceiro grupo dever?o abranger  os seguintes itens:

- principais diretores;

- principais atores;

- filmes mais significativos;

- recep??o desses mesmos filmes;

- impacto ainda na cultura contempor?nea.

 

P?ster de Easy Rider (?Sem destino?, em portugu?s). Filme que colocou em destaque o universo contracultural vivenciado por hippies. Imagem dispon?vel em: http://4.bp.blogspot.com/-LQQ080PACYU/ToBktSDMv3I/AAAAAAAAAg0/A9eGaya64QI/s1600/Sem%2BDestino%2B%25281969%2529.jpg

?

Os alunos deste grupo dever?o localizar os p?steres dos principais filmes. Dever?o ainda coletar, via internet, imagens de diretores e atores mais significativos.

?

4- Para os alunos que ficarem no quarto grupo, colocamos os seguintes itens:

- principais autores;

- obras liter?rias mais significativas;

- Impacto dessas obras na cultura contempor?nea.

 

On the Road,express?o liter?ria da Contracultura. Imagem dispon?vel em: http://poressaspaginas.files.wordpress.com/2011/04/jack_kerouac_on_the_road.jpg

Os alunos dever?o localizar capas de livros, bem como a imagem (retrato) dos principais autores (literatos e poetas) da Contracultura.

Seria interessante que, durante a pesquisa, os alunos registrassem informa??es no caderno. Em um momento posterior, essas informa??es poder?o ser utilizadas, bem como poder?o ser objeto de avalia??o por parte do professor.

?

AULA 3:

Na terceira aula, os alunos reunir?o entre si e elaborar?o, em conjunto, um texto que sintetizar? cada pergunta colocada ao seu grupo.

?

AULA 4:

Na quarta aula, os alunos apresentar?o o texto s?ntese sobre cada tema, assim como exibir?o os materiais coletados na pesquisa. A apresenta??o dever? durar cerca de 15 minutos. Os alunos dever?o registrar no caderno aquilo que considerarem pertinente na fala do colega. A apresenta??o ser? uma esp?cie de pr?via para o Semin?rio que ser? desenvolvido na aula seguinte.

?

AULA 5:

Nesta aula, os alunos far?o um semin?rio em que discutir?o as apresenta??es da aula anterior. O Semin?rio dever? ser uma esp?cie de balan?o a respeito do tema da contracultura.

No semin?rio os alunos devem apresentar o que entenderam por contracultura e contextualizar a ?poca em que se desenvolveu esse movimento. Devem ainda identificar os principais sujeitos hist?ricos do per?odo. Seria interessante que a discuss?o partisse de uma reflex?o acerca dos materiais que os pr?prios alunos levantaram durante a pesquisa na internet. A apresenta??o ser? exclusivamente oral. O professor deve cuidar para que todos os alunos participem. 

O semin?rio tem a perspectiva de ser um espa?o de coletiviza??o e de produ??o do conhecimento. Deste modo, o professor dever? suscitar em seus alunos, sempre que poss?vel, o debate.

Ao final, espera-se que os alunos tenham uma maior compreens?o acerca do Movimento da Contracultura, identificando ? em linhas gerais ? suas principais manifesta??es e o conjunto de ideias que o fundamentava. 

Recursos Complementares

Avaliação

 A avalia??o ser? continua. O professor dever? levar em considera??o o envolvimento dos alunos em todas as atividades de pesquisa. Dever? considerar a atua??o e participa??o deles no Semin?rio e no processo de elabora??o do texto s?ntese.