Portal do Professor

Início do Conteúdo

A reforma agr?ria e os movimentos sociais no campo. Pesquisa Cient?fica para o Ensino M?dio.

Autor e Co-autor(es)

Rosilene Tomaz Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia Espa?os agr?rios, globaliza??o e moderniza??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Analisar a reforma agr?ria brasileira;
  • Entender de que forma acontece no Brasil;
  • Identificar os principais movimentos sociais e como ? o trabalho deles.

Duração das atividades

9 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para estudar o tema em quest?o ser? necess?rio o aluno j? ter adquirido alguns conhecimentos, como: Territ?rio, Regi?es, Limite e Fronteira.

Estratégias e recursos da aula

Para a realiza??o da aula o professor ir? usar projetor multim?dia, computador e caixa de som;

As atividades poder?o ser desenvolvidas usando o laborat?rio de inform?tica, o laptop ou o tablet, dependendo da disponibilidade da escola. Sendo que, todos os computadores dever?o estar conectados ? internet.

?

Atividade 1 ? Envolvendo a turma

?

Para iniciar a aula e despertar a curiosidade da turma para o tema em quest?o, o professor ir? fazer algumas perguntas e passar tr?s v?deos para os alunos refletirem sobre as quest?es levantadas.

  • O que ? reforma agr?ria?
  • Qual a realidade agr?ria no Brasil?
  • Quais as discuss?es sociais que os v?deos apresentam?
  • O que est? sendo feito para mudar a situa??o fundi?ria no Brasil?
  • Quais as solu??es apresentadas no v?deo para diminuir os problemas ambientais causados pela produ??o agr?cola?

?

Dispon?vel em:  http://www.youtube.com/watch?v=nqD5KUH7gDw. Acesso em 14/05/2012.

Video 1 Reforma Agr??ria

?

Dispon?vel em:  http://www.youtube.com/watch?v=eVYxZhb07ys. Acesso em 14/05/2012.

Video 2 Reforma Agr??ria

?

Dispon?vel em:  http://www.youtube.com/watch?v=4dGoaYFPyXM. Acesso em 14/05/2012.

Video 3 Reforma Agr??ria

?

Em seguida, o professor ir? ouvir a turma, sendo que, todos os alunos dever?o participar e compartilhar suas reflex?es levantadas a partir do v?deo e das quest?es propostas.  Cabe ao professor ser o mediador, incentivando os alunos a participarem e fazendo suas considera??es a respeito do tema.

Ap?s todos os alunos estarem envolvidos com o tema, o professor ir? propor que eles realizem uma pesquisa cient?fica sobre a tem?tica trabalhada nos v?deos e discuss?es em sala.

Para isso, o professor ir? passar a tem?tica geral que ? ?A reforma agr?ria e os movimentos sociais? e a partir da? a turma ir? desenvolver a pesquisa.

?

?

Atividade 2 - Entendendo a pesquisa cient?fica

?

No entanto, para iniciar o trabalho ? necess?rio que os alunos conhe?am os passos da pesquisa. Para isso, o professor ir? dividir a turma em grupos de cinco alunos e para come?ar a trabalhar primeiramente ir?o ler um texto dispon?vel do s?tio abaixo.

?

Texto dispon?vel em:  http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm. Acesso em 14/05/2012.

?

?

trabalho de grupo

Imagem dispon?vel em:  http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 14/05/2012.

?

?

Ap?s os grupos terem conclu?do a leitura, o professor ir? comentar com eles os passos para realiza??o da pesquisa. Sendo que, os alunos ir?o falar o que entenderam e o professor complementar. Para isso, ? necess?rio que professor e alunos estejam atentos aos seguintes passos.

  • Tema: ? o assunto que ser? abordado durante a realiza??o da pesquisa;
  • Delimita??o do tema: A partir da tem?tica geral ser? escolhido um tema espec?fico para ser trabalhado; 
  • Problema: Depois de definido o tema, levanta-se uma quest?o para ser respondida atrav?s de uma hip?tese, que ser? confirmada ou negada atrav?s da pesquisa; 
  • Hip?teses: ? uma suposi??o que ir? tentar responder o problema levantado atrav?s do tema da pesquisa; 
  • Justificativa: Afirma a import?ncia de se estudar o tema; 
  • Objetivos: Vai determinar o que o pesquisador quer atingir; 
  • Metodologia: ? a explica??o detalhada de todos os caminhos para a realiza??o da pesquisa; 
  • Cronograma: ? a previs?o de tempo que ser? gasto na realiza??o do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas; 
  • Refer?ncias: S?o os documentos consultados para a realiza??o da pesquisa; 
  • Resultados alcan?ados: ? o trabalho final que ir? conter todos os passos da pesquisa.

?

?

Atividade 3 ? Pesquisa cient?fica

?

Ao t?rmino do debate sobre os passos da pesquisa, os grupos come?aram a trabalhar. Para isso o professor ir? orientar que eles fa?am passo a passo conforme apresentado anteriormente, e ? medida que for seguindo os passos os grupos ir?o divulgar o trabalho em um blog. E para criar o blog os alunos ir?o acessar o seguinte s?tio conforme mostra link e tela abaixo:

?

Dispon?vel em  http://www.criarumblog.com/. Acesso em 14/05/2012.

Criar um blog

?

1? Passo: Pesquisa bibliogr?fica sobre a tem?tica geral;

?

Menino ilustrativo

Imagem dispon?vel em:  http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 14/05/2012.

?

Com o computador interligado a internet os grupos far?o uma pesquisa em busca de s?tios que abordam o assunto. A biblioteca da escola tamb?m poder? ser visitada para a realiza??o da pesquisa.

Sugere-se que os grupos pesquisem os seguintes assuntos:

  • O que ? Reforma Agr?ria?
  • Como ela ocorre no Brasil?
  • O que s?o os movimentos sociais?
  • Como eles trabalham?

?

2? Passo: Delimita??o do tema;

Com o tema geral em m?os e a pesquisa realizada os grupos ir?o delimitar o tema, ou seja, pensar em um tema espec?fico para a realiza??o da pesquisa. Para isso, eles dever?o pensar no que mais os chamaram a aten??o.

Exemplo: A atual realidade agr?ria no Brasil.

?

3? Passo: Defini??o do Problema;

Com o tema espec?fico definido, o grupo ir? pensar no problema, ou seja, em uma pergunta que ser? respondida com a realiza??o da pesquisa.

Exemplo: Existem problemas na Reforma Agr?ria brasileira?

?

4? Passo: Defini??o da Hip?tese;

Ap?s o problema definido os grupos ir?o criar algumas suposi??es para tentar responder o problema levantado na pesquisa.

Exemplo: Notadamente, ? visto que o Brasil enfrenta alguns problemas com a reforma agr?ria. No entanto, ? necess?rio que se amplie as discuss?es sobre a fun??o social da Terra e a atual realidade dos acampados e assentados.

?

5? Passo: Justificativa;

Com a hip?tese definida, os grupos ir?o pensar na justificativa, explicando por quais motivos est?o trabalhando com o tema.

Exemplo: Ap?s o professor ter passado um v?deo sobre o tema e realizado um debate discutindo o assunto, surgiu ? necessidade de ampliar o conhecimento a respeito da tem?tica trabalhada. Para isso, tornou-se necess?rio a realiza??o de uma pesquisa cient?fica.

?

6? Passo: Defini??o dos Objetivos;

Em seguida, os grupos ir?o definir os objetivos que querem realizar com a pesquisa, ou seja, o que eles querem descobrir e quais resultados querem alcan?ar.

Exemplos:

  • Entender de que forma acontece a Reforma Agr?ria no Brasil;
  • Verificar quais as contribui??es dos movimentos sociais para a realiza??o da Reforma Agr?ria.
  • Identificar os principais movimentos sociais e como ? o trabalho deles.

?

7? Passo: Metodologia;

A metodologia consiste nos caminhos que os grupos seguir?o para a realiza??o da pesquisa e para alcan?ar os resultados finais. Os passos da pesquisa, a elabora??o do blog e a forma usada para apresentar os resultados dever?o estar presentes na metodologia.

?

8? Passo: Cronograma;

Para defini??o do cronograma das atividades, ? necess?rio que os grupos estejam atentos ao prazo estipulado pelo professor para o desenvolvimento das atividades.

?

9? Passo: Resultados alcan?ados;

Os grupos dever?o apresentar os resultados listados abaixo e quando terminar a elabora??o desta atividade ela tamb?m dever? ser postada no blog.

Mapear no Google Earth os seguintes levantamentos:

  • Regi?es que possuem maior n?mero de acampamentos;
  • Regi?es que possuem maior n?mero de assentamentos;
  • Regi?es que possuem Terras consideradas devolutas.

?

Caso o computador que o grupo estiver usando n?o tenha o programa do Google Earth dispon?vel, ? necess?rio fazerem um download gratuito atrav?s do site  http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm, e instalar no computador. Posteriormente, ser? poss?vel acessar o programa por meio de um atalho na ?rea de trabalho do Windows ou Linux, atrav?s do menu "iniciar", clicando sobre o item "Google Earth".

?

Dispon?vel em:  http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm. Acesso em 14/05/2012.

google earth

?

Os grupos dever?o apresentar solu??es para os problemas que conseguiram identificar.

Para isso, montaram uma apresenta??o de slides usando o Kpresenter do computador, mostrando os problemas encontrados e as sugest?es para solucionar os problemas.

Passos para acessar o Kpresenter:

Kpresenter: Menu K ? Aplicativos ? Ferramentas de produtividade ? Gerador de Apresenta??o.

?

Atividade 4 ? Apresenta??o dos resultados

?

resultado da pesquisa

Imagem dispon?vel em:  http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 14/05/2012.

?

Ao t?rmino da pesquisa o professor ir? propor que os grupos apresentem os resultados. Como foi criado o blog com todos os passos da pesquisa, somente o blog poder? ser apresentado. Para isso, dever? ter em sala um projetor multim?dia, computador e caixa de som.

Ao t?rmino das apresenta??es, o professor ir? abrir para um debate, sendo que, todos os alunos poder?o contribuir para a troca de ideias e falar sobre sua compreens?o a respeito do tema e as dificuldades e satisfa??es de realizarem a pesquisa.

Em seguida, o professor ir? fazer o fechamento das ideias ampliando um pouco mais a discuss?o e colocando seu conhecimento a respeito do tema abordado.

? necess?rio que os grupos divulguem o blog para os alunos da escola, e em suas redes sociais, pra todos terem acesso ao trabalho.

Recursos Complementares

Os seguintes endere?os, al?m dos j? citados anteriormente poder?o auxiliar o professor na elabora??o das aulas e na condu??o das atividades em sala.

Dispon?vel em:  http://www.youtube.com.br/. Acesso em 14/05/2012. Os v?deos usados na aula est?o neste s?tio. 

Dispon?vel em:  http://www.incra.gov.br/index.php/reforma-agraria-2/questao-agraria/reforma-agraria. Acesso em 14/05/2012. Cont?m informa??es que poder? auxiliar o professor.

Dispon?vel em:  http://www.incra.gov.br/. Acesso em 14/05/2012. Cont?m informa??es que poder? auxiliar o professor.

Dispon?vel em:  http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 14/05/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.

Dispon?vel em:  http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 14/05/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o. 

Dispon?vel em:  http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 14/0/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.

Dispon?vel em:  http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm. Acesso em 14/05/2012. Neste s?tio ? poss?vel fazer o download do Google Earth.

Dispon?vel em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm. Acesso em 14/05/2012. Neste s?tio cont?m explica??es de como realizar uma pesquisa cient?fica.

Dispon?vel em  http://www.criarumblog.com/. Acessoem 14/05/2012.Neste s?tio ? poss?vel criar um blog.

Avaliação

O processo de avalia??o ser? no decorrer das aulas durante a realiza??o das atividades, onde o professor ir? avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa cient?fica; participa??o; comunica??o; intera??o com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos grupos e no debate; a elabora??o do blog e a apresenta??o final, que dever? apresentar respostas aos objetivos propostos anteriormente.