Portal do Professor

Início do Conteúdo

A industrializa??o e a moderniza??o da agricultura. Projeto de Pesquisa para o Ensino M?dio.

Autor e Co-autor(es)

Rosilene Tomaz Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia Espa?os agr?rios, globaliza??o e moderniza??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer como o processo de industrializa??o interferiu na moderniza??o da agricultura;
  • Verificar como essa moderniza??o interferiu na economia.

Duração das atividades

9 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para estudar o tema em quest?o ser? necess?rio o aluno j? ter adquirido alguns conhecimentos, como: Agricultura, Industrializa??o e ?xodo Rural.

Estratégias e recursos da aula

Para a realiza??o da aula o professor ir? usar projetor multim?dia, computador e caixa de som;

As atividades poder?o ser desenvolvidas usando o laborat?rio de inform?tica, o laptop ou o tablet, dependendo da disponibilidade da escola. Sendo que, todos os computadores dever?o estar conectados ? internet.

?

Atividade 1 ? Uma abordagem sobre o tema

?

Para iniciar a discuss?o sobre a aula tendo como objetivo despertar o interesse da turma para o tema proposto, o professor ir? atrav?s de um projetor multim?dia passar o clip de uma m?sica.

Em seguida, ele ir? ouvir o que a turma tem a dizer a respeito da m?sica, ap?s todos terem contribu?do com suas ideias, o professor ir? associar a m?sica ao tema que ser? trabalhado e iniciar um debate a respeito da tem?tica em quest?o.

? interessante que o professor leve a letra da m?sica impressa para a turma usar durante o debate.

O clip da m?sica est? dispon?vel no link e tela abaixo:

Dispon?vel em:  http://www.youtube.com/watch?v=HYcKbgl6-fo. Acesso em 18/05/2012.

clip de musica

?

A letra da m?sica est? dispon?vel no s?tio:  http://letras.terra.com.br/victor-leo/797038/. Acesso em 18/05/2012.

M?sica: Deus E Eu No Sert?o/ Victor e Leo.

Nunca vi ningu?m
Viver t?o feliz
Como eu no sert?o

Perto de uma mata
E de um ribeir?o
Deus e eu no sert?o

Casa simplesinha
Rede pra dormir
De noite um show no c?u
Deito pra assistir

Deus e eu no sert?o

Das horas n?o sei
Mas vejo o clar?o
L? vou eu cuidar do ch?o

Trabalho cantando
A terra ? a inspira??o
Deus e eu no sert?o

N?o h? solid?o
Tem festa l? na vila
Depois da missa vou
Ver minha menina

De volta pra casa
Queima a lenha no fog?o
E junto ao som da mata
Vou eu e um viol?o

Deus e eu no sert?o

?

As quest?es abaixo poder?o orientar o professor para o debate. Sendo que, elas poder?o ser apresentadas para a turma antes da apresenta??o do clip.

  • Qual a tem?tica apresentada pela m?sica?
  • Em algum momento da hist?ria a vida no campo foi como a m?sica diz?
  • Ocorreram transforma??es no campo? Quais?
  • A partir da m?sica, que conclus?es podemos chegar?

?

No momento do debate o professor ser? o mediador, ouvindo as coloca??es da turma, incentivando os alunos a responderem as quest?es, argumentando com eles e tentando tirar o m?ximo de ideias poss?veis desse momento de troca.

?

Atividade 2 ? Pesquisa cient?fica

?

Ap?s o professor ter instigado a curiosidade da sala para o tema, ele ir? propor que a turma se divida em grupos de seis alunos para fazer uma pesquisa cient?fica sobre ?A industrializa??o e a moderniza??o da agricultura?. Mas para isso, ? necess?rio que o professor explique como fazer um projeto de pesquisa.

trabalho de grupo

Imagem dispon?vel em:  http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 17/05/2012.

?

Desta forma, ele ir? apresentar e explicar os seguintes passos:

  • Tema: ? o assunto que ser? abordado durante a realiza??o da pesquisa; 
  • Delimita??o do tema: A partir da tem?tica geral ser? escolhido um tema espec?fico para ser trabalhado; 
  • Problema: Depois de definido o tema, levanta-se uma quest?o para ser respondida atrav?s de uma hip?tese, que ser? confirmada ou negada atrav?s da pesquisa; 
  • Hip?teses: ? uma suposi??o que ir? tentar responder o problema levantado atrav?s do tema da pesquisa; 
  • Justificativa: Afirma a import?ncia de se estudar o tema; 
  • Objetivos: Vai determinar o que o pesquisador quer atingir; 
  • Metodologia: ? a explica??o detalhada de todos os caminhos para a realiza??o da pesquisa; 
  • Cronograma: ? a previs?o de tempo que ser? gasto na realiza??o do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas; 
  • Refer?ncias: S?o os documentos consultados para a realiza??o da pesquisa; 
  • Resultados alcan?ados: ? o trabalho final que ir? conter todos os passos da pesquisa. 

?

Em seguida, ap?s o professor ter explicado como realizar uma pesquisa cient?fica, ele ir? orientar a turma para as atividades que eles dever?o desenvolver durante a realiza??o da pesquisa e apresentar como resultado final.

  • Para saber a opini?o das pessoas a respeito do tema, os alunos ir?o elaborar um Quiz, com perguntas e op??es de respostas. E para que v?rias pessoas participem eles ir?o divulgar para os colegas da escola e em suas redes sociais.

?

No link e tela abaixo mostra como elaborar um Quiz.

Dispon?vel em:  http://www.youtube.com/watch?v=AajapREMPV8. Acesso em 19/05/2012.

como fazer um quiz

?

  • Elaborar uma par?dia a respeito do tema.
  • Fazer um v?deo com imagens sobre a tem?tica usando a par?dia elaborada pelo grupo como m?sica de fundo.

?

Neste s?tio possui informa??es de como fazer um v?deo. Dispon?vel em:   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387. Acesso em 17/04/2012.

  • Fazer uma apresenta??o de slides usando o software Kpresenter, contendo todos os passos da pesquisa e as conclus?es obtidas pelos alunos.

?

Passos para acessar o Kpresenter:

Kpresenter:Menu K ? Aplicativos ? Ferramentas de produtividade ? Gerador de Apresenta??o.

?

Atividade 3 ? Realizando a pesquisa

Em seguida, os grupos ir?o iniciar a pesquisa e com o tema geral em m?os ? necess?rio que eles conhe?am o assunto que ser? trabalhado. Para isso, eles ir?o realizar uma pesquisa bibliogr?fica em livros, internet, revistas e outros.

Para realizar a pesquisa os alunos dever?o estar atentos a seguintes quest?es:

  • Como era a agricultura antes do in?cio da industrializa??o?
  • De que forma a industrializa??o interferiu na agricultura?
  • Como ocorreu esse processo?
  • O que ocasionou na vida das pessoas envolvidas?
  • Como esse processo interferiu na economia?
  • Quais regi?es brasileiras foram pioneiras deste processo?

?

Menino ilustrativo

Imagem dispon?vel em:  http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 19/05/2012.

?

Ap?s pesquisa e leitura da bibliografia os grupos ir?o continuar o trabalho.

Delimitando o tema: Para conseguir delimitar o tema os grupos dever?o pensar em algumas quest?es:

  • Como ocorreu o processo de industrializa??o?
  • Como ocorreu o processo de moderniza??o do campo?
  • O que a industrializa??o interfere na moderniza??o do campo?
  • Todas as regi?es do Brasil vivenciam este processo de moderniza??o do campo?

?

Em seguida ter?o que definir o problema, a hip?tese, a justificativa e os objetivos e para isso, dever?o analisar as quest?es anteriores.

Para definir a Metodologia os grupos devem saber que ela consiste nos caminhos que eles seguir?o para a realiza??o da pesquisa e para alcan?ar os resultados finais. Sendo que, os passos da pesquisa, a elabora??o do Quiz, a par?dia, o v?deo e a apresenta??o de slides dever?o estar presentes na metodologia.

O cronograma deve ser estabelecido atrav?s do prazo que o professor der para realizar a pesquisa.

E os resultados finais que foram elaborados passo a passo junto com a pesquisa.

?

Atividade 4 ? Apresenta??o dos resultados

resultado da pesquisa

Imagem dispon?vel em:  http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 19/05/2012.

?

Os grupos dever?o apresentar o Quiz, o v?deo com a par?dia e a apresenta??o de slides para o professor e colegas da turma.

Ap?s as apresenta??es o professor ir? abrir para um debate, sendo que, todos os alunos poder?o contribuir para a troca de ideias e falar sobre sua compreens?o a respeito do tema.

Em seguida, o professor ir? fazer o fechamento das ideias ampliando um pouco mais a discuss?o e colocando seu conhecimento a respeito do tema abordado.

Ap?s as apresenta??es os grupos postar?o os v?deos no youtube.

O v?deo dispon?vel abaixo ensina como postar um v?deo no youtube.

Dispon?vel em:  http://www.youtube.com/watch?v=zf0pOtMhoNE&feature=related. Acesso em 19/05/2012.

video youtube

Recursos Complementares

Os seguintes endere?os, al?m dos j? citados anteriormente poder?o auxiliar o professor na elabora??o das aulas e na condu??o das atividades em sala.

Dispon?vel em:  http://www.youtube.com.br/. Acesso em 18/05/2012. Os v?deos usados na aula est?o neste s?tio. 

Dispon?vel em:  http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 19/05/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.

Dispon?vel em:  http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 17/05/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.

Dispon?vel em:  http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 19/05/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.

Dispon?vel em:  http://letras.terra.com.br/victor-leo/797038/. Acesso em 18/05/2012. No s?tio est? dispon?vel a m?sica usada na aula.

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387. Acesso em 17/05/2012. No s?tio ensina como fazer um v?deo.

Avaliação

O processo de avalia??o ser? no decorrer das aulas durante a realiza??o das atividades, onde o professor ir? avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participa??o; comunica??o; intera??o com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos grupos e no debate; a apresenta??o de slides; o v?deo; e a apresenta??o final.