BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Dr. Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros digitais: impacto e fun??o social |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
?
? Conhecer o g?nero teste.
? Reconhecer os suportes onde os testes foram publicados.
? Produzir um teste.
? Analisar os perfis descritos em alguns testes.
?
?
Para esta sequ?ncia did?tica, voc? ir? precisar de:
? Computador/ internet (sala de inform?tica)
? Data show, ou v?deo e TV
? Caixas de som
? Dicion?rio de l?ngua portuguesa e inglesa
?
Aulas 1 e 2:
?
Professor, no in?cio desta sequ?ncia did?tica, abordaremos a depend?ncia ? internet, um dos novos males da vida moderna. Para isso, inicie sua aula levantando os conhecimentos pr?vios de seus alunos. Se necess?rio, utilize o roteiro a seguir para nortear a discuss?o:
?
1. Voc? tem computador em casa?
2. Ele ? ligado ? internet? Que tipo de internet? Discada, banda larga...
3. Com que frequ?ncia voc? a utiliza? E seus familiares?
4. Quando voc? precisa fazer uma pesquisa escolar, qual ? o seu procedimento?
5. Voc? acha que a internet facilitou a vida das pessoas?
6. Em que medida o acesso t?o vasto a informa??es pode ser ben?fico? E prejudicial?
?
Durante a discuss?o, permita que seus alunos falem sobre a import?ncia da rede mundial de comunica??o em suas vidas e que percebam a crescente depend?ncia que temos tido quanto a essa tecnologia. Em seguida, fa?a c?pias do texto a seguir ? ou disponibilize em tablets ? e pe?a que os alunos fa?am a leitura dele.
?
Uso excessivo de tecnologia pode remodelar a personalidade, dizem especialistas
(Dispon?vel em: http://img.terra.com.br/i/2010/06/11/1563666-5445-atm14.jpg)
Os seus amigos noFacebook s?o mais interessantes do que os da vida real? O acesso de alta velocidade ? Internet o tornou impaciente com a lentid?o de algumas crian?as? Voc? ?s vezes pensa em usar o fast forward e de repente percebe que a vida n?o vem com controle remoto?
Caso sua resposta a qualquer dessas perguntas tenha sido afirmativa, a exposi??o ? tecnologia pode estar lentamente remodelando a sua personalidade. Alguns especialistas acreditam que o uso excessivo da internet, celulares e outras tecnologias podem fazer com que nos tornemos mais impacientes, impulsivos, esquecidos e ainda mais narcisistas.
"A vida mais e mais se assemelha a uma sala de chat", disse o Dr. Elias Aboujaoude, diretor da Cl?nica de Controle de Dist?rbios de Impulsividade, na Universidade Stanford. "Estamos pagando o pre?o em termos de vida cognitiva, devido ao estilo de vida virtual que adotamos".
Dedicamos muito tempo aos nossos aparelhos, e alguns estudos sugeriram que a depend?ncia excessiva de celulares e internet ? equivalente a um v?cio. Sites como o netaddiction.com oferecem testes de autoavalia??o para determinar se a tecnologia se tornou uma droga. Entre as quest?es usadas na identifica??o de riscos est?o: Voc? negligencia seus afazeres caseiros para ficar online mais tempo? Verifica seu e-mail frequentemente? Perde o sono com frequ?ncia por ficar conectado de madrugada? Se as respostas forem afirmativas, a tecnologia pode estar prejudicando sua vida.
Em estudo que ser? publicado pela revista Cyberpsychology, Behavior and Social Networking, pesquisadores da Universidade de Melbourne, Austr?lia, sujeitaram 173 universit?rios a testes para medir o risco de comportamentos problem?ticos de internet e quanto a jogos de azar. Cerca de 5% dos participantes mostraram sinais de problemas quanto ao jogo, e 10% deles mostraram resultados suficientes para coloc?-los no grupo de risco quanto ao "v?cio" em internet.
O uso da tecnologia estava claramente interferindo com a vida cotidiana dos estudantes, mas defini-lo como v?cio talvez seja ir longe demais, diz Nicki Dowling, a psic?loga cl?nica que comandou o estudo. Ela prefere a defini??o "dependentes de internet".
Tipicamente, a preocupa??o quanto ? nossa depend?ncia com rela??o ? tecnologia ? que subtrai tempo ao conv?vio com amigos e familiares no mundo real. Mas os psic?logos recentemente se intrigaram com um efeito mais sutil e insidioso de nossas intera??es online. Talvez o imediatismo da internet, a efici?ncia do iPhone e o anonimato das intera??es em chat mudem o cerne do que somos.
Estudiosos questionam se a vasta armazenagem de dados oferecida pelos sistemas de e-mail e a internet est? impedindo as pessoas de deixar que o passado se v?, prendendo-as a muitas recorda??es desnecess?rias e impedindo que acumulem novas experi?ncias. Hoje em dia, tudo ? armazenado na mem?ria eletr?nica, diz, de um e-mail in?cuo enviado depois de um almo?o de neg?cios a uma briga online com um c?njuge.
"Se a pessoa n?o consegue esquecer porque tudo aquilo est? sempre presente, que efeito isso tem sobre a capacidade de criar mem?rias novas e lembrar coisas dignas de recorda??o?", ele diz. "Se voc? tem 500 fotos de suas f?rias no Flickr, em lugar de cinco fotos realmente significativas, isso muda a capacidade de relembrar os momentos dignos de recorda??o?"
E tampouco existe modo f?cil de superar a depend?ncia em tecnologia. Nicholas Carr, autor de um livro sobre os efeitos da internet no c?rebro, diz que responsabilidades sociais e familiares, trabalho e outras press?es influenciam nosso uso da tecnologia. "Quanto mais profundamente a tecnologia est? inserida nos padr?es da vida cotidiana, menos escolha sobre/ se/ e como deveremos utiliz?-la", ele afirmou em recente post sobre o tema.
Alguns especialistas sugerem simplesmente reduzir o tempo passado online, por exemplo estabelecendo limites para o n?mero de vezes em que voc? verifica seu e-mail, ou deixando o celular em casa ocasionalmente.
O problema se parece com um dist?rbio alimentar, disse a Dra. Kimberly Young, professora da Universidade St. Bonaventure, em Nova York, que realizou pesquisas sobre o aspecto v?cio da tecnologia online. A tecnologia, como a comida, ? parte essencial da vida cotidiana, e quem sofre de um dist?rbio de comportamento online n?o pode abandonar completamente o seu uso, e, em lugar disso, precisam aprender modera??o e uso controlado. Ela sugere terapia para determinar as quest?es subjacentes que despertam a necessidade de que uma pessoa use a internet "como via de escape".
O Centro Internacional de M?dia e Estudo de Causas P?blicas da Universidade de Maryland pediu que 200 alunos passassem um dia sem usar a m?dia eletr?nica. Os relat?rios que eles apresentaram posteriormente sugerem que abandonar a tecnologia de vez n?o s? cria dificuldades log?sticas consider?veis como muda a capacidade de conex?o com os outros.
"Trocar mensagens de texto e instant?neas com meus amigos sempre me reconforta", escreveu um aluno. "Sem esses dois luxos, sinto-me sozinho e isolado de minha vida. Embora estude com outros milhares de alunos, o fato de que n?o possa me comunicar com alguns deles usando a tecnologia se provou quase insuport?vel".
(Dispon?vel em: http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI4486490-EI12884,00-Especialistas+investigam+a+chamada+dependencia+de+internet.html. Acesso: 08/05/2012.)
Em grupos de 5 componentes, pe?a que os alunos discutam o texto, seguindo o roteiro:
?
Roteiro:
?
1. Localizem as palavras desconhecidas ou estrangeiras e verifiquem no dicion?rio (impresso ou virtual) seu significado.
2. Identifiquem o assunto abordado pelo texto.
3. Identifiquem o t?pico tratado em cada par?grafo.
4. Listem os sites ou redes sociais citados no texto. Acessem e registrem seus endere?os eletr?nicos. Havia algum desconhecido? Se sim, qual?
5. Segundo o texto, de que maneira a depend?ncia ? internet pode ser reconhecida?
6. A que a ?depend?ncia virtual? foi comparada no texto?
7. De que maneira a depend?ncia pode afetar a vida das pessoas?
8. Voc? concorda com o posicionamento apresentado pelo texto?
Depois da leitura e da discuss?o do texto motivador, proponha que os alunos realizem os testes a seguir.
?
Professor, ? poss?vel propor, tamb?m, que os pr?prios alunos pesquisem e selecionem textos sobre o uso inadequado ou exagerado da internet, podendo, at? mesmo, restringir o tema ? depend?ncia ?s redes sociais. A pesquisa ajudar? na produ??o textual final.
?
Teste 1: Voc? ? viciado em internet? ? Site Vila Mulher (adaptado)
?
Responda SIM ou N?O para as perguntas abaixo e descubra se voc? ? viciada em Internet:
?
1- Voc? beija e acaricia suavemente a home page do seu namorado ou marido?
2- Se recusa a sair de f?rias em um lugar que n?o tem eletricidade nem linha telef?nica?
3- N?o consegue evitar de teclar ?com? depois de um ponto?
4- Voc? se refere a ir ao banheiro como downloading?
5- Seu cachorro tamb?m tem uma home page pr?pria?
6- Se levanta ?s 3 da manh? para ir ao banheiro e, ao voltar para a cama, se det?m checando seus e-mails?
7- Se emociona cada vez que um provedor de servi?o lhe concede chamadas sem limites em lugar das atuais 200 horas/m?s?
8- Para chamar o elevador, voc? d? dois cliques no bot?o?
9- O valor financeiro do seu computador supera o do seu carro?
10- Tatuou em alguma parte do corpo ?www.google.com.br? ou ?este corpo ? melhor visualizado pelo Netscape 4.5??
11- Voc? sonha em HTML e tem pesadelos em Flash?
12- Todos os seus amigos t?m ?@? no nome?
13- Seu computador sofre pane e voc? tem, literalmente, um ataque de p?nico e sente como se fosse morrer?
Resultado:
? Se voc? respondeu SIM para alguma dessas perguntas, tenho que revelar que voc? est? com problemas.
? Se respondeu SIM para metade delas, n?o d? mais para disfar?ar, a Internet tem um grande poder sobre voc?.
? Mas, se voc? respondeu SIM para TODAS essas perguntas, cuidado, porque n?o existe ningu?m no mundo que possa te aguentar. Voc? ? um viciado em Internet e um tremendo chato!
?
Brincadeiras ? parte, esta quest?o sobre viciados em Internet ou a ?S?ndrome de Adic??o ? Internet? est? come?ando a ficar s?ria. Para se ter uma id?ia, foi criada na China uma cl?nica especializada em tratamentos para esses adictos ? rede! O que est? acontecendo? Ser? que n?o existe coisa mais interessante para se fazer do que ter o c?rebro conectado 24 horas por dia? Ser? que as pessoas est?o se esquecendo que existem pessoas reais, emo??es reais, relacionamentos reais? N?o se esque?a: diante de um problema de conex?o, chamar o servi?o t?cnico. Mas se ele n?o resolver, caia na real, porque nem tudo ? resolvido no mundo virtual, e QUALIDADE DE VIDA ? uma delas!
?
(Dispon?vel em: http://vilamulher.terra.com.br/teste-voce-e-viciada-em-internet-11-1-71-49.html. Acesso: 08/05/2012)
?
?
Depois de fazer o teste, responda:
?
?
Teste 2: Crit?rios de depend?ncia de Internet ? Site Profissionais TI
Apresentar, pelo menos, 5 dos 8 crit?rios abaixo descritos:
(1) Preocupa??o excessiva com a Internet
(2) Necessidade de aumentar o tempo conectado (on-line) para ter a mesma satisfa??o
(3) Exibe esfor?os repetidos para diminuir o tempo de uso da Internet
(4) Irritabilidade e/ou depress?o
(5) Quando o uso da internet ? restringido, apresenta labilidade emocional (Internet como forma de regula??o emocional)
(6) Permanece mais conectado (on-line) do que o programado
(7) Trabalho e as rela??es sociais ficam em risco pelo uso excessivo
(8) Mente aos outros a respeito da quantidade de horas conectadas
(Dispon?vel em: http://www.profissionaisti.com.br/2009/03/voce-e-dependente-de-internet-faca-o-teste/. Aceso: 08/05/2012)
?
Levando em considera??o o site em que o teste se encontra, responda:
?
?
Teste 3: Quem ? voc? na internet? ? Site da Revista Atrevida
?
?
Depois de realiz?-lo, responda:
?
?
?
Professor, ap?s a realiza??o dos testes, converse com os alunos sobre os resultados obtidos. Divida os usu?rios de internet em tr?s perfis: dependente; logado (que acessa a internet, mas moderadamente) e desconectado. Fa?a no quadro uma tabela colocando cada perfil em uma coluna. Em seguida, preencha as linhas com o n?mero de alunos que, segundo os testes, corresponde a cada perfil. Voc? pode fazer um trabalho conjunto com o professor de matem?tica transformando os dados em porcentagem e em gr?ficos. Veja o modelo.
?
Perfil: |
DEPENDENTE |
LOGADO |
DESCONECTADO |
N?mero de alunos: |
? ? ? |
? |
? |
Porcentagem de alunos: |
? ? ? |
? |
? |
?
?
Aulas 3 e 4:
?
Professor, nestas aulas seus alunos dever?o produzir um teste. O tema ser? o aluno aplicado da era tecnol?gica. Com a difus?o das tecnologias, a maneira de pesquisar e de estudar mudou bastante. Da mesma forma, o perfil dos alunos mudou tamb?m. Um aluno aplicado ? aquele que carrega diversas enciclop?dias ou que sabe pesquisar com efici?ncia em sites de busca, como o Google? Vamos tra?ar o perfil do estudante moderno!
?
Distribua para os alunos os seguintes textos. Proponha que as equipes fa?am a leitura e respondam as quest?es que seguem:
?
?
Texto 1: O futuro dos livros
?
?
2020: Todos os livros ser?o multiplataforma e interativos
Os ?livros? do futuro ser?o agrupados com trilhas sonoras, leitimotivs musicais, gr?ficos em 3-D e v?deo em streaming. Ser?o aprimorados com marcadores de p?gina coletivos, namoro online e alertas emitidos por aplicativos sociais geolocalizados a cada vez que algu?m na sua vizinhan?a comprar o mesmo livro que voc? ? qualquer coisa desde que voc? n?o precise de fato ler a coisa. Autores v?o fazer seu pr?prio marketing, o leitor ser? respons?vel pela distribui??o, a sabedoria das multid?es se encarregar? da edi??o e a m?o invis?vel do mercado vai cuidar da escrita (se houver alguma). Escritores reagir?o tornando-se virais ou animais.
?
Dispon?vel em: http://digimonforever.forumeiros.com/t319-o-futuro-dos-livros.
Acesso: 08/05/2012).
?
?
Texto 2: Livros eletr?nicos est?o caindo no gosto de leitores americanos
Quando os livros fazem hist?ria ? assim: uma das maiores livrarias dos Estados Unidos anuncia que nos ?ltimos tr?s meses as vendas de livros eletr?nicos ultrapassaram as dos livros de papel. S?o, em m?dia, 143 livros digitais para cada cem unidades tradicionais
Seria a facilidade de levar para l? e para c?, de grifar um texto, de ter instantaneamente o sin?nimo de uma palavra? Seria a capacidade de armazenar milhares de livros em um aparelhinho fininho?
Ningu?m sabe exatamente, mas a desconfian?a ? que tudo isso junto est? levando as pessoas a trocarem o papel pelo digital. A escolha n?o ? por apenas um modelo: h? o Kindle, da Amazon, o nook, da livraria Barnes and Noble, o Reader, da Sony ou o Ipad, da Apple.
De modo geral as vendas de todos os e-books, como s?o chamados, quadruplicaram nos cinco primeiros meses do ano. Claro, por tr?s disso, esteve a concorr?ncia e a redu??o no pre?o dos aparelhos.
S?o muitas mudan?as. S? que ainda n?o d? para dizer que os livros de papel foram esquecidos pelos leitores. No ?ltimo ano as vendas de livros impressos, nos Estados Unidos, cresceram 22%, de acordo com a associa??o de editoras americanas. Mas especialistas apostam que em uma d?cada eles v?o representar apenas 25% do mercado.
Uma mudan?a de comportamento na sua forma e n?o no conte?do. A busca pelo conhecimento continua e continuar? a mesma. Seja por meio de livro de capa dura, seja por meio de um livro eletr?nico. ? que todos apostam. ? o que todos esperam.
?
Dispon?vel em: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/07/livros-eletronicos-estao-caindo-no-gosto-de-leitores-americanos.html. Acesso: 08/05/2012.
?
?
Texto 3: Como melhorar o desempenho dos alunos investindo em tecnologia?
?
O bom uso de computadores e da Internet na educa??o ? um assunto que interessa muito a diretores de escolas e lideran?as educacionais. Afinal, o tipo e a quantidade de recursos disponibilizados para uma comunidade e o modo como s?o utilizados interferem significativamente no desempenho dos seus alunos e no exerc?cio da cidadania. Este artigo tem por objetivo informar diretores e outras lideran?as educacionais a respeito do impacto da inform?tica na educa??o e do que se pode fazer para aproveitar ao m?ximo esse recurso.
Computadores e Internet garantem melhor desempenho?
Desde que se descobriu que computadores e Internet tamb?m podem ser usados na educa??o, os pesquisadores come?aram a realizar investiga??es para identificar qual ? sua relev?ncia para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. N?o faltam estudos de caso que relatam experi?ncias individuais bem-sucedidas de professores e alunos do mundo inteiro com a utiliza??o do computador e da Internet ou que revelam que o uso de computadores ? essencial para a forma??o do cidad?o do s?culo XXI.
Em 1998, pesquisadores da Universidade de Laval, no Canad?, reuniram essas experi?ncias e mostraram que a utiliza??o de computadores e da Internet tornam as pr?ticas docentes mais motivadoras e mais centradas nas necessidades dos alunos e na solu??o de problemas aut?nticos (Bracewell, 1998). Da? para concluir que os alunos tamb?m aprendem mais era um pulo, n?o? Mas ainda faltava a prova.
Mais tarde, em 2000, pesquisadores da Universidade da Calif?rnia, Irvine, (Riel e Becker, 2000) conseguiram associar um comportamento de lideran?a dos professores ao uso de computadores, isto ?, sua pesquisa revelou que os professores mais bem formados e influentes no seu grupo, e aqueles que utilizavam estrat?gias pedag?gicas variadas, tamb?m eram os que mais gostavam de usar computadores. Se os melhores professores v?em utilidade no computador e na Internet, essas ferramentas deveriam ser muito boas para o desenvolvimento dos alunos, n?o? Mas ainda faltava a prova.
Finalmente, em 2005, chegou a prova. A comunidade cient?fica conseguiu mostrar que computadores e Internet est?o associados a um melhor desempenho dos alunos nas habilidades que devem ser desenvolvidas na escola, tais como Leitura e Matem?tica. Trata-se do estudo realizado pela Organiza??o para Coopera??o e Desenvolvimento Econ?mico, a OCDE, que comparou os resultados do Pisa 2003 com o acesso dos alunos a computadores e ? Internet. O Pisa ? um exame internacional que avalia e compara o desempenho de jovens de 15 anos nos 31 pa?ses-membros da OECD e seus 11 parceiros, entre eles o Brasil. Esse exame ? realizado com base no Censo Escolar e envolve alunos de escolas particulares e p?blicas de todas as regi?es do pa?s. O foco de 2000 foi a Leitura e o de 2003, a Matem?tica. Com os dados do Pisa 2000, a rela??o entre acesso a computadores e desempenho n?o ficou muito clara porque faltavam informa??es sobre os alunos. J? em 2003, o estudo foi muito mais abrangente e conclusivo.
Dispon?vel em < http://blog.educacional.com.br/articulistaBetina/p70286/>. Acesso 15 de maio de 2012.
?
Professor, as perguntas tamb?m podem servir como roteiro de pesquisa para os alunos entrevistarem seus pais e amigos. Assim, eles poder?o tra?ar um panorama do pensamento das pessoas sobre as tecnologias na educa??o. Outras perguntas tamb?m podem ser acrescentadas.
Discuta com os alunos as respostas dadas ?s quest?es e, em seguida, fa?a a seguinte proposta:
?
Durantes as aulas, percebemos que existem diferentes tipos de testes e que, cada um deles se dirige a um p?blico-alvo espec?fico. Para saber o perfil dos alunos de sua escola, em grupo de 5 alunos, crie um teste sobre a rela??o existente entre os alunos e as tecnologias na aprendizagem. Para isso, elabore perguntas referentes ?s pr?ticas escolares e de pesquisa de seus colegas e crie, pelo menos, 3 perfis diferentes de tipos de alunos. N?o se esque?a de redigir os resultados ? pequenos textos descritivos sobre o perfil.
?
Cada equipe poder? aplicar seu teste nos alunos da escola e, com o apoio do professor de matem?tica, tabelar os dados e transform?-los em gr?ficos. Com os dados em m?os, que tal redigir uma mat?ria e publicar em um jornal mural da escola, em um blog ou no site da escola?
? muito importante dar uma finalidade ? produ??o dos alunos, por isso, n?o deixe de mostrar as aplica??es que um teste pode ter. Se entendermos o resultado da aplica??o do teste como diagn?stico, e que parte dos alunos j? encontram problemas em utilizar a internet de maneira regrada, seria interessante convidar um profissional para uma palestra com alunos e familiares.
?
?
Professor, avalie seus alunos ao longo de todo o processo. Verifique se eles foram capazes de compreender os textos trabalhados, produzindo sentido e aplicando os conhecimentos constru?dos nas discuss?es em grupo. Avalie, tamb?m, o teste criado pelos grupos, considerando a pertin?ncia das perguntas, a descri??o dos perfis e sua aplica??o na escola. Caso decida produzir os gr?ficos sugeridos, avalie tamb?m, com o professor de matem?tica, as compet?ncias referentes a essa disciplina.