Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Geografia | Espa?os agr?rios, globaliza??o e moderniza??o |
Para estudar o tema em quest?o ser? necess?rio o aluno j? ter adquirido alguns conhecimentos, como: Territ?rio, Regi?es, Limite e Fronteira.
Para a realiza??o da aula o professor ir? usar projetor multim?dia, computador e caixa de som;
As atividades poder?o ser desenvolvidas usando o laborat?rio de inform?tica, o laptop ou o tablet, dependendo da disponibilidade da escola. Sendo que, todos os computadores dever?o estar conectados ? internet.
?
Atividade 1 ? Envolvendo a turma
?
Para iniciar a aula e despertar a curiosidade da turma para o tema em quest?o, o professor ir? fazer algumas perguntas e passar tr?s v?deos para os alunos refletirem sobre as quest?es levantadas.
?
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=nqD5KUH7gDw. Acesso em 14/05/2012.
?
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=eVYxZhb07ys. Acesso em 14/05/2012.
?
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=4dGoaYFPyXM. Acesso em 14/05/2012.
?
Em seguida, o professor ir? ouvir a turma, sendo que, todos os alunos dever?o participar e compartilhar suas reflex?es levantadas a partir do v?deo e das quest?es propostas. Cabe ao professor ser o mediador, incentivando os alunos a participarem e fazendo suas considera??es a respeito do tema.
Ap?s todos os alunos estarem envolvidos com o tema, o professor ir? propor que eles realizem uma pesquisa cient?fica sobre a tem?tica trabalhada nos v?deos e discuss?es em sala.
Para isso, o professor ir? passar a tem?tica geral que ? ?A reforma agr?ria e os movimentos sociais? e a partir da? a turma ir? desenvolver a pesquisa.
?
?
Atividade 2 - Entendendo a pesquisa cient?fica
?
No entanto, para iniciar o trabalho ? necess?rio que os alunos conhe?am os passos da pesquisa. Para isso, o professor ir? dividir a turma em grupos de cinco alunos e para come?ar a trabalhar primeiramente ir?o ler um texto dispon?vel do s?tio abaixo.
?
Texto dispon?vel em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm. Acesso em 14/05/2012.
?
?
Imagem dispon?vel em: http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 14/05/2012.
?
?
Ap?s os grupos terem conclu?do a leitura, o professor ir? comentar com eles os passos para realiza??o da pesquisa. Sendo que, os alunos ir?o falar o que entenderam e o professor complementar. Para isso, ? necess?rio que professor e alunos estejam atentos aos seguintes passos.
?
?
Atividade 3 ? Pesquisa cient?fica
?
Ao t?rmino do debate sobre os passos da pesquisa, os grupos come?aram a trabalhar. Para isso o professor ir? orientar que eles fa?am passo a passo conforme apresentado anteriormente, e ? medida que for seguindo os passos os grupos ir?o divulgar o trabalho em um blog. E para criar o blog os alunos ir?o acessar o seguinte s?tio conforme mostra link e tela abaixo:
?
Dispon?vel em http://www.criarumblog.com/. Acesso em 14/05/2012.
?
1? Passo: Pesquisa bibliogr?fica sobre a tem?tica geral;
?
Imagem dispon?vel em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 14/05/2012.
?
Com o computador interligado a internet os grupos far?o uma pesquisa em busca de s?tios que abordam o assunto. A biblioteca da escola tamb?m poder? ser visitada para a realiza??o da pesquisa.
Sugere-se que os grupos pesquisem os seguintes assuntos:
?
2? Passo: Delimita??o do tema;
Com o tema geral em m?os e a pesquisa realizada os grupos ir?o delimitar o tema, ou seja, pensar em um tema espec?fico para a realiza??o da pesquisa. Para isso, eles dever?o pensar no que mais os chamaram a aten??o.
Exemplo: A atual realidade agr?ria no Brasil.
?
3? Passo: Defini??o do Problema;
Com o tema espec?fico definido, o grupo ir? pensar no problema, ou seja, em uma pergunta que ser? respondida com a realiza??o da pesquisa.
Exemplo: Existem problemas na Reforma Agr?ria brasileira?
?
4? Passo: Defini??o da Hip?tese;
Ap?s o problema definido os grupos ir?o criar algumas suposi??es para tentar responder o problema levantado na pesquisa.
Exemplo: Notadamente, ? visto que o Brasil enfrenta alguns problemas com a reforma agr?ria. No entanto, ? necess?rio que se amplie as discuss?es sobre a fun??o social da Terra e a atual realidade dos acampados e assentados.
?
5? Passo: Justificativa;
Com a hip?tese definida, os grupos ir?o pensar na justificativa, explicando por quais motivos est?o trabalhando com o tema.
Exemplo: Ap?s o professor ter passado um v?deo sobre o tema e realizado um debate discutindo o assunto, surgiu ? necessidade de ampliar o conhecimento a respeito da tem?tica trabalhada. Para isso, tornou-se necess?rio a realiza??o de uma pesquisa cient?fica.
?
6? Passo: Defini??o dos Objetivos;
Em seguida, os grupos ir?o definir os objetivos que querem realizar com a pesquisa, ou seja, o que eles querem descobrir e quais resultados querem alcan?ar.
Exemplos:
?
7? Passo: Metodologia;
A metodologia consiste nos caminhos que os grupos seguir?o para a realiza??o da pesquisa e para alcan?ar os resultados finais. Os passos da pesquisa, a elabora??o do blog e a forma usada para apresentar os resultados dever?o estar presentes na metodologia.
?
8? Passo: Cronograma;
Para defini??o do cronograma das atividades, ? necess?rio que os grupos estejam atentos ao prazo estipulado pelo professor para o desenvolvimento das atividades.
?
9? Passo: Resultados alcan?ados;
Os grupos dever?o apresentar os resultados listados abaixo e quando terminar a elabora??o desta atividade ela tamb?m dever? ser postada no blog.
Mapear no Google Earth os seguintes levantamentos:
?
Caso o computador que o grupo estiver usando n?o tenha o programa do Google Earth dispon?vel, ? necess?rio fazerem um download gratuito atrav?s do site http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm, e instalar no computador. Posteriormente, ser? poss?vel acessar o programa por meio de um atalho na ?rea de trabalho do Windows ou Linux, atrav?s do menu "iniciar", clicando sobre o item "Google Earth".
?
Dispon?vel em: http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm. Acesso em 14/05/2012.
?
Os grupos dever?o apresentar solu??es para os problemas que conseguiram identificar.
Para isso, montaram uma apresenta??o de slides usando o Kpresenter do computador, mostrando os problemas encontrados e as sugest?es para solucionar os problemas.
Passos para acessar o Kpresenter:
Kpresenter: Menu K ? Aplicativos ? Ferramentas de produtividade ? Gerador de Apresenta??o.
?
Atividade 4 ? Apresenta??o dos resultados
?
Imagem dispon?vel em: http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 14/05/2012.
?
Ao t?rmino da pesquisa o professor ir? propor que os grupos apresentem os resultados. Como foi criado o blog com todos os passos da pesquisa, somente o blog poder? ser apresentado. Para isso, dever? ter em sala um projetor multim?dia, computador e caixa de som.
Ao t?rmino das apresenta??es, o professor ir? abrir para um debate, sendo que, todos os alunos poder?o contribuir para a troca de ideias e falar sobre sua compreens?o a respeito do tema e as dificuldades e satisfa??es de realizarem a pesquisa.
Em seguida, o professor ir? fazer o fechamento das ideias ampliando um pouco mais a discuss?o e colocando seu conhecimento a respeito do tema abordado.
? necess?rio que os grupos divulguem o blog para os alunos da escola, e em suas redes sociais, pra todos terem acesso ao trabalho.
Os seguintes endere?os, al?m dos j? citados anteriormente poder?o auxiliar o professor na elabora??o das aulas e na condu??o das atividades em sala.
Dispon?vel em: http://www.youtube.com.br/. Acesso em 14/05/2012. Os v?deos usados na aula est?o neste s?tio.
Dispon?vel em: http://www.incra.gov.br/index.php/reforma-agraria-2/questao-agraria/reforma-agraria. Acesso em 14/05/2012. Cont?m informa??es que poder? auxiliar o professor.
Dispon?vel em: http://www.incra.gov.br/. Acesso em 14/05/2012. Cont?m informa??es que poder? auxiliar o professor.
Dispon?vel em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 14/05/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.
Dispon?vel em: http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 14/05/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.
Dispon?vel em: http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 14/0/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.
Dispon?vel em: http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm. Acesso em 14/05/2012. Neste s?tio ? poss?vel fazer o download do Google Earth.
Dispon?vel em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm. Acesso em 14/05/2012. Neste s?tio cont?m explica??es de como realizar uma pesquisa cient?fica.
Dispon?vel em http://www.criarumblog.com/. Acessoem 14/05/2012.Neste s?tio ? poss?vel criar um blog.
O processo de avalia??o ser? no decorrer das aulas durante a realiza??o das atividades, onde o professor ir? avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa cient?fica; participa??o; comunica??o; intera??o com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos grupos e no debate; a elabora??o do blog e a apresenta??o final, que dever? apresentar respostas aos objetivos propostos anteriormente.