Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Rela??es sociopragm?ticas e discursivas |
http://gartic.uol.com.br/imgs/mural/lu/lucasm/1232488613.png
Obs.: As atividades deste projeto podem ser adaptadas para os tablets.
?
?
?
Para in?cio do trabalho, o professor exibir? em proje??o aos alunos alguns v?deos para a partir deles introduzir o assunto da pesquisa de maneira a motiv?-los. O professor pode tamb?m solicitar que cada aluno assista aos v?deos em seus UCAs e/ou tablets.
?
http://www.youtube.com/watch?v=8sxWujZY0-o
Depois de assistirem-na, o professor perguntar?:
Para essa ?ltima pergunta, ? esperado que o aluno diga que a l?pide ou a inscri??o nos t?mulos com os nomes das empresas representam a morte delas caso n?o haja regulariza??o de seu nome e registro - ideia vendida na propaganda.
?
http://www.youtube.com/watch?v=YteXSP7OjRc
O professor perguntar?:
?
?
?
http://www.davi3d.com.br/lapide/video.html
?
Obs. Este v?deo ? mais bem visualizado no navegador Internet Explorer.
O professor questionar?:
?
?
A partir desse ?ltimo questionamento, o professor problematizar?:
?
?
A problematiza??o anterior do professor permitir? aos alunos estabelecer o tipo de conhecimento que ter?o ao final da pesquisa. Assim, os alunos j? s?o capazes de delimitar os objetivos do estudo, a saber:
?
?
Os alunos dever?o propor hip?teses para suas perguntas de pesquisa que, por sua vez, os direcionar?o ao cumprimento dos objetivos.
Para isso, o professor pedir? aos alunos que se organizem em pequenos grupos e estipular? um tempo de aproximadamente dez minutos para que as hip?teses sejam constru?das por meio de seus laptops ou tablets. Cada grupo ficar? incumbido de levantar hip?teses sobre uma das perguntas de pesquisa do trabalho, quais sejam:
?
Depois, dever? ocorrer a socializa??o das hip?teses por meio da proje??o e discuss?o das reda??es. ? interessante que o professor incentive os alunos a contribuir com a reda??o das hip?teses e sempre lembr?-los de que as hip?teses constituem o momento do levantamento de proposi??es antecipadas que visam explicar as perguntas propostas para o estudo.
?
?
Para a escrita da justificativa, os alunos ter?o de ser motivados a perceberem a necessidade e a import?ncia de se pesquisar sobre l?pides do ponto de vista da l?ngua.
Assim, cabe ao professor esclarecer que a l?ngua utilizada naquele lugar, naquele momento, reflete condi??es de produ??o que subjazem ? ideologia da morte. Para reflex?o da turma:
Depois de feitos os questionamentos, o professor projetar? uma not?cia televisionada que trata justamente de uma pesquisa feita a partir da an?lise de l?pides. Todavia a pesquisa realizada tem como foco as mudan?as ortogr?ficas.
A partir desse v?deo, os alunos ter?o melhor condi??o de refletir sobre a necessidade de conhecer e entender a l?ngua utilizada na l?pide e estar?o mais bem preparados para a escrita coletiva da justificativa que ocorrer? por meio de proje??o.
http://www.youtube.com/watch?v=g-G0eLDQgR8
?
?
As l?pides utilizadas poder?o ser imagens colhidas da internet. Todavia, caso o professor queira trabalhar com arquivos pessoais dos alunos (imagens de l?pides) bem como a partir de l?pides do cemit?rio da cidade onde mora, ? poss?vel e mais interessante.
http://www.recantodasletras.com.br/image.php?userid=54937&imageid=547523.jpg&maxw=495&maxh=660
?
?
Para cumprir com os objetivos da pesquisa, seguem atividades.
?
Nessa atividade, os alunos descobrir?o a origem do termo l?pide.
Para isso, o professor projetar? a figura de um l?pis e questionar?: "Qual a rela??o entre o l?pis e a l?pide?". Dever? deixar que os alunos levantem hip?teses sobre a pergunta. As hip?teses dever?o ser digitadas pelo professor para, ao final da atividade, serem confirmadas ou n?o. Aqueles que tiverem suas hip?teses confirmadas, o professor poder? presente?-los com um lindo l?pis, por exemplo.
http://1.bp.blogspot.com/-AADZk6QRcfM/TVkB6kCzDgI/AAAAAAAABzE/820owe0k_qw/s400/l%25C3%25A1pis.png
?
Depois, das hip?teses levantadas, chegou o momento de confirm?-las ou n?o. Para tanto, o professor dividir? os alunos em pequenos grupos (com at? 4 componentes) e solicitar? que leiam as cr?nicas "Material de escrita" e "A mochila", dispon?veis em: http://origemdapalavra.com.br/palavras/lapide/
Ap?s leitura, sua tarefa ser? a de recontar a origem da palavra l?pide por meio da produ??o de um v?deo. Esse v?deo pode basear-se inteiramente nas cr?nicas lidas ou pode ser totalmente in?dito. O importante ? estabelecer um crit?rio para a produ??o dos v?deos. No caso, o crit?rio pode ser a produ??o de uma narrativa para explicar a origem do termo l?pide.
Ap?s a produ??o do v?deo cujo tempo deva ser de, aproximadamente, tr?s aulas, os alunos exibir?o suas produ??es aos colegas da sala, seguida de uma discuss?o sobre o processo de cria??o, e a disponibilizar?o no site da escola ou no blogue da turma.
Assim, ap?s a conclus?o dessa atividade, os alunos ser?o capazes de voltar ?s hip?teses que levantaram sobre a rela??o entre o l?pis e a l?pide para confirm?-las ou n?o.
Professor, para maiores informa??es sobre a produ??o de v?deos no Movie Maker, favor consultar Recursos Complementares.
?
?
Os alunos, sabendo da origem do termo l?pide, dever?o fazer um levantamento de l?pides ou exemplos criados de l?pides na internet. Os achados dever?o ser salvos para esta atividade que requer a sele??o de, pelo menos, 15 l?pides. Preferencialmente, l?pides diferentes para cada grupo de alunos.
Professor, estimule os alunos a buscarem por l?pides cuja apar?ncia denote imagem real. Pe?a aos alunos para evitar, na medida do poss?vel, l?pides forjadas. Caso prefira e tenha condi??es, organize um passeio ao cemit?rio da cidade a fim de os alunos fotografarem l?pides que servir?o, a posteriori, como corpus da pesquisa. Esse passeio possibilitar? um estudo mais interessante e sem suscitar d?vidas em rela??o ? exist?ncia ou n?o das l?pides. Caso ainda seja poss?vel, o professor pedir? aos alunos para fotografarem l?pides de familiares e/ou amigos que servir?o tamb?m como corpus para o estudo.
http://images03.olx.com/ui/1/82/75/7817775_2.jpg
?
?
?
http://4.bp.blogspot.com/_PJGBEOg16ts/TMGNo-5W4iI/AAAAAAAAAAQ/KOmSKVQFct0/s1600/lapidesogra.jpg
?
?
Professor, para trabalhar o conceito de l?pide forjada, tome por crit?rio o que ? culturalmente aceito ou n?o na comunidade em que vivem.
?
De posse de exemplos de l?pides, os alunos, trabalhando em grupos de at? 4 pessoas, dever?o analis?-las para perceber suas regularidades. Os crit?rios para as an?lises dever?o ser estabelecidos pelo professor em parceria com os alunos, com base no estudo do g?nero, em perspectiva bakhtiniana. Dever? ser estipulado um tempo aproximado de duas a tr?s horas/aula.
Em rela??o ? estrutura composicional, os alunos dever?o se atentar ?s perguntas:
?
Em rela??o ao aspecto tem?tico, os alunos ter?o como base os questionamentos:
?
Em rela??o ao estilo, os alunos partir?o das perguntas:
?
Professor, oriente os alunos a criarem uma tabela para a tabula??o dos dados encontrados. Ap?s a tabula??o, eis o momento de analisar o que as ocorr?ncias demonstraram. Para isso, os alunos produzir?o um esbo?o de um relato de pesquisa, evidenciando n?o somente os dados encontrados por meio de gr?ficos e afins, como tamb?m emitindo sua opini?o perante os resultados. Para maiores informa??es sobre a elabora??o de relatos de pesquisa, consultar Recursos Complementares. Esse relato de pesquisa ter? sua vers?o final, ap?s conclus?o do estudo.
?
?
?
?
Para esta atividade e as seguintes o tempo ser? de duas horas/aula e ela tem por objetivo levar os alunos a analisar ideol?gica e culturalmente l?pides e g?neros que tratem do tema.
O professor pedir? aos alunos, que trabalhar?o em duplas, para acessarem o poema abaixo:
?
PARA MINHA L?PIDEpoema de s?rgio bitencourt
? O caso ? que, http://palavrastodaspalavras.wordpress.com/2008/03/28/para-minha-lapide-poema-de-sergio-bitencourt/ |
?
Cada dupla ter? de elaborar uma atividade de interpreta??o sobre o poema lido e preparar a recita??o.
Professor, os alunos, ao prepararem uma atividade de interpreta??o, necessariamente, trabalhar?o a ess?ncia do poema que ? "um defunto falando com a pessoa que for visitar sua l?pide sobre a certeza que a aguarda: a morte". Al?m disso, ter?o de relacionar t?tulo do poema e a ess?ncia. Dever?o chegar ? conclus?o de que o eu l?rico escreve o que pretende que esteja em sua l?pide. O poema faz sentido ? medida que as pessoas, culturalmente, costumam visitar l?pides de amigos e parentes.
Em rela??o ? recita??o, os alunos podem prepar?-la, pensando em m?sica de fundo, objetos c?nicos, figurinos, dentre outros. A ideia ? experimentar a ang?stia do eu l?rico. A recita??o dever? acontecer para os colegas da sala. Os colegas filmar?o uns aos outros por meio de seus laptops e/ou tablets e disponibilizar?o a recita??o em v?deo no site da escola ou blogue da turma. No momento da disponibiliza??o virtual, os alunos devem incitar seus visualizadores a deixarem coment?rios. Portanto, ? preciso criar junto ? postagem um texto bastante atrativo.
?
?
?
Os alunos dever?o acessar dois textos e l?-los:
1 - L?pides e ep?grafes
http://doministeriopublico.blogspot.com.br/2011/08/lapides-e-epigrafes.html
2 - L?pides famosas
http://www.istoe.com.br/reportagens/27971_LAPIDES+FAMOSAS?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage
?
Depois, dever?o produzir coment?rios acerca dos textos lidos no blogue da sala ou para serem afixados no mural da escola.
Para a produ??o dos coment?rios, os alunos dever?o pensar em:
?
?
Conclu?dos os relatos, estes dever?o compor o blogue da sala ou o site da escola de modo a socializar a pesquisa empreendida.
Ap?s relato escrito, os alunos dever?o apresentar os achados da pesquisa por meio de uma comunica??o oral ? comunidade escolar. Essa comunica??o pode acontecer via R?dio da Escola, ou, ainda, no momento do recreio, ou em programas de inicia??o cient?fica.
Pode-se ainda criar uma exposi??o interativa, por meio de l?pides em dimens?es reais - 3D - com a prefer?ncia de cada aluno em rela??o ao que querem da l?ngua em sua pr?pria l?pide. Essa exposi??o chamar? a aten??o da comunidade escolar para um uso da l?ngua pouco analisado: a l?ngua nas l?pides. Como fundo, os alunos podem utilizar seus v?deos com a recita??o do poema ou criar novas poemas e novas recita??es.
?
Para leitura do professor:
Tutorial avan?ado de Windows Movie Maker: http://www.tutomania.com.br/tutorial/tutorial-avancado-de-windows-movie-maker#conteudo Acesso em 23 de mai. de 2012.
Roteiro para elabora??o do relat?rio de pesquisa: http://www.cca.ufscar.br/~vico/ROTEIRO.pdf Acesso em 23 de mai. de 2012.
Artigo: Relat?rio de pesquisa: o que ? e como se faz. http://www.ronaldomartins.pro.br/materiais/didaticos/RelatoriodePesquisa.pdf Acesso em 23 de mai. de 2012.
Artigo: A tradi??o discursiva Epit?fio em l?pides tumulares do s?culo XIX. http://www.filologia.org.br/soletras/15/ano08_15.pdf#page=91 Acesso em 23 de mai. de 2012.
Artigo: Os sistemas semi?ticos na escrita dos Epit?fios: mem?ria e identidade. http://www.dle.uem.br/jied/pdf/OS%20SISTEMAS%20SEMI%D3TICOS%20santana.pdf Acesso em 23 de mai. de 2012.
?
Para leitura do aluno:
M?sica: Epit?fio, dos Tit?s. http://letras.terra.com.br/titas/48968/ Acesso em 23 de mai. de 2012.
Epit?fios: http://www.ultimamorada.com.br/upload/anexos/A4%20-%20Epit%C3%A1fios_0804.pdf Acesso em 23 de mai. de 2012.
?
Aulas do portal para consulta:
O "carpe diem" como tema de poemas e m?sicas. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23876 Acesso em 23 de mai. de 2012.
Nessa proposta de pesquisa, a avalia??o dever? acontecer em processo, desde a motiva??o para o tema at? a conclus?o do relat?rio de pesquisa e a montagem da exposi??o interativa. A autonomia discente bem como seu compromisso com a proposta dever?o ser considerados, haja vista tratar-se de uma pesquisa de inicia??o cient?fica sobre o g?nero discursivo l?pide.