Portal do Professor

Início do Conteúdo

Futebol: O ?Mercado da bola?

Autor e Co-autor(es)

Adriane Silva Tomaz imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Educa??o F?sica Esporte: Valores hist?ricos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Discutir a quest?o: O futebol ? um ?produto?? Por qu??
  • Identificar os elementos determinantes da l?gica do mercado presente no universo futebol?stico;
  • Montar um jornalzinho tratando do tema proposto para a aula (Futebol: O ?Mercado da bola?), com artigos, entrevistas, entre outros, para ser distribu?do na escola.

Duração das atividades

4 aulas de 50 min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios espec?ficos sobre o tema desta aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Para dar in?cio ao tema da aula, o professor pedir? que os alunos analisem a seguinte frase:

?Definitivamente, aliena??o, poder pol?tico e interesses mercadol?gicos s?o sin?nimos de futebol?.

http://www.fecosul.com.br/artigo/uma_leitura_socio_cultural_do_futebol. Acesso em 14/05/12.

Os alunos dever?o ter um tempo para discutir com seus pares sobre o exposto. Em seguida, o professor pedir? que eles expressem verbalmente o que pensam sobre a frase. Este primeiro momento tem por objetivo estimular a reflex?o do grupo de alunos sobre quest?es que envolvem o universo futebol?stico.

Em um segundo momento, a turma dever? ler o texto: Uma leitura s?cio-cultural do futebol (Diorge Alceno Konrad) tendo como refer?ncia a seguinte quest?o problema: O futebol ? um ?produto?? Por qu?? Os alunos dever?o buscar no texto elementos que possam explicar/responder esta quest?o!

Texto dispon?vel em:

http://www.fecosul.com.br/artigo/uma_leitura_socio_cultural_do_futebol. Acesso em 14/05/12.

Ap?s a leitura do texto a turma dever? ser dividida em 2 grupos. Um grupo que defender? a ideia de que futebol ? de fato um produto, e outro grupo que defender? a ideia de que futebol n?o ? um produto. Cada grupo dever? ter um redator e um relator. Num primeiro momento, os grupos conversar?o separadamente e, depois, com toda a turma reunida, apresentar?o, atrav?s de seus relatores, os aspectos importantes que surgiram nas discuss?es (aqueles registrados pelo redator). Neste momento da aula, a inten??o ? provocar, junto aos alunos, a reflex?o e a constru??o de argumenta??es acerca da quest?o problema.

?

Atividade 2: Construindo o jornalzinho

Neste momento da aula, o professor convidar? a turma para construir um jornalzinho sobre o tema: "Futebol: o mercado da bola!" para ser distribu?do ? comunidade escolar no intuito de socializar as reflex?es da turma e contribuir para o debate acerca do futebol na atualidade e suas implica??es para a sociedade.

Para tal ser? necess?rio uma redistribui??o dos alunos em 6 grupos. Cada grupo ter? tarefas diferenciadas. Os grupos dever?o ser organizados a partir dos interesses dos alunos e habilidades pessoais e coletivas sobre a tarefa proposta.

Grupo 1: Redatores

Dever?o redigir coletivamente um texto que expresse o pensamento da turma sobre a quest?o problema (baseado nos elementos destacados, registrados e apresentados na atividade anterior).

Neste grupo dever?o ser reunidos os alunos com mais facilidade para elabora??o e reda??o de textos!

Grupo 2: Ilustradores/?cartunistas?

Dever?o fazer caricaturas, ilustra??es e charges, relacionadas ao tema.

Neste grupo dever?o ser reunidos os alunos que gostam de desenhar e que possuem habilidade para esse tipo de tarefa!

Grupo 3: ?Entrevistadores?

Dever?o realizar entrevistas com pelo menos 3 ?grupos? de pessoas:

a) Um dirigente ou gestor de time de futebol;

b) Um torcedor ?fan?tico? de algum time;

c) Um professor da escola.

Sugest?o de roteiro para as entrevistas:

  • O que voc? pensa sobre a frase: O futebol: o mercado da bola?
  • Quais s?o os interesses que envolvem o universo futebol?stico?
  • Voc? acha que o futebol ainda ? uma arte ou os interesses mercadol?gicos est?o cada vez mais afastando a beleza do futebol?

As entrevistas dever?o ser gravadas e posteriormente transcritas.

Neste grupo dever?o ser reunidos os alunos mais desenvoltos na rela??o com outras pessoas e que gostam de falar em p?blico!

Grupo 4: ?Pesquisadores?

Dever?o pesquisar os registros cient?ficos sobre o tema e selecionar pelo menos dois textos que melhor expliquem a problem?tica da mercantiliza??o do futebol. As devidas refer?ncias (nome do autor, ano de publica??o, local, fonte e etc.) dos autores dos textos devem ser informadas pelos membros deste grupo.

Sugest?o de texto para pesquisa:

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/difusao/editorial_download.php. Acesso em 14/05/12.

Grupo 5: ?Editores?

Dever?o fazer a estrutura??o final do jornal, diagrama??o, formata??o, capa, etc.

Neste grupo dever?o ser reunidos os alunos que dominam com mais facilidade ferramentas de edi??o eletr?nica.

Grupo 6: ? Reprodutores e Distribuidores?

Dever?o providenciar a reprodu??o dos exemplares e sua distribui??o junto ? comunidade escolar.

OBS.: 1) A forma de reprodu??o do jornal depender? das condi??es objetivas oferecidas pela escola. Dentre as possibilidades destacamos: c?pias xerox, impress?o, c?pia em gr?fica, disponibiliza??o digital, etc. O grupo dever?, com aux?lio do professor respons?vel, buscar a melhor e a mais vi?vel alternativa. 

          2) Alguns dos grupos de trabalho poder?o fazer interlocu??o com as disciplinas de portugu?s, educa??o art?stica, sociologia e inform?tica.

Os sites abaixo relacionados trazem explica??es do passo a passo para montagem de um jornalzinho.

Comofas - Como fazer um jornal - Passo a Passo: http://comofas.com/como-fazer-um-jornal/. Acesso em 14/05/2012.

Portal do Jornal Escolar: http://jornalescolar.org.br/tudo-para-jornal/. Acesso em 14/05/2012.

Recursos Complementares

Cole??o do Portal do Professor: A influ?ncia dos aspectos sociais e pol?ticos no futebol - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=134. Acesso em 14/05/12.

Avaliação

A avalia??o desta aula se dar? ao longo do processo de constru??o do jornal. Os alunos ser?o avaliados no desenvolvimento das tarefas relativas a cada grupo e a turma ser? avaliada como um todo de acordo com o resultado final do jornalzinho. Esta avalia??o do jornalzinho poder?, inclusive, ser feita coletivamente!