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Tutoriais: aprenda como fazer

Autor e Co-autor(es)

Karen Alves de Andrade imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. Dr. Luiz Prazeres

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

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?         Conhecer o g?nero tutorial.

?         Pesquisar tutoriais no meio virtual.

?         Identificar as caracter?sticas do g?nero tutorial.

?         Reconhecer o uso do modo imperativo em tutoriais.

?         Reconhecer o uso do ger?ndio em tutoriais.

?         Produzir um tutorial.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

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  • No??es de tempos e modos verbais
  • Formas nominais do verbo

Estratégias e recursos da aula

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Nesta sequ?ncia did?tica voc? precisar? de:

?         Computador/ internet (sala de inform?tica), aparelho UCA - netbook

?         Data show, ou v?deo e TV

?         Caixas de som

?         Filmadora, c?mera fotogr?fica ou celular com c?mera.

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Professor, nesta sequ?ncia did?tica, trabalharemos um g?nero que vem sendo muito usado atualmente, devido ao crescimento no acesso ? internet e ? utiliza??o das redes para solucionar problemas cotidianos. O tutorial, segundo a Wikip?dia, ?

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?uma ferramenta de ensino/aprendizagem, podendo ser tanto um programa de computador quanto um texto, contendo ou n?o imagens, que auxilia o processo de aprendizado exibindo passo a passo o funcionamento de algo.

A palavra tutorial ? derivada da palavra tutor, visto que o seu objetivo ? ensinar. Tutoriais s?o muito comuns na inform?tica, sendo usados para ensinar como programas funcionam e como podem ser operados por usu?rios iniciantes. A palavra vem do latim tutus (proteger). Os tutoriais "protegem" o usu?rio das armadilhas do programa, ou resguardam a integridade do computador das investidas dos usu?rios mais afoitos.?

(Dispon?vel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Tutorial>. Acesso: 12/05/2012.)

Como vemos, ? um g?nero injuntivo com finalidades did?ticas, isto ?, g?nero textual que pretende ensinar o ?como fazer? algo. ? poss?vel que nossos alunos j? tenham bastante contato com o g?nero. Inicie sua aula levantando os conhecimentos pr?vios dos alunos. Voc? pode utilizar as perguntas a seguir:

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1.      Voc? sabe o que ? um tutorial?

2.      Onde podemos encontrar tutoriais?

3.      Para que um tutorial serve?

4.      Quem normalmente o escreve?

5.      Que caracter?sticas o tutorial apresenta?

6.      Voc? j? utilizou um tutorial? Qual ou quais?

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Discuta com os alunos as quest?es para que eles sejam capazes de perceber a utilidade do tutorial e sua relev?ncia pra os usu?rios da internet.

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Leve os alunos ? sala de inform?tica ou solicite que liguem o UCA e pe?a que eles pesquisem os diversos temas que aparecem nos tutoriais. Sugerimos os seguintes sites:

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?         Meus tutoriais: http://www.meustutoriais.com.br/

?         Youtube: http://www.youtube.com/results?search_query=tutorial&oq=tutorial&aq=f&aqi=&aql=&gs_l=youtube.3...0.0.0.260.0.0.0.0.0.0.0.0..0.0...0.0.

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Tutoriais

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Solicite que os alunos dividam os tutoriais encontrados em categorias:

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Inform?tica

Humor

Sa?de e beleza

Dan?as e esportes

Utilidades dom?sticas

Outros

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Pergunte:

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1.      Que categoria de tutoriais aparece com mais frequ?ncia?

2.      Por que voc? acha que isso acontece?

3.      De que maneira voc? acha que os tutoriais pesquisados podem melhorar a vida das pessoas?

4.      Que tutorial voc? achou mais interessante? Por qu??

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Aulas 2 e 3:

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Professor, para estas aulas, disponibilize, em meio impresso ou digital, os 4 seguintes tutoriais para seus alunos:

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Tutorial 1: Como dar n? em gravatas

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O n? simples: O grande cl?ssico dos n?s de gravata. ? o n? mais utilizado. ? simples de fazer e de desfazer. ? perfeito para a maioria das gravatas e para quase todos os colarinhos de camisa. No fim, para obter o n? simples, ? necess?rio que:

- o n? esteja em harmonia com o colarinho da camisa. Ele n?o deve estar nem muito escondido nem muito afastado do colarinho.

-a parte mais larga da gravata (mesmo antes da ?ponta mais larga?) se situe ao n?vel da cintura.

O n? simples duplo ? parecido com o n? simples; a ?nica diferen?a ? que tem uma segunda volta, uma segunda la?ada. Este n? ? ideal para os homens com menor estatura. ? perfeito para os colarinhos italianos e gravatas ligeiramente finas. ? simples e r?pido de fazer.

O n? franc?s  ? menos grosso e mais f?cil de fazer do que o n? ingl?s. ? ideal para as gravatas estreitas, as sedas finas e os colarinhos abertos.

O n? pequeno, como o pr?prio nome indica, ? pequeno e ? apropriado para as gravatas grossas (por exemplo, em seda tecida) e colarinhos estreitos.

N?o se esque?a de voltar uma parte da gravata 180 graus (consulte o esquema indicado). Este n? ? muito f?cil de executar.

O n? cruzado, utilizado com gravatas finas, ? um n? muito elegante, mas ? extremamente complicado de p?r em pr?tica.

(Dispon?vel em <http://abdieldamon.wordpress.com/2008/02/20/tutorial-como-dar-no-em-gravatas/>. Acesso: 12/05/2012)

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Sobre esse tutorial, solicite que os alunos discutam oralmente:

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a)      Voc? seria capaz de dar um n? na gravata usando esse tutorial? Por qu??

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Tutorial 2: Como dar um n? de gravata

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 N? Cl?ssico: ? o n? mais gordo de todos, e ? utilizado em camisas que t?m colarinhos largos ou onde a dist?ncia entre as duas pontas ? grande ou, ainda, em gravata de tecidos mais leves. Como fazer:

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(Dispon?vel em <http://4.bp.blogspot.com/_OKZn1abmqFc/S5cgmVC9iWI/AAAAAAAAAvw/tC1F-0gsV2E/s320/nsimples.jpg>. Acesso: 12/05/2012)

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Sobre esse tutorial, solicite que os alunos discutam oralmente:

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a)      Voc? seria capaz de dar um n? na gravata usando esse tutorial? Por qu??

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Tutorial 3: Aprenda a dar o famoso n? na gravata

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Acesse em: http://www.youtube.com/watch?v=8b5vRwO97v4

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Tutorial gravata

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Sobre esse tutorial, solicite que os alunos discutam oralmente:

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a)      Voc? seria capaz de dar um n? na gravata usando esse tutorial? Por qu??

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Tutorial 4: Aprenda a fazer 3 tipos de n?s em gravata

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Acesse em: http://www.youtube.com/watch?v=nzIuhzmZXjc

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Tutorial gravata 2

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Sobre esse tutorial, solicite que os alunos discutam oralmente:

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a)      Voc? seria capaz de dar um n? na gravata usando esse tutorial? Por qu??

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Depois de conhecer os 4 tutoriais, os alunos dever?o, em grupos de 5 alunos, seguir o seguinte roteiro de discuss?o:

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  1. Que tutorial voc? achou mais eficiente? Por qu??
  2. O que os 4 tutoriais tem em comum? E em que eles divergem?
  3. Aponte no quadro as caracter?sticas de cada um deles:

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Tutorial

Caracter?sticas

1

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2

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3

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4

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  1. Retorne aos tutoriais. Que verbos s?o utilizados pelo autor para ensinar a dar o n? na gravata? Selecione alguns.

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Professor, os alunos devem localizar os verbos: pegue, passe, d?, cruze, vire, continue, puxe, segure, traga, segure, deslize, aperte e posicione.

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  • A que modo verbal esses verbos pertencem?
  • Por que voc? acha que esse modo ? t?o utilizado nos tutoriais?
  • Agora, retorne ao Tutorial 4 e selecione 2 verbos que indicam como fazer, ou o modo como cada passo deve ser dado para se fazer o n?.

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Professor, os aluno devem localizar os verbos: passando e deixando.

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  • A que forma nominal esses verbos pertencem?
  • Por que voc? acha que essa forma nominal foi utilizada?
  • Retorne ao tutorial 4 e, utilizando os conhecimentos adquiridos sobre a linguagem do tutorial, escreva o passo a passo do n? de gravata apresentado no v?deo.

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Aula 4

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Professor, para finalizar a sequ?ncia, proponha que seus alunos tragam gravatas para a sala de aula e uma c?mera filmadora ? m?quinas fotogr?ficas e celulares com essa fun??o tamb?m podem ser utilizados. Proponha que eles criem o pr?prio tutorial, ensinando a dar n? em gravatas. Depois de pronto, o tutorial pode ser postado na internet.

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Outra disciplinas tamb?m podem participar da produ??o final dos alunos, propondo tutoriais relativos aos conte?dos que est?o sendo estudados, por exemplo: como resolver uma equa??o, como reconhecer seres do reino plantae, como identificar um fuso-hor?rio... Para avaliar o conhecimento desenvolvido ao longo desta sequ?ncia did?tica, pode-se propor tamb?m um metatutorial, um tutorial ensinando o que ?, quem utiliza, e como fazer um tutorial.

Recursos Complementares

Avaliação

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Professor, avalie seus alunos ao longo de todo o processo. Verifique as respostas ?s quest?es propostas e acompanhe as discuss?es. Avalie tamb?m o passo a passo criado para o tutorial 4, valorizando o uso do modo e da forma nominal verbal estudados, al?m do tutorial produzido pelos alunos.