B?rbara da Silva Santiago
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Geografia | Espa?os agr?rios, globaliza??o e moderniza??o |
O aluno ir? compreender como se deu os fluxos migrat?rios dentro do territ?rio nacional em diferentes ?pocas, podendo analisar de onde se originaram e para onde foram estes fluxos.
Conceitos b?sicos de fluxos tais como: diferen?a de emigrante, imigrante, transum?ncia, migra??es di?rias.
ORIENTA??ES AO PROFESSOR(A): Professor, esta aula ter? como pano de fundo o livro "Vidas Secas" de Graciliano Ramos, no qual ser? retratada a vida de retirantes nordestinos em dire??o ao sudeste.
?
AULA 1
?
momento 1: Apresente as imagens abaixo para seus alunos e pe?a para eles relatarem tudo o que conseguirem a respeito. Professor(a) direcione os coment?rios dos alunos para a ?poca retratada, a situa??o das pessoas no quadro, como deve ser o espa?o geogr?fico onde eles habitam e tamb?m induza os alunos a comentarem se existe por parte dos personagens uma inten??o em sair deste lugar.
Dispon?vel em: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S1984-45062008000100002&script=sci_arttext (acessado em 12/08/2012)
Dispon?vel em: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S1984-45062008000100002&script=sci_arttext (acessado em 12/08/2012)
?
momento 2: Ap?s este momento de debate sobre as imagens acima entregue aos alunos um resumo da obra liter?ria de nome "Vidas Secas" do escritor brasileiro Graciliano Ramos. Dispon?vel em: http://pt.scribd.com/doc/19572970/Resenha-Vidas-Secas-Graciliano-Ramos (acessado em 12/08/2012). Divida a turma em pequenos grupos e pe?a para fazerem um paralelo entre o resumo e as imagens e sobre como as artes podem ser usadas para retratar a realidade humana brasileira.
?
AULA 2
ORIENTA??ES AO PROFESSOR(A): Professor(a), Apresente abaixo um pequeno hist?rico sobre as principais atividades econ?micas e sociais que impulsionaram os fluxos migrat?rios no interior do territ?rio brasileiro. Estas imagens devem ser apresentadas aos alunos, e torna-se necess?rio fazer no primeiro momento uma aula expositiva, para que seja poss?vel passar aos alunos os principais momentos destes fluxos desde o s?culo XVIII at? os dias atuais.
momento 1:
Pequeno Hist?rico:
S?CULO XVIII
Paulistas e Nordestinos em dire??o a minas Gerais (Ciclo do Ouro). Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ciclo-do-ouro/ciclo-do-ouro-3.php (acessado em 12/08/2012)
?
S?CULO XIX
Nordestinos em dire??o ? Amaz?nia (Ciclo da Borracha). Dispon?vel em: http://provsjose.blogspot.com.br/2011/05/carmelitas-calcados-com-sapatos-de.html (acessado em 12/08/2012)
?
D?CADA DE 50
Nordestinos para o Planalto Central (Constru??o de Bras?lia). Dispon?vel em: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S1984-45062008000100002&script=sci_arttext (acessado em 12/08/2012)
?
D?CADA DE 70
Deslocamento da popula??o do campo para as cidades (?xodo Rural). Dispon?vel em: http://guibriczinski.blogspot.com.br/2012/05/migracoes.html (acessado em 12/08/2012)
?
COMPARATIVO ENTRE AS D?CADAS DE 70 E 90
Dispon?vel em: http://educarencantando.blogspot.com.br/2010/11/saiu-em-o-estadao-de-sao-paulo-mas-eu.html (acessado em 12/08/2012)
?
FLUXOS MIGRAT?RIOS NO IN?CIO DOS ANOS 2000
Dispon?vel em: http://geografandomundo.blogspot.com.br/2010/08/o-ipea-afirma-60-dos-migrantes-estao.html (acessado em 12/08/2012)
?
momento 2: Juntamente com os alunos visite o site do IBGE e acessem informa??es sobre o censo 2010 e sobre como est? a situa??o dos fluxos migra??es no Brasil ap?s 2004. Dispon?vel em: http://www.ibge.gov.br
?
AULA 3
?
Atividade 1: Proponha aos alunos a realiza??o de um document?rio realizado por eles sobre os principais fluxos migrat?rios na cidade onde residem, para que possam entender como se deu a forma??o da popula??o brasileira no territ?rio onde moram.
Elabora??o do document?rio: tarefas cab?veis ao professor
Etapa 1 - O professor dever? dividir a turma em grupos de no m?ximo cinco integrantes;
Etapa 2 - O professor dever? pr?-selecionar os bairros ou ?reas onde cada equipe ir? realizar o trabalho de campo;
?
Elabora??o do document?rio: tarefas aos alunos
Etapa 1 - Os integrantes dever?o preparar algumas perguntas a serem feitas aos moradores, tais como: cidade de origem, em que ano veio para esta cidade, motivo...
Etapa 2 - A equipe dever? selecionar algumas pessoas para ser entrevistadas, assim o entrevistado ter? uma maior liberdade para contar a sua hist?ria desde sua cidade de origem at? os dias atuais. (sem perder o foco da pesquisa);
Etapa 3 - Os alunos ir?o reunir todas estas informa??es e por meio de editores de imagem e ?udio (recomendo o windows movie maker 2) dever?o editar estes dados e cada equipe ir? criar um pequeno document?rio da sua cidade que ser? posteriormente apresentado. Link para baixar o windows movie maker 2: http://www.baixaki.com.br/download/windows-movie-maker-2.htm
?
Aula 4
?
momento 1: Apresenta??o dos document?rios.
?
momento 2: Ap?s ter visualizado todos os v?deos e os apresentado aos alunos o professor poder? encerrar o conte?do com um retrato da realidade local atrav?s dos document?rios dos pr?prios alunos. Esta aula poder? ser realizada como um trabalho coletivo entre v?rias disciplinas como, por exemplo, (Geografia, Hist?ria, Artes) e os resultados serem apresentados para a escola.
Ciclo do Ouro - http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ciclo-do-ouro/ciclo-do-ouro-3.php
Ciclo da Borracha - http://www.brasilescola.com/historiab/ciclo-borracha.htm
D?cada de 50 - http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S1984-45062008000100002&script=sci_arttext
D?cadas de 70 e 90 - http://educarencantando.blogspot.com.br/2010/11/saiu-em-o-estadao-de-sao-paulo-mas-eu.html
Fluxo 99 a 2004 - http://geografandomundo.blogspot.com.br/2010/08/o-ipea-afirma-60-dos-migrantes-estao.html
Exerc?cios sobre o tema - http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=capitulo_37_migracoes_no_brasil
O professor dever? avaliar a participa??o nas aulas o empenho dos alunos na elabora??o das entrevistas, assim como na edi??o e finaliza??o do document?rio. Caso o professor opte pela realiza??o de um trabalho coletivo na cria??o do document?rio, esta nota poder? ser tamb?m utilizada nas disciplinas participantes.