ELIZABET REZENDE DE FARIA
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Cidadania e cultura contempor?nea |
| Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Matem?tica | Estat?stica, probabilidade e combinat?ria |
| Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Outros | ?tica (respeito m?tuo, justi?a, solidariedade e di?logo) |
| Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
| Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Artes | M?sica: desenvolvimento da linguagem musical |
| Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
| Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
| Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Cidadania e cultura no mundo contempor?neo |
| Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
| Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
| Ensino Fundamental Final | Artes | M?sica: Compreens?o da m?sica como produto cultural e hist?rico |
| Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
| Ensino M?dio | Matem?tica | An?lise de dados e probabilidade |
| Ensino M?dio | Hist?ria | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
| Ensino M?dio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
| Ensino M?dio | Hist?ria | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
| Ensino M?dio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
| Ensino M?dio | Artes | M?sica: Contextualiza??o |
| Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
| Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Rela??es sociopragm?ticas e discursivas |
?
- Conhecer o significado hist?rico e social da express?o ?mito da democracia racial?;
- Desenvolver uma pesquisa interdisciplinar que problematize o mito da democracia racial no Brasil;
- Refletir se mais de cem anos ap?s a Aboli??o de Escravatura no Brasil, os negros j? t?m garantida a liberdade, a igualdade e a dignidade;
- Investigar se o preconceito e a discrimina??o no Brasil s?o direcionados exclusivamente aos negros;
- Conhecer movimentos sociais que lutam contra o preconceito aos negros e a outros grupos sociais e culturais, suas conquistas e dificuldades.
?
Para que os alunos consigam elaborar e desenvolver esta proposta de pesquisa sobre o mito da democracia racial no Brasil, ? importante que eles j? tenham estudado a escravid?o negra no Brasil Col?nia e Imp?rio e o processo de Aboli??o da Escravatura. Para isto, o professor pode basear-se nos materiais do Portal indicados a seguir:
?
FLORESTA, Leila. A escravid?o no Brasil: africano escravizado ao escravo alforriado. Dispon?vel em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=7. Acesso em 20 de maio de 2012.
FLORESTA, Leila. O mundo africano ? dos grandes reinos a escravid?o. Dispon?vel em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=677. Acesso em 20 de maio de 2012.
BRASIL. Minist?rio da Educa??o (MEC). Secretaria de Educa??o a Dist?ncia (SEED). TV Escola. A aboli??o. Dispon?vel em http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me000838.mp4 . Acesso em 20 de maio de 2012.
?
?
?
|
|
InterdisciplinaridadeEsta sequ?ncia did?tica baseia-se em uma proposta de pesquisa permeada de atividades que possibilitam a interdisciplinaridade entre a Hist?ria, Sociologia, Artes, L?ngua Portuguesa e Matem?tica.? |
| Acesso em 15 de mar?o de 2012. |
? |
?
?
?
?
Observa??o: Atividade a ser realizada coletivamente por todos os alunos, sob a coordena??o do professor.
?
?
Dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=uEq8oV0qAWY
Acesso em 20 de maio de 2012.
Letra e m?sica dispon?vel em http://letras.terra.com.br/gabriel-pensador/66182/ . Acesso em 20 de maio de 2012.
?
Depois de ouvir a m?sica diversas vezes, para motivar os alunos a desenvolver a pesquisa e dar subs?dios para que eles possam delimitar o tema, a problem?tica e as quest?es da pesquisa, sugere-se a realiza??o das seguintes atividades:
1. Identifica??o do estilo musical utilizado por Gabriel o Pensador e a rela??o entre este estilo, compositor e a tem?tica abordada na m?sica.
Chave para discuss?o:
2. An?lise dos problemas sociais e culturais apontados por Gabriel O Pensador na m?sica.
Chave para discuss?o:
?
3. An?lise do posicionamento de Gabriel o Pensador em rela??o ao racismo e ? discrimina??o.
Chave para discuss?o: Gabriel ? contr?rio a estas atitudes e prop?e mudan?as nas atitudes e formas de pensar de cada cidad?o.
?
4. Pesquisa sobre express?es "democracia racial" e "mito da democracia racial" e an?lise da rela??o destas express?es com a letra da m?sica Lavagem Cerebral.
Chave para discuss?o:
5. An?lise de v?deos postados no Youtube com base na m?sica "Lavagem Cerebral", tamb?m conhecida como "Racismo ? Burrice", para perceber posicionamento de seus autores e dos internautas que postam coment?rios nestes v?deos em rela??o ao "mito da democracia racial no Brasil" e quais outras discrimina??es eles abordam.
Chave para discuss?o:
Sugere-se que o professor divida os alunos em grupos de at? 5 componentes e solicite a eles que, a partir das atividades desenvolvidas coletivamente no primeiro passo da atividade I, criem e registrem:
?
O professor deve solicitar tamb?m que os alunos criem cartazes/faixas para apresentar, para o restante da turma, suas defini??es do tema, problema, quest?es e justificativa da pesquisa. Estes cartazes/faixas devem ser fixados nas paredes das salas para que possam ser comparados.
Ap?s todas as apresenta??es, sugere-se que o professor oriente os alunos a observarem o que h? de diferente e semelhante na proposta de pesquisa de cada grupo e, no coletivo, sintetizem suas propostas em um ?nico projeto de pesquisa, com o mesmo tema, problema, quest?es e justificativa de pesquisa.
|
|
Defini??o do tema:Auxiliar os alunos a reconhecerem e registrarem, a partir da atividade realizada anteriormente, qual assunto ser? pesquisado. No caso desta pesquisa, o tema ser?: O mito da democracia racial no Brasil |
| Acesso em 15 de mar?o de 2012. | ? |
?
Com a defini??o do tema, ? importante que se explique aos alunos que para desenvolvermos uma pesquisa, n?o basta escolhermos o tema. Precisamos ter bem claro porque ? importante a pesquisa deste tema (justificativa), o que queremos descobrir sobre ele (situa??o-problema), o que desejamos alcan?ar com a pesquisa (objetivos/quest?es).
?
|
|
Delimita??o da situa??o-problema:Ajudar os alunos a definirem qual o questionamento/ interesse central que motivou a pesquisa sobre o tema. Nesta pesquisa, a situa??o-problema pode ser uma adapta??o da quest?o: No Brasil, a democracia racial ? mito ou realidade? |
| Acesso em 15 de mar?o de 2012. | ? |
?
|
|
Constru??o da justificativa da pesquisa e seus objetivos:Discutir com os alunos sobre por que ? importante realizar uma pesquisa que desmistifique a democracia racial no Brasil. Esta reflex?o pode se basear na ideia de que, no Brasil, muitas pessoas, no intuito de esquecer a viol?ncia praticada contra os negros durante os mais de 300 anos de escravid?o, defendem que aqui reina a democracia racial, ou seja, a conviv?ncia harmoniosa e igualit?ria entre diferentes grupos raciais e ?tnicos. No entanto, outras pessoas afirmam que, apesar de tentarmos esconder, o negro em nosso pa?s ? muito discriminado. No per?odo da escravid?o, ele foi tratado como um ser inferior e, at? hoje, muitos continuam tratando-o assim. Se guiarmos nossas pr?ticas pela ideia da democracia racial, vamos agir para manuten??o da situa??o social que temos hoje. Por outro lado, se acreditarmos que ela ? um mito, vamos perceber a import?ncia de lutar pelo fim dos conflitos entre diferentes ra?as e etnias, pela conquista da igualdade entre os representantes de diferentes grupos ?tnico-raciais. Assim, ? importante analisarmos, em nosso cotidiano, como se arquitetam as rela??es entre diferentes grupos, para a partir do conhecimento adquirido desta an?lise, podermos pensar sobre como devemos agir em nosso dia a dia, em busca de uma sociedade mais justa, igualit?ria e plural. |
| Acesso em 15 de mar?o de 2012. | ? |
?
|
|
Quest?es da pesquisa:Auxiliar os alunos a definirem quest?es que complementem e orientem a investiga??o da situa??o-problema. Na pesquisa aqui proposta, estas quest?es podem ser elaboradas a partir dos problemas apontados por Gabriel O Pensador na m?sica "Lavagem Cerebral": 1. A partir dos versos, "...e de pai para filho o racismo passa, em forma de piadas que teriam bem mais gra?a se n?o fossem o retrato da nossa ignor?ncia, transmitindo a discrimina??o desde a inf?ncia..." , ? poss?vel elaborar a quest?o: Nas nossas rodas de amigos e familiares, s?o contadas piadas racistas? Qual o seu significado social?, 2. A partir dos versos, "...o mesmo negro que constr?i seu apartamento ou que lava o ch?o da delegacia, ? revistado e humilhado por um guarda nojento... Voc? aprendeu que negro ? ladr?o...", ? poss?vel elaborar a quest?o: No nosso cotidiano, h? casos de discrimina??o ao negro em locais de trabalho ou de lazer? 3. A partir dos versos, "...O maior burro n?o ? o racista. ? o que pensa que o racismo n?o existe... O pior cego ? o que n?o quer ver. E o racismo est? dentro de voc?...", ? poss?vel elaborar a quest?o: As pessoas com quem convivemos acreditam que no Brasil h? democracia racial? 4. A partir dos versos, "...e o pov?o vai como um bund?o na onda do racismo e da discrimina??o... N?o tem a uni?o e n?o v? a solu??o da quest?o que por incr?vel que pare?a est? em nossas m?os...", ? poss?vel elaborar a quest?o: H?, no local em que moramos, movimentos que lutam pelo fim do racismo? 5. A partir dos versos, "... O que importa se ele ? nordestino e voc? n?o? O que que importa se ele ? preto e voc? ? branco?...", ? poss?vel elaborar a quest?o: Na cidade em que vivemos, s? existe preconceito e discrimina??o em rela??o ao negro? |
| Acesso em 15 de mar?o de 2012. | ? |
Ap?s a elabora??o do projeto de pesquisa coletivo (segundo passo da Atividade I), sugere-se que o professor decida junto com seus alunos quem ir? pesquisar cada quest?o da pesquisa (se forem elaboradas 5 quest?es de pesquisa, devem ser formados 5 grupos de pesquisa, que n?o precisam ser iguais aqueles formados no segundo passo da pesquisa. Pelo contr?rio, o ideal ? que os alunos se organizem em outros grupos para terem a oportunidade de trabalhar com outros colegas).
Depois dos grupos formados e das quest?es da pesquisa distribu?das entre eles, o professor deve orient?-los a:
?
|
|
Delimita??o das fontes de pesquisa:? importante que os pr?prios alunos selecionem, busquem e coletem as fontes de pesquisa na localidade em que moram. A seguir, s?o apresentadas orienta??es que o professor pode sugerir para os grupos: ? ? Orienta??es para todos os grupos:
- Selecione cuidadosamente, conforme a sua quest?o de pesquisa, os lugares onde ir? para coletar documentos escritos. imag?ticos ou para entrevistar pessoas; - Elabore um roteiro de perguntas e/ou observa??es para nortear o seu trabalho; - Como este ? um assunto delicado, que envolve quest?es ?ticas, deve-se ter cuidado para elaborar perguntas que n?o discriminem os entrevistados e que, ao mesmo tempo, os fa?a revelar situa??es de racismo que muitos, devido ao mito da democracia racial, preferem esconder.
? Orienta??es espec?ficas para cada grupo: ? Grupo da Quest?o 1: Piadas Racistas
- Atrav?s de perguntas diretas relacionadas ao conhecimento e uso de piadas e ditados racistas; - Observa??o de ambientes de festa, descontra??o.
? Grupo da Quest?o 2: Discrimina??o ao negro em locais de trabalho ou lazer
? Grupo da Quest?o 3: Cren?a no mito da democracia racial
? Grupo da Quest?o 4: Movimentos sociais contra o racismo e a discrimina??o
- Quando foram criados, por quem e por qu?? - Como lutam contra o racismo? Atrav?s de quais a??es? - Quais suas dificuldades e vit?rias? ? Grupo da Quest?o 5: Outras experi?ncias de discrimina??o vivenciadas em nossa localidade
- Quais outros grupos s?o discriminados? - Quais comportamentos demonstram esta discrimina??o? - Como as pessoas discriminadas reagem? ? Observa??o: Algumas das quest?es da pesquisa podem ser divididas entre dois grupos. Por exemplo, na quest?o 2, um grupo pode entrevistar pessoas e o outro pode fazer pesquisa nos jornais locais. Na quest?o 5, pode-se definir, a priori, alguns exemplos de discrimina??o para se observar (aos gordos, aos homossexuais, ?s mulheres, aos nordestinos, aos idosos, aos portadores de necessidades especiais, etc.). |
| Acesso em 15 de mar?o de 2012. | ? |
?
Escolher uma metodologia de an?lise destas fontes e de s?ntese e divulga??o das descobertas.
|
|
Delineamento da metodologia da pesquisa:? Definir com os alunos os procedimentos e m?todos de pesquisa mais adequados para analisar as fontes coletadas no item anterior e sintetizar as descobertas feitas. Sugere-se que o professor oriente os alunos quanto a estas an?lises em rela??o a: ? Grupo da Quest?o 1: Piadas Racistas
- O posicionamento das pessoas ? o mesmo em rela??o ?s piadas racistas quando elas param para pensar na quest?o e quando elas est?o em momentos de descontra??o? - Das pessoas entrevistadas/observadas, quantas sabiam uma piada racista? - Das pessoas entrevistadas/observadas, quantas delas tinham consci?ncia de que a piada ? racista? - Das pessoas entrevistadas/observadas, quantas consideram que contar uma piada racista n?o significa que a pessoa ? racista, mas ? apenas "uma brincadeira"?
? Grupo da Quest?o 2: Discrimina??o ao negro em locais de trabalho ou lazer
? Grupo da Quest?o 3: Cren?a no mito da democracia racial
? Grupo da Quest?o 4: Movimentos sociais contra o racismo e a discrimina??o
- Quantos movimentos sociais contra o racismo existem em nossa cidade; - Como, quando e por que foram criados; - Quais suas dificuldades e vit?rias; - Se houver mais de um movimento, quais as diferen?as e semelhan?as entre eles; - Se n?o houver nenhum movimento, analisar porque isto acontece. ? Grupo da Quest?o 5: Outras experi?ncias de discrimina??o vivenciadas em nossa localidade
- Quais outros grupos s?o discriminados? - Quais comportamentos demonstram esta discrimina??o? - Como as pessoas discriminadas reagem?? |
|
? ? Google Imagens (clique para link) Acesso em 15 de mar?o de 2012. |
? |
|
|
Ap?s cada um dos grupos concluir seu trabalho de pesquisa (coleta, an?lise e s?ntese das fontes), deve-se iniciar a socializa??o das descobertas sobre cada uma das 5 quest?es da pesquisa, para que atrav?s delas toda a turma possa debater coletivamente sobre a problem?tica central da pesquisa: "No Brasil, a democracia racial ? mito ou realidade?" Os grupos devem planejar suas apresenta??es com autonomia, mas seguindo algumas regras b?sicas explicitadas com anteced?ncia pelo professor:
|
|
Google Imagens (link ao clicar) Acesso em 15/03/2012 |
? |
?
|
|
No decorrer das etapas anteriores e ao final das apresenta??es de cada grupo, todos os alunos coletivamente, sob a media??o do professor, devem elaborar por escrito o relat?rio da pesquisa. A seguir, ? apresentada uma sugest?o de roteiro para relat?rio da pesquisa: 1) Folha de rosto: nome dos pesquisadores e t?tulo da pesquisa (centralizados); descri??o do tipo do trabalho (realizado sob orienta??o de quais professores, em que ano de ensino e em que escola. Deve vir escrito ? direita abaixo do t?tulo); m?s/ano e cidade/estado em que a pesquisa foi realizada. 2) Sum?rio: t?tulos e n?mero de p?gina de cada parte do relat?rio. 3) Introdu??o: apresenta??o do tema, da situa??o-problema, dos objetivos e das quest?es da pesquisa, acompanhados da justificativa da pesquisa. 4) Metodologia da Pesquisa: apresenta??o da metodologia e dos procedimentos da pesquisa. 5) Fontes da pesquisa: apresenta??o das fontes pesquisadas para investigar cada uma das quest?es da pesquisa, com informa??es de onde, como e quando elas foram coletadas e com uma s?ntese do que foi descoberto atrav?s de suas an?lises. 6) Considera??es Finais: registro das descobertas feitas, refletindo sobre a situa??o-problema da pesquisa, atrav?s de um posicionamento cr?tico e aut?nomo dos alunos. 7) Refer?ncias Bibliogr?ficas: cita??o de livros, sites, filmes e outros materiais consultados no desenvolvimento da pesquisa. Para construir as refer?ncias corretamente, ver SILVIA, A. M; PINHEIRO, M.S. de F. FREITAS, N.E. de. Guia para a Normaliza??o de Trabalhos T?cnico-Cient?ficos: projetos de pesquisa, monografias, disserta??es e teses. 5?. Edi??o. Uberl?ndia: EDUFU, 2006, 144p. Observa??o 1: Os itens 3 e 4 do relat?rio devem ser produzidos durante e logo ap?s a realiza??o da Atividade I. O item 5 deve ser elaborado no decorrer da Atividade II da pesquisa, a partir da produ??o de cada grupo de alunos. O item 6 deve ser elaborado ao final da Atividade III. Os itens 1 e 2 devem ser escritos ao final da pesquisa e o item 7 pode ser elaborado no decorrer da pesquisa, conforme o material que for consultado. ? Observa??o 2: Ap?s a finaliza??o da produ??o coletiva do relat?rio, todos devem fazer a leitura individual deste, para rever coer?ncia, coes?o, ortografia, concord?ncia. ? ? |
|
Google Imagens (link ao clicar) Acesso em 15/03/2012 |
? |
?
?
|
|
|
Google Imagens (link ao clicar) Acesso em 15/03/2012 |
?
A relev?ncia social de uma pesquisa s? ? alcan?ada se suas descobertas s?o socializadas para al?m do grupo de pesquisadores que participou da investiga??o. Por isso, depois das an?lises conclu?das o professor deve incentivar os alunos a criarem estrat?gias para divulgar os resultados. A seguir s?o apresentadas algumas sugest?es do que pode ser feito:
1) Elabora??o de coment?rios a serem postados nos v?deos j? existentes no Youtube sobre a m?sica "Lavagem Cerebral"/"Racismo ? Burrice", conforme exemplificado no 1? passo da Atividade I desta sequ?ncia did?tica. Esta elabora??o precisa ser guiada pelos seguintes princ?pios:
?
2) Cria??o de um Movie Maker a ser postado no Youtube, tendo como fundo musical a m?sica Lavagem Cerebral de Gabriel O Pensador que foi o fio condutor de toda a pesquisa. Esta proposta precisa ser guiada por alguns princ?pios:
?
|
|
1? passo: criar uma conta no Youtube, conforme instru??es no link http://www.youtube.com/create_channel?upsell=upload&next=%2Fmy_videos_upload Acesso em 20 de abril de 2012. |
| ? | ? |
|
|
2? passo: Criar e postar o v?deo, conforme instru??es nos links: ? http://support.google.com/youtube/bin/static.py?hl=pt-BR&guide=1719823&page=guide.cs http://support.google.com/youtube/bin/static.py?hl=pt-BR&topic=1719825&guide=1719823&page=guide.cs http://support.google.com/youtube/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=55744 Acesso em 20 de abril de 2012. |
| ? | ? |
|
|
A maneira mais simples de criar os v?deos para postar no Youtube ? atrav?s do programa Movie Maker. Para isto ver instru??es no link: ? http://windowslive.com.br/public/product.aspx/view/4 Acesso em 20 de abril de 2012. |
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
Observa??es:
?
BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que ?, como se faz. 23? ed. S?o Paulo: Loyola. 2009.
MO?O, Anderson. 14 perguntas e respostas sobre projetos did?ticos. http://revistaescola.abril.com.br/edicoes-impressas/241.shtml. Acesso em 15 de mar?o de 2012.
RICCI, Claudia Sapag. Pesquisa como ensino: textos de apoio. Propostas de trabalho. Belo Horizonte: Aut?ntica, 2007.
SILVEIRA, Ivanete Gomes. A pesquisa como ferramenta de ensino e inicia??o cient?fica na educa??o b?sica. http://www.webartigos.com/artigos/a-pesquisa-como-ferramenta-de-ensino-e-iniciacao-cientifica-na-educacao-basica/60735/ .Acesso em 15 de mar?o de 2012.
?
GUIMAR?ES, Antonio S?rgio Alfredo. Depois da democracia racial. Tempo Social, Revista de sociologia da USP, v. 18, n. 2 pp. 269-287. Dispon?vel em: http://www.scielo.br/pdf/ts/v18n2/a14v18n2.pdf. Acesso em 20 de maio de 2012.
_____. Democracia racial. Dispon?vel em: http://www.fflch.usp.br/sociologia/asag/Democracia%20racial.pdf . Acesso em 20 de maio de 2012.
TABORDA, Cleuza Regina Balan. O mito da democracia racial. Dispon?vel em http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1563843 Acesso em 20 de maio de 2012.
VALENTE, Ana L?cia. Ser negro no Brasil hoje. 2? ed. .S?o Paulo: Moderna, 1987.
http://claudisil.wordpress.com/2007/11/16/mito-da-democracia-racial/. Acesso em 20 de maio de 2012.
Sobre experi?ncia de trabalho com m?sica em sala de aula que deu origem a sequ?ncia did?tica aqui proposta:
FRANCO, Al?xia P?dua e FRUCTUOSO, Maria L?cia Silva. Racismo ? brasileira. In: FRANCO, Al?xia P?dua (Org.). ?lbum Musical para o Ensino de Hist?ria e Geografia no 1? grau. Uberl?ndia: ESEBA/UFU, 1995.
?
NUNES, Liliane dos Guimar?es Alvim. Preconceito e Discrimina??o. Dispon?vel em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=251. Acesso em 20 de maio de 2012.
TURINI, Leide Divina Alvarenga e FRANCO, Al?xia P?dua Franco. Preconceito ? brasileira. Dispon?vel em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8527. Acesso em 20 de maio de 2012.
?
Sugere-se que a avalia??o dos alunos seja feita atrav?s do acompanhamento de todo o processo de pesquisa, observando os seguintes itens: