Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Geografia | Espa?os agr?rios, globaliza??o e moderniza??o |
Para estudar o tema em quest?o ser? necess?rio o aluno j? ter adquirido alguns conhecimentos, como: Agricultura, Industrializa??o e Processos migrat?rios.
Para a realiza??o da aula o professor ir? usar projetor multim?dia, computador, caixa de som, celular, c?mera fotogr?fica e/ou filmadora.
As atividades poder?o ser desenvolvidas usando o laborat?rio de inform?tica, o laptop ou o tablet, dependendo da disponibilidade da escola. Sendo que, todos os computadores dever?o estar conectados ? internet.
?
Atividade 1 ? Uma reflex?o sobre o tema
?
Para iniciar a aula e aumentar a curiosidade da turma com rela??o ao tema, o professor ir? fazer algumas perguntas, sendo elas:
?
Em seguida, o professor ir? atrav?s de um projetor multim?dia apresentar para a turma:
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=xb6yi3P2oiY&feature=related. Acesso em 19/05/2012.
?
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=zackl1j9PlQ&feature=related. Acesso em 19/05/2012.
?
Dispon?vel em: http://www.slideshare.net/almizim/urbanizacao. Acesso em 19/05/2012.
?
Em seguida, o professor ir? abrir para um debate, onde os alunos ir?o falar sobre o que entenderam dos v?deos e da apresenta??o de slides, e explicar as analises feitas a partir das quest?es levantadas pelo professor anteriormente. Cabe ao professor ser o mediador do debate, ouvindo os alunos e fazendo suas considera??es sobre o tema.
Essa proposta ? para o professor despertar a curiosidade da turma para o tema em quest?o.
?
Atividade 2 ? Pesquisa Cient?fica
?
Ap?s o professor ter instigado a curiosidade da turma ele ir? propor que os alunos realizem uma pesquisa cientifica.
Mas antes ? necess?rio que eles conhe?am como fazer uma pesquisa cient?fica.
Para isso, o professor ir? apresentar e explicar os passos da pesquisa. Para essa apresenta??o se tornar mais atraente aos alunos o professor poder? fazer em forma de slides usando o software Kpresenter.
?
?
Toda pesquisa dever? conter:
?
Ap?s os alunos terem conhecimento de como realizar uma pesquisa o professor ir? dividir a turma em grupos de cinco alunos e orientar que eles fa?am o passo a passo conforme apresentado pelo professor.
Imagem dispon?vel em: http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 19/05/2012.
?
Sendo que, ? medida que for seguindo os passos os grupos ir?o divulgar em um blog. Para criar o blog e s? consultar o s?tio abaixo.
?
Dispon?vel em http://www.criarumblog.com/. Acesso em 19/05/2012.
?
1? Passo: A partir do tema geral: As rela??es cidade-campo e o ?xodo rural fazer uma pesquisa bibliogr?fica.
Imagem dispon?vel em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 19/05/2012.
?
Com o tema em m?os ? necess?rio que os alunos fa?am uma pesquisa bibliogr?fica para adquirir conhecimento sobre o assunto. Para isso, eles poder?o pesquisar em livros, internet, revistas e outros.
Para a realiza??o da pesquisa os grupos dever?o estar atentos as seguintes quest?es:
?
2? Passo: Delimita??o do tema;
Com o tema geral em m?os e a pesquisa realizada os grupos ir?o delimitar o tema, ou seja, pensar em um tema espec?fico para a realiza??o da pesquisa. Para isso, eles dever?o pensar no que mais os chamaram a aten??o.
Exemplo: O ?xodo rural e as rela??es campo-cidade.
?
3? Passo: Definindo o Problema;
Para definir o problema o grupo dever? pensar em uma pergunta que ser? respondida com a realiza??o da pesquisa.
Exemplo: Quais as consequ?ncias do ?xodo rural para o campo e para a cidade?
?
4? Passo: Definindo a Hip?tese;
Para definir a hip?tese os grupos ir?o criar algumas suposi??es para tentar responder o problema levantado na pesquisa.
Exemplo: O ?xodo rural trouxe alguma consequ?ncia para o campo e para a cidade?
?
5? Passo: Definindo a Justificativa;
Para definir a justificativa os grupos dever?o explicar por quais motivos est?o trabalhando com o tema.
Exemplo: A partir da exposi??o que o professor fez sobre o tema surgiu a curiosidade de aprofundar o assunto.
?
6? Passo: Definindo os Objetivos;
Para definir os objetivos da pesquisa os grupos dever?o pensar no que eles querem descobrir e quais resultados querem alcan?ar.
Exemplo:Analisar as consequ?ncias do ?xodo rural para o campo e para a cidade.
?
7? Passo: Metodologia;
A metodologia consiste nos caminhos que os grupos seguir?o para a realiza??o da pesquisa e para alcan?ar os resultados finais. Os passos da pesquisa, a elabora??o do blog e a forma usada para apresentar os resultados dever?o estar presentes na metodologia.
?
8? Passo: Cronograma;
Para defini??o do cronograma das atividades, ? necess?rio que os grupos estejam atentos ao prazo estipulado pelo professor para o desenvolvimento das atividades.
?
9? Passo: Resultados alcan?ados;
Os grupos dever?o apresentar os resultados abaixo e quando terminar esta atividade posta-la no blog.
Para gravar o document?rio os alunos poder?o usar filmadora, c?mera fotogr?fica, computador ou celular depende da disponibilidade do grupo e da escola.
Neste s?tio possui informa??es de como fazer um v?deo. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387. Acesso em 17/04/2012.
?
Atividade 4 ? Apresenta??o dos resultados
Imagem dispon?vel em: http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 19/05/2012.
?
Como os grupos postaram todas as atividades no blog, somente ele dever? ser usado na apresenta??o.
Ap?s as apresenta??es o professor ir? abrir para um debate, sendo que, todos os alunos poder?o contribuir para a troca de ideias e falar sobre sua compreens?o a respeito do tema.
Em seguida, o professor ir? fazer o fechamento das ideias ampliando um pouco mais a discuss?o e colocando seu conhecimento a respeito do tema abordado.
Os alunos dever?o divulgar os blogs nas redes sociais e aos demais colegas da escola.
Os seguintes endere?os, al?m dos j? citados anteriormente poder?o auxiliar o professor na elabora??o das aulas e na condu??o das atividades em sala.
Dispon?vel em: http://www.youtube.com.br/. Acesso em 19/05/2012. Os v?deos usados na aula est?o neste s?tio.
Dispon?vel em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 19/05/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.
Dispon?vel em: http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 17/05/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.
Dispon?vel em: http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 19/05/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.
Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387. Acesso em 19/05/2012. No s?tio ensina como fazer um v?deo.
Dispon?vel em: http://www.criarumblog.com/. Acesso em 19/05/2012. Cont?m os passos de como fazer um blog.
Dispon?vel em: http://www.slideshare.net/almizim/urbanizacao. Acesso em 19/05/2012. Cont?m apresenta??o de slides usada na aula.
O processo de avalia??o ser? no decorrer das aulas durante a realiza??o das atividades, onde o professor ir? avaliar os alunos nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participa??o; comunica??o; intera??o com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos grupos e no debate; o document?rio e o blog.
Ap?s as apresenta??es o professor ir? solicitar que os alunos redijam um texto falando sobre o que entendeu das rela??es existentes entre o campo e a cidade e as consequ?ncias dela para o ?xodo rural. Para isso, eles poder?o usar o editor de textos do computador e encaminhar por e-mail para o professor.