BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Prof. Dr. Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
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? Conhecer o g?nero tutorial.
? Pesquisar tutoriais no meio virtual.
? Identificar as caracter?sticas do g?nero tutorial.
? Reconhecer o uso do modo imperativo em tutoriais.
? Reconhecer o uso do ger?ndio em tutoriais.
? Produzir um tutorial.
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Nesta sequ?ncia did?tica voc? precisar? de:
? Computador/ internet (sala de inform?tica), aparelho UCA - netbook
? Data show, ou v?deo e TV
? Caixas de som
? Filmadora, c?mera fotogr?fica ou celular com c?mera.
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Professor, nesta sequ?ncia did?tica, trabalharemos um g?nero que vem sendo muito usado atualmente, devido ao crescimento no acesso ? internet e ? utiliza??o das redes para solucionar problemas cotidianos. O tutorial, segundo a Wikip?dia, ?
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?uma ferramenta de ensino/aprendizagem, podendo ser tanto um programa de computador quanto um texto, contendo ou n?o imagens, que auxilia o processo de aprendizado exibindo passo a passo o funcionamento de algo.
A palavra tutorial ? derivada da palavra tutor, visto que o seu objetivo ? ensinar. Tutoriais s?o muito comuns na inform?tica, sendo usados para ensinar como programas funcionam e como podem ser operados por usu?rios iniciantes. A palavra vem do latim tutus (proteger). Os tutoriais "protegem" o usu?rio das armadilhas do programa, ou resguardam a integridade do computador das investidas dos usu?rios mais afoitos.?
(Dispon?vel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Tutorial>. Acesso: 12/05/2012.)
Como vemos, ? um g?nero injuntivo com finalidades did?ticas, isto ?, g?nero textual que pretende ensinar o ?como fazer? algo. ? poss?vel que nossos alunos j? tenham bastante contato com o g?nero. Inicie sua aula levantando os conhecimentos pr?vios dos alunos. Voc? pode utilizar as perguntas a seguir:
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1. Voc? sabe o que ? um tutorial?
2. Onde podemos encontrar tutoriais?
3. Para que um tutorial serve?
4. Quem normalmente o escreve?
5. Que caracter?sticas o tutorial apresenta?
6. Voc? j? utilizou um tutorial? Qual ou quais?
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Discuta com os alunos as quest?es para que eles sejam capazes de perceber a utilidade do tutorial e sua relev?ncia pra os usu?rios da internet.
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Leve os alunos ? sala de inform?tica ou solicite que liguem o UCA e pe?a que eles pesquisem os diversos temas que aparecem nos tutoriais. Sugerimos os seguintes sites:
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? Meus tutoriais: http://www.meustutoriais.com.br/
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Solicite que os alunos dividam os tutoriais encontrados em categorias:
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Inform?tica |
Humor |
Sa?de e beleza |
Dan?as e esportes |
Utilidades dom?sticas |
Outros |
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Pergunte:
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1. Que categoria de tutoriais aparece com mais frequ?ncia?
2. Por que voc? acha que isso acontece?
3. De que maneira voc? acha que os tutoriais pesquisados podem melhorar a vida das pessoas?
4. Que tutorial voc? achou mais interessante? Por qu??
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Aulas 2 e 3:
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Professor, para estas aulas, disponibilize, em meio impresso ou digital, os 4 seguintes tutoriais para seus alunos:
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Tutorial 1: Como dar n? em gravatas
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O n? simples: O grande cl?ssico dos n?s de gravata. ? o n? mais utilizado. ? simples de fazer e de desfazer. ? perfeito para a maioria das gravatas e para quase todos os colarinhos de camisa. No fim, para obter o n? simples, ? necess?rio que:
- o n? esteja em harmonia com o colarinho da camisa. Ele n?o deve estar nem muito escondido nem muito afastado do colarinho.
-a parte mais larga da gravata (mesmo antes da ?ponta mais larga?) se situe ao n?vel da cintura.
O n? simples duplo ? parecido com o n? simples; a ?nica diferen?a ? que tem uma segunda volta, uma segunda la?ada. Este n? ? ideal para os homens com menor estatura. ? perfeito para os colarinhos italianos e gravatas ligeiramente finas. ? simples e r?pido de fazer.
O n? franc?s ? menos grosso e mais f?cil de fazer do que o n? ingl?s. ? ideal para as gravatas estreitas, as sedas finas e os colarinhos abertos.
O n? pequeno, como o pr?prio nome indica, ? pequeno e ? apropriado para as gravatas grossas (por exemplo, em seda tecida) e colarinhos estreitos.
N?o se esque?a de voltar uma parte da gravata 180 graus (consulte o esquema indicado). Este n? ? muito f?cil de executar.
O n? cruzado, utilizado com gravatas finas, ? um n? muito elegante, mas ? extremamente complicado de p?r em pr?tica.
(Dispon?vel em <http://abdieldamon.wordpress.com/2008/02/20/tutorial-como-dar-no-em-gravatas/>. Acesso: 12/05/2012)
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Sobre esse tutorial, solicite que os alunos discutam oralmente:
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a) Voc? seria capaz de dar um n? na gravata usando esse tutorial? Por qu??
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Tutorial 2: Como dar um n? de gravata
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N? Cl?ssico: ? o n? mais gordo de todos, e ? utilizado em camisas que t?m colarinhos largos ou onde a dist?ncia entre as duas pontas ? grande ou, ainda, em gravata de tecidos mais leves. Como fazer:
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(Dispon?vel em <http://4.bp.blogspot.com/_OKZn1abmqFc/S5cgmVC9iWI/AAAAAAAAAvw/tC1F-0gsV2E/s320/nsimples.jpg>. Acesso: 12/05/2012)
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Sobre esse tutorial, solicite que os alunos discutam oralmente:
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a) Voc? seria capaz de dar um n? na gravata usando esse tutorial? Por qu??
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Tutorial 3: Aprenda a dar o famoso n? na gravata
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Acesse em: http://www.youtube.com/watch?v=8b5vRwO97v4
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Sobre esse tutorial, solicite que os alunos discutam oralmente:
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a) Voc? seria capaz de dar um n? na gravata usando esse tutorial? Por qu??
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Tutorial 4: Aprenda a fazer 3 tipos de n?s em gravata
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Acesse em: http://www.youtube.com/watch?v=nzIuhzmZXjc
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Sobre esse tutorial, solicite que os alunos discutam oralmente:
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a) Voc? seria capaz de dar um n? na gravata usando esse tutorial? Por qu??
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Depois de conhecer os 4 tutoriais, os alunos dever?o, em grupos de 5 alunos, seguir o seguinte roteiro de discuss?o:
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Tutorial |
Caracter?sticas |
1 |
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2 |
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3 |
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4 |
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Professor, os alunos devem localizar os verbos: pegue, passe, d?, cruze, vire, continue, puxe, segure, traga, segure, deslize, aperte e posicione.
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Professor, os aluno devem localizar os verbos: passando e deixando.
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Aula 4
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Professor, para finalizar a sequ?ncia, proponha que seus alunos tragam gravatas para a sala de aula e uma c?mera filmadora ? m?quinas fotogr?ficas e celulares com essa fun??o tamb?m podem ser utilizados. Proponha que eles criem o pr?prio tutorial, ensinando a dar n? em gravatas. Depois de pronto, o tutorial pode ser postado na internet.
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Outra disciplinas tamb?m podem participar da produ??o final dos alunos, propondo tutoriais relativos aos conte?dos que est?o sendo estudados, por exemplo: como resolver uma equa??o, como reconhecer seres do reino plantae, como identificar um fuso-hor?rio... Para avaliar o conhecimento desenvolvido ao longo desta sequ?ncia did?tica, pode-se propor tamb?m um metatutorial, um tutorial ensinando o que ?, quem utiliza, e como fazer um tutorial.
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Professor, avalie seus alunos ao longo de todo o processo. Verifique as respostas ?s quest?es propostas e acompanhe as discuss?es. Avalie tamb?m o passo a passo criado para o tutorial 4, valorizando o uso do modo e da forma nominal verbal estudados, al?m do tutorial produzido pelos alunos.