Portal do Professor

Início do Conteúdo

Descobrindo o Brasil ? Inf?ncia, brinquedos e brincadeiras no Nordeste: UCA

Autor e Co-autor(es)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, La?s de Castro Agranito e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Atividades r?tmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Situa??es urgentes no Brasil em rela??o aos direitos da crian?a
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Ampliar seu repert?rio de brincadeiras;

  • Realizar pesquisas;

  • Utilizar diferentes estrat?gias de pesquisa;

  • Interpretar informa??es;

  • Conhecer a regi?o Nordeste;

  • Perceber as diferentes inf?ncias;

  • Adquirir vis?o cr?tica sobre a situa??o do trabalho infantil;

  • Construir seus pr?prios conhecimentos;

  • Interagir com diferentes culturas;

  • Evoluir nas hip?teses de escrita.

Duração das atividades

A previs?o ? de um semestre ou mais, ou seja, no m?nimo 5 meses de dura??o, pode variar de acordo com a necessidade apresentada por cada turma e professor ao longo do projeto e das atividades que forem inseridas. Vamos utilizar no m?nimo uma aula de 60 minutos por semana. Tendo em vista que esta ? uma proposta interdisciplinar, em uma aula poderemos dialogar com diferentes ?reas do conhecimento.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realiza??o desta aula, ? necess?rio que os alunos tenham apresentado interesse em rela??o ? conhecimentos relacionados ?s brincadeiras ou ao brincar. Consideramos importante que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre  a utiliza??o dos programas   do laptop Classmate do Projeto UCA ou tablet.

Estratégias e recursos da aula

uca- todos

Professor, quando se utiliza a metodologia de pesquisa, ? preciso ter clareza que seu principal objetivo ? incentivar os alunos a exporem suas hip?teses, valorizar seus conhecimentos, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas.

Para isso, foram elaboradas algumas sugest?es de atividades, que poder?o ser realizadas com os alunos ou adaptadas conforme a realidade de sua escola e alunos.

Vale ressaltar que ? importante organizar essas atividades em uma pasta cat?logo, ou caderno espec?fico para o projeto ? ?Dossi? do Projeto?, no intuito de registrar todo o processo de realiza??o, as aprendizagens e crescimento dos alunos. Se for poss?vel, poder? tamb?m montar um ?Portf?lio?, como um dos instrumentos de acompanhamento do desempenho dos alunos ao longo do projeto.

?

1? ETAPA: DETONANDO O TEMA

Professor, em um projeto de pesquisa a primeira fase precisa ser a detona??o do tema, ou seja, deixar os alunos curiosos para buscarem mais informa??es. Para detonar esse tema, a sugest?o ? levar para sala de aula, pelo menos, uma corda grande e perguntar:

Quem j? brincou de ?ovo??

Quem conhece as regras?

Como ? a m?sica?

Se os alunos conhecerem a brincadeira, deixe que ditem as regras para voc?. Escreva as regras na lousa para que todos visualizem.

Mas caso n?o conhe?am, explore com eles o como brincar.

Conhe?a mais sobre a brincadeira:

mapa do brincar

?

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/

Letra da m?sica:

LETRA DA M?SICA:

?

?MAM?E MANDOU

COMPRAR UM OVO

O OVO CAIU NO CH?O

AGORA VOU APANHAR

E VOU ME MANDAR!?

?

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/

Ap?s explorar a m?sica e as regras, convide os alunos para brincarem no p?tio da escola. Se sua escola participa do programa UCA, solicite que levem seus netbooks para o p?tio, para que fotografem esse momento.

Depois, converse com eles que essa ? uma das muitas brincadeiras existentes na nossa regi?o.

Logo ap?s questione-os:

Quem conhece outras brincadeiras?

Onde poder?amos buscar mais brincadeiras?

Quais brincadeiras nossos pais ou av?s brincavam?

Ser? que essas brincadeiras s?o t?picas da regi?o Nordeste?

Ser? que podemos descobrir a origem de alguma brincadeira?

E os brinquedos de nossos pais e av?s, tamb?m mudaram?

A inf?ncia desses familiares foi diferente da nossa?

As respostas dos alunos precisam ser anotadas para que possam orientar o projeto.

Al?m disso, a partir das respostas dos alunos, o professor tem condi??es de:

- Perceber o que os alunos sabem ou acreditam que sabem sobre o tema (hip?teses iniciais);

- Instigar os alunos a pensarem sobre quais metodologias e estrat?gias ser?o utilizadas para a pesquisa;

- Suscitar d?vidas para novos questionamentos;

- Dentre outros.

Por?m, por se tratar de um projeto de pesquisa, todas essas informa??es precisam ser registradas de forma detalhada, por isso cada uma dessas descobertas ? uma etapa.

?

2? ETAPA: JUSTIFICANDO O TEMA

Brincadeiras ? um tema legal, mas qual a import?ncia de pesquisar esse tema?

Esse ? o questionamento que guiar? essa etapa do projeto. ? preciso que os alunos justifiquem o porqu? desse interesse de forma escrita.

Sugest?o de atividade para esse momento:

1)    Desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a import?ncia desta pesquisa, no quadro abaixo:

? IMPORTANTE ESTUDAR SOBRE INF?NCIA, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO NORDESTE PORQUE...

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

?

ILUSTRE SUA JUSTIFICATIVA

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Depois da atividade, solicite que socializem suas justificativas. Voc?s poder?o fazer uma s?ntese em forma de texto coletivo para os alunos agregarem ao Dossi? do Projeto.

?

3? ETAPA: PROBLEMATIZA??O

As d?vidas e curiosidades j? levantadas nesse projeto partiram da iniciativa do professor, na realiza??o de sua fun??o de mediador. Entretanto, como a proposta ? a participa??o ativa dos alunos, nesse momento do projeto os alunos ir?o levantar suas pr?prias d?vidas e curiosidades: o que eles querem descobrir sobre o tema.

Para isso, organize os alunos em uma roda de conversa e discuta com eles sobre a import?ncia desta etapa da pesquisa. Diga-lhes que s?o as perguntas que eles querem saber as respostas, que ir?o conduzir nosso projeto de pesquisa, pois vamos tentar descobrir as respostas para elas. D? exemplos para que eles entendam bem o que ? uma problematiza??o.

- Caso seus alunos ainda n?o escrevam com autonomia, voc? poder? ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou di?rio de sala.

- Anote o nome de cada aluno e na frente seu questionamento. As perguntas dos alunos servir?o para nortear o percurso do projeto.

Veja a seguir um exemplo, de alguns poss?veis questionamentos:

Obs: lembrando que, como ? um projeto de pesquisa, n?o ? poss?vel prever o que surgir? em sua sala de aula.

O QUE QUEREMOS SABER SOBRE O TEMA?

QUAIS OUTRAS BRINCADEIRAS EXISTEM?

SE A PESSOA MORAR MUITO LONGE, ELA VAI BRINCAR DE OUTRAS BRINCADEIRAS?

QUAIS ERAM OS BRINQUEDOS PREFERIDOS DOS NOSSOS PAIS?

COMO ERA O ?VIDEOGAME? ANTIGAMENTE?

AS CRIAN?AS DE ANTIGAMENTE PODIAM BRINCAR MUITO?

Sugest?o de atividade para esse momento:

1)    Represente sua curiosidade por meio de desenho e escrita:

O QUE EU QUERO SABER SOBRE A INF?NCIA, OS BRINQUEDOS E AS BRINCADEIRAS DO NORDESTE?

___________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

?

ILUSTRA??O

?

?

?

?

?

4? ETAPA: HIP?TESES

Nessa etapa; os alunos t?m a oportunidade de sistematizar o que pensam ou acreditam saber sobre determinado assunto, que pode ser verdadeiro ou n?o. Por isso, temos que estudar, pesquisar, para comprovar ou n?o as hip?tese.

 E esse argumento deve ser algo discutido com os alunos antes que possam criar suas hip?teses.

Conforme a hist?ria de cada aluno ? comum que alguns digam que n?o sabem, com medo de arriscar, de falar ?errado?, mas ? importante que tentem.

Por isso, professor, essa ? uma atividade que necessita ser individual, mesmo porque, todas as opini?es s?o importantes.

Para isso, os alunos devem descrever o que pensam, por meio de desenho ou escrita, sobre o que ?j? sabem?, pois ao final da pesquisa, eles ir?o confrontar suas hip?teses iniciais sobre suas curiosidades com as conclus?es que alcan?aram por meio de suas pesquisas.

Caso seus alunos ainda n?o escrevam com autonomia, voc? poder? ser a escriba e registrar as hip?teses dos mesmos, anotando em baixo o que desenharam.

Veja um exemplo a seguir:

QUAIS OUTRAS BRINCADEIRAS EXISTEM?

EXISTE ATIREI O PAU NO GATO E PIQUE PEGA.

SE A PESSOA MORAR MUITO LONGE, ELA VAI BRINCAR DE OUTRAS BRINCADEIRAS?

N?O, TODO MUNDO SABE BRINCAR DE TODAS AS BRINCADEIRAS.

QUAIS ERAM OS BRINQUEDOS PREFERIDOS DOS NOSSOS PAIS?

BAKUGAN

COMO ERA O ?VIDEOGAME? ANTIGAMENTE?

MUITO FEIO E VELHO.

AS CRIAN?AS DE ANTIGAMENTE PODIAM BRINCAR MUITO?

N?O, PORQUE TINHA QUE ARRUMAR A CASA.

?

5? ETAPA: OBJETIVOS DA PESQUISA

Assim como em todas as etapas, envolva os alunos tamb?m no processo de constru??o dos objetivos da pesquisa.

Mas o que s?o objetivos?

Converse com seus alunos que precisamos definir o que desejamos alcan?ar at? o final da pesquisa.

Organize-os em uma rodinha, dialogue com eles, deixe que falem suas hip?teses, d? alguns exemplos para que compreendam, tais como:

Qual ? o objetivo de aprender ler e escrever?

- Saber fazer compras;

- Pegar ?nibus;

- Ler gibi.

Ent?o, o que queremos aprender ao realizarmos esta pesquisa sobre Brinquedos, brincadeiras e inf?ncia na regi?o Nordeste?

Lembre aos alunos que objetivos s?o a??es, coisas para fazer.

Veja alguns exemplos de objetivos elaborados:

?         Conhecer mais brincadeiras;

?         Descobrir se em outros lugares existem outras brincadeiras;

?         Ver se os brinquedos mudaram ou s?o os mesmos que nossos pais brincavam.

?

6? ETAPA: FONTES DE PESQUISA E ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS

Onde ou de que forma poder?o procurar informa??es sobre o tema pesquisado?

Esse ? o questionamento guia desse momento.

? importante ressaltar com os alunos que, apesar de a internet ser um dos meios mais utilizados atualmente para realizar pesquisas, deve-se ter o cuidado, pois nem todas as informa??es s?o verdadeiras. Tamb?m ? preciso utilizar outras fontes de pesquisa ou outras estrat?gias, como entrevistas, por exemplo, ou seja, resgate da hist?ria oral.

Para isso, organize uma roda de conversa e instigue-os a dizerem:

Onde podemos procurar as informa??es que precisamos? (Fontes)

- Internet;

- Livros;

- Revistas;

- Jornais;

?

Quais outros recursos podemos utilizar? (Estrat?gias)

?

- Trabalho de campo

- Entrevistas

- Palestras

- Trabalhos individuais e em grupos

- Observa??es

Caso os alunos n?o digam fontes essenciais, voc? poder? diz?-las ou solicitar que fa?am uma pesquisa com seus familiares de como poder?o descobrir mais sobre o tema.

Sugest?o de atividade para esse momento:

Por se tratar de um projeto de pesquisa, ? preciso que os alunos tenham clareza que as informa??es adv?m de pesquisas j? realizadas ou de observa??es.

No caso das informa??es pesquisadas por outros pesquisadores, n?o podemos us?-las sem dizer quem escreveu /ou de onde tiramos essa informa??o, pois seria c?pia (pl?gio).

Por isso, ? importante que tenham tamb?m no??es de como criar uma refer?ncia bibliogr?fica. 

Por se tratar de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a sugest?o ? que esse momento seja visualizado por meio de exemplos, para facilitar a compreens?o.

Para isso, a sugest?o ? imprimir, em tamanho grande, uma refer?ncia bibliogr?fica para expor aos alunos.

Veja um exemplo:

HETZEL, Graziela Bozano. O jogo de amarelinha. Ilustrado por Elisabeth Teixeira. Rio de Janeiro: Manatti, 2007.

?

Depois, como os alunos est?o em fase de alfabetiza??o e talvez n?o compreendam as letras min?sculas, distribua as orienta??es em letras mai?sculas e combine com eles que, embora o certo seja escrever conforme o modelo, com letras min?sculas, n?s vamos escrever com letras mai?sculas, pois ? o jeito que damos conta.

SOBRENOME DO AUTOR NA LETRA MAI?SCULA, SEGUIDOS DOS PRENOMES E OUTROS SOBRENOMES DO AUTOR. T?TULO DA OBRA DESTACADO NEGRITADO OU NO IT?LICO. LOCAL DE PUBLICA??O, SEGUIDO DE DOIS PONTOS, NOME DA EDITORA, E ANO DE PUBLICA??O.

SOBRENOME. Nome e outros sobrenomes. T?tulo. Cidade: Editora, ano.

AGORA, VAMOS CRIAR UMA REFER?NCIA COM O SEU NOME?

PARA ISSO, PRIMEIRAMENTE, PENSE E ESCREVA OS SEGUINTES DADOS:

NOME: ________________________

DEMAIS SOBRENOMES: __________________

?LTIMO SOBRENOME: ___________________

UM T?TULO IMAGIN?RIO: ________________

CIDADE:________________________

EDITORA IMAGIN?RIA: _______________________

ANO:____________________________

AGORA UMA AS INFORMA??ES PRA CRIAR SUA REFER?NCIA. LEMBRE-SE QUE VOC? PODER? ESCREVER COM LETRAS MAI?SCULAS.

 ______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

?

?

?

7? etapa: Execu??o e realiza??o

Essa etapa, professor, consiste em buscar respostas para os problemas levantados, ou seja, confirmar ou n?o as hip?teses dos alunos. Ela consiste nas pesquisas e/ou experimenta??o.

?

Questionamento 1: QUAIS OUTRAS BRINCADEIRAS EXISTEM?

Professor, uma boa forma de iniciar uma pesquisa sobre brinquedos, brincadeiras e inf?ncia, ? com uma entrevista. Nela, poder?o aparecer dados, que ser?o utilizados para responder outros questionamentos tamb?m.

Por?m, vale ressaltar que ? importante a constru??o do question?rio pelos alunos. Mas, caso eles se esque?am de algum questionamento importante, voc? como mediador e coautor desse projeto, pode ajud?-los.

Veja um exemplo:

ENTREVISTE, PELO MENOS, DOIS FAMILIARES SEUS, DE DIFERENTES IDADES, PARA DESCOBRIR:

?

- ONDE VOC? VIVEU A SUA INF?NCIA?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

- QUAIS OS BRINQUEDOS QUE VOC? BRINCAVA?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

QUAL ERA SEU BRINQUEDO FAVORITO?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

 E QUAL ERA A SUA BRINCADEIRA PREFERIDA? COMO SE BRINCA?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

?

VOC? BRINCAVA MUITO? POR QU??

?____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

VOC? PRECISOU TRABALHAR? SE SIM, COMO ISSO ACONTECIA?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

?

VOC? ACHA IMPORTANTE AS CRIAN?AS BRINCAREM?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

SE SUA INF?NCIA TIVESSE OS MESMO BRINQUEDOS DE HOJE, QUAL VOC? IRIA COMPRAR?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

?

?

?

As brincadeiras e suas regras  podem ser exploradas da seguinte forma:

Sugira que cada aluno seja o ?professor?, que vai ensinar a brincadeira ao colega.

Marque um dia para cada brincadeira e lembre-se de fotografar.

Depois, monte com os alunos o livro das brincadeiras, ilustrado com fotos e com as regras explicadas abaixo.

Para a escrita das regras, assim como para ensinar a brincadeira, cada um ficar? respons?vel de escrever uma regra (preferencialmente a da brincadeira enviada por sua fam?lia).

Obs: se vierem brincadeiras repetidas, proponha brincar novamente. Isso porque, primeiramente, cada aluno ? ?nico e sua atividade precisa ser valorizada. Al?m disso, a explica??o das regras, pelas fam?lias, permite o aparecimento de aspectos diferentes na mesma brincadeira, abrindo um leque de possibilidades para reinvent?-la.

?

Questionamento 2: SE A PESSOA MORAR MUITO LONGE, ELA VAI BRINCAR DE OUTRAS BRINCADEIRAS?

A diversidade encontrada no Brasil reflete tamb?m no brincar. Por isso, embora muitas brincadeiras sejam comuns em todo o pa?s, outras permanecem concentradas em outras regi?es.

Por isso, a sugest?o ? que os alunos vejam crian?as de outro(s) estado(s) brincando, para compararem com as brincadeiras que conhecem e incentivar a busca de outras brincadeiras.

Para isso, voc? poder? utilizar o seguinte recurso:

?

?

?

?

Depois, solicite que pesquisem brincadeiras de outros estados.

Para esse momento, a sugest?o ? solicitar uma busca pela internet:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/1,,EMI99296-10525,00.html

http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/ferias-na-vizinhanca-409174.shtml

http://delmamoraes.blogspot.com.br/2009/07/brincadeiras-tradicionais.html

http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/

Acesso em 15/05/2012

Em seguida, selecione com os alunos algumas brincadeiras para que voc?s possam realizar, fotografar e montar um livro das brincadeiras. Nesse, a escrita ser? motivada pela escrita das regras.

Por fim, apresente para eles uma imagem e solicite a produ??o de um pequeno texto.

Veja uma sugest?o:

Fonte: http://saude.culturamix.com/qualidade-de-vida/importancia-das-brincadeiras-infantis  Acesso em 15/05/2012

?

?

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

?

?

Questionamento 3: QUAIS ERAM OS BRINQUEDOS PREFERIDOS DOS NOSSOS PAIS?

Para iniciar esse momento, retome a entrevista dos familiares, solicitando que os alunos fa?am uma lista.

Depois, selecione alguns para que, individualmente, possam realizar tentativas de escrita desses nomes.

Para isso, o ideal ? escolher palavras que sejam:

- Uma palavra poliss?laba;

- Uma palavra triss?laba;

- Uma palavra diss?laba;

- Uma palavra monoss?laba

- Al?m disso, que as s?labas seguidas, contenham vogais diferentes. (Ex. de palavras n?o recomendadas: bala, banana, papagaio...).

- Ao final, uma frase com uma dessas palavras.

Exemplo:

BICICLETA

DOMIN?

PIPA

TREM

MINHA M?E JOGAVA DOMIN?.

Depois, eles poder?o ilustrar o ditado.

Por?m, se eles j? est?o no n?vel alfab?tico, voc? pode pedir que escrevam um texto de mem?ria, algo que eles saibam ?de cor?, como a m?sica parab?ns para voc?, por exemplo.

Esse ditado  ajudar? voc?, professor, a observar o n?vel de escrita dos alunos, em que hip?tese eles est?o, sendo uma atividade essencial em uma sala de alfabetiza??o.

Para saber mais sobre ditados e hip?teses de escrita:

http://dejales.edunet.sp.gov.br/files/CICLO%20I/HIPOTESES%20DE%20ESCRITA.pdf

http://www.slideshare.net/maristelaii/sondagem-de-hiptese-de-escrita

http://reginapironatto.blogspot.com.br/2008/06/21-hiptese-na-construo-da-escrita.html

http://ensinar-aprender.blogspot.com.br/2011/04/atividades-favoraveis-para-cada.html

Acesso em 15/05/2012

Ao final, explore a Matem?tica a partir de uma vota??o, conforme exemplo a seguir:

QUAIS OS TR?S BRINQUEDOS MAIS CITADOS NAS ENTREVISTAS?

?

BRINQUEDO

N?MERO DE VOTOS

BOLA DE GUDE

FUTEBOL

BONECA

TRENZINHO

BICICLETA

CASINHA

?

3

6

8

2

1

4

?

DESENHE OS BRINQUEDOS CAMPE?ES.

?

?

?

?

?

?

Monte uma tabela para que os alunos visualizem e possam responder:

DE ACORDO COM A TABELA ?QUAIS OS TR?S BRINQUEDOS MAIS CITADOS NAS ENTREVISTAS?, RESPONDA:

?

- QUAL BRINQUEDO TEVE MAIS PONTOS?

____________________________________________________________

?

- QUAL BRINQUEDO TEVE MENOS PONTOS?

____________________________________________________________

- QUAL BRINQUEDO FICOU EM PRIMEIRO LUGAR, EM SEGUNDO LUGAR E EM TERCEIRO LUGAR?

____________________________________________________________

- QUANTOS VOTOS O TERCEIRO LUGAR TEM A MENOS QUE O SEGUNDO LUGAR?

____________________________________________________________

?

?

Questionamento 4: COMO ERA O ?VIDEOGAME? ANTIGAMENTE?

Para responder esse questionamento, a sugest?o ? buscar a hist?ria do ?videogame?. Dessa forma, os alunos poder?o descobrir se existia ?videogame?, durante a inf?ncia de seus pais, como eles eram, o que mudou.

Para isso, se sua escola participa do programa UCA, a sugest?o ? solicitar aos alunos uma busca pela internet, em seus laptops, acessando-a por meio da ferramenta MozillaFirefox (metasys>favoritos>navegador de internet), mas se n?o participam deste projeto, leve-os ao laborat?rio de Inform?tica.

Veja alguns s?tios:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Videogame

http://pt.wikipedia.org/wiki/Videogame_no_Brasil

http://pt.wikipedia.org/wiki/Atari_2600

http://www.infoescola.com/curiosidades/historia-do-videogame/

http://www.historiadetudo.com/videogame.html

Acesso em 15/05/2012

Professor, os alunos poder?o fazer uma an?lise cr?tica da evolu??o tecnol?gica, tamb?m ocorrida nos brinquedos, com aux?lio de v?deos como esses:

V?deo do jogo ?pac-man?, do Atari 2600:

http://www.youtube.com/watch?v=HL2p2ANFlQ4   Acesso em 15/05/2012

V?deo do jogo ?Kawasaki SuperbikesChallenge?, do SuperNitendo:

http://www.youtube.com/watch?v=ITOyUu_-WVo&feature=BFa&list=PL30337C97C244595E   Acesso em 15/05/2012

V?deo do jogo ?M?rio Kart?, do Nitendo Wii:

http://www.youtube.com/watch?v=FKVZEOTZR0s   Acesso em 15/05/2012

 Ainda sobre a evolu??o dos brinquedos e do brincar, proponha aos alunos uma leitura cr?tica da imagem abaixo, montando a partir da fala deles, um texto coletivo.

Fonte:http://brincadeirasinfantispa.pbworks.com/w/page/11503600/FrontPage

Para isso, questione-os:

- Ser? que essa imagem mostra a inf?ncia de crian?as da nossa ?poca ou de antigamente?

- Algu?m j? brincou como esses meninos? Onde?

- Ser? que hoje, com tantos apartamentos e t?o poucas ?rvores, essa ? uma brincadeira acess?vel para todos?

- Dentre outros questionamentos.

Por fim, apresente a eles a m?sica ?S? TV? N?o!?, de Thelma Chan, CD Coralito. Veja:

Fonte: http://musicanosale.blogspot.com.br/

Depois, convide-os para brincar de amarelinha no p?tio, que pode ser riscada no ch?o com giz de quadro.

?

Questionamento 5: AS CRIAN?AS DE ANTIGAMENTE PODIAM BRINCAR MUITO?

Professor, n?o ? poss?vel prever os relatos dos pais e av?s sobre suas inf?ncias, mas a evolu??o da hist?ria da inf?ncia nos remete acreditar que, muitos desses pais, sobretudo os av?s, relatar?o que trabalhavam, em casa ou fora dela.

Ent?o, promova um debate na sala, para que a quest?o do trabalho infantil  possa aparecer e ser vista como algo comum h? alguns anos.

Depois, apresente aos alunos a seguinte imagem:

Fonte: http://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx?vcodigo=PD329

Logo ap?s, questione-os:

- Esse gr?fico representa qual regi?o?

- Nele, ? representada a quest?o do trabalho infantil em qual per?odo?

- Nesse per?odo, o trabalho infantil aumentou ou diminuiu?

A PNAD 2009 revelou ter, no Brasil, 2,0 milh?es de crian?as de 5 a 15 anos de

idade ocupadas no mercado de trabalho, das quais cerca de 44% concentradas na

Regi?o Nordeste e 24%, na Regi?o Sudeste. Considerando apenas sua forma mais

grave, foram 122 679 crian?as de 5 a 9 anos encontradas em situa??o de trabalho

infantil, quase metade delas no Nordeste.

grafico trabalho 2

Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresminimos/sinteseindicsociais2010/SIS_2010.pdf  Acesso em 15/05/2012

?

Depois, solicite que analisem a tabela acima e descubram qual regi?o tem o maior n?mero de crian?as em situa??o de trabalho infantil no Brasil.

Posteriormente, proponha uma pesquisa sobre o trabalho infantil nos dias atuais, sobretudo na regi?o Nordeste, e qual seriam os fatores que motivam essa diminui??o?

Para isso, segue como sugest?o, os seguintes s?tios:

http://noticias.r7.com/economia/noticias/criancas-do-pe-deixam-de-ir-a-escola-para-trabalhar-na-cata-de-mariscos-20101009.html

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/trabalho/com_trab_inf.htm

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1104471

http://www.diariodenatal.com.br/2011/06/12/cidades3_0.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_infantil_no_Brasil

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_infantil

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=373865

http://www.forumplp.org.br/index.php?view=article&catid=149:direitos3&id=405:eca-e-um-marco-de-garantias-de-direitos-diz-secretaria-de-forum-nacional-da-crianca&option=com_content&Itemid=326

http://www.redeandibrasil.org.br/eca/guia-de-cobertura/trabalho-infantil

http://www.promenino.org.br/Portals/0/Biblioteca/PDF/Cartilha_TI_MPT_20.03.09.pdf

(Professor, esse ?ltimo endere?o eletr?nico, ? uma cartilha bem interessante) Acesso em 15/05/2012

Logo ap?s, solicite que cada grupo de aluno crie um cartaz com os principais pontos destacados pelos textos das pesquisas, para socializar com os demais, discutirem na sala e perceberem as contribui??es, sobretudo do ECA (Estatuto da Crian?a e do Adolescente), para essas mudan?as.

Num pr?ximo momento, mostre aos alunos um v?deo que, inicialmente, parece que as pessoas querem que as crian?as trabalhem, mas logo vemos que eles juntam todo aquele material e v?o brincar.

V?deo: http://www.youtube.com/watch?v=160a9uTiZiA&feature=fvwrel Acesso em 15/05/2012

Depois,  explore a m?sica ?Crian?a n?o trabalha?, do grupo ?Palavra Cantada?. Primeiro ou?a a m?sica com eles e posteriormente, entregue uma c?pia da letra para que trabalhe com ela. Solicite que ilustrem a m?sica.

CRIAN?A N?O TRABALHA

PALAVRA CANTADA

COMPOSI??O: ARNALDO ANTUNES E PAULO TATIT

L?PIS, CADERNO, CHICLETE, PI?O
SOL, BICICLETA, SKATE, CAL??O
ESCONDERIJO, AVI?O, CORRERIA, TAMBOR, GRITARIA, JARDIM, CONFUS?O

BOLA, PEL?CIA, MERENDA, CRAYON
BANHO DE RIO, BANHO DE MAR, PULA CELA, BOMBOM
TANQUE DE AREIA, GNOMO, SEREIA, PIRATA, BALEIA, MANTEIGA NO P?O

GIZ, MERTHIOLATE, BAND-AID, SAB?O
T?NIS, CADAR?O, ALMOFADA, COLCH?O
QUEBRA-CABE?A, BONECA, PETECA, BOT?O, PEGA-PEGA, PAPEL, PAPEL?O

CRIAN?A N?O TRABALHA, CRIAN?A D? TRABALHO
CRIAN?A N?O TRABALHA...

L?PIS, CADERNO, CHICLETE, PI?O
SOL, BICICLETA, SKATE, CAL??O
ESCONDERIJO, AVI?O, CORRERIA, TAMBOR, GRITARIA, JARDIM, CONFUS?O

BOLA, PEL?CIA, MERENDA, CRAYON
BANHO DE RIO, BANHO DE MAR, PULA CELA, BOMBOM
TANQUE DE AREIA, GNOMO, SEREIA, PIRATA, BALEIA, MANTEIGA NO P?O

CRIAN?A N?O TRABALHA, CRIAN?A D? TRABALHO
CRIAN?A N?O TRABALHA...

GIZ, MERTHIOLATE, BAND-AID, SAB?O
T?NIS, CADAR?O, ALMOFADA, COLCH?O
QUEBRA-CABE?A, BONECA, PETECA, BOT?O, PEGA-PEGA, PAPEL, PAPEL?O

CRIAN?A N?O TRABALHA, CRIAN?A D? TRABALHO
CRIAN?A N?O TRABALHA...

1, 2 FEIJ?O COM ARROZ
3, 4 FEIJ?O NO PRATO
5, 6 TUDO OUTRA VEZ...

L?PIS, CADERNO, CHICLETE, PI?O
SOL, BICICLETA, SKATE, CAL??O
ESCONDERIJO, AVI?O, CORRERIA, TAMBOR, GRITARIA, JARDIM, CONFUS?O

BOLA, PEL?CIA, MERENDA, CRAYON
BANHO DE RIO, BANHO DE MAR, PULA CELA, BOMBOM
TANQUE DE AREIA, GNOMO, SEREIA, PIRATA, BALEIA, MANTEIGA NO P?O

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=u9aa7FqMcRU  Acesso em 15/05/2012

?

?

Ao final, sugira a produ??o de um pequeno texto para que os alunos mostrem que crian?a precisa de brincar, imaginar, estudar e ser feliz.

TRABALHO DE CRIAN?A ?... ____________________________________________________________________

?

____________________________________________________________________

?

____________________________________________________________________

?

____________________________________________________________________

?

____________________________________________________________________

?

____________________________________________________________________

?

____________________________________________________________________

?

ILUSTRE:

?

?

?

?

?

?

?

?

OBS: esses textos far?o parte da exposi??o montada na 9? etapa do projeto e dos portf?lios dos alunos.

?

8? etapa: Conclus?es e depura??o de hip?teses

Com o encerramento das pesquisas, ? hora de descobrir o que mudou, o que aprendemos com o projeto. Para isso, ? preciso que os alunos retomem: seus objetivos, suas perguntas e hip?teses iniciais.

Eles poder?o responder novamente seus questionamentos, comparando com o anterior (hip?tese).S?o eles que verificar?o se estava correto e/ou se foi poss?vel ampliar os conhecimentos.

Veja um exemplo de atividade para esse momento:

PROBLEMA

SE A PESSOA MORAR MUITO LONGE, ELA VAI BRINCAR DE OUTRAS BRINCADEIRAS?

HIP?TESE

N?O, TODO MUNDO SABE BRINCAR DE TODAS AS BRINCADEIRAS.

CONCLUS?O

ALGUMAS BRINCADEIRAS S?O COMUNS A TODAS AS REGI?ES DO PA?S, POR?M ALGUMAS MUDAN?AS FAZEM COM QUE APENAS AS CRIAN?AS DE DETERMINADA REGI?O BRINQUEM DAQUELE JEITO.

?

9? etapa: Apresenta??o e exposi??o

Essa ? a etapa que os alunos poder?o mostrar ? comunidade e aos familiares o trabalho realizado, suas descobertas e o material confeccionado. Ela tamb?m ? muito importante, pois o aluno percebe que o conhecimento que adquirimos deve ser socializado, para que tenha valor para a sociedade.

Existem muitas formas de se fazer isso, mas a sugest?o para retratar a import?ncia do brincar ? montar um espa?o de brincadeiras com: amarelinhas, cordas, bolas, bambol?s, dentre outros.

Dessa forma, adultos poder?o resgatar como era brincar e outras crian?as poder?o aprender sobre os conhecimentos constru?dos pelos alunos, de forma prazerosa.

Lembre-se tamb?m de expor os textos, os portf?lios e, principalmente, as fotografias e v?deos, pois mostrar?o o processo.

Nesse, ser?o expostos: atividades, portf?lio, experi?ncias, fotos, dentre outros.

Professor, para que voc? n?o fique sobrecarregado e tamb?m envolva os alunos, organize-os em equipes de trabalho e delegue fun??es para cada grupo. Com certeza ter?o um excelente evento!

?

10? etapa: Avaliando

Proponha para os alunos, individualmente, que avaliem os seguintes aspectos do trabalho:

TIVE  EMPENHO E BOA PARTICIPA??O NA PESQUISA E NOS TRABALHOS EM GRUPO?

?

?

O QUE FOI BOM ESTUDAR?

?

?

O QUE N?O FOI MUITO BOM ESTUDAR?

?

?

O QUE PODERIA MUDAR EM OUTRO PROJETO?

?

?

   FAZER PESQUISA AJUDOU A COMPREENDER MAIS SOBRE O TEMA ESCOLHIDO?

?

?

?

Para isso, solicite que escrevam as respostas, mas se seus alunos ainda n?o escrevem com autonomia, poder?o desenhar e voc? ser? o escriba.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Dan?a dos bancos e careca-cabeludo [Tempo de brincar] V?deo

Recursos Complementares

http://brunapap.blogspot.com.br/2010_11_01_archive.html

Livro ?Folclorices de brincar?:

folclorices de brincar

Fonte: http://www.livrariascuritiba.com.br/folclorices-de-brincar-ed-do-brasil,product,LV257778,3430.aspx

Obs: al?m de interessante, esse livro faz parte dos livros doados ?s escolas p?blicas do Brasil, pelo programa ?Biblioteca da escola?, do FNDE. Assim, ele poder? ser facilmente encontrado na biblioteca de sua escola e poder? enriquecer o trabalho, sobretudo com salas de 2? e 3? anos.

?

http://www.grupoescolar.com/pesquisa/aprendendo-as-brincadeiras-africanas.html

http://www.ancorador.com.br/recreacao-esporte/brinacadeiras-africanas-heranca-africana-nas-brincadeiras-de-criancas

Estat?stica do trabalho infantil pelo IBGE: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/trabalho/com_trab_inf.htm( p?g. 155)

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/trabalho_infantil/trabinf2001.pdf

Avaliação

Professor, como a avalia??o pretendida ? processual, ao longo do processo, observe se os alunos est?o motivados, se compreenderam o que foi solicitado e se h? ou n?o necessidade de ajustes no planejamento.

Esses s?o questionamentos fundamentais e que devem permear todos os momentos.

Al?m disso, observe os conhecimentos constru?dos em rela??o ?sbrincadeiras, ao brincar e a inf?ncia, percebendo o car?ter hist?rico e regional desses fatores.

Verifique ainda se compreenderam a pesquisa, suas etapas, utiliza??o de diferentes fontes, dentre outros.

Por fim, ? preciso observar se as estrat?gias utilizadas contribu?ram no processo de alfabetiza??o de seus alunos.