Portal do Professor

Início do Conteúdo

Quem vai mudar? Os movimentos migrat?rios (Pesquisa Cient?fica)

Autor e Co-autor(es)

?nia Franco de Novaes imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cl?udia Regina Montes Gumerato Fernandes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Outros Conquista do lugar como conquista da cidadania
Ensino M?dio Geografia Organiza??o e distribui??o mundial da popula??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir desta aula o aluno poder?:

  •  Perceber a exist?ncia dos movimentos migrat?rios;
  •  Identificar as causas e as consequ?ncias dos movimentos migrat?rios;
  •  Entender como a sociedade tem se reorganizado em virtude dos movimentos.

Duração das atividades

03 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Organiza??o da sociedade no espa?o mundial. Diversidade ?tnica. Dom?nio b?sico de inform?tica.

Estratégias e recursos da aula

Para que o processo de aprendizagem torne-se significativo, sugere-se como metodologia de trabalho o desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa no meio escolar. Tal proposta coloca o aluno em uma posi??o central na constru??o do conhecimento, sendo que o professor deixa de propor e passa a gerir o processo de aquisi??o de conceitos, o qual tem como desdobramento a aquisi??o de procedimentos e o desenvolvimento de atitudes frente aos questionamentos. Promova momentos de reflex?o, incentivando a organiza??o e o desenvolvimento de Projetos de Pesquisa para a constru??o do conhecimento, pois "o ensino com pesquisa ? vi?vel, sobretudo se o professor conseguir criar um ambiente favor?vel, em que haja envolvimento, participa??o e produ??o. Cabe ao professor tamb?m, ter uma postura mais flex?vel buscando compreender e aceitar os variados tipos de intelig?ncia de seus alunos, valorizando as escolhas pessoais, para que as pesquisas deixem de ser meras c?pias e possam tomar seu lugar como fonte de conhecimento" (Portilho e Almeida, 2008, p.20)

Confira abaixo uma sugest?o de etapas para a elabora??o de um Projeto de Pesquisa, a qual pode contribuir para o planejamento e o desenvolvimento do trabalho com os alunos:

?

PESQUISA

?

Imagem: Etapas para a elabora??o e desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa

Dispon?vel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982008000200002&script=sci_arttext#qdr01

Acesso em:  20 de maio de 2012

?

Na maioria das vezes os temas propostos para o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa s?o problemas presentes na realidade vivida pelos alunos. Desta forma, sugere-se que os temas eleitos para pesquisa sejam abordados em diversas disciplinas do curr?culo escolar, possibilitando a cria??o de espa?os de pesquisa que permitam a an?lise e a interven??o positiva no lugar em que os alunos est?o inseridos. Para tanto, faz-se necess?rio criar um ambiente favor?vel para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e possibilitar aos alunos momentos de observa??o, an?lise e reflex?o do tema eleito para discuss?o, considerando que o desenvolvimento de atividades de pesquisa ? fundamental no processo de ensino. Acredita-se que o aluno tem a chance de construir seu conhecimento a partir do que ele percebe, interpreta e prop?e como possibilidade de mudan?a. A proposta de projeto de pesquisa tem a inten??o de contribuir com o processo de ensino, mas deve ser revista e contextualizada, levando em considera??o a realidade local. Vale ressaltar que "[...] a pesquisa escolar ? um relevante instrumento metodol?gico de ensino aprendizagem, sendo que, atrav?s dela ? poss?vel desenvolver a??es que levem a interdisciplinaridade, palavra de ordem no atual contexto educacional. Sua utiliza??o induz ao desenvolvimento de compet?ncias e habilidades indispens?veis ? forma??o do educando. Sua pr?tica permite que o aluno aprenda ao transformar informa??o em conhecimento" (Portilho e Almeida, 2008, p.7). 

?

EXECU??O DA PESQUISA

Professor(a), ? importante encontrar no dia a dia dos alunos situa??es significativas para o desenvolvimento das atividades relativas a an?lise do Movimento Migrat?rio Mundial na atualidade. Para o desenvolvimento das atividades, utilize diferentes recursos metodol?gicos e tecnol?gicos como: o Laborat?rio de Inform?tica, o laptop para as escolas que participam do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) ou tablet, o que contribui para o processo de pesquisa na constru??o do conhecimento.

?

PRIMEIRA ATIVIDADE

1. Apresente para os alunos uma imagem do fot?grafo brasileiro Sebasti?o Salgado ?o mais famoso fot?grafo brasileiro de todos os tempos, tendo hoje cerca de 50 anos, Sebasti?o Salgado s? come?ou a fotografar em 1971, quando, j? doutor em Economia, foi enviado pela Organiza??o Internacional do Caf?, para coordenar um projeto nos cafezais de Angola, na ?frica. [...] Seu trabalho, uma reportagem social, ? conhecido e premiado internacionalmente. Vem documentando a saga do movimento migrat?rio das popula??es (como por exemplo os mexicanos tentando ultrapassar a fronteira para os Estados Unidos) e situa??es extremas em que vivem e trabalham pessoas em todo o mundo. S?o exemplo trabalhadores de carvoarias, minas de carv?o e de ferro, garimpeiros de Serra Pelada, cortadores de cana do Nordeste, ?ndios Yanomami, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), andarilhos no deserto de Sahel, flagelados de guerras civis em Ruanda e Qu?nia, na ?frica. (Dispon?vel em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/fotografo/fotografos.html Acesso em: 15 de maio de 2012)

A imagem tem a inten??o de provocar nos alunos o interesse por estudar o Tema de Pesquisa "O movimento migrat?rio no mundo atual". Para tanto, ? importante provocar nos alunos o interesse por conhecer o objeto de pesquisa e evidenciar a rela??o existente entre o conhecimento cient?fico e o cotidiano. 

?

Sebasti??o 1 

Imagem: Fotografia Sebasti?o Salgado

Dispon?vel em: http://photos1.blogger.com/hello/191/2091/1024/Salgado23.jpg

Acesso em: 15 de maio de 2012

?

2. Para pesquisar o Movimento Migrat?rio Mundial ? importante contextualizar historicamente determinados fatos, no endere?o web http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/exodos/frame_mapas.htm que disponibiliza um mapa do mundo em que evidencia alguns conflitos mundiais. O mapa possibilitar? contextualizar no tempo e no espa?o alguns conflitos existentes em diferentes continentes, que contribuir? para entender as causas de alguns movimentos migrat?rios. 

?

mapa olhar 

Imagem: Mapa navega??es do olhar

Dispon?vel em: http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/exodos/frame_mapas.htm

Acesso em: 15 de maio de 2012

3. Antes de apresentar o mapa converse com os alunos sobre:

  • Que continentes apresentam mais conflitos?
  • O que este fato evidencia?
  • Quais s?o os principais problemas enfrentados pelos povos?
  • Tais problemas podem gerar conflitos?
  • Os conflitos podem levar a migra??o?

?

Professor(a), seria interessante convidar um profissional da ?rea de Hist?ria para  conversar com os alunos sobre a organiza??o e o processo de constitui??o de alguns pa?ses o que poder? contribuir para o entendimento do assunto.

?

SEGUNDA ATIVIDADE

1. Organize os alunos em grupos de at? quatro alunos, para que selecionem um dos pa?ses apresentados. Depois, dever?o realizar uma pesquisa de imagens do respectivo pa?s que evidencie os movimentos migrat?rios, poder?o ser pesquisadas as fotografias produzidas por Sebasti?o Salgado. Ap?s a sele??o das imagens dever?o organizar a apresenta??o, em programa espec?fico, como o Power Point. Na apresenta??o dever?o localizar o pa?s e apresentar as imagens justificando os motivos da escolha das mesmas.

?

google imagens

Imagem: Google Images

Dispon?vel em: http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi

Acesso em: 18 de maio de 2012

?

2. Durante a apresenta??o dever?o ficar atentos para perceber as seguintes quest?es:

  • O que sente ao observar a imagem?
  • Que povos s?o apresentados?
  • Que fatores podem ter provocado ? migra??o?
  • As poss?veis consequ?ncias para os migrantes e para o lugar que os recebe?
  • Que rela??es podem ser realizadas entre o lugar retratado na fotografia com o lugar em que moram?

?

3. ? necess?rio evidenciar que quest?es econ?micas, pol?ticas (guerras, persegui??es ?tnicas e religiosas) e o clima podem provocar o processo migrat?rio. Com o computador conectado a internet acessem o endere?o web http://www.acnur.org/t3/portugues/noticias/videos/?tx_bddbflvvideogallery_pi1%5Bvideo%5D=4 que conta a hist?ria de funda??o da Ag?ncia de Organiza??o das Na??es Unidas para Refugiados - ACNUR.

No endere?o web http://www.acnur.org/t3/portugues/ ? poss?vel pesquisar e aprofundar sobre as quest?es que provocam a migra??o presentes na contemporaneidade. Solicite aos grupos que acessem o site para que conhe?am mais sobre os fatores provocadores do processo de migra??o e que destaquem os pontos que julgar importante no estudo do tema.  

?

TERCEIRA ATIVIDADE

1. O objetivo principal das atividades desenvolvidas ? de instigar nos alunos o interesse por estudar o tema. Em seguida, oriente-os na elabora??o da estrutura do Projeto de Pesquisa, o que poder? ser feito de forma coletiva ou nos grupos j? definidos. Os projetos poder?o apresentar caracter?sticas diferentes, portanto, sugere-se:

Problematiza??o do Tema: pergunta ou situa??o-problema que provoque o interesse em saber mais sobre o tema.

  • Que fatores provocam os movimentos migrat?rios?
  • Como os movimentos migrat?rios remodelam as paisagens?

Objetivo:  a meta que se pretende alcan?ar - a finalidade da pesquisa.

  • Compreender as causas dos movimentos migrat?rios;
  • Refletir sobre como os movimentos migrat?rios remodelam as paisagens. 

 Hip?tese: identificar as respostas tempor?rias que v?o indicar o caminho da pesquisa.

  • Diferentes causas provocam os movimentos migrat?rios que remodelam as paisagens.

Justificativa:  apresentar uma explica??o dos fatores que levaram a desenvolver a pesquisa e a sua import?ncia. 

Metodologia:  processo de desenvolvimento da  pesquisa: local, objeto da pesquisa, coleta de dados, an?lise dos dados etc.

Fonte:  sele??o do material para leitura e pesquisa: sites, revistas, livros, artigos, etc. Pode-se ter um ponto de partida, mas ? importante que o grupo defina o melhor referencial te?rico para o desenvolvimento do trabalho que poder? apoiar-se no livro did?tico adotado para o ano de ensino, livros paradid?ticos, revistas e jornais dispon?veis na biblioteca da escola e sites como o Google Acad?mico http://scholar.google.com.br/  que possibilita o acesso a diferentes artigos cient?ficos, como os sugeridos nos Recursos Complementares.

Cronograma:  momento de organizar o tempo necess?rio para o  planejamento e o desenvolvimento das etapas da pesquisa.

Socializa??o:  como o resultado da pesquisa ser? apresentado: trabalho escrito, semin?rio, produ??o de v?deo, imagem, charge, a??o social, dramatiza??o etc.Conforme o sugerido na ?ltima atividade.

?

QUARTA ATIVIDADE

1. Solicite ao grupo que, realize um trabalho de campo no lugar em que vivem com o objetivo de identificar a presen?a de migrantes e o seu papel na remodela??o da paisagem do lugar. Depois, realizem entrevistas com cinco pessoas adultas, com mais de cinquenta anos de idade e que n?o fazem parte do ambiente escolar. As imagens das paisagens e as entrevistas dever?o ser registradas: gravada e filmada. A entrevista dever? ser um relato para que seja poss?vel produzir um document?rio. Sugere-se para a entrevista o roteiro abaixo, que poder? ser alterado:

  • Nome:
  • Idade:
  • Sexo:
  • Profiss?o:
  • N?vel de escolaridade:
  • Lugar em que nasceu:
  • Sua fam?lia sempre viveu aqui?
  • Caso negativo, de onde vieram? E por qual motivo?
  • Poderia contar um pouco da hist?ria de migra??o da sua fam?lia?
  • Voc? percebe no lugar em que vivem caracter?sticas de pessoas que vieram de outro lugar do pa?s ou do mundo? De que maneira?
  • Conhece algu?m que migrou para outro lugar? Qual o motivo?

2. Em seguida, o grupo dever? organizar as informa??es (imagens e entrevista) e produzir um document?rio de cerca de tr?s minutos apresentando os pontos que consideram mais importantes. O trabalho dever? ser produzido em programas de computador espec?ficos como o Movie Maker.

3. No dia combinado organize um momento para a exibi??o dos trabalhos produzidos pela turma. 

4. Proponha aos alunos que em sala de aula e sentados em c?rculo, ap?s as exibi??es, realizem um debate sobre os trabalhos apresentados:

  • A presen?a dos movimentos migrat?rios no lugar em que vivem;
  • Os principais fatores que levam a migra??o;
  • A interfer?ncia dos movimentos migrat?rios nas paisagens do lugar em que vivem;
  • Os movimentos migrat?rios e as paisagens do lugar; 
  • As causas e consequ?ncias do movimento migrat?rio nas paisagens do mundo.

Professor(a), possibilite que os alunos expressem suas opini?es, mas aproveite para relacionar as falas apresentadas com o conhecimento cient?fico, abordando os principais conceitos que envolvem o tema em estudo. 

Retome a hip?tese da pesquisa: "Diferentes causas provocam os movimentos migrat?rios que remodelam as paisagens?; pe?a aos alunos que reflitam se a hip?tese foi confirmada ou refutada e o que evidencia tal conclus?o. Sugira que organizem um Blog da turma para divulgar os dados das pesquisas sobre o processo migrat?rio local e mundial, o mesmo poder? ser utilizado como ferramenta de mobiliza??o na divulga??o da situa??o dos migrantes. Acesse o endere?o web http://criar1blog.blogspot.com.br/ que explica o passo a passo de como criar um blog.  

Recursos Complementares

Sugest?es de leituras e pesquisa para os professores:

O movimento migrat?rio atual

Dispon?vel em: http://www.overmundo.com.br/banco/o-movimento-migratorio-atual

Acesso em: 15 de maio de 2012

?

Blog Interm?dias

Dispon?vel em: http://intermidias.blogspot.com.br/2007/04/xodos-do-fotgrafo-sebastio-salgado-para.html

Acesso em: 15 de maio de 2012

?

?xitos: programa educacional

Dispon?vel em: http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/exodos/frame_home1.htm

Acesso em: 15 de maio de 2012

?

Sugest?es de leituras e pesquisa para os alunos:

Sebasti?o Salgado revela mundo da migra??o

Dispon?vel em: http://www.swissinfo.ch/por/index.html?cid=2517076

Acesso em: 15 de maio de 2012

?

O s?culo prodigioso: a arte no s?culo XX

Dispon?vel em: http://oseculoprodigioso.blogspot.com.br/2005/12/salgado-sebastio-fotografia.html

Acesso em: 15 de maio de 2012

?

Como criar um blog

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A

Acesso em: 15 de maio de 2012

Avaliação

Ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios norteadores:

  •  A participa??o na realiza??o das atividades sugeridas;
  • A capacidade de reconhecer que o processo migrat?rio ocorre devido a diferentes fatores;
  • Perceber que o processo migrat?rio interfere na organiza??o da sociedade, no modo de vida das sociedades e na remodela??o das paisagens;
  • O interesse em desenvolver atividades, de maneira colaborativa, que possibilitem a sensibiliza??o para as quest?es sociais e pol?ticas; 
  • O uso dos diferentes recursos tecnol?gicos que contribuem para o estudo e o entendimento dos conceitos ligados ao tema em discuss?o.