Portal do Professor

Início do Conteúdo

A geopol?tica atrav?s do futebol

Autor e Co-autor(es)

Thiago Gerheim de Andrade imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

B?rbara da Silva Santiago

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia Organiza??o da geografia pol?tica do mundo atual, estado e organiza??o do territ?rio

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno ir? concluir que o futebol ? muito mais que um acontecimento esportivo e que muitas rela??es de poder imperam sobre este esporte e principalmente sobre a Copa do Mundo, evento que acontece desde a d?cada de 1930 como uma competi??o organizada pela FIFA.

?

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

ORIENTA??ES AO PROFESSOR(A): Professor, para a realiza??o desta aula, indica-se o texto: "Globaliza??o, mercantiliza??o e geopol?tica do futebol" do autor Paulo Miranda F?vero. Este texto dever? ser lido pelo docente e caso ache necess?rio, utilizar alguns fragmentos do texto para ser entregue aos alunos e ajudar na elucida??o do tema proposto na aula. Texto dispon?vel em: http://www.ludopedio.com.br/rc/upload/files/165016_Favero%20(TCC)%20-%20Globalizacao,%20mercantilizacao%20e%20geopolitica%20do%20futebol.pdf

?

AULA 1

?

momento 1: Comece a aula pedindo aos alunos que respondam a primeira coisa que vem ? cabe?a quando ouvem a palavra FUTEBOL. Anote tudo que for dito no quadro. 

momento 2: Pe?a para que os alunos pesquisem com o uso da internet sobre a hist?ria das edi??es da copa do mundo, o ano de in?cio, quais foram e ser?o os pa?ses sede at? 2022, quais continentes e quantas vezes foram sede da copa e quais pa?ses foram campe?es. Os alunos dever?o registrar os dados coletados por meio da pesquisa no caderno.

?

ORIENTA??ES AO PROFESSOR(A): Professor, todas as informa??es que os alunos ir?o pesquisar est?o inseridas abaixo. 

Todas as edi??es da Copa do Mundo de futebol (1930 - 2022)

Uruguai (1930), It?lia (1934), Fran?a (1938), Brasil (1950), Su??a (1954), Su?cia (1958), Chile (1962), Inglaterra (1966), M?xico (1970), Alemanha Ocidental (1974), Argentina (1978), Espanha (1982), M?xico (1986), It?lia (1990), Estados Unidos (1994), Fran?a (1998), Cor?ia do Sul/ Jap?o (2002), Alemanha (2006), ?frica do Sul (2010), Brasil (2014), R?ssia (2018), Catar (2022).
?

Campe?es das edi??es da Copa do Mundo (1930 - 2010)

Uruguai (1930), It?lia (1934), It?lia (1938), Uruguai (1950), Alemanha Ocidental (1954), Brasil (1958), Brasil (1962), Inglaterra (1966), Brasil (1970), Alemanha Ocidental (1974), Argentina (1978), It?lia (1982), Argentina (1986), Alemanha Ocidental (1990), Brasil (1994), Fran?a (1998), Brasil (2002), It?lia (2006), Espanha (2010).

?

Continentes sede da Copa do Mundo de Futebol (1930 - 2022)

11 vezes

Europa - 1934, 1938, 1954, 1958, 1966, 1974, 1982, 1990, 1998, 2006 e 2018

5 vezes
Am?rica do Sul - 1930, 1950, 1962, 1978 e 2014

3 vezes
Am?rica do Norte - 1970, 1986 e 1994

2 vezes
?sia - 2002 e 2022

1 vez
?frica - 2010

?

momento 3: Ap?s os alunos terem coletados as informa??es solicitadas, entregue para cada aluno uma c?pia do mapa-m?ndi e pe?a para eles com o auxilio do geoatlas, colorirem o mapa completando com cada pa?s que foi ou ser? sede da copa no per?odo de 1930 a 2022. (n?o se esque?a de pedir que eles coloquem t?tulo e legenda). 

mapa

Dispon?vel em: http://www.educolorir.com/paginas-para-colorir-mapa-mundi-i8110.html#image

?

AULA 2

?

momento 1: Colocar sobre o mapa dos alunos uma folha A4 de papel vegetal fixada com clip de papel, e nesta folha os alunos dever?o representar os pa?ses que nas edi??es de 1930 at? 2010 foram campe?es mundiais de futebol. (lembrando-se de representar na legenda aqueles que j? foram campe?es mais de uma vez).

?

Momento 2: O professor dever? propor um debate direcionado por meio de algumas quest?es referentes a an?lise dos mapas feitos por eles e temas ligados ? geopol?tica, tais como: 

?

quest?o 1: Qual a opini?o dos alunos sobre a disposi??o dos pa?ses sedes das edi??es da Copa do Mundo.

quest?o 2:  Existem nos mapas realizados por eles rela??es de poder e, na vis?o dos alunos, quais seriam estas rela??es?

quest?o 3: Como se d?o estas rela??es entre os continentes representados como sedes da copa?

quest?o 4: Qual o campo de influ?ncia a FIFA tem sobre os pa?ses do mundo? 

quest?o 5: Quais s?o os principais pa?ses receptores de jogadores brasileiros?

quest?o 6: O poder de influ?ncia que estes jogadores tem sobre a popula??o no que diz respeito a marketing de produtos.

?

momento 3: Pedir aos alunos que escrevam um texto apontando, na vis?o deles, quais s?o as rela??es geopol?ticas que se tornam expl?citas atrav?s do futebol. 

Recursos Complementares

Avaliação

Como processo avaliativo, sugiro ao professor que observe a participa??o dos alunos na pesquisa sugerida que dever? ser feita com uso da internet, nos momentos de debate orientados pelo professor e principalmente na confec??o da atividade de cria??o dos mapas que ? composta por duas etapas, como orientado durante da aula. Estes mapas, juntamente com a reda??o proposta ao final do conte?do, dever?o ser recolhidos pelo professor e de forma individual serem avaliadas.