Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Compreender a defini??o de termos como "consumo", "m?dia" e "propaganda".
Conhecer representa??o num?rica por percentagem.
Aula 1 - Chuva de m?dia...Tempestade de ideias
Fonte: Google Imagens, clique aqui para acessar link, acesso em 20/05/2012.
O momento inicial do projeto prev? que o professor fa?a uma din?mica para identificar os conhecimentos dos alunos sobre o tema: "a rela??o m?dia e consumo".
Obs: Princ?pio importante na pesquisa da Educa??o B?sica: embora o tema, aparentemente, j? ? dado pelo professor, seu recorte, todavia, pode ser feito a partir das discuss?es com os alunos, de modo que eles se sintam contemplados na escolha do tema de estudo.
1. O professor iniciar? a aula perguntando para os alunos: existe alguma rela??o entre m?dia e consumo?Por qu??
Inicialmente, devem ser anotadas no quadro, as respostas que os alunos falarem e, tamb?m, devem ser registradas no caderno do professor.
Em seguida, o professor deve deixar que eles comentem as respostas dos colegas e, depois, fazer o seu coment?rio.
2. Ap?s a din?mica inicial, j? com os alunos provocados, o professor deve convid?-los a pesquisar sobre o tema a partir de uma metodologia de pesquisa.
Informar que eles dever?o trazer para pr?xima aula informa??es sobre "o que ? pesquisa cient?fica".
Sugest?es de sites para a tarefa acima:
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAp2UAA/que-pesquisa-cientifica, acesso em 20/05/2012.
http://www.educiens.org.br/index.php?pag=menu&idmenu=9, acesso em 20/05/2012.
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_cient%C3%ADfico, acesso em 20/05/2012.
?
Aula 2 e 3: O projeto de pesquisa:
1. Apresentar um v?deo que aborde conhecimentos sobre pesquisa cient?fica.
Antes mesmo de reproduzir o v?deo, o professor pedir? que os alunos, ao assistirem o v?deo, pensem nos seguintes pontos:
Sugest?o de v?deo:
Clique na imagem para assistir:
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Zcy04Bep0wM&feature=related, acesso em 20/05/2012.
A partir das quest?es anteriores, promover uma discuss?o sobre os elementos b?sicos da pesquisa mencionados no v?deo.
Concluir as informa??es do v?deo sobre planejamento de pesquisa cient?fica: tema e problema, justificativa, objetivos, metodologia.
Sugest?es de v?deos sobre os referidos elementos da pesquisa:
Tema: http://www.youtube.com/watch?v=-xNnOzVE7hY&feature=relmfu, acesso em 20/05/2012.
Problema: http://www.youtube.com/watch?v=MD8KcXwbc5k&feature=relmfu, acesso em 20/05/2012.
Justificativa: http://www.youtube.com/watch?v=78e2GNErSOc&feature=relmfu, acesso em 20/05/2012.
Objetivos: http://www.youtube.com/watch?v=UidHNAL2pks&feature=relmfu, acesso em 20/05/2012.
Metodologia: http://www.youtube.com/watch?v=wIDGCAID9Bs&feature=relmfu, acesso em 20/05/2012.
2. Na aula seguinte, o professor conduzir? a constru??o coletiva de um projeto.
? importante garantir que, pelo menos, os seguintes pontos sejam definidos. Veja roteiro abaixo:
Roteiro B?sico para um Projeto de Pesquisa | |
Tema | O que pesquisar? |
Problemas | Quais perguntas quero perseguir na pesquisa? |
Justificativa | Por que pesquisar? |
Objetivos | Para que pesquisar? Onde quero chegar? |
Metodologia | Como pesquisar? Qual o caminho? |
Organiza??o | Cronograma, fun??es, quadro de a??es |
?
3. Dividir a turma em grupos (m?ximo 05 grupos), explicar que esses grupos trabalhar?o juntos at? o final da pesquisa. Os crit?rios para sele??o dos grupos poder?o ser votados (afinidade, sorteio, etc.)
O problema de pesquisa. Diga aos alunos que o pesquisador busca responder uma pergunta, ou seja, o problema de pesquisa. Mesmo assim, antes de elaborar o problema precisamos saber que d?vida n?s temos. E antes disso, precisamos ler um pouco sobre o tema. O professor explicar? que essa "leitura", ou estudo inicial, ? chamado de revis?o de literatura. Em nosso caso, chamaremos de revis?o tem?tica.
Ap?s a revis?o tem?tica partiremos para uma delimita??o do tema. Nesse sentido, o professor, juntamente com os alunos, dever?o eleger categorias tem?ticas em fun??o do interesse de pesquisa explicitado nas perguntas. Essas categorias servir?o para focar nossos estudos sobre m?dia e consumo, como por exemplo: alimenta??o, vestimenta e lazer.
?
Aula 4 e 5: O Blog "Televis?o de Cachorro": nosso espa?o virtual de registro
1. O professor deve orientar os alunos a fazer um Blog que poder? chamar "Televis?o de Cachorro: a rela??o entre m?dia e consumo". Discuta os poss?veis nomes com a turma.
Veja sugest?o de imagem para o Blog caso o nome indicado acima seja definido pelo grupo:
Fonte: Google Imagens, clique aqui para acessar link, acesso em 20/05/2012.
Obs.: O professor deve explicar que essa imagem, simbolicamente, aplica-se ao ser humano, principalmente, no que se refere ? nossa "hipnose" diante da m?dia (tv, r?dio e internet).
2. Pode-se apresentar um v?deo com todo procedimento de cria??o da ferramenta. Destinar uma aula para cadastro e cria??o da p?gina de entrada.
Sugest?es de v?deos com tutoriais de cria??o de Blogs:
http://www.youtube.com/watch?v=lQOlc6qo2mE, acesso em 20/05/2012.
http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A, acesso em 20/05/2012.
?
Sugest?es de sites que hospedam Blogs:
http://www.webnode.com.br, acesso em 20/05/2012.
http://www.blogger.com, acesso em 20/05/2012.
?
3. Em seguida, o professor deve solicitar que cada grupo escolha um moderador do Blog e que eles se revezar?o nessa fun??o.
Sempre que for necess?rio postar nossos registros no Blog, os grupos dever?o passar os nomes dos moderadores para que o professor informe a senha de acesso.
A senha ser? alterada sempre que se renovar o moderador, para que haja controle das postagens por parte do professor.
?
4. O professor solicitar? que os grupos j? formados, pesquisem sobre alguns pontos referentes ao tema de estudo espec?fico. Eles devem encontrar as seguintes modalidades de fontes:
- Sites com artigos para leitura imediata;
- Sites de revistas de grande circula??o;
- Sites institucionais e voltados ?s escolas, que abordem o tema com propriedade;
- Sites com v?deos para document?rios, pequenos filmes, cortes de filmes (edi??es) e anima??es;
Orientar que cada grupo ficar? respons?vel por uma fonte de cada modalidade acima, para socializar com a turma na sala de aula. Dever?o iniciar a pesquisa nesta aula e concluir na aula seguinte.
Obs: O professor deve indicar previamente uma lista de sites, de modo que os alunos pesquisem em sites id?neos previamente selecionados pelo orientador da pesquisa.
Sugest?es de sites:
http://revistaescola.abril.com.br/, acesso em 20/05/2012.
http://cienciahoje.uol.com.br/, acesso em 20/05/2012.
http://veja.abril.com.br/, acesso em 20/05/2012.
http://super.abril.com.br/, acesso em 20/05/2012.
http://carosamigos.terra.com.br/index2/, acesso em 20/05/2012.
?
5. O professor pedir? que os grupos se re?nam e pesquisem nos sites listados acima, artigos, not?cias e informa??es sobre cada uma das categorias indicadas acima.
Exemplo: vamos supor que o ?ltimo link acima seja a revista pesquisada, o grupo poderia escolher o arquivo abaixo para socializar com a turma:
Fonte da Imagem: clique aqui para link
http://carosamigos.terra.com.br/index2/index.php/artigos-e-debates/2462-sociedade-de-consumo-e-a-maldicao-do-fetichismo, acesso em 20/05/2012.
Cada grupo dever? fazer este exerc?cio com cada site, fazendo as leituras.
?
Aula 6 e 7 - Socializa??o das informa??es iniciais e conclus?o do projeto de pesquisa
1. Na aula seguinte, os grupos ir?o se reunir para socializar com os colegas seus estudos e informa??es sobre o tema.
A socializa??o ser? feita por cada grupo, na forma de uma breve exposi??o oral.
Ap?s essa revis?o tem?tica preliminar, os grupos reunir?o em sala de aula e pensar?o em perguntas para responder. Cada aluno far? suas sugest?es no grupo, mas, cada equipe dever? apresentar somente uma pergunta para a pesquisa. Ao final, o coletivo da sala avaliar? quais dessas perguntas ter?o condi??es de responder.
Nessa proposta, optamos por manter apenas duas perguntas-problema:
1?) De que forma a m?dia influencia e/ou determina o consumo das pessoas?
2?) Quais s?o as categorias de produtos que mais aparecem no consumo dos nossos colegas dos 8? e 9? anos na escola?
?
2. Com o problema definido, na aula seguinte deve-se concluir o projeto:
Al?m dos elementos do Roteiro B?sico de Projetos acima, acrescentaremos dois elementos novos (introdu??o, relev?ncia).
Projeto de Pesquisa | |
Introdu??o | |
Tema | "M?dia e Consumo na escola" |
Problemas |
|
Justificativa |
Relev?ncia social... Relev?ncia Cient?fica... |
Objetivos ?
|
|
Metodologia Pesquisa Bibliogr?fica: artigos eletr?nicos Pesquisa Emp?rica: alunos dos oitavos e nonos anos |
|
Cronograma / A??es / Prazos |
Depois de preenchidos os elementos do projeto, o professor deve postar no Blog, para que os grupos sempre acompanhem, sobretudo, o cronograma de a??es.
?
Aulas 8 e 9 - Pesquisa emp?rica: o question?rio
1. O professor deve explicar para os alunos que este estudo, do ponto de vista cient?fico, representa um estudo piloto. Um dos motivos ? que nossa amostra n?o ser? representativa do ponto de vista social, mas servir? eventualmente, para informa??es dos professores que ministram aula nos anos de ensino estudados. Ap?s este estudo piloto, poderemos, quem sabe, planejar um estudo mais ambicioso, com uma amostra mais representativa.
Sugest?o de sites que explicam sobre estudos pilotos:
http://www.wthreex.com/rup/process/workflow/environm/co_pilot.htm, acesso em 20/05/2012.
?
2. Em seguida, solicitar aos grupos que elaborem perguntas para o question?rio que ser? aplicado ? turma. Explicar que as perguntas do question?rio dever?o ser elaboradas na tentativa de responder as duas perguntas problemas. Sendo assim, um crit?rio de aceita??o das perguntas dos grupos, j? est? previamente definido.
O professor deve explicar que se trata de um question?rio semiestruturado, com perguntas objetivas e perguntas abertas, portanto, os grupos dever?o sugerir esses dois tipos de perguntas.
Cada grupo dever? apresentar, pelo menos, tr?s perguntas, e, em seguida, socializar com os demais, de modo que, com ajuda e media??o do professor, a turma escolha o conte?do dos question?rios.
Sugest?o de question?rio, ap?s discuss?o com a turma:
Question?rio para aplica??o aos alunos do 8? e 9? ano de ensino da Escola... | |
Nome: Ano de Ensino: Idade: 1) Como voc? se sente quando escolhe o que compra? ( ) livre ( ) influenciado pela m?dia (propaganda na tv, internet, etc.) ( ) preso pelo or?amento familiar 2) Qual produto voc? costuma consumir mais no seu cotidiano? Indique tr?s por ordem de prioridade: 1? ___________________ 2? ___________________ 3? ___________________ 3) Qual marca dos referidos produtos voc? costuma comprar? 1? ___________________ 2? ___________________ 3? ___________________ Por qu?? ___________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 4) O que determina sua escolha pela marca? ( ) Orienta??o de algu?m (pais, amigos, professores, etc.) ( ) Propaganda em sites da internet ( ) Propaganda na TV ( ) outros: _____________________ Por qu?? ___________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ |
Depois de conclu?do o question?rio, o mesmo deve ser publicado no Blog.
?
Aula 10 e 11 - Aplica??o do question?rio e sele??o das categorias de an?lise
1. Os grupos dever?o se dividir, em fun??o das turmas dos anos de ensino pesquisados, de forma organizada para n?o haver sobreposi??o de entrevistas.
Cada grupo deve possuir uma lista dos seus entrevistados.
Sugest?o de quadro de organiza??o dos grupos de entrevistadores, supondo que cada ano de ensino possui tr?s turmas de 30 alunos, totalizando 180 alunos:
Entrevistadores | Entrevistados |
Grupo 1 | 8? - Lista 1 - |
Grupo 2 | 8? - Lista 2 |
Grupo 3 | 8? - Lista 3 |
Grupo 4 | 9? - Lista 1 |
Grupo 5 | 9? - Lista 2 |
Grupo 6 | 9? - Lista 3 |
?
3. Os alunos, juntamente com o professor, dever?o selecionar categorias de an?lise dos dados do question?rio.
Para selecionar as categorias, os grupos sugeriram alguns produtos de consumo que mais apareceram nos dados da pesquisa (Ex: games, t?nis, passeios, lanches, etc.), que depois foram separados em "setores de consumo" e aqui foram eleitos como categorias de an?lise.
Na presente proposta, o professor juntamente com os alunos optaram pelas seguintes categorias de an?lise dos dados:
?
?
4. Ap?s a aplica??o do question?rio os alunos, orientados pelo professor, dedicaram no m?nimo duas aulas para a categoriza??o e an?lise dos dados.
Os dados da pesquisa dever?o ser categorizados em torno das tr?s categorias acima, conforme direcionamento do instrumento de organiza??o dos dados que denominamos "Quadro Representativo". Esse quadro dever? ser preenchido pelos grupos, veja exemplo desse instrumento abaixo:
Sugest?o de Quadro Representativo por categorias:
Categorias | Oitavos Anos | Nonos anos |
Alimenta??o |
Percentual de Incid?ncia nas respostas: Marcas: ranking Motivos: principais respostas (por incid?ncia) ? |
Percentual de Incid?ncia nas respostas: Marcas: ranking Motivos: principais respostas (por incid?ncia) |
Vestimenta |
Percentual de Incid?ncia nas respostas: Marcas: ranking Motivos: principais respostas (por incid?ncia) |
Percentual de Incid?ncia nas respostas: Marcas: ranking Motivos: principais respostas (por incid?ncia) |
Lazer |
Percentual de Incid?ncia nas respostas: Marcas: ranking Motivos: principais respostas (por incid?ncia) |
Percentual de Incid?ncia nas respostas: Marcas: ranking Motivos: principais respostas (por incid?ncia) |
Pergunta 1: Incid?ncia de respostas (percentual) |
Livre: ___ Influenciado pela m?dia :___ Limitado pelo or?amento familiar:___ |
Livre: ___ Influenciado pela m?dia :___ Limitado pelo or?amento familiar:___ |
Pergunta 4: Incid?ncia de respostas (percentual) ? |
Orienta??o de algu?m (pais, amigos, professores, etc.): ____ Propaganda em sites da internet:____ Propaganda na TV:____ Outros: _____ |
Orienta??o de algu?m (pais, amigos, professores, etc.): ____ Propaganda em sites da internet:____ Propaganda na TV:____ Outros: ____ |
Pergunta 4: Principais Motivos (percentual) |
______________________ ______________________ ______________________ ? |
______________________ ______________________ ______________________ |
?
A an?lise qualitativa se dar?, na medida em que os alunos se apropriam da linguagem acad?mica das fontes bibliogr?ficas dos sites estudados e refletem sobre os dados dos question?rios.
?
Aula 12 e 13 - Algumas conclus?es
1. O professor deve orientar os grupos a reunirem mais uma vez e conversarem sobre os dados depois de categorizados, conforme quadro acima.
Os alunos dever?o escrever um texto (m?ximo duas laudas), pensando nos objetivos da pesquisa e tentando responder as duas perguntas-problemas.
2. Os alunos dever?o enviar o texto para o professor, para que o mesmo aponte corre??es, para que, posteriormente eles publiquem o texto no Blog: "Televis?o de Cachorro: a rela??o entre m?dia e consumo"?
Todos os grupos far?o o mesmo procedimento para se habilitar ? pr?xima etapa da pesquisa.
3. Ap?s postarem no Blog, os alunos dever?o postar coment?rios individuais refletindo sobre o texto dos outros grupos.
4. Finalmente, o professor dever? conversar com os grupos sobre o que conclu?ram com a pesquisa. Deve inserir mais um t?pico no Blog, chamado: "Algumas conclus?es..."
Cada grupo dever? publicar no Blog suas conclus?es em, no m?ximo, dois par?grafos.
Sugest?es de Links para professores:
http://carosamigos.terra.com.br/index2/index.php/agenda-cultural/palestras-e-encontros/2721-jornalistas-e-cientistas-debatem-a-relacao-entre-ciencia-e-midia, acesso em 20/05/2012.
http://www.forumdemidialivre.org/, acesso em 20/05/2012.
Avalie os alunos durante todo processo da pesquisa, considerando os seguintes aspectos:
- Envolvimento e participa??o durante as etapas da pesquisa;
- Iniciativas durante as discuss?es e responsabilidade com suas atribui??es;
- Assimila??o dos procedimentos metodol?gicos estudados;
- Amplia??o conceitual em rela??o ao conhecimento inicial do aluno com rela??o ao papel da m?dia, bem como a sua influ?ncia e determina??o do consumo na sociedade.