Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto inicia??o cient?fica ? Uma lupa na l?ngua ? UCA/Tablet - L?pide: ?ltima inscri??o da l?ngua?

Autor e Co-autor(es)

Walleska Bernardino Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Rela??es sociopragm?ticas e discursivas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Investigar a origem do nome "l?pides".
  • Identificar sua estrutura composicional, estil?stica e tem?tica. 
  • Analisar ideol?gica e culturalmente l?pides e g?neros que tratem dessa tem?tica.

Duração das atividades

12 horas/aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Composi??o de um g?nero discursivo: estrutura, estilo e tema.
  • Relato de pesquisa.
  • Interpreta??o textual.

Estratégias e recursos da aula

Projeto Inicia??o Cient?fica ? Uma lupa na l?ngua

Subprojeto: g?neros discursivos

lupa

http://gartic.uol.com.br/imgs/mural/lu/lucasm/1232488613.png

ESEBA

Obs.: As atividades deste projeto podem ser adaptadas para os tablets.

?

Estrat?gias e recursos

  • Uso de laptops e/ou tablets com acesso ? internet.
  • Exibi??o de v?deos.
  • Produ??o de v?deo no Movie Maker.
  • Tabula??o de dados.
  • Produ??o de relato de pesquisa.
  • Filmagem de recita??o e disponibiliza??o virtual do v?deo.
  • Exposi??o interativa.

?

MOTIVA??O

?

Para in?cio do trabalho, o professor  exibir? em proje??o aos alunos alguns v?deos para a partir deles introduzir o assunto da pesquisa de maneira a motiv?-los. O professor pode tamb?m solicitar que cada aluno assista aos v?deos em seus UCAs e/ou tablets.

?

  • V?deo 1: Propaganda.

http://www.youtube.com/watch?v=8sxWujZY0-o

1

Depois de assistirem-na, o professor perguntar?:

  1. O que ? vendido nessa propaganda?
  2. O que significa "Fique atento ou sua empresa pode ser a pr?xima"?
  3. Qual a rela??o entre o cemit?rio e o que ? vendido na propaganda?
  4. Qual imagem comprova essa rela??o?

Para essa ?ltima pergunta, ? esperado que o aluno diga que a l?pide ou a inscri??o nos t?mulos com os nomes das empresas representam a morte delas caso n?o haja regulariza??o de seu nome e registro - ideia vendida na propaganda.

?

  • V?deo 2: Piada.

http://www.youtube.com/watch?v=YteXSP7OjRc

2

O professor perguntar?:

  1. Por que h? humor no v?deo? Explique.

?

?

  • V?deo 3: Anima??o.

?

http://www.davi3d.com.br/lapide/video.html

5

?

Obs. Este v?deo ? mais bem visualizado no navegador Internet Explorer.

O professor questionar?:

  1. Culturalmente, as pessoas t?m o h?bito de ir ao cemit?rio? Comentem.
  2. Quando v?o, o que fazem l?? 
  3. Como os mortos s?o identificados no cemit?rio?

?

?

A partir desse ?ltimo questionamento, o professor problematizar?:

  1. O que s?o l?pides?
  2. Qual a origem desse termo?
  3. O que geralmente costuma se escrever em l?pides?
  4. Como essa escrita ? organizada do ponto de vista estil?stico, tem?tico e estrutural?
  5. Voc?s conhecem alguma l?pide? O que est? escrito nela? Conhecem alguma l?pide de algum famoso?
  6. Voc?s j? pensaram em que gostariam de ter escrito em suas pr?prias l?pides?

?

?

OBJETIVOS

A problematiza??o anterior do professor permitir? aos alunos estabelecer o tipo de conhecimento que ter?o ao final da pesquisa. Assim, os alunos j? s?o capazes de delimitar os objetivos do estudo, a saber:

  • Investigar a origem do nome "l?pides".
  • Identificar sua estrutura composicional, estil?stica e tem?tica. 
  • Analisar ideol?gica e culturalmente l?pides e g?neros que tratem dessa tem?tica.

?

?

HIP?TESES

Os alunos dever?o propor hip?teses para suas perguntas de pesquisa que, por sua vez, os direcionar?o ao cumprimento dos objetivos.

Para isso, o professor pedir? aos alunos que se organizem em pequenos grupos e estipular? um tempo de aproximadamente dez minutos para que as hip?teses sejam constru?das por meio de seus laptops ou tablets. Cada grupo ficar? incumbido de levantar hip?teses sobre uma das perguntas de pesquisa do trabalho, quais sejam:

?

  1. O que s?o l?pides?
  2. Qual a origem desse termo?
  3. O que geralmente costuma se escrever em l?pides?
  4. As l?pides s?o sempre semelhantes do ponto de vista estil?stico, tem?tico e estrutural?
  5. O que essa escrita representa culturalmente?

Depois, dever? ocorrer a socializa??o das hip?teses por meio da proje??o e discuss?o das reda??es. ? interessante que o professor incentive os alunos a contribuir com a reda??o das hip?teses e sempre lembr?-los de que as hip?teses constituem o momento do levantamento de proposi??es antecipadas que visam explicar as perguntas propostas para o estudo.

?

?

JUSTIFICATIVA

Para a escrita da justificativa, os alunos ter?o de ser motivados a perceberem a necessidade e a import?ncia de se pesquisar sobre l?pides do ponto de vista da l?ngua. 

Assim, cabe ao professor esclarecer que a l?ngua utilizada naquele lugar, naquele momento, reflete condi??es de produ??o que subjazem ? ideologia da morte. Para reflex?o da turma:

  • O que, culturalmente, a necessidade da escrita representa para as pessoas, inclusive e especialmente, no momento da morte?
  • Como se d? essa escrita?
  • Por que a escrita se constitui de uma maneira regular na maioria das l?pides?

Depois de feitos os questionamentos, o professor projetar? uma not?cia televisionada que trata justamente de uma pesquisa feita a partir da an?lise de l?pides. Todavia a pesquisa realizada tem como foco as mudan?as ortogr?ficas. 

A partir desse v?deo, os alunos ter?o melhor condi??o de refletir sobre a necessidade de conhecer e entender a l?ngua utilizada na l?pide e estar?o mais bem preparados para a escrita coletiva da justificativa que ocorrer? por meio de proje??o.

http://www.youtube.com/watch?v=g-G0eLDQgR8

3

?

?

CORPUS

As l?pides utilizadas poder?o ser imagens colhidas da internet. Todavia, caso o professor queira trabalhar com arquivos pessoais dos alunos (imagens de l?pides) bem como a partir de l?pides do cemit?rio da cidade onde mora, ? poss?vel e mais interessante.

6

http://www.recantodasletras.com.br/image.php?userid=54937&imageid=547523.jpg&maxw=495&maxh=660

?

?

METODOLOGIA

Para cumprir com os objetivos da pesquisa, seguem atividades.

?

Atividade 1

Nessa atividade, os alunos descobrir?o a origem do termo l?pide. 

Para isso, o professor projetar? a figura de um l?pis e questionar?: "Qual a rela??o entre o l?pis e a l?pide?". Dever? deixar que os alunos levantem hip?teses sobre a pergunta. As hip?teses dever?o ser digitadas pelo professor para, ao final da atividade, serem confirmadas ou n?o. Aqueles que tiverem suas hip?teses confirmadas, o professor poder? presente?-los com um lindo l?pis, por exemplo.

http://1.bp.blogspot.com/-AADZk6QRcfM/TVkB6kCzDgI/AAAAAAAABzE/820owe0k_qw/s400/l%25C3%25A1pis.png

?

Produzindo v?deo no Movie Maker

Depois, das hip?teses levantadas, chegou o momento de confirm?-las ou n?o. Para tanto, o professor dividir? os alunos em pequenos grupos (com at? 4 componentes) e solicitar? que leiam as cr?nicas "Material de escrita" e "A mochila", dispon?veis em: http://origemdapalavra.com.br/palavras/lapide/

Ap?s leitura, sua tarefa ser? a de recontar a origem da palavra l?pide por meio da produ??o de um v?deo. Esse v?deo pode basear-se inteiramente nas cr?nicas lidas ou pode ser totalmente in?dito. O importante ? estabelecer um crit?rio para a produ??o dos v?deos. No caso, o crit?rio pode ser a produ??o de uma narrativa para explicar a origem do termo l?pide.

Ap?s a produ??o do v?deo cujo tempo deva ser de, aproximadamente, tr?s aulas, os alunos exibir?o suas produ??es aos colegas da sala, seguida de uma discuss?o sobre o processo de cria??o, e a disponibilizar?o no site da escola ou no blogue da turma.

Assim, ap?s a conclus?o dessa atividade, os alunos ser?o capazes de voltar ?s hip?teses que levantaram sobre a rela??o entre o l?pis e a l?pide para confirm?-las ou n?o.

Professor, para maiores informa??es sobre a produ??o de v?deos no Movie Maker, favor consultar Recursos Complementares.

?

?

Atividade 2

Coleta do corpus, tabula??o dos dados e an?lise preliminar

Os alunos, sabendo da origem do termo l?pide, dever?o fazer um levantamento de l?pides ou exemplos criados de l?pides na internet. Os achados dever?o ser salvos para esta atividade que requer a sele??o de, pelo menos,   15 l?pides. Preferencialmente, l?pides diferentes para cada grupo de alunos.

Professor, estimule os alunos a buscarem por l?pides cuja apar?ncia denote imagem real. Pe?a aos alunos para evitar, na medida do poss?vel, l?pides forjadas. Caso prefira e tenha condi??es, organize um passeio ao cemit?rio da cidade a fim de os alunos fotografarem l?pides que servir?o, a posteriori, como corpus da pesquisa. Esse passeio possibilitar? um estudo mais interessante e sem suscitar d?vidas em rela??o ? exist?ncia ou n?o das l?pides. Caso ainda seja poss?vel, o professor pedir? aos alunos para fotografarem l?pides de familiares e/ou amigos que servir?o tamb?m como corpus para o estudo.

  • Exemplo de l?pide que denota imagem real

http://images03.olx.com/ui/1/82/75/7817775_2.jpg

?

8

?

?

  • Exemplo de l?pide forjada

http://4.bp.blogspot.com/_PJGBEOg16ts/TMGNo-5W4iI/AAAAAAAAAAQ/KOmSKVQFct0/s1600/lapidesogra.jpg

?

7

?

Professor, para trabalhar o conceito de l?pide forjada, tome por crit?rio o que ? culturalmente aceito ou n?o na comunidade em que vivem. 

?

De posse de exemplos de l?pides, os alunos, trabalhando em grupos de at? 4 pessoas, dever?o analis?-las para perceber suas regularidades. Os crit?rios para as an?lises dever?o ser estabelecidos pelo professor em parceria com os alunos, com base no estudo do g?nero, em perspectiva bakhtiniana. Dever? ser estipulado um tempo aproximado de duas a tr?s horas/aula.

Em rela??o ? estrutura composicional, os alunos dever?o se atentar ?s perguntas:

  • As l?pides sempre apresentam frases e/ou ora??es? 
  • Se sim, essas frases e/ou ora??es, em sua maioria, s?o cita??es de personalidades ou s?o frases an?nimas?
  • Qual o tamanho dessas frases e/ou ora??es?
  • Se n?o se tem frases e/ou ora??es, o que se tem escrito na l?pide?
  • Al?m de frases, as l?pides sempre apresentam data de nascimento e data de falecimento?
  • Existem s?mbolos utilizados nas l?pides? Quais? O que significam?

?

Em rela??o ao aspecto tem?tico, os alunos ter?o como base os questionamentos:

  • As frases e/ou ora??es das l?pides sempre apresentam o tema morte?
  • Se n?o, quais outros temas s?o apresentados?
  • Por que se escolhe essa tem?tica para as l?pides?
  • Culturalmente, o que ? ou n?o aceito para constar como tema em inscri??o de l?pides?

?

Em rela??o ao estilo, os alunos partir?o das perguntas:

  • Pode-se considerar as frases e/ou ora??es nas l?pides como frases de efeito?
  • H? crit?rios para a sele??o de frases e/ou ora??es? Se sim, quais?
  • As frases e/ou ora??es escolhidas necessariamente t?m rela??o com a pessoa falecida?
  • As frases e/ou ora??es nas l?pides apresentam sinal de pontua??o?
  • As frases e/ou ora??es, geralmente, s?o cita??es? Se sim, elas aparecem entre aspas?
  • H? linguagem utilizada nas frases e/ou ora??es ? formal ou n?o?
  • Aparecem ditados populares nas frases e/ou ora??es de l?pides?

?

Professor, oriente os alunos a criarem uma tabela para a tabula??o dos dados encontrados. Ap?s a tabula??o, eis o momento de analisar o que as ocorr?ncias demonstraram. Para isso, os alunos produzir?o um esbo?o de um relato de pesquisa, evidenciando n?o somente os dados encontrados por meio de gr?ficos e afins, como tamb?m emitindo sua opini?o perante os resultados. Para maiores informa??es sobre a elabora??o de relatos de pesquisa, consultar Recursos Complementares. Esse relato de pesquisa ter? sua vers?o final, ap?s conclus?o do estudo.

?

?

?

?

Atividade 3 

Para esta atividade e as seguintes o tempo ser? de duas horas/aula e ela tem por objetivo levar os alunos a analisar ideol?gica e culturalmente l?pides e g?neros que tratem do tema.

O professor pedir? aos alunos, que trabalhar?o em duplas, para acessarem o poema abaixo:

?

PARA MINHA L?PIDE 

poema de s?rgio bitencourt

? O caso ? que,
  Independente do acaso,
  O tempo ? ultrapassado.
 
  Ent?o daqui,
  Aparentemente estacionado,
  Participo com voc?s.
 
  N?o se aflijam,
  Grande ? a fila,
  Mas certamente,
  Chegar? a tua vez?

http://palavrastodaspalavras.wordpress.com/2008/03/28/para-minha-lapide-poema-de-sergio-bitencourt/

?

Cada dupla ter? de elaborar uma atividade de interpreta??o sobre o poema lido e preparar a recita??o. 

Professor, os alunos, ao prepararem uma atividade de interpreta??o, necessariamente, trabalhar?o a ess?ncia do poema que ? "um defunto falando com a pessoa que for visitar sua l?pide sobre a certeza que a aguarda: a morte". Al?m disso, ter?o de relacionar t?tulo do poema e a ess?ncia. Dever?o chegar ? conclus?o de que o eu l?rico escreve o que pretende que esteja em sua l?pide. O poema faz sentido ? medida que as pessoas, culturalmente, costumam visitar l?pides de amigos e parentes. 

Em rela??o ? recita??o, os alunos podem prepar?-la, pensando em m?sica de fundo, objetos c?nicos, figurinos, dentre outros. A ideia ? experimentar a ang?stia do eu l?rico. A recita??o dever? acontecer para os colegas da sala. Os colegas filmar?o uns aos outros por meio de seus laptops e/ou tablets e disponibilizar?o a recita??o em v?deo no site da escola ou blogue da turma. No momento da disponibiliza??o virtual, os alunos devem incitar seus visualizadores a deixarem coment?rios. Portanto, ? preciso criar junto ? postagem um texto bastante atrativo.

?

?

Atividade 4 

?

Os alunos dever?o acessar dois textos e l?-los:

1 - L?pides e ep?grafes

http://doministeriopublico.blogspot.com.br/2011/08/lapides-e-epigrafes.html

2 - L?pides famosas

http://www.istoe.com.br/reportagens/27971_LAPIDES+FAMOSAS?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

?

Depois, dever?o produzir coment?rios acerca dos textos lidos no blogue da sala ou para serem afixados no mural da escola.

Para a produ??o dos coment?rios, os alunos dever?o pensar em:

  • H? possibilidades de tornar um cemit?rio atra??o tur?stica por meio das l?pides de famosos, conforme cita o texto "L?pides famosas"? Por qu??
  • O que torna uma l?pide mais ou menos atrativa em rela??o ao uso da l?ngua?

?

?

CONCLUS?O DA PESQUISA

Relato de pesquisa e exposi??o interativa.

Os relatos de pesquisa produzidos na atividade 2 dever?o ser retomados para acr?scimos no que diz respeito ? an?lise discursiva dos alunos em rela??o ?s l?pides e ao uso da l?ngua. 

Conclu?dos os relatos, estes dever?o compor o blogue da sala ou o site da escola de modo a socializar a pesquisa empreendida.

Ap?s relato escrito, os alunos dever?o apresentar os achados da pesquisa por meio de uma comunica??o oral ? comunidade escolar. Essa comunica??o pode acontecer via R?dio da Escola, ou, ainda, no momento do recreio, ou em programas de inicia??o cient?fica.

Pode-se ainda criar uma exposi??o interativa, por meio de l?pides em dimens?es reais - 3D - com a prefer?ncia de cada aluno em rela??o ao que querem da l?ngua em sua pr?pria l?pide. Essa exposi??o chamar? a aten??o da comunidade escolar para um uso da l?ngua pouco analisado: a l?ngua nas l?pides. Como fundo, os alunos podem utilizar seus v?deos com a recita??o do poema ou criar novas poemas e novas recita??es.

Recursos Complementares

?

Para leitura do professor:

Tutorial avan?ado de Windows Movie Makerhttp://www.tutomania.com.br/tutorial/tutorial-avancado-de-windows-movie-maker#conteudo  Acesso em 23 de mai. de 2012.

Roteiro para elabora??o do relat?rio de pesquisa: http://www.cca.ufscar.br/~vico/ROTEIRO.pdf  Acesso em 23 de mai. de 2012.

Artigo: Relat?rio de pesquisa: o que ? e como se fazhttp://www.ronaldomartins.pro.br/materiais/didaticos/RelatoriodePesquisa.pdf   Acesso em 23 de mai. de 2012.

Artigo: A tradi??o discursiva Epit?fio em l?pides tumulares do s?culo XIXhttp://www.filologia.org.br/soletras/15/ano08_15.pdf#page=91  Acesso em 23 de mai. de 2012.

Artigo: Os sistemas semi?ticos na escrita dos Epit?fios: mem?ria e identidade. http://www.dle.uem.br/jied/pdf/OS%20SISTEMAS%20SEMI%D3TICOS%20santana.pdf   Acesso em 23 de mai. de 2012.

?

Para leitura do aluno:

M?sica: Epit?fio, dos Tit?s. http://letras.terra.com.br/titas/48968/  Acesso em 23 de mai. de 2012.

Epit?fios: http://www.ultimamorada.com.br/upload/anexos/A4%20-%20Epit%C3%A1fios_0804.pdf   Acesso em 23 de mai. de 2012. 

?

Aulas do portal para consulta:

O "carpe diem" como tema de poemas e m?sicashttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23876  Acesso em 23 de mai. de 2012. 

Avaliação

Nessa proposta de pesquisa, a avalia??o dever? acontecer em processo, desde a motiva??o para o tema at? a conclus?o do relat?rio de pesquisa e a montagem da exposi??o interativa. A autonomia discente bem como seu compromisso com a proposta dever?o ser considerados, haja vista tratar-se de uma pesquisa de inicia??o cient?fica sobre o g?nero discursivo l?pide.