Portal do Professor

Início do Conteúdo

Desmitificando a democracia racial no Brasil atrav?s da pesquisa

Autor e Co-autor(es)

Al?xia P?dua Franco imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

ELIZABET REZENDE DE FARIA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Cidadania e cultura contempor?nea
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Matem?tica Estat?stica, probabilidade e combinat?ria
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Outros ?tica (respeito m?tuo, justi?a, solidariedade e di?logo)
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Artes M?sica: desenvolvimento da linguagem musical
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Rela??es de poder e conflitos sociais
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino Fundamental Final Hist?ria Cidadania e cultura no mundo contempor?neo
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Artes M?sica: Compreens?o da m?sica como produto cultural e hist?rico
Ensino Fundamental Final Matem?tica Tratamento da informa??o
Ensino M?dio Matem?tica An?lise de dados e probabilidade
Ensino M?dio Hist?ria Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino M?dio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino M?dio Hist?ria Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino M?dio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino M?dio Artes M?sica: Contextualiza??o
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Rela??es sociopragm?ticas e discursivas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

- Conhecer o significado hist?rico e social da express?o ?mito da democracia racial?;

 - Desenvolver uma pesquisa interdisciplinar que problematize o mito da democracia racial no Brasil;

- Refletir se mais de cem anos ap?s a Aboli??o de Escravatura no Brasil, os negros j? t?m garantida a liberdade, a igualdade e a dignidade;

- Investigar se o preconceito e a discrimina??o no Brasil s?o direcionados exclusivamente aos negros;

- Conhecer movimentos sociais que lutam contra o preconceito aos negros e a outros grupos sociais e culturais, suas conquistas e dificuldades. 

Duração das atividades

Aproximadamente, 13 horas-aula de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?

Para que os alunos consigam elaborar  e desenvolver esta proposta de pesquisa sobre o mito da democracia racial no Brasil, ? importante que eles j? tenham estudado a escravid?o negra no Brasil Col?nia e Imp?rio e o processo de  Aboli??o da Escravatura. Para isto, o professor pode basear-se nos materiais do Portal indicados a seguir: 

?

FLORESTA, Leila. A escravid?o no Brasil: africano escravizado ao escravo alforriado. Dispon?vel em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=7. Acesso em 20 de maio de 2012. 

FLORESTA, Leila. O mundo africano ? dos grandes reinos a escravid?o. Dispon?vel em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=677 Acesso em 20 de maio de 2012. 

BRASIL. Minist?rio da Educa??o (MEC). Secretaria de Educa??o a Dist?ncia (SEED).  TV Escola. A aboli??o. Dispon?vel em http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me000838.mp4 . Acesso em 20 de maio de 2012.

?

?

Estratégias e recursos da aula

?

Interdisciplinaridade

Interdisciplinaridade

Esta sequ?ncia did?tica  baseia-se em uma proposta de pesquisa permeada de atividades que possibilitam a interdisciplinaridade entre a Hist?ria, Sociologia, Artes, L?ngua Portuguesa e Matem?tica

?

Google Imagens (clique para link)

Acesso em 15 de mar?o de 2012.

?

?

?

Atividade I - Organiza??o do projeto de pesquisa sobre o mito da democracia racial:  delimita??o do tema e levantamento da situa??o-problema (problem?tica da pesquisa), defini??o da justificativa da pesquisa,  das quest?es que encaminhar?o a investiga??o da situa??o-problema,  das fontes de pesquisa  e sua metodologia 

?

1? Passo:  Prepara??o dos alunos para delimitar o tema, situa??o-problema e quest?es da pesquisa, atrav?s da audi??o e interpreta??o da m?sica Lavagem Cerebral de Gabriel o Pensador (CD "Gabriel O Pensador", Mega Est?dio, 1993)

?

Observa??o: Atividade a ser realizada coletivamente por todos os alunos, sob a coordena??o do professor.

?

?

Lavagem Cerebral

Dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=uEq8oV0qAWY

Acesso em 20 de maio de 2012. 

Letra e m?sica dispon?vel em http://letras.terra.com.br/gabriel-pensador/66182/ . Acesso em 20 de maio de 2012. 

?

Depois de ouvir a m?sica diversas vezes, para motivar os alunos a desenvolver a pesquisa e dar subs?dios para que eles possam delimitar o tema, a problem?tica e as quest?es da pesquisa, sugere-se a realiza??o das seguintes atividades: 

1. Identifica??o do estilo musical utilizado por Gabriel o Pensador e a rela??o entre este estilo, compositor  e a tem?tica abordada na m?sica. 

Chave para discuss?o:

2. An?lise dos problemas sociais e culturais apontados por Gabriel O Pensador na m?sica. 

Chave para discuss?o:

  • Racismo e discrimina??o no Brasil;
  • Discrimina??o ao negro; discrimina??o ao nordestino;
  • Desconsidera??o da raiz multirracial do Brasil;
  • Pobreza e viol?ncia; 
  • Piadas racistas.

?

3. An?lise do posicionamento de Gabriel o Pensador em rela??o ao racismo e ? discrimina??o. 

Chave para discuss?o:   Gabriel ? contr?rio a estas atitudes e  prop?e  mudan?as nas atitudes e formas de pensar de cada cidad?o. 

?

4. Pesquisa sobre  express?es  "democracia racial" e "mito da democracia racial" e an?lise da rela??o destas express?es com a letra da m?sica Lavagem Cerebral. 

Chave para discuss?o

  • Democracia Racial: ideia de que o Brasil, por ter uma popula??o origin?ria da miscigena??o entre diferentes ra?as, ? um pa?s onde n?o h? preconceito, nem barreiras que impe?am a ascens?o social de pessoas de cor a cargos oficiais ou a posi??es de riqueza ou prest?gio. Enfim, ? um pa?s sem conflitos raciais.
  • Mito da democracia racial: ideia de que a democracia racial no Brasil ?  ilus?ria. Uma representa??o constru?da para esconder as desigualdades e conflitos raciais existentes no pa?s desde a ?poca da escravid?o at? os dias de hoje; 
  • Em "Lavagem Cerebral", Gabriel O Pensador denuncia o mito da democracia racial no Brasil e prop?e a constru??o coletiva de uma sociedade sem preconceito e discrimina??o.
    ?

5. An?lise de v?deos postados no Youtube com base na m?sica "Lavagem Cerebral", tamb?m conhecida como "Racismo ? Burrice", para perceber posicionamento de seus autores e dos internautas que postam coment?rios nestes v?deos em rela??o ao "mito da democracia racial no Brasil" e quais outras discrimina??es eles abordam. 

Chave para discuss?o:

?

2? Passo: Delimita??o do tema, da situa??o-problema,  das quest?es e da justificativa  da pesquisa

Sugere-se que o professor divida os alunos em grupos  de at? 5 componentes  e solicite  a eles que,  a partir das atividades desenvolvidas coletivamente no primeiro passo da atividade I, criem e registrem:

  • Um tema  e um problema de pesquisa que possibilitem a investiga??o, em seu cotidiano, das situa??es apontadas na m?sica "Lavagem Cerebral" e nos v?deos nela inspirados;
  • Quest?es que possibilitem a investiga??o do tema e do problema de pesquisa definidos;
  • Justificativas sobre a relev?ncia social desta pesquisa. 

?

O professor deve solicitar tamb?m que os alunos criem cartazes/faixas  para  apresentar, para o restante da turma,  suas defini??es  do tema, problema, quest?es e justificativa da pesquisa. Estes cartazes/faixas devem ser fixados nas paredes das salas para que possam ser comparados. 

Ap?s todas as apresenta??es, sugere-se que o professor oriente os alunos a observarem o que h? de diferente e semelhante na  proposta de pesquisa  de cada grupo e, no coletivo, sintetizem suas propostas em um ?nico projeto de pesquisa, com o mesmo tema, problema, quest?es e justificativa de pesquisa. 

tema

Defini??o do tema:

Auxiliar os alunos a reconhecerem e registrarem, a partir da atividade realizada anteriormente,  qual  assunto  ser? pesquisado.

No caso desta pesquisa, o tema ser?:  

 O mito da democracia racial no Brasil

Google Imagens (clique para link)

Acesso em 15 de mar?o de 2012. 
?

?

 Com a defini??o do tema, ? importante que se explique aos alunos que  para desenvolvermos uma pesquisa, n?o basta escolhermos o tema. Precisamos ter bem claro porque ? importante a pesquisa deste tema (justificativa), o que queremos descobrir sobre ele (situa??o-problema), o que desejamos alcan?ar com a pesquisa (objetivos/quest?es). 

?

problematiza????o

Delimita??o da situa??o-problema:

Ajudar os alunos a definirem qual  o questionamento/ interesse central que motivou a  pesquisa sobre o tema.

Nesta pesquisa, a situa??o-problema pode ser uma adapta??o da quest?o:   

No Brasil, a democracia racial ? mito ou realidade?

Google Imagens (clique para link)

Acesso em 15 de mar?o de 2012. 
?

?

justificativa

Constru??o da justificativa da pesquisa e seus objetivos:

Discutir com os alunos sobre por que ? importante  realizar uma pesquisa que  desmistifique a democracia racial no Brasil. Esta reflex?o pode se basear na ideia de que,

no Brasil, muitas pessoas, no intuito de esquecer a viol?ncia praticada contra os negros durante os mais de 300 anos de escravid?o, defendem que aqui reina a democracia racial, ou seja, a conviv?ncia harmoniosa e igualit?ria entre diferentes grupos raciais e ?tnicos. No entanto, outras pessoas afirmam que, apesar de tentarmos esconder, o negro em nosso pa?s ? muito discriminado. No per?odo da escravid?o, ele foi tratado como um ser inferior e, at? hoje, muitos continuam tratando-o assim. 

Se guiarmos nossas pr?ticas pela ideia da democracia racial, vamos agir para manuten??o da situa??o social que temos hoje. Por outro lado, se acreditarmos que ela ? um mito, vamos perceber a import?ncia de lutar pelo fim dos conflitos entre diferentes ra?as e etnias, pela conquista da igualdade entre os representantes de diferentes grupos ?tnico-raciais. 

Assim, ? importante analisarmos, em nosso cotidiano, como se arquitetam as rela??es entre diferentes grupos, para a partir do conhecimento adquirido desta an?lise, podermos pensar sobre como devemos agir em nosso dia a dia, em busca de uma sociedade mais justa, igualit?ria e plural. 

Google Imagens (clique para imagem)

Acesso em 15 de mar?o de 2012. 
?

?

quest??es da pesquisa

Quest?es da pesquisa:

Auxiliar os alunos a definirem  quest?es que complementem e orientem a investiga??o da situa??o-problema.

Na pesquisa  aqui proposta, estas quest?es podem ser elaboradas a partir dos problemas apontados por Gabriel O Pensador na m?sica "Lavagem Cerebral": 

1. A partir dos versos, "...e de pai para filho o racismo passa, em forma de piadas que teriam bem mais gra?a se n?o fossem o retrato da nossa ignor?ncia, transmitindo a discrimina??o desde a inf?ncia..." , ? poss?vel elaborar a quest?o: Nas nossas rodas de amigos e familiares, s?o contadas piadas racistas? Qual o seu significado social?, 

2. A partir dos versos, "...o mesmo negro que constr?i seu apartamento ou que lava o ch?o da delegacia, ? revistado e humilhado por um guarda nojento... Voc? aprendeu que negro ? ladr?o...", ? poss?vel elaborar a quest?o:   No nosso cotidiano, h? casos de discrimina??o ao negro em locais de trabalho ou de lazer? 

3. A partir dos versos, "...O maior burro n?o ? o racista. ? o que pensa que o racismo n?o existe... O pior cego ? o que n?o quer ver. E o racismo est? dentro de voc?...", ? poss?vel elaborar a quest?o:  As pessoas com quem convivemos acreditam que no Brasil h? democracia racial? 

4. A partir dos versos, "...e o pov?o vai como um bund?o na onda do racismo e da discrimina??o... N?o tem a uni?o e n?o v? a solu??o da quest?o que por incr?vel que pare?a est? em nossas m?os...", ? poss?vel elaborar a quest?o: H?, no local em que moramos, movimentos que lutam pelo fim do racismo? 

5. A partir dos versos, "... O que importa se ele ? nordestino e voc? n?o? O que que importa se ele ? preto e voc?  ? branco?...", ? poss?vel elaborar a quest?o: Na cidade em que vivemos,   s? existe preconceito e discrimina??o em rela??o ao negro? 

Google Imagens (clique para link)

Acesso em 15 de mar?o de 2012. 
?

3? Passo: Delimita??o das fontes e da metodologia de pesquisa 

Ap?s a elabora??o do projeto de pesquisa coletivo (segundo passo da Atividade I), sugere-se que o professor decida junto com seus alunos quem  ir? pesquisar cada quest?o da pesquisa (se forem elaboradas 5 quest?es de pesquisa, devem ser formados 5 grupos de pesquisa, que n?o precisam ser iguais aqueles formados no segundo passo da pesquisa. Pelo contr?rio, o ideal ? que os alunos se organizem em outros grupos para terem a oportunidade de trabalhar com outros colegas). 

Depois dos grupos formados e das quest?es da pesquisa distribu?das entre eles, o professor deve orient?-los a: 

  • Delimitar as fontes de pesquisa: definir onde, com quem, como podem levantar fontes para coletar dados que permitam a an?lise de sua quest?o de pesquisa; 

?

fontes

Delimita??o das fontes de pesquisa: 

? importante que os pr?prios alunos selecionem,  busquem e coletem as fontes de pesquisa na localidade em que moram. A seguir, s?o apresentadas  orienta??es que o professor pode sugerir para os grupos:  

?

?

Orienta??es para todos os grupos: 

  • Esta pesquisa tem o objetivo de nos proporcionar um maior conhecimento em rela??o ao local em que vivemos, para nele podermos agir com mais consci?ncia. Assim, as fontes da pesquisa devem ser fontes coletadas em nossa cidade, bairro, rua. O uso da Internet para esta pesquisa s? ser? poss?vel para procurar not?cias em jornais locais escritos/falados; blogs e sites de movimentos sociais locais.  
  • Antes de fazer a pesquisa de campo para coletar os dados na localidade em que vive: 

              - Selecione cuidadosamente, conforme a sua quest?o de pesquisa, os lugares onde ir? para coletar documentos escritos. imag?ticos ou para entrevistar pessoas;

              - Elabore um roteiro de perguntas e/ou observa??es para nortear o seu trabalho; 

              - Como este ? um assunto delicado, que envolve quest?es ?ticas, deve-se ter cuidado para elaborar perguntas que n?o discriminem os entrevistados e que, ao mesmo tempo, os fa?a revelar situa??es de racismo que muitos, devido ao mito da democracia racial, preferem esconder. 

  • No decorrer da pesquisa, anote,  grave ou copie  todas as informa??es que obtiver de acordo com seu roteiro de perguntas e/ou observa??es.

?

Orienta??es espec?ficas para cada grupo:

?

Grupo da Quest?o 1: Piadas Racistas

  • Levantamento de piadas e ditados racistas junto a colegas, amigos, familiares, pessoas da rua; 
  • Como hoje em dia, h? uma maior vigil?ncia contra o racismo, ser? dif?cil coletar exemplos de piadas atrav?s de perguntas diretas sobre elas. Ser? preciso observar ambientes de festa, descontra??o, quando as pessoas contam estas piadas sem tanto policiamento e reflex?o;  
  • Para perceber este maior cuidado em n?o ser racista a pesquisa pode ser realizada em duas inst?ncias: 

              - Atrav?s de perguntas diretas relacionadas ao conhecimento e uso de piadas e ditados racistas; 

              - Observa??o de ambientes de festa, descontra??o.

  • Nas entrevistas diretas, pode-se elaborar uma pergunta para a pessoa contar se conhece uma piada/ditado racista,  se concorda ou n?o com o seu conte?do, se a utiliza no dia a dia e em que situa??o,  e se quando o faz, reconhece que est? refor?ando o racismo.  

?

Grupo da Quest?o 2: Discrimina??o ao negro em locais de trabalho ou lazer

  • Entrevistar pessoas na rua, na escola, para saber se elas j? presenciaram cenas de racismo e discrimina??o aos negros; 
  • Buscar em jornais escritos locais not?cias que exemplificam cenas de racismo e discrimina??o (definir um recorte temporal para a pesquisa: do ano atual, dos dez ?ltimos anos, ...)

?

Grupo da Quest?o 3: Cren?a no mito da democracia racial 

  • Entrevistar pessoas na escola, na rua, para saber se elas acham que, no Brasil, o negro ? discriminado ou n?o. Pode-se elaborar um question?rio que crie uma escala de opini?o. Por exemplo, ?para voc?, no Brasil, h? muito racismo ao negro; o racismo est? diminuindo; n?o h? racismo?.

?

Grupo da Quest?o 4: Movimentos sociais contra o racismo e a discrimina??o

  • Procurar na Internet e com pessoas envolvidas em movimentos sociais, informa??es sobre a exist?ncia, na cidade, de movimentos organizados contra o racismo e pela valoriza??o da cultura afro-brasileira. Depois, criar meios de conhecer melhor estes movimentos:

- Quando foram criados, por quem e por qu??

- Como lutam contra o racismo? Atrav?s de quais a??es?

- Quais suas dificuldades e vit?rias?

?

Grupo da Quest?o 5:  Outras experi?ncias de discrimina??o vivenciadas em nossa localidade

  •  Observar o comportamento das pessoas de sua escola, bairro, cidade para descobrir se s? o negro ? discriminado ou se h? outros grupos discriminados atrav?s de piadas, brincadeiras de mal gosto e outras atitudes. Registrar as observa??es feitas com base nas quest?es:

- Quais outros grupos s?o discriminados?

- Quais comportamentos demonstram esta discrimina??o?

- Como as pessoas discriminadas reagem?

?

Observa??o:

Algumas das quest?es da pesquisa podem ser divididas entre dois grupos.

Por exemplo, na quest?o 2, um grupo pode entrevistar pessoas e o outro pode fazer pesquisa nos jornais locais.

Na quest?o  5, pode-se definir, a priori, alguns exemplos de discrimina??o para se observar (aos gordos, aos homossexuais, ?s mulheres, aos nordestinos, aos idosos, aos portadores de necessidades especiais, etc.). 

Google Imagens (clique para link)

Acesso em 15 de mar?o de 2012. 
?

?

  • Escolher uma metodologia de an?lise destas fontes e de  s?ntese e divulga??o das descobertas. 

    metodologia de pesquisa

    Delineamento da metodologia da pesquisa:

    ?

    Definir com os alunos os procedimentos e m?todos de pesquisa mais adequados para  analisar as fontes coletadas no item anterior e sintetizar as descobertas feitas. 

    Sugere-se que o professor oriente os alunos quanto a estas an?lises em rela??o a: 

    ?

    Grupo da Quest?o 1: Piadas Racistas

    • Comparar as respostas obtidas atrav?s  de perguntas diretas relacionadas ao conhecimento e uso de piadas e ditados racistas e atrav?s da observa??o indireta de ambientes de lazer e descontra??o, examinando: 

                  - O posicionamento das pessoas ? o mesmo em rela??o ?s piadas racistas quando elas param para pensar na quest?o e quando elas est?o em momentos de descontra??o? 

                 - Das pessoas entrevistadas/observadas, quantas sabiam uma piada racista? 

                -  Das pessoas entrevistadas/observadas, quantas delas tinham consci?ncia de que a piada ? racista? 

                -  Das pessoas entrevistadas/observadas, quantas consideram que contar uma piada racista n?o significa que a pessoa ? racista, mas ? apenas "uma brincadeira"?

    •  Elaborar gr?ficos e tabelas que representem numericamente o total de pessoas entrevistadas/ observadas, quantas sabiam piadas racistas, quantas tinham consci?ncia de seu conte?do racista, quantas consideravam estas apenas uma brincadeira sem inten??o de discriminar. 
    • Elaborar um texto que sintetize as descobertas apontadas nos gr?ficos e tabelas.

    ?

    Grupo da Quest?o 2: Discrimina??o ao negro em locais de trabalho ou lazer

    •  Elaborar gr?ficos e tabelas que representem numericamente o total de pessoas entrevistadas/ observadas; quantas presenciaram ou n?o cenas de racismo.
    • Elaborar gr?ficos e tabelas que mostrem quantas not?cias sobre casos de racismo e discrimina??o foram encontrados nos jornais pesquisados? Qual a propor??o entre dias pesquisados e not?cias sobre racismo?
    • Elaborar um texto que sintetize as descobertas apontadas nos gr?ficos e tabelas e que narre algumas das cenas de racismo relatadas pelos entrevistados e/ou encontradas nos jornais da cidade  (fazer refer?ncia ao nome do jornal pesquisado).

    ?

    Grupo da Quest?o 3: Cren?a no mito da democracia racial

    •   Elaborar gr?ficos e tabelas que representem n?mero total de pessoas entrevistadas, quantas delas consideram que no Brasil h? muito racismo, quantas delas consideram que ele est? diminuindo e quantas delas consideram que n?o h? racismo no Brasil.
    •  Elaborar um texto que analise, atrav?s dos dados revelados nos gr?ficos, se no Brasil ainda ? forte o mito da democracia racial.

    ?

    Grupo da Quest?o 4: Movimentos sociais contra o racismo e a discrimina??o

    • Sintetizar as informa??es coletadas, mostrando as descobertas sobre:

    - Quantos movimentos sociais contra o racismo existem em nossa cidade;

    - Como, quando e por que foram criados;

    - Quais suas dificuldades e vit?rias;

    - Se houver mais de um movimento, quais as diferen?as e semelhan?as entre eles;

    - Se n?o houver nenhum movimento, analisar porque isto acontece.

    ?

    Grupo da Quest?o 5:  Outras experi?ncias de discrimina??o vivenciadas em nossa localidade

    • Sintetizar as informa??es coletadas, mostrando as descobertas sobre:

    - Quais outros grupos s?o discriminados?

    - Quais comportamentos demonstram esta discrimina??o?

    - Como as pessoas discriminadas reagem? 

    ?

    ?

    ?

    Google Imagens (clique para link)

    Acesso em 15 de mar?o de 2012. 

    ?

?

Atividade II - Socializa??o das descobertas de cada grupo para toda a turma

socializa????o da pesquisa

Ap?s cada um dos grupos concluir seu trabalho de pesquisa (coleta, an?lise e s?ntese das fontes), deve-se iniciar a socializa??o das descobertas sobre cada uma das 5 quest?es da pesquisa, para que atrav?s delas toda a turma possa debater coletivamente sobre a problem?tica central da pesquisa: "No Brasil, a democracia racial ? mito ou realidade?"

Os grupos devem planejar suas apresenta??es com autonomia, mas seguindo algumas regras b?sicas explicitadas com anteced?ncia pelo professor: 

  • A apresenta??o de cada grupo poder? durar, no m?ximo, ....... minutos; 
  • Todos os membros do grupo devem falar na apresenta??o; 
  • A apresenta??o deve ser feita de forma bem criativa: uso de power point ou cartazes com gr?ficos, v?deo com edi??es das entrevistas feitas, montagem teatral, jornal falado, etc.; 
  • Na apresenta??o, o grupo deve fazer um relat?rio de sua pesquisa, informando pelo menos: quest?o que pesquisou, quantas pessoas entrevistou e/ou observou; em quais lugares fez a pesquisa de campo; o que descobriu (dados, n?meros), a que conclus?o chegou. 

Google Imagens (link ao clicar)

 Acesso em 15/03/2012

?

?

Atividade III - Elabora??o do Relat?rio de Pesquisa 

relat??rio da pesquisa

No decorrer das etapas anteriores e ao final das apresenta??es de cada grupo, todos os alunos coletivamente, sob a media??o do professor, devem elaborar por escrito o relat?rio da pesquisa. 

A seguir, ? apresentada uma sugest?o de roteiro para relat?rio da pesquisa:

1) Folha  de rosto: nome dos pesquisadores e  t?tulo da pesquisa (centralizados); descri??o do tipo do trabalho (realizado sob orienta??o de quais professores, em que ano de ensino e em que escola. Deve vir escrito ? direita abaixo do t?tulo); m?s/ano e cidade/estado em que a pesquisa foi realizada. 

2) Sum?rio: t?tulos  e n?mero de p?gina de cada parte do relat?rio. 

3) Introdu??o: apresenta??o do tema, da situa??o-problema, dos objetivos e das quest?es da pesquisa, acompanhados da justificativa da pesquisa. 

4) Metodologia da Pesquisa: apresenta??o da metodologia e  dos procedimentos da pesquisa. 

5) Fontes da pesquisa: apresenta??o das fontes pesquisadas para investigar cada uma das quest?es da pesquisa, com informa??es de onde, como e quando elas foram coletadas e com uma s?ntese do que foi descoberto atrav?s de suas an?lises.

6) Considera??es Finais: registro das descobertas feitas, refletindo sobre   a situa??o-problema da pesquisa,  atrav?s de um posicionamento cr?tico e aut?nomo dos alunos. 

7) Refer?ncias Bibliogr?ficas: cita??o de livros, sites, filmes e outros materiais consultados no desenvolvimento da pesquisa. Para construir as refer?ncias corretamente,  ver SILVIA, A. M; PINHEIRO, M.S. de F. FREITAS, N.E. de. Guia para a Normaliza??o de Trabalhos T?cnico-Cient?ficos: projetos de pesquisa, monografias, disserta??es e teses. 5?. Edi??o. Uberl?ndia: EDUFU, 2006, 144p. 

Observa??o 1: 

Os itens 3 e 4 do relat?rio devem ser produzidos durante e logo ap?s a realiza??o da  Atividade I.

O item 5 deve ser elaborado no decorrer da Atividade II da pesquisa, a partir da produ??o de cada grupo de alunos. 

O item 6 deve ser elaborado ao final da Atividade III. 

Os itens 1 e 2 devem ser escritos ao final da pesquisa e  o item 7 pode ser elaborado  no decorrer da pesquisa, conforme o material que for consultado. 

?

Observa??o 2: 

Ap?s a finaliza??o da produ??o coletiva do relat?rio, todos devem fazer a leitura individual deste, para rever coer?ncia, coes?o, ortografia, concord?ncia.

?

?

 Google Imagens (link ao clicar)

         Acesso em 15/03/2012

?

?

?

Atividade IV - Socializa??o das descobertas coletivas para a comunidade em geral

socializa????o da pesquisa

Google Imagens (link ao clicar)

 Acesso em 15/03/2012

?

A relev?ncia social de uma pesquisa s? ? alcan?ada se suas descobertas s?o socializadas para al?m do grupo de pesquisadores que participou da investiga??o. Por isso, depois das an?lises conclu?das o professor deve incentivar os alunos a criarem estrat?gias para divulgar os resultados. A seguir s?o apresentadas algumas sugest?es do que pode ser feito: 

1) Elabora??o de coment?rios a serem postados nos v?deos j? existentes no Youtube sobre a m?sica "Lavagem Cerebral"/"Racismo ? Burrice", conforme exemplificado no 1? passo da Atividade I desta sequ?ncia did?tica. Esta elabora??o precisa ser guiada pelos seguintes princ?pios: 

  • Texto do coment?rio deve explicitar v?nculo institucional de seus criadores (nome da escola, ano cursado); 
  • Texto do coment?rio deve se basear nas descobertas feitas durante a atividade II e, preferencialmente, devem usar exemplos retirados da pesquisa. 

?

2) Cria??o de um Movie Maker a ser postado no Youtube, tendo como fundo musical a m?sica Lavagem Cerebral de Gabriel O Pensador que foi o fio condutor de toda a pesquisa. Esta proposta precisa ser guiada por alguns princ?pios: 

  • Originalidade: precisa ser diferente de v?deos j? postados no Youtube sobre a m?sica "Lavagem Cerebral", tamb?m conhecida como "Racismo ? Burrice";
  • Rela??o imagem e letra da m?sica: as imagens selecionadas para compor o Movie Maker devem ser inseridas em trechos da letra que t?m rela??o com o que ? apresentado na imagem;  
  • Utiliza??o de fontes e s?nteses produzidas na Atividade II: as imagens que compor?o o Movie Maker devem ter sido produzidas durante a atividade II. Podem ser fotos de entrevistados, gr?ficos com os dados coletadas; manchetes de jornais da cidade, etc.. 
  • Cuidado na elabora??o dos cr?ditos do v?deo: explicitar na abertura do v?deo e/ou ao final dele, fontes utilizadas para produzir o v?deo,  ?poca em que ele foi criado,  quem o criou (nomes e v?nculo institucional).
  • Instru??es sobre  como criar e postar v?deos no Youtube:

?

Conta no Youtube

1? passo: criar uma conta no Youtube, conforme instru??es no link

  http://www.youtube.com/create_channel?upsell=upload&next=%2Fmy_videos_upload

Acesso em 20 de abril de 2012. 

? ?
envio de video Youtube

2? passo: Criar e postar o v?deo, conforme instru??es nos links: 

?

http://support.google.com/youtube/bin/static.py?hl=pt-BR&guide=1719823&page=guide.cs

http://support.google.com/youtube/bin/static.py?hl=pt-BR&topic=1719825&guide=1719823&page=guide.cs

http://support.google.com/youtube/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=55744

Acesso em 20 de abril de 2012. 

? ?
Movie Maker

A maneira mais simples de criar os v?deos para postar no Youtube ? atrav?s do programa Movie Maker. Para isto ver instru??es no link: 

?

http://windowslive.com.br/public/product.aspx/view/4

Acesso em 20 de abril de 2012. 

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Observa??es: 

  • Para a produ??o destes materiais de divulga??o dos resultados da pesquisa, os alunos devem ser organizados em novos grupos que precisar?o ter acesso ?s fontes e s?nteses  de todos os grupos. Assim, ? interessante que cada grupo da Atividade IV seja composto por um representante de cada grupo que realizou a atividade II da pesquisa.
  • Cada um dos materiais produzidos nesta atividade s? devem ser socializados depois de  apresentados para todos alunos e professores envolvidos no projeto, para estes avaliarem a qualidade da produ??o, principalmente, em rela??o a corre??o do portugu?s e respeito aos crit?rios apontados no itens 1 e 2.

Recursos Complementares

?

Sugest?es de links e bibliografia  para professores

Sobre pesquisa na escola:

BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que ?, como se faz. 23? ed. S?o Paulo: Loyola. 2009. 

MO?O, Anderson. 14 perguntas e respostas sobre projetos did?ticoshttp://revistaescola.abril.com.br/edicoes-impressas/241.shtml. Acesso em 15 de mar?o de 2012.  

RICCI, Claudia Sapag. Pesquisa como ensino: textos de apoio. Propostas de trabalho. Belo Horizonte: Aut?ntica, 2007. 

SILVEIRA, Ivanete Gomes. A pesquisa como ferramenta de ensino e inicia??o cient?fica na educa??o b?sicahttp://www.webartigos.com/artigos/a-pesquisa-como-ferramenta-de-ensino-e-iniciacao-cientifica-na-educacao-basica/60735/  .Acesso em 15 de mar?o de 2012. 

?

Sobre o mito da democracia racial:

GUIMAR?ES,  Antonio S?rgio Alfredo. Depois da democracia racial. Tempo Social, Revista de sociologia da USP, v. 18, n. 2  pp. 269-287. Dispon?vel em: http://www.scielo.br/pdf/ts/v18n2/a14v18n2.pdf. Acesso em 20 de maio de 2012.

_____. Democracia racial. Dispon?vel em: http://www.fflch.usp.br/sociologia/asag/Democracia%20racial.pdf . Acesso em 20 de maio de 2012.

TABORDA,  Cleuza Regina Balan.  O mito da democracia racial. Dispon?vel em http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1563843  Acesso em 20 de maio de 2012.

VALENTE, Ana L?cia. Ser negro no Brasil hoje. 2? ed. .S?o Paulo: Moderna, 1987. 

 http://claudisil.wordpress.com/2007/11/16/mito-da-democracia-racial/. Acesso em 20 de maio de 2012.

Sobre experi?ncia de trabalho com m?sica em sala de aula que deu origem a sequ?ncia did?tica aqui proposta:

FRANCO, Al?xia P?dua e FRUCTUOSO, Maria L?cia Silva. Racismo ? brasileira. In: FRANCO, Al?xia P?dua (Org.). ?lbum Musical para o Ensino de Hist?ria e Geografia no 1? grau. Uberl?ndia: ESEBA/UFU, 1995.

?

Sobre outras  propostas did?ticas para trabalhar a quest?o do preconceito racial: 

NUNES, Liliane dos Guimar?es Alvim. Preconceito e Discrimina??o. Dispon?vel em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=251. Acesso em 20 de maio de 2012.

 TURINI,  Leide Divina Alvarenga e FRANCO, Al?xia P?dua Franco. Preconceito ? brasileiraDispon?vel em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8527. Acesso em 20 de maio de 2012. 

Avaliação

?

Sugere-se que a avalia??o dos alunos seja  feita atrav?s do acompanhamento de todo o processo de pesquisa, observando os seguintes itens: 

  • Participa??o oral e escrita na realiza??o do primeiro passo da Atividade  I que envolve a interpreta??o, coletiva, da m?sica Lavagem Cerebral e dos v?deos do Youtube nela inspirados, bem como a an?lise das express?es "democracia racial e "mito da democracia racial"; 
  • Colabora??o com o grupo de trabalho para a realiza??o do segundo passo da Atividade I:  defini??o do tema, problema, quest?es e justificativas de uma pesquisa que permita a investiga??o, no cotidiano dos alunos,  das situa??es cantadas na m?sica Lavagem Cerebral; 
  • Colabora??o com o grupo de trabalho para a realiza??o do terceiro passo da Atividade I: levantamento e coleta de fontes e defini??o de metodologia  para analisar as quest?es da pesquisa; 
  • Colabora??o,  com o grupo de trabalho, na coleta e an?lise das fontes da pesquisa e no registro das descobertas feitas;
  • Socializa??o das descobertas de seu grupo de pesquisa para o restante da turma (conforme atividade II);      
  • Contribui??o na escrita coletiva do Relat?rio da  Pesquisa (conforme atividade III)
  • Contribui??o na produ??o de materiais para divulga??o dos resultados coletivos da pesquisa (conforme atividade IV).