Portal do Professor

Início do Conteúdo

A linguagem no cinema: trailers, roteiros, sinopses e resenhas

Autor e Co-autor(es)

Karen Alves de Andrade imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. Dr. Luiz Prazeres

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros digitais: impacto e fun??o social
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

?         Pesquisar os diversos g?neros presentes na esfera cinematogr?fica.

?         Reconhecer as estrat?gias utilizadas em trailers de filmes para atrair o p?blico.

?         Reconhecer e identificar caracter?sticas de resenhas de filmes.

Duração das atividades

6 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

* No??es de estruturas de g?neros textuais narrativos

Estratégias e recursos da aula

?

Para esta sequ?ncia did?tica voc? ir? precisar de :

?         Computador/ internet (sala de inform?tica)

?         Data show, ou v?deo e TV

?         Caixas de som

?

Aula 1

Professor, esta sequ?ncia did?tica explora um tema muito apreciado por alunos de todas as idades: o cinema! Para iniciar a aula, utilize um projetor para apresentar as imagens a seguir. Levante o conhecimento pr?vio dos alunos perguntando:

?

?         Voc? conhece a/as personagem/personagens apresentadas nessa imagem? Quem ?/s?o? 

?         A que filme pertence a cena? O que voc? sabe sobre ele?

?         Voc? identifica a que ?poca o filme pertence?

?

Cinema Paradiso

?

http://suavetinta.files.wordpress.com/2011/12/cinema-paradiso-21.png

?

E o vento levou

?

http://1.bp.blogspot.com/-pKgC_MXf_Uk/Tz7x_st65hI/AAAAAAAABcU/Gs1ea1bNgvE/s1600/e-o-vento-levou1.jpg

?

?

Tempos modernos

?

http://2.bp.blogspot.com/_T68MSyMQXl8/S3KfsdgEdWI/AAAAAAAADK0/xdVLmOuktRA/s400/tempos-modernos2.jpg

?

?

A rosa p?rpura do Cairo

?

http://2.bp.blogspot.com/_LE8ZmBdExq0/Sfx2ZQfG_AI/AAAAAAAAAdQ/53rvx7AN6RQ/s400/A-Rosa-Purpura-do-Cairo-6.jpg

?

?

Esqueceram de mim

?

?

http://1.bp.blogspot.com/-VM7PEjPqdB4/T1fp7AxaFpI/AAAAAAAACS8/bQ1iM4VNewA/s1600/Esqueceram-de-Mim.jpg

?

E.T.

?

http://xaexomano.com.br/2011/wp-content/uploads/2010/10/et.jpg?w=300

Grease

?

?

http://images.fandango.com/images/fandangoblog/day50grease1.jpg

?

?

Titanic

?

http://imguol.com/2012/04/12/leonardo-dicaprio-e-kate-winslet-em-cena-de-titanic-1334263872576_560x400.jpg

?

Professor, esse filmes fizeram hist?ria em seu tempo e marcaram gera??es. Ainda que seus alunos n?o conhe?am alguns deles, a maior parte faz parte, ainda hoje, do imagin?rio dos amantes do cinema.

?

Solicite que, divididos em grupos, os alunos escolham uma das imagens apresentadas. Leve-os ? sala de inform?tica para que eles pesquisem sobre o filme escolhido e, em seguida, apresentem informa??es sobre esse filme. Eles dever?o pesquisar:

?

  • Nome
  • Diretor
  • Ano de lan?amento
  • Protagonistas
  • Sinopse
  • Trailer
  • Outros (permita que, ao explorar os sites de pesquisa, eles encontrem informa??es n?o previstas)

?

Para auxiliar na pesquisa, pe?a para que os alunos utilizem o seguinte roteiro:

?

  1. Em um site de buscas, digite a palavra-chave que corresponde ao verbete que voc? procura.
  2. Explore a home do site e localize os conte?dos de seu interesse.
  3. Acesse os links desejados, mas sempre registrando os endere?os eletr?nicos navegados.
  4. Procure informa??es sobre o verbete em diferentes g?neros textuais e m?dias (ex: v?deos, imagens, reportagens, sinopses...)
?
?

Ao se utilizar um site de buscas, ? poss?vel que uma diversidade de sites n?o associados ao tema buscado apare?am. Por isso, ? importante escolher bem a palavra-chave.

?

?

?

?

Depois do momento de pesquisa, reapresente as imagens e pe?a que os alunos socializem com a turma os conhecimentos adquiridos na pesquisa.

?
?

Devido ? diversidade de caminhos de pesquisa possibilitados pela internet, a socializa??o dos conhecimentos adquiridos pode ser uma atividade oral muito importante e enriquecedora para os alunos e para o professor.

?

?

?

?

Aula 2 e 3

?

Professor, nesta aula, abordaremos o filme ?A rede social? para trabalhar alguns g?neros relacionados ao cinema. Os alunos dever?o acessar o site oficial do filme www.aredesocial.com.br, o site www.adorocinema.com/filmes/filme-147912/ ou outros sites sobre cinema.

?

Solicite, ent?o, que assistam a seu trailer. Pode haver mais de um trailer para o filme. Pe?a, ent?o que eles assistam a pelo menos 2. Seguem duas sugest?es de acesso:

?

?

Em seguida, proponha que, em grupos de 5 alunos,  debatam acerca dos trailers assistidos. Para isso, proponha o seguinte roteiro:

?

  1. Qual ? o enredo do filme?
  2. Que sensa??es o trailer provoca em quem o assiste?
  3. De que maneiras ele procura chamar a aten??o do telespectador?
  4. Que informa??es sobre o filme s?o essenciais no trailer?
  5. De que forma essas informa??es aparecem?
  6. Ou?am bem a trilha sonora do trailer. O que ela sugere? Que efeitos ela pode causar no telespectador?

?

  1. Assistam ao tutorial sobre cinematografia, dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=vrqkS1i0dU8.

?

a)      O que ? planifica??o?

b)      O que ? angula??o?

c)      Como a planifica??o e a angula??o ocorreram nos trailers assistidos?

d)     Registre em seu caderno o que s?o e para que servem os seguintes tipos de planifica??o.

Em seguida, identifique suas ocorr?ncias no trailer assistido. Reveja-o v?rias vezes para executar esta tarefa.

?

  • Plano geral
  • Plano aberto
  • Plano americano
  • Plano m?dio
  • Close
  • Super close

?

e)      Agora, registre para que servem os seguintes tipos de angula??o e marque um X nos que voc? foi capaz de identificar no trailer:

?

  • Panor?mico
  • Travelling
  • Chicote
  • Zoom
  • Plong?e
  • Contre-plong?e

?

Professor, essas atividades requerem que os alunos assistam aos trailers e ao tutorial mais de uma vez. Pe?a que eles se atentem bem aos detalhes. Depois, com toda a turma, conversem sobre o que eles acharam sobre os trailers, se eles acharam bons, por qu?... Pergunte tamb?m se eles tiveram vontade de assistir ao filme. Finalmente, pe?a que eles criem hip?teses sobre a finalidade dos trailers.

?
?

O trailer ? uma propaganda do filme, ? uma ferramenta de marketing. Ele deve anunciar as caracter?sticas do filme, evidenciando suas qualidades e apresentando seu conte?do de maneira interessante, impactante e criativa.

?

?

?

?


Aula 4

?

Nesta aula, os alunos dever?o selecionar algumas sinopses do filme ?A rede social?. Segue um exemplo:

Em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e come?a a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milh?es de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilion?rio da hist?ria com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complica??es em sua vida social e profissional. (Dispon?vel em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-147912/>. Acesso: 11/05/2012)

?

Pergunte aos alunos:

?

  1. Qual voc?s acreditam ser a finalidade da sinopse?
  2. Que tempo verbal aparece com mais frequ?ncia nesse g?nero? Por que voc? acha que isso ocorre?
  3. Que informa??es sobre o filme aparecem na sinopse?
  4. H? muitas informa??es sobre o enredo?
  5. Que informa??es s?o propositalmente omitidas na sinopse?
  6. Em que suportes as sinopses podem ser lidas?

?

Professor, se poss?vel, leve para a sala de aula a capa do filme ?A rede social?. Mostre para os alunos que o suporte principal da sinopse ? a capa do filme. Quando procuramos em uma locadora, por exemplo, um v?deo para assistir, a sinopse pode auxiliar nessa escolha, j? que nos apresenta, com poucas palavras, o enredo do filme, sem nos contar o final.

?

?

http://4.bp.blogspot.com/_nZZR2CVFTho/TNNN4Jnu-XI/AAAAAAAAADQ/i77bN5CxEkI/s1600/A+Rede+Social.jpg

Aula 5

Nesta aula, os alunos dever?o escolher uma resenha sobre o filme ?A rede social?. Segue um exemplo:

?

Resenha: A REDE SOCIAL

EUA, 2010
G?nero: Drama
Dura??o: 117 min.
Elenco: Jesse Eisenberg, Andrew Garfield,  Rashida Jones, Brenda Song, Justin Timberlake, John Getz, Dakota Johnson, Mark Saul, Brian Palermo
Roteirista: Joe Penhall, baseado em livro de Cormac McCarthy
Dire??o: David Fincher  

As compara??es entre CIDAD?O KANE, de Orson Welles, e A REDE SOCIAL (2010), novo trabalho de David Fincher, que surgem em v?rias cr?ticas sobre o filme, t?m a sua raz?o de ser. H? muitos pontos em comum entre as duas obras e provavelmente essa tenha sido a inten??o de Fincher, quase sempre um cineasta pretensioso. Mas quando falo pretensioso, falo no bom sentido. Suas ambi??es s?o louv?veis na maioria das vezes. Mas em A REDE SOCIAL at? que ele se mostra bastante contido nos aspectos formais, sem o uso de efeitos especiais t?o expl?citos, como em O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON  (2008) e O QUARTO DO P?NICO (2002), aproximando-se, assim, mais da discri??o de ZOD?ACO (2007).

Mas talvez o que mais cause interesse em A REDE SOCIAL seja sua tem?tica, principalmente para quem testemunhou h? cerca de dez anos o surgimento e a populariza??o do Napster, o programa de compartilhamento de arquivos que veio para derrubar a ind?stria fonogr?fica. De l? pra c?, as coisas nunca mais foram as mesmas. E ainda que o criador do programa apare?a no filme em papel de destaque na pele de Justin Timberlake, o filme ? mesmo de Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), criador do Facebook, o programa de relacionamentos mais poderoso do mundo. 

No entanto, A REDE SOCIAL n?o ? um filme sobre o Facebook, mas sobre Zuckerberg, esse sujeito pouco soci?vel que usa um fora da namorada para criar, sem querer, o embri?o para o seu projeto mais importante. Ele escreve, b?bado, em seu blog, coisas pouco lisonjeiras sobre a mo?a que quebrou seu cora??o e cria um site com um ranking das mais gostosas do campus para vota??o. S? com esse ato, ele consegue em pouco tempo derrubar a rede da universidade, pela quantidade de acessos. ? assim que ele chama a aten??o dos g?meos Winklevoss (ambos interpretados por Armie Hammer). Eles representam o oposto de Zuckerberg: atl?ticos, populares e milion?rios. A inten??o dos irm?os ? fazer um programa de relacionamento fechado ? elite da universidade. A op??o por deixar de trabalhar com os irm?os e criar o seu pr?prio site junto com o amigo brasileiro Eduardo Saverin (Andrew Garfield) ? o motivo pelo qual o nerd pouco soci?vel e de racioc?nio r?pido recebe a sua primeira a??o judicial.

Estruturado num longo flashback e com uma din?mica impressionante para um filme que fala sobre programas de computador, a??es judiciais e centrado numa pessoa com problemas de socializa??o, A REDE SOCIAL ? o filme mais maduro de Fincher. E embora n?o cause arroubos sentimentais como seu trabalho anterior, nem pol?mica como CLUBE DA LUTA (1999), o olhar distante de Zuckerberg passa um sentimento amargo de profunda solid?o e uma sensa??o de total desapego com tudo e com todos.

Ailton Monteiro

(Dispon?vel em: < http://scoretracknews.wordpress.com/2010/12/08/resenha-a-rede-social-filme-em-destaque/>. Acesso: 11/05/2012)

?

Pe?a que os alunos fa?am a leitura da resenha e respondam:

  1. Que diferen?as podem ser apontadas entre a sinopse e a resenha?
  2. Que informa??es s?o encontradas na resenha?
  3. Qual a opini?o do resenhista sobre o filme?
  4.  Fa?a uma legenda, utilizando diferentes cores, para os seguintes componentes de uma resenha. Identifique esses componentes no texto e colora cada trecho com a cor adequada.

?

*   Identifica??o do resenhista

*   Informa??es b?sicas

*   Descri??o resumida do filme   

*   Contexto \ Expans?o do contexto (elementos externos ao filme, mas que foram citados pelo articulista para efeito de compara??o ou contextualiza??o do filme.)

*   Os Ju?zos de valor (opini?es)   

*   Os Argumentos (justificativas para as opini?es)

Exemplo:

?

?

Dirigido por Walter Salles, com Fernanda Montenegro, Vin?cius de Oliveira, Mar?lia P?ra, Othon Bastos, Central do Brasil (1998, 103 min.) tem a simplicidade dos grandes filmes: um in?cio que impressiona e prende a aten??o do espectador e, quando nos damos conta, est? caminhando para seu final; neste meio-tempo, j? rimos, choramos e torcemos para nossos - reparem o `nossos` - personagens.

    (Sobre o filme Central do Brasil)

  • Dirigido por Walter Salles, com Fernanda Montenegro, Vin?cius de Oliveira, Mar?lia P?ra, Othon Bastos, Central do Brasil (1998, 103 min.) ? Informa??es b?sicas

  • tem a simplicidade dos grandes filmes: - Ju?zo de valor

  • um in?cio que impressiona e prende a aten??o do espectador e, quando nos damos conta, est? caminhando para seu final;  - Argumento

?

Aula 6

?

Agora que os alunos j? conhecem um pouco mais sobre os g?neros trailer, sinopse e resenha, pe?a que eles escolham um filme. Quem sabe um filme brasileiro, para prestigiar o cinema nacional? Assista ao filme com eles. Depois, proponha para toda a escola uma sess?o de cinema, com pipoca e refrigerante. Os alunos ser?o encarregados de apresentar o filme aos demais colegas, para isso, eles dever?o escrever uma sinopse e uma resenha sobre o filme. Os textos podem ser afixados em um quadro com a divulga??o e os hor?rios das sess?es.

Sugira aos alunos o seguinte roteiro de pesquisa para a sele??o do filme e escrita da sinopse:

?

a)      Quais s?o os filmes brasileiros de maior sucesso?

b)      Quais s?o cl?ssicos do cinema brasileiro?

c)      Quais os g?neros cinematogr?ficos mais recorrentes no cinema nacional?

d)     Quem s?o os diretores brasileiros?

e)      O cinema brasileiro j? ganhou pr?mios? Se sim, quais?

f)       O povo brasileiro valoriza o cinema nacional? Por qu?? Fa?a uma pesquisa com familiares, amigos e vizinhos para ver se sua hip?tese ? confirmada.

?

Caso a escola disponha de programas adequados, como o movie maker, os pr?prios alunos poder?o, tamb?m, criar o trailer do filme. Ele pode se exibido para os colegas no dia em que divulgar?o as sess?es. 

Recursos Complementares

?

Avaliação

?

Professor, avalie seus alunos ao longo de todo o processo. Observe as discuss?es em equipe e veja se eles s?o capazes de responder ?s quest?es propostas. Avalie tamb?m, na aula 6, os textos produzidos.