Portal do Professor

Início do Conteúdo

As rela??es cidade-campo e o ?xodo rural. Projeto de Pesquisa para o Ensino M?dio.

Autor e Co-autor(es)

Rosilene Tomaz Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia Espa?os agr?rios, globaliza??o e moderniza??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Analisar as rela??es existentes entre o campo e a cidade;
  • Verificar as consequ?ncias dessa rela??o para o ?xodo rural.

Duração das atividades

10 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para estudar o tema em quest?o ser? necess?rio o aluno j? ter adquirido alguns conhecimentos, como: Agricultura, Industrializa??o e Processos migrat?rios.

Estratégias e recursos da aula

Para a realiza??o da aula o professor ir? usar projetor multim?dia, computador, caixa de som, celular, c?mera fotogr?fica e/ou filmadora.

As atividades poder?o ser desenvolvidas usando o laborat?rio de inform?tica, o laptop ou o tablet, dependendo da disponibilidade da escola. Sendo que, todos os computadores dever?o estar conectados ? internet.

?

Atividade 1 ? Uma reflex?o sobre o tema

?

Para iniciar a aula e aumentar a curiosidade da turma com rela??o ao tema, o professor ir? fazer algumas perguntas, sendo elas:

  • O que ? ?xodo rural? E por que ocorre?
  • Quais as rela??es existentes entre o campo e cidade?
  • Quais as diferen?as entre o campo e a cidade?
  • Quais as consequ?ncias do ?xodo rural para a cidade?
  • Quais as consequ?ncias do ?xodo rural para o campo?

?

Em seguida, o professor ir? atrav?s de um projetor multim?dia apresentar para a turma:

  • Parte de um v?deo (3min e 15), onde os alunos ir?o observar as imagens e a m?sica do v?deo, e associar com a tem?tica.

Dispon?vel em:  http://www.youtube.com/watch?v=xb6yi3P2oiY&feature=related. Acesso em 19/05/2012.

video exodo rural

?

  • Um v?deo do Chico Bento, onde os alunos ir?o observar a rotina de vida do campo e comparar com a da cidade.

Dispon?vel em:  http://www.youtube.com/watch?v=zackl1j9PlQ&feature=related. Acesso em 19/05/2012.

video chico bento

?

  • Uma apresenta??o de slides dispon?vel no link abaixo:

 Dispon?vel em:  http://www.slideshare.net/almizim/urbanizacao. Acesso em 19/05/2012.

apresentacao de slides

?

Em seguida, o professor ir? abrir para um debate, onde os alunos ir?o falar sobre o que entenderam dos v?deos e da apresenta??o de slides, e explicar as analises feitas a partir das quest?es levantadas pelo professor anteriormente. Cabe ao professor ser o mediador do debate, ouvindo os alunos e fazendo suas considera??es sobre o tema.

Essa proposta ? para o professor despertar a curiosidade da turma para o tema em quest?o.

?

Atividade 2 ? Pesquisa Cient?fica

?

Ap?s o professor ter instigado a curiosidade da turma ele ir? propor que os alunos realizem uma pesquisa cientifica.

Mas antes ? necess?rio que eles conhe?am como fazer uma pesquisa cient?fica.

Para isso, o professor ir? apresentar e explicar os passos da pesquisa. Para essa apresenta??o se tornar mais atraente aos alunos o professor poder? fazer em forma de slides usando o software Kpresenter.

?

  • Passos para acessar o Kpresenter: Metasys ? Aplicativos ? Ferramentas de Produtividade ? Su?te de Escrit?rio ? Gerador de Apresenta??es.

?

Toda pesquisa dever? conter:

  • Tema: Qual assunto que ser? abordado durante a realiza??o da pesquisa; 
  • Delimita??o do tema: A partir da tem?tica geral ser? escolhido um tema espec?fico para ser trabalhado; 
  • Problema: Depois de definido o tema, levanta-se uma quest?o para ser respondida atrav?s de uma hip?tese, que ser? confirmada ou negada atrav?s da pesquisa; 
  • Hip?teses: ? uma suposi??o que ir? tentar responder o problema levantado atrav?s do tema da pesquisa; 
  • Justificativa: Afirma a import?ncia de se estudar o tema; 
  • Objetivos: Vai determinar o que o pesquisador quer atingir;
  • Metodologia: ? a explica??o detalhada de todos os caminhos para a realiza??o da pesquisa; 
  • Cronograma: ? a previs?o de tempo que ser? gasto na realiza??o do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas; 
  • Refer?ncias: S?o os documentos consultados para a realiza??o da pesquisa; 
  • Resultados alcan?ados: ? o trabalho final que ir? conter todos os passos da pesquisa.

?

Ap?s os alunos terem conhecimento de como realizar uma pesquisa o professor ir? dividir a turma em grupos de cinco alunos e orientar que eles fa?am o passo a passo conforme apresentado pelo professor.

trabalho de grupo

Imagem dispon?vel em:  http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 19/05/2012.

?

Sendo que, ? medida que for seguindo os passos os grupos ir?o divulgar em um blog. Para criar o blog e s? consultar o s?tio abaixo.

?

Dispon?vel em  http://www.criarumblog.com/. Acesso em 19/05/2012.

Criar um blog

?

 1? Passo: A partir do tema geral: As rela??es cidade-campo e o ?xodo rural fazer uma pesquisa bibliogr?fica.

Menino ilustrativo

Imagem dispon?vel em:  http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 19/05/2012.

?

Com o tema em m?os ? necess?rio que os alunos fa?am uma pesquisa bibliogr?fica para adquirir conhecimento sobre o assunto. Para isso, eles poder?o pesquisar em livros, internet, revistas e outros.

Para a realiza??o da pesquisa os grupos dever?o estar atentos as seguintes quest?es:

  • O que ? ?xodo rural? E por que ocorre?
  • Quais as rela??es existentes entre o campo e cidade?
  • Quais as diferen?as entre o campo e a cidade?
  • Quais as consequ?ncias do ?xodo rural para a cidade?
  • Quais as consequ?ncias do ?xodo rural para o campo?

?

2? Passo: Delimita??o do tema;

Com o tema geral em m?os e a pesquisa realizada os grupos ir?o delimitar o tema, ou seja, pensar em um tema espec?fico para a realiza??o da pesquisa. Para isso, eles dever?o pensar no que mais os chamaram a aten??o.

Exemplo: O ?xodo rural e as rela??es campo-cidade.

?

3? Passo: Definindo o Problema;

Para definir o problema o grupo dever? pensar em uma pergunta que ser? respondida com a realiza??o da pesquisa.

Exemplo: Quais as consequ?ncias do ?xodo rural para o campo e para a cidade?

?

4? Passo: Definindo a Hip?tese;

Para definir a hip?tese os grupos ir?o criar algumas suposi??es para tentar responder o problema levantado na pesquisa.

Exemplo: O ?xodo rural trouxe alguma consequ?ncia para o campo e para a cidade?

?

5? Passo: Definindo a Justificativa;

Para definir a justificativa os grupos dever?o explicar por quais motivos est?o trabalhando com o tema.

Exemplo: A partir da exposi??o que o professor fez sobre o tema surgiu a curiosidade de aprofundar o assunto.

?

6? Passo: Definindo os Objetivos;

Para definir os objetivos da pesquisa os grupos dever?o pensar no que eles querem descobrir e quais resultados querem alcan?ar.

Exemplo:Analisar as consequ?ncias do ?xodo rural para o campo e para a cidade.

?

7? Passo: Metodologia;

A metodologia consiste nos caminhos que os grupos seguir?o para a realiza??o da pesquisa e para alcan?ar os resultados finais. Os passos da pesquisa, a elabora??o do blog e a forma usada para apresentar os resultados dever?o estar presentes na metodologia.

?

8? Passo: Cronograma;

Para defini??o do cronograma das atividades, ? necess?rio que os grupos estejam atentos ao prazo estipulado pelo professor para o desenvolvimento das atividades.

?

9? Passo: Resultados alcan?ados;

Os grupos dever?o apresentar os resultados abaixo e quando terminar esta atividade posta-la no blog.

  • Fazer um document?rio e gravar em forma de v?deo, com imagens e com a compreens?o dos alunos com rela??o ao tema.

Para gravar o document?rio os alunos poder?o usar filmadora, c?mera fotogr?fica, computador ou celular depende da disponibilidade do grupo e da escola.

Neste s?tio possui informa??es de como fazer um v?deo. Dispon?vel em:   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387. Acesso em 17/04/2012.

?

Atividade 4 ? Apresenta??o dos resultados

resultado da pesquisa

Imagem dispon?vel em:  http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 19/05/2012.

?

Como os grupos postaram todas as atividades no blog, somente ele dever? ser usado na apresenta??o.

Ap?s as apresenta??es o professor ir? abrir para um debate, sendo que, todos os alunos poder?o contribuir para a troca de ideias e falar sobre sua compreens?o a respeito do tema.

Em seguida, o professor ir? fazer o fechamento das ideias ampliando um pouco mais a discuss?o e colocando seu conhecimento a respeito do tema abordado.

Os alunos dever?o divulgar os blogs nas redes sociais e aos demais colegas da escola.

Recursos Complementares

Os seguintes endere?os, al?m dos j? citados anteriormente poder?o auxiliar o professor na elabora??o das aulas e na condu??o das atividades em sala.

Dispon?vel em:  http://www.youtube.com.br/. Acesso em 19/05/2012. Os v?deos usados na aula est?o neste s?tio. 

Dispon?vel em:  http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 19/05/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.

Dispon?vel em:  http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 17/05/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.

Dispon?vel em:  http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 19/05/2012. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.

Dispon?vel em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387. Acesso em 19/05/2012. No s?tio ensina como fazer um v?deo.

Dispon?vel em:  http://www.criarumblog.com/. Acesso em 19/05/2012. Cont?m os passos de como fazer um blog.

Dispon?vel em:  http://www.slideshare.net/almizim/urbanizacao. Acesso em 19/05/2012. Cont?m apresenta??o de slides usada na aula.

Avaliação

O processo de avalia??o ser? no decorrer das aulas durante a realiza??o das atividades, onde o professor ir? avaliar os alunos nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participa??o; comunica??o; intera??o com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos grupos e no debate; o document?rio e o blog.

Ap?s as apresenta??es o professor ir? solicitar que os alunos redijam um texto falando sobre o que entendeu das rela??es existentes entre o campo e a cidade e as consequ?ncias dela para o ?xodo rural. Para isso, eles poder?o usar o editor de textos do computador e encaminhar por e-mail para o professor.