Cl?udia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | Geografia | Quest?es ambientais, sociais e econ?micas |
Nesta proposta de aula, a inten??o ? propiciar situa??es nas quais os alunos sejam instigados a apreenderem os tipos de clima que atuam em nosso pa?s e proporcionam a exist?ncia de paisagens diversas em cada uma das regi?es brasileira. Espera-se que as atividades de pesquisa promovam a constru??o de conhecimentos significativos a respeito da rela??o entre os tipos de clima e a paisagem de cada regi?o do Brasil e do mundo.
? importante que os alunos saibam diferenciar os conceitos de Tempo e Clima.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laborat?rio de inform?tica. Os alunos ter?o contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o. |
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Prezado (a) Professor (a),
- Inicie a aula comentando com os alunos as condi??es do tempo no lugar onde vivem: se o dia amanheceu nublado ou ensolarado? Est? frio, chuvoso ou faz calor? A partir dessas observa??es, instigue-os a recordarem da previs?o do tempo anunciada pelos jornais: Ser? um dia chuvoso ou ensolarado? Ou o dia vai ficar com sol e algumas nuvens, com chances de chuva ? tarde? Quais as condi??es meteorol?gicas para o lugar onde voc? mora no dia de hoje?
- Os alunos, al?m das observa??es diretas, podem pesquisar em sites de previs?es do tempo, como:
1. Centro e Previs?o de Tempo e Estudos Clim?ticos: <http://tempo.cptec.inpe.br/>; Acesso em 20/05/2012.
2. Climatempo: <http://www.climatempo.com.br>; Acesso em 20/05/2012.
3. Canal do tempo: <http://br.weather.com/>; Acesso em 20/05/2012.
- Ap?s expressarem suas observa??es e opini?es, aproveite a "sementeira de ideias" e converse com os estudantes sobre o clima predominante em nosso pa?s durante o ano todo. Problematize:
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- A partir das respostas dos estudantes, recorde a diferen?a de Tempo e Clima. Relembre que quando nos referimos ?s condi??es meteorol?gicas de um determinado lugar em um dado momento, estamos falando de Tempo; mas quando afirmamos que o Brasil ? um pa?s Tropical, nos referimos ao Clima. Ressalte a grande extens?o territorial de nosso pa?s tanto no sentido Norte-Sul quanto Leste-Oeste e algumas diferen?as de temperaturas decorrentes desse e de outros fatores.
- A partir dessas ideias, convide-os a estudarem os tipos de Clima presentes no Brasil e sua influ?ncia sobre as paisagens, a partir da elabora??o de um projeto de Inicia??o Cient?fica.
- Partimos do princ?pio de que o conhecimento ? constru?do significativamente pelas crian?as quando elas se envolvem no processo de aprendizagem. Assim sendo, a ideia de trabalhar com projetos de pesquisa na Educa??o B?sica tem como finalidade promover a produ??o de aprendizagens propositivas, a partir de atividades que podem ser utilizadas e/ou adaptadas conforme sua realidade.
- Sugerimos que as atividades sejam realizadas tendo como princ?pio a metodologia de pesquisa cient?fica, incentivando os alunos a constru?rem seus pr?prios questionamentos, levantarem suas hip?teses, definirem os objetivos, utilizarem metodologias e fontes adequadas ao tema proposto, sistematizarem e socializarem suas descobertas. Para isso ? necess?rio vivenciar coletivamente com os estudantes algumas etapas, descritas a seguir.
Definir um tema |
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Justificar a escolha do tema |
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Elaborar a problematiza??o |
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Fazer levantamento das hip?teses |
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Definir o(s) Objetivo(s) |
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Selecionar as fontes de pesquisa |
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Definir a metodologia |
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Delimitar um cronograma |
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Desenvolver a investiga??o |
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Divulgar os resultados |
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- Para saber mais sobre as etapas de um projeto de pesquisa, acesse o endere?o web <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm > (acesso em 17/05/2012) e leia o artigo "O projeto de pesquisa".
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Atividade 01
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- Primeiramente, divida a sala em grupos de 4 a 6 alunos para estimular o trabalho em equipe, incentivando a coopera??o e a colabora??o entre os estudantes.
- Comece a elabora??o do Projeto de Inicia??o Cient?fica buscando cativar os alunos a se envolverem com a proposta de investiga??o. Assim sendo, inicie apresentando uma m?sica para contagiar a turma a delimitar o tema de pesquisa. Proponha ouvir e cantar a m?sica ?Pa?s Tropical?, e assistir ao v?deo dispon?vel no link: <http://letras.terra.com.br/jorge-ben-jor/46647/>. A letra da m?sica poder? ser visualizada pelos alunos para que possam tamb?m cant?-la.
Pa?s Tropical
Jorge Ben Jor
Composi??o: Jorge Ben Jor / Wilson Simonal
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Moro num pa?s tropical, aben?oado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)
Tenho um fusca e um viol?o
Sou Flamengo
Tenho uma n?ga
Chamada Tereza
Sambaby
Sambaby
Sou um menino de mentalidade mediana
Pois ?, mas assim mesmo sou feliz da vida
Pois eu n?o devo nada a ningu?m
Pois ?, pois eu sou feliz
Muito feliz comigo mesmo
Moro num pa?s tropical, aben?oado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)
Tenho um fusca e um viol?o
Sou Flamengo
Tenho uma n?ga
Chamada Tereza
Sambaby
Sambaby
Eu posso n?o ser um band leader
Pois ?, mas assim mesmo l? em casa
Todos meus amigos, meus camaradinhas me respeitam
Pois ?, essa ? a raz?o da simpatia
Do poder, do algo mais e da alegria
Sou Flam?
T? uma n?
Cham? Ter?
Sou Flam?
T? uma n?
Cham? Ter?
Do meu Brasil
Sou Flamengo
E tenho uma n?ga
Chamada Tereza
Sou Flamengo
E tenho uma n?ga
Chamada Tereza
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- Ap?s cantar e descontrair-se com a m?sica, pergunte se algu?m a conhecia, o que acharam da letra e o que sentiram ao ouvi-la. Ou?a os estudantes expressarem suas opini?es e depois comente a primeira parte da m?sica:
"Moro num pa?s tropical,
aben?oado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza [...]".
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- Problematize:
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- Fa?a uma roda de conversa sobre as caracter?sticas clim?ticas de nosso pa?s e sua influ?ncia sobre a cultura do povo brasileiro e as diferentes paisagens que comp?em o nosso territ?rio. Pergunte:
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- Aguarde at? que os grupos conversem entre seus pares e opinem sobre a quest?o. Depois, a partir de seus conhecimentos pr?vios, reforce a ideia de que no Brasil destacam-se os climas quentes devido principalmente ? sua posi??o geogr?fica e a influ?ncia de massas de ar equatoriais e tropicais que incidem sobre nosso pa?s.
- Agora, proponha aos alunos a elabora??o de um Projeto de Inicia??o Cient?fica definindo como tema "Os climas do Brasil e sua influ?ncia sobre as paisagens".
- Ap?s a delimita??o do tema, toda a turma dever? auxiliar na elabora??o da justificativa do Projeto, ou seja, explicar o motivo pelo qual a investiga??o deve acontecer. Constitui, na verdade, na motiva??o dos estudantes a perguntarem sobre a necessidade, relev?ncia e o interesse para que possam analisar, sob diferentes perspectivas, o tema proposto, a fim de que o processo de aprendizagem seja levado adiante para a constru??o coletiva de um Projeto de Pesquisa.
- Nesse momento o intuito ? incentivar os alunos a desenvolverem a curiosidade para entenderem os tipos de clima que atuam em nosso pa?s e como influenciam na exist?ncia de paisagens diversas em cada uma das regi?es brasileiras.
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Problem?tica da pesquisa:
- Medie uma roda de conversa com vistas a fazerem perguntas relacionadas ao tema da pesquisa, as quais devem ser elaboradas considerando a possibilidade real de respond?-las no decorrer do processo de investiga??o. Converse sobre a possibilidade de surgirem outras quest?es durante a realiza??o do projeto e que poder?o ser inclu?das na investiga??o, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolve uma pesquisa.
- Para instigar a curiosidade dos estudantes sobre os tipos clim?ticos predominantes em nosso pa?s, proponha que pesquisem um mapa pol?tico do Brasil, como o exemplo a seguir, e observem a grande extens?o territorial do nosso pa?s e sua localiza??o, dentre outros aspectos, que podem influenciar nos tipos clim?ticos presentes em nosso pa?s. Questione:
Divis?o Pol?tico Administrativa do Brasil. Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/cartografia/manual_nocoes/elementos_representacao.html>. Acesso em 20/05/2012.-
- Auxilie os estudantes a proporem quest?es sobre a diversidade clim?tica presente em nosso territ?rio, mediando um debate entre os grupos. O professor deve permitir que os alunos se manifestem, questionem e tentem elaborar perguntas a partir do interesse pessoal de cada um sobre o assunto. Al?m das quest?es propostas pelos alunos, problematize:
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- A partir dessas e de outras quest?es, instigue-os a pensarem sobre as hip?teses, ou seja, nas poss?veis respostas que surgirem sobre as suas pr?prias d?vidas. Valorize o conhecimento pr?vio dos estudantes sobre o tema, solicitando a cada um que busque responder as quest?es anteriores e outras apresentadas, levantando uma resposta provis?ria ao problema, a qual ser? validada ou n?o no decorrer da Pesquisa. Por exemplo:
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Objetivos:
- Proponha que os objetivos sejam definidos coletivamente pelos participantes da investiga??o. Nesse sentido, converse com os grupos e medie um di?logo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre "Tempo e clima: qual a diferen?a?". ? importante destacar como objetivo a seguinte ideia:
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- Ap?s a constru??o e registro das etapas anteriores do projeto de pesquisa, oriente os alunos buscarem as diferentes fontes em que podem levantar informa??es sobre o tema. Nesse sentido, fa?a um debate com a turma sobre os locais e os materiais que j? consultaram em outras atividades de investiga??o cient?fica ou que gostariam de utilizar para buscar informa??es sobre a tem?tica aqui proposta.
- Destaque a import?ncia, em um trabalho de Inicia??o Cient?fica, de se buscar informa??es em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo da elabora??o do trabalho e ao final, compor uma lista de Refer?ncias Bibliogr?ficas. Sugerimos para essa investiga??o, as seguintes fontes de Pesquisa:
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- Oriente os grupos para executarem as seguintes etapas:
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- Cada grupo ser? respons?vel por identificar duas fontes de cada uma das modalidades acima, e fazer uma breve apresenta??o sobre as mesmas na pr?xima aula. Na aula seguinte, cada grupo dever? fazer uma apresenta??o das fontes identificadas.
- O objetivo nesse momento ? que a turma, com media??o do professor, selecione as fontes suficientes (em termos de qualitativos e quantitativos) para an?lises com base no foco da pesquisa: Identificar as marcas da natureza nas paisagens. Indique crit?rios de sele??o de fontes com base no objetivo da pesquisa (Ex: Textos de autores conhecidos; sites institucionais, v?deos com censura livre, blogs somente de professores e/ou pesquisadores, etc.).
- Ap?s a defini??o das fontes, os alunos ter?o uma semana, como tarefa de casa, para realizar uma reda??o sobre cada uma delas. No que se referem aos textos, dever?o fazer uma abordagem das ideias principais; em rela??o aos v?deos, fazer uma pequena sinopse; em rela??o aos sites e blogs os estudantes dever?o fazer, por escrito, uma apresenta??o do autor (ou autores) bem como dos seus conte?dos principais.
- Discuta, tamb?m, algumas estrat?gias metodol?gicas que possam enriquecer o trabalho com a turma, tais como:
- Levantar e coletar dados em fontes que abordam quest?es relativas aos climas predominantes no Brasil, buscando conhecer os tipos clim?ticos que atuam em cada regi?o do nosso extenso territ?rio, bem como as principais caracter?sticas em rela??o a atua??o das massas de ar, m?dias de temperatura e pluviosidade, al?m de outros aspectos importantes inerentes ? essa tem?tica.
- Oriente-os para que levantem informa??es conceituais e tem?ticas em rela??o ao clima no Brasil em sites de busca na Internet, privilegiando endere?os de pesquisas escolares; em document?rios e produ??es discentes e docentes postadas no Youtube, em blogs e outros sites; boxes de livros did?ticos que trazem indica??es de estudo de clima; dentre outras. As fontes poss?veis de serem encontradas s?o m?ltiplas e variam conforme os procedimentos utilizados para levant?-las, o contexto social onde os discentes envolvidos na pesquisa est?o inseridos; explorar as fontes e refletir sobre a situa??o-problema e quest?es da pesquisa (atividades de leitura, discuss?o em grupo; compara??o entre as fontes para observar como explicam os conceitos abordados na pesquisa; registrar e socializar as descobertas feitas (produ??o de relat?rio individual e/ou coletivo, constru??o de blog na Internet; cria??o de slides/p?steres para apresentar em semin?rios; etc.).
- Al?m do levantamento dessas informa??es, oriente-os a acessarem sites de projetos cartogr?ficos, como o IBGE Teen!, dispon?vel em <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_clima.pdf > (acesso em 20/05/2012), e analisar representa??es cartogr?ficas sobre os tipos clim?ticos do Brasil e suas extens?es, dentre outros temas inerentes ao assunto, como a organiza??o do relevo, vegeta??o, etc. e fazer uma leitura anal?tica estabelecendo compara??es e correla??es entre as informa??es disponibilizadas por meio do uso da linguagem cartogr?fica.
- Para organizar estas atividades, ? importante definir um cronograma prevendo um tempo para cada etapa da pesquisa, quando e por quem a mesma dever? ser desenvolvida. Acreditamos que para esta atividade o tempo m?dio necess?rio deve ser de 1 m?s, se o n?mero de aulas previsto no curr?culo do Ensino M?dio for de 3 horas/aulas semanais. Mas n?o podemos esquecer que uma pesquisa ? algo flex?vel e pode sofrer ajustes de acordo com as necessidades das pessoas envolvidas.
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Desenvolvimento da Pesquisa:
- A partir das hip?teses levantadas, utilizando as fontes de pesquisa, oriente os estudantes a analisar os dados e informa??es a fim de refut?-las ou comprov?-las, tendo em vista a busca de resposta/s para a problematiza??o.
- Cada grupo dever? expor as conclus?es a que chegaram ap?s testarem as hip?teses. ? nesse momento que dever?o responder ? problematiza??o da Pesquisa. Portanto, oriente os alunos para que, em cada etapa de desenvolvimento da pesquisa se privilegie momentos para a promo??o de debates entre os grupos e para registros de suas compreens?es individuais e coletivas em um arquivo Kword.
- Finalizada a pesquisa, proponha um momento para ?socializar os resultados? para comunidade escolar e, se houver espa?o divulgar a toda a comunidade externa. Para isso, desde o primeiro momento da elabora??o do projeto de pesquisa oriente os alunos em rela??o aos registros, elabora??o dos relat?rios e socializa??o dos resultados da pesquisa.
- Sugerimos que o registro das descobertas realizadas com esta pesquisa seja feito por meio da produ??o de relat?rio coletivo, incentivando a coopera??o e a colabora??o de todos os membros dos grupos. Oriente os estudantes na elabora??o de cada uma das etapas do relat?rio, esclarecendo as poss?veis d?vidas e mediando a constru??o de novos conhecimentos por parte dos mesmos.
- Oriente-os para que a socializa??o dos conhecimentos adquiridos seja feita atrav?s da elabora??o de slides para serem apresentados por cada grupo em forma de semin?rio, utilizando o laptop e o software Kpresenter, promovendo a intera??o e a troca de conhecimento entre os alunos.
- Para saber mais sobre como orientar a organiza??o de um semin?rio, acesse a aula "Consumo e sustentabilidade" dispon?vel no Portal do Professor: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28082> (acesso em 20/05/2012) .
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- Acompanhe a sistematiza??o do projeto de inicia??o cient?fica no quadro-s?ntese a seguir:
Tema de pesquisa |
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Justificativa |
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Problematiza??o |
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Hip?teses |
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Objetivo(s) |
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Fontes de pesquisa |
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Metodologia |
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Cronograma |
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Desenvolvimento da investiga??o |
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Divulga??o dos resultados |
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Fonte: Clip-Art.
- Destaque aos estudantes que um Projeto de Pesquisa deve ser um instrumento flex?vel, podendo ser reconstru?do pelo pesquisador no decorrer de seu desenvolvimento. As atividades podem utilizar v?rias aulas, contemplando um bimestre/trimestre ou at? mesmo um ano letivo. Assim sendo, o planejamento poder? ser revisto constantemente. A flexibilidade se faz necess?ria dando lugar a (re)orienta??es.
- Incentive, tamb?m, a promoverem debates entre os grupos por meio de um f?rum tem?tico de discuss?o na internet (Sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando propiciar a troca de experi?ncias e reflex?es, apresentar sugest?es e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
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Atividade 02
Zonas clim?ticas e tipos de Clima que atuam no territ?rio brasileiro
PASSO A PASSO
- Agora oriente os grupos a iniciarem o desenvolvimento da investiga??o proposta, a partir da situa??o-problema:
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- Para auxiliar os alunos a explorarem essa quest?o, sugerimos que comece recordando os v?rios tipos de clima que atuam sobre a superf?cie terrestre, cada um com caracter?sticas muito peculiares, que est?o refletidas nas paisagens. Pergunte aos estudantes:
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- Oriente aos alunos para que consultem as fontes de pesquisa levantadas anteriormente que abordam a tem?tica deste projeto de pesquisa, buscando compreender a quest?o anterior e outras a ela inerentes (sugerimos, dentre outras fontes, o site institucional da Enciclop?dia Brit?nica, dispon?vel em <http://escola.britannica.com.br/search?query=climas>, acesso em 20/05/2012). Nesse momento o objetivo ? que os estudantes entendam que os climas do planeta s?o determinados de acordo com a localiza??o geogr?fica do lugar e a intensidade de luz solar que incide sobre o mesmo em cada per?odo do ano. Questione:
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- ? importante que os grupos problematizem e discutam entre seus pares durante as etapas de levantamento das informa??es, a fim de que compreendam que em decorr?ncia da Terra apresentar uma forma esf?rica, a luz solar que atinge perpendicularmente a superf?cie de nosso planeta n?o abrange todos os pontos do mesmo em igual intensidade.
- Medie debates entre os grupos com vistas a entenderem que a quantidade de luz que atinge as regi?es adjacentes ao C?rculo Polar ?rtico ? diferente das recebidas em ?reas pr?ximas ? Linha do Equador. Isso adv?m do fato de que os raios que atingem os pontos pr?ximos ao paralelo do Equador incidem de forma perpendicular, isto ?, de maneira mais direta. A medida que se afasta do mesmo, os raios solares atingem a superf?cie de forma mais inclinada, ou seja, com menor intensidade.
- Ressalte a ideia de que o direcionamento dos raios solares ? um dos fatores que influencia na forma??o de ?reas mais quentes ou mais frias de nosso planeta. Mas destaque que existem outros fatores determinantes na composi??o dos climas, como o relevo, a vegeta??o, dentre outros.
- Pe?a aos grupos que encontrem representa??es cartogr?ficas das zonas clim?ticas da Terra e tipos de clima em cada uma delas, com vistas a ilustrar as cinco zonas t?rmicas estabelecidas para facilitar a classifica??o dos climas no globo terrestre, conforme imagens a seguir:
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Dispon?vel em: <http://www.brasilescola.com/geografia/zonas-termicas-terra.htm>. Acesso em 20/05/2012.
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Dispon?vel em: <http://get6educacaoegeografia.blogspot.com.br/2012/05/clima.html >. Acesso em 20/05/2012.
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- Antes da pesquisa das representa??es cartogr?ficas, resgate novamente a m?sica "Pa?s Tropical", utilizada como forma de motiva??o inicial para a elabora??o deste projeto de pesquisa. Agora o objetivo ? instigar a curiosidade dos alunos para entenderem por que o Brasil ? conhecido como "um pa?s tropical". Para isso, ou?a novamente a m?sica e retome o primeiro verso:
"Moro num pa?s tropical,
aben?oado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza [...]".
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- Problematize:
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- Oriente os grupos para que construam conhecimentos significativos acerca dessas e de outras quest?es. O objetivo neste momento ? que percebam que o Brasil localiza-se em sua grande maioria na zona Tropical, e tem como climas predominantes o Tropical ?mido e Equatorial. No entanto, devido a grande extens?o territorial de nosso pa?s h?, ainda, a presen?a dos climas Tropical Seco e Subtropical ?mido.
- Medie um debate entre os grupos buscando discutir as quest?es abordadas. Valorize e incentive a escrita por meio da produ??o Kword e disponibilizar no f?rum de discuss?o na internet.
de textos. Instrua os grupos a exporem os conhecimentos adquiridos nesta etapa da pesquisa e promoverem a intera??o e a troca de conhecimento entre todos os estudantes, atrav?s da constru??o de um texto coletivo, em que cada grupo deve fazer uma s?ntese explicativa e ilustrativa em um arquivo do software?
Atividade 03
Os tipos de Clima predominantes em cada regi?o do Brasil
PASSO A PASSO
- Agora que os alunos j? estudaram os tipos de clima de maior ocorr?ncia no territ?rio brasileiro, oriente-os a pesquisarem os climas predominantes em cada regi?o do Brasil. Questione:
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- Aguarde at? que os estudantes conversem entre seus pares. Posteriormente, oriente-os a pesquisarem em fontes diversas com vistas a levantarem as informa??es necess?rias para se compreender quais os tipos de clima de maior ocorr?ncia em cada uma das regi?es do territ?rio brasileiro, bem como suas respectivas caracter?sticas.
- Oriente os estudantes a pesquisarem em sites institucionais, como o IBGE Teen! <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_clima.pdf>, ou <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/climas-do-brasil/climas-do-brasil-5.php>, acesso em 20/05/2012), dentre outros, que al?m de textos explicativos, que apresentam representa??es cartogr?ficas ilustrativas, como esta a seguir:
Brasil: Climas. Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_clima.pdf> (acesso em 20/05/2012).
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- Nesse momento do projeto de inicia??o cient?fica ? importante que, al?m de saberem quais os climas de maior ocorr?ncia em cada uma das regi?es do territ?rio brasileiro, que entendam as principais caracter?sticas clim?ticas predominantes nessas regi?es. Neste sentido, solicite aos grupos que, novamente, apresentem os resultados parciais de suas pesquisas para o restante da turma, promovendo a intera??o e a troca de conhecimento entre todos os alunos, atrav?s da produ??o de um texto coletivo, em que cada grupo deve fazer uma s?ntese explicativa e ilustrativa em um arquivo do software Kword e disponibilizar no f?rum de discuss?o na internet.
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Atividade 04
Os fatores clim?ticos que influenciam na forma??o das diferentes combina??es que constituem as diversas paisagens das regi?es do Brasil.
PASSO A PASSO
- Agora o objetivo ? que os estudantes entendam que os tipos de clima que atuam sobre o extenso territ?rio brasileiro proporcionam a exist?ncia de paisagens variadas em cada uma das regi?es do Brasil. As paisagens vegetais se desenvolvem em conformidade com o tipo de clima, do relevo e do tipo de solo em que elas se situam. Mas a influ?ncia do clima ?, indubitavelmente, um dos fatores mais relevantes. Para refor?ar essa ideia, retome a seguinte quest?o-problema:
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- Oriente os estudantes a pesquisarem em fontes diversas com vistas a apreenderem que o planeta Terra apresenta uma grande variedade de climas em decorr?ncia de diversos fatores, como a latitude, o relevo, as correntes mar?timas, a continentalidade, dentre outros fatores. Consequentemente, nele (planeta Terra) encontramos tamb?m grande diversidade de paisagens naturais e culturais. Para facilitar essa compreens?o, por parte dos alunos, apresente o v?deo "Clima e dom?nios morfoclim?ticos no Brasil, dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=homWtvuRPGI>, acesso em 20/05/2012.
Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=homWtvuRPGI>, acesso em 20/05/2012.
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- O objetivo, neste momento, ? que os estudantes entendam que o Brasil ? um pa?s que quase todo o seu territ?rio est? situado na zona tropical. Por isso, recebe grande quantidade de calor durante todo o ano, o que favorece essa grande diversidade de forma??es vegetais, de tipos de solo, etc. Pergunte:
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- Oriente os grupos a pesquisarem buscando entender estas quest?es e outras a elas inerentes. Depois, instigue-os a perceberem que o clima, al?m de influenciar os aspectos f?sicos da paisagem, interfere tamb?m nos modos de produzir e consumir da popula??o, nas manifesta??es culturais, dentre outros, o que reflete na materializa??o da paisagem do territ?rio brasileiro. Questione:
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- Acompanhe os grupos nas reflex?es sobre as quest?es apresentadas e outras que aparecerem no decorrer das pesquisas em fontes diversas, buscando evidenciar que o clima, em cada regi?o do Brasil, possibilita atividades econ?micas espec?ficas, como, por exemplo, o turismo ou atividades agropecu?rias, modos de consumo diferenciados, bem como manifesta??es pr?prias da cultura de cada regi?o, como o modo de construir suas casas, de se vestir, de se divertir, dentre outros.
- Oriente os alunos a fazerem todas as anota??es sobre os dados e as informa??es levantadas em rela??o ao tema estudado. Acompanhe os grupos na produ??o de textos e imagens ilustrativas para fazerem a sistematiza??o dos conhecimentos adquiridos durante esta etapa da pesquisa, em um arquivo do software Kword e disponibilizar no f?rum de discuss?o na internet.
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Atividade 05
Fonte: Clip-Art.
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- Destaque aos grupos que nesta etapa deve-se socializar a conclus?o de todo o processo de investiga??o. A apresenta??o dos resultados do projeto de inicia??o cient?fica, conforme previsto desde o in?cio das etapas de investiga??o, deve ser atrav?s do uso de slides para serem apresentados por cada grupo em forma de semin?rios, utilizando o laptop e o software Kpresenter. Assim, os alunos devem fazer uma apresenta??o buscando responder ?s quest?es-problemas:
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- Nesse sentido, ? importante retomar as hip?teses dos alunos referentes a todas as quest?es que permearam a investiga??o, com o intuito de possibilitar que aos estudantes tenham a compreens?o daquilo que mudou em rela??o aos seus conhecimentos pr?vios sobre a tem?tica desde o in?cio do desenvolvimento do projeto de pesquisa at? o momento de finaliza??o do mesmo.
- Medie um momento de di?logo entre os grupos sobre "Os climas do Brasil e sua influ?ncia sobre as paisagens", para que possam expor suas hip?teses iniciais e o que mudou ap?s a realiza??o da pesquisa. Ao final dos debates, auxilie os grupos a elaborarem um quadro-s?ntese com os principais pontos discutidos e solicite que cada grupo organize suas an?lises/considera??es em forma de um texto ilustrativo, em um arquivo do software Kword.
- Ao finalizar as apresenta??es dos semin?rios atrav?s da exibi??o de slides produzidos por cada grupo, ? importante que os alunos tenham compreendido e consigam explicar que o clima, al?m de influenciar nas caracter?sticas f?sicas da paisagem, interfere tamb?m nos modos de produzir e consumir da popula??o, nas manifesta??es culturais, dentre outros, o que reflete na materializa??o da paisagem do territ?rio brasileiro..
- Nas apresenta??es de cada grupo deve ser evidenciado que as caracter?sticas do clima influenciam em toda a rotina humana, pois existem atividades que somente s?o realizadas em um determinado tipo de clima.
- Por fim, incentive a participa??o dos alunos no f?rum de discuss?o na Internet com vistas a promover outras reflex?es, trocas de experi?ncias, sugest?es, gerando a intera??o e a troca de conhecimento entre os estudantes.
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Aulas relacionadas ao tema dispon?veis no Portal do Professor:
Climas do Brasil. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7965 >. Acesso em 20/05/2012.
Clima ou Tempo?. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9449>. Acesso em 20/05/2012.
Por que o clima est? assim. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2086>. Acesso em 20/05/2012.
Entendendo o Tempo, o Clima e o Aquecimento Global. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1187>. Acesso em 20/05/2012.
Entendendo o regime clim?tico - construindo um fluxograma. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=531>. Acesso em 20/05/2012.
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Outras fontes de pesquisa:
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Britannica Escola Online. <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 20/05/2012.
Continentalidade e maritimidade - Brasil escola: <http://www.brasilescola.com/geografia/maritimidade-continentalidade.htm;>. Acesso em 20/05/2012.
Zonas Clim?ticas Del Mundo. <recursos/mec_17748/175556_jpg_1.jpg>. Acesso em 20/05/2012.
Bons ventos para estudar as propriedades de Clima e Tempo. <http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/bons-ventos-estudar-propriedades-clima-tempo-426801.shtml>. Acesso em 20/05/2012.
O que ? clima? <http://www.fiocruz.br/museudavida_novo/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1066&sid=204>. Acesso em 20/05/2012.
O tempo e o clima <http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/node/657>. Acesso em 20/05/2012.
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SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cient?fico. 21. ed. rev. ampl. S?o Paulo: Cortez, 2000.
VEJA NA SALA DE AULA. <http://veja.abril.com.br/saladeaula/ >.
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- Para saber mais sobre a import?ncia de um f?rum de debates, acesse o endere?o web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/#comment-169>, (acesso em 12/04/2012).
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- A avalia??o deve acontecer durante todo o processo de Inicia??o Cient?fica, considerando a participa??o, o desempenho e a colabora??o dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, ap?s o desenvolvimento das atividades, avaliar alguns aspectos:
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- ? importante destacar, ainda, que o significado de um trabalho de pesquisa n?o est? no ac?mulo de informa??es, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. Por isso, o professor deve ficar atento ao envolvimento, ? participa??o e ao interesse de cada aluno pela tem?tica. A partir disso, ? poss?vel avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfigura??o. Por meio do desenvolvimento de um projeto de pesquisa o professor poder? perceber o interesse do aluno em a rela??o ? tem?tica, bem como o comprometimento e o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.