Jos? Lu?z Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Luta: Valores culturais |
- Conhecer a organiza??o da roda de capoeira (posicionamentos, fun??es e rituais e significados).
- Compreender como se inicia e se finaliza um jogo na roda de capoeira.
- Experimentar a elabora??o de um jogo de capoeira dentro dos rituais da roda de capoeira.
- Buscar a articula??o com a disciplina de Inform?tica.
- Estimular a pesquisa tendo como tema a capoeira.
Para esta aula ? interessante que os alunos j? conhe?am alguns movimentos t?cnicos e toques musicais.
1? MOMENTO
Atividade 1: Reconhecendo a organiza??o da capoeira
O professor dever? organizar previamente o espa?o destinado a esta aula afixando nas paredes fotos sobre a roda de capoeira. Sugest?o de imagens:
?
?
?
?
Esta organiza??o ser? importante como elemento motivador das discuss?es subsequentes. Ao receber os alunos, o professor os deixar? ? vontade para que observem, analisem e conversem sobre aquelas imagens. Posteriormente, o professor dever? pedir que os alunos sentem em um c?rculo para que as observa??es possam ser compartilhadas com todo o grupo.
O professor dever? proceder com esta conversa de uma maneira natural. Por?m, ? importante que ele tenha como pontos a serem explorados nesta conversa algumas quest?es:
?
?
Atividade 2: Exibi??o e discuss?o a respeito do v?deo:
?
?
Os alunos devem ser orientados a buscarem as semelhan?as e diferen?as entre as rodas de capoeira que j? participaram ou assistiram, aquelas apresentadas nas fotografias e a roda apresentada no v?deo. Ainda ser? poss?vel buscar as reflex?es e poss?veis respostas ?s quest?es anteriores como ponto a ser observado durante a exibi??o do v?deo. Essas observa??es ser?o compartilhadas ap?s a exibi??o do v?deo. Durante a discuss?o, os alunos poder?o solicitar que seja exibido novamente o fragmento que retrata sua observa??o, bem como recorrer ?s imagens dispon?veis no espa?o da aula para que possam fundamentar e exemplificar as semelhan?as e diferen?as por eles observadas no que diz respeito ?s rodas de capoeira.
?
Atividade 3: "Inventando" a roda
Para esta atividade o professor dever? disponibilizar instrumentos que comp?e a roda de capoeira, tais como: berimbau, pandeiro atabaque, entre outros.
Os alunos ser?o estimulados a formarem uma roda de capoeira. A organiza??o desta roda ter? como base as reflex?es proporcionadas nas atividades anteriores. Nesta roda, os alunos poder?o explorar as diferentes fun??es por eles identificadas durante a atividade 2. Dessa forma, alguns alunos ficar?o respons?veis por tocarem os instrumentos e os demais alunos se revezar?o jogando a capoeira e formando a roda na fun??o do o coro e das palmas. Os alunos devem ser provocados a ocuparem todas as posi??es da roda, revezando com seus colegas.
?
?
2? MOMENTO: Analisando a roda de capoeira - sentidos e significados
?
Neste momento os alunos dever?o realizar uma pesquisa coletando dados em duas etapas distintas: uma on line e outra no campo, visitando espa?os em que a capoeira ? realizada em sua cidade.
Atividade 1: Pesquisa on line
Para a pesquisa on line os alunos contar?o com a colabora??o do professor de Inform?tica, que atuar? junto ao professor de Educa??o F?sica, auxiliando na utiliza??o das ferramentas digitais de busca e no refinamento das palavras-chave para a pesquisa do tema. Neste momento, caber? ao professor de Educa??o F?sica elencar as quest?es a serem pesquisadas. Como o principal objetivo da pesquisa ser? compreender a roda de capoeira, seus rituais, sentidos e significados, o professor dever? elencar como principais pontos a serem investigados:
Sugest?o de sites para a pesquisa:
http://www.leilapassini.com/lagoaazul/musicas.html
http://www.capoeirasuldabahia.com.br/default.asp?idp=24
http://abadafronteira.blogspot.com.br/2010/01/e-corda-quem-inventou-consideracoes.html
http://www.nupep.org/capoeiramistica/capoeira_rituais.htm
http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/
Os alunos dever?o ser orientados a registrar as informa??es no di?rio de bordo. O di?rio de bordo ? uma importante ferramenta que ajuda a descrever a navega??o na internet e a organizar as infoma??es coletadas a partir do registro dos endere?os dos sites visitado, bem como do conte?do encontrado nestes sites (inclu?ndo imagens, v?deos, textos explicativos, etc). O registro desta pesquisa ser? compartilhado com os demais colegas no pr?ximo encontro.
Durante a atividade de pesquisa on line o professor dever? projetar o roteiro da pesquisa com o aux?lio de um data show para que os alunos possam orientar a navega??o. Logo abaixo, disponibilizamos um modelo de roteiro para esta pesquisa:
?
ROTEIRO PARA A PESQUISA ON LINE SOBRE A RODA DE CAPOEIRA - SENTIDOS E SIGNIFICADOS
Caros alunos;
O principal objetivo desta pesquisa ser? compreender a roda de capoeira, seus rituais, sentidos e significados. Para tanto, voc?s ter?o como principais pontos a serem investigados:
Sugest?o de sites para a pesquisa:
http://www.leilapassini.com/lagoaazul/musicas.html
http://www.capoeirasuldabahia.com.br/default.asp?idp=24
http://abadafronteira.blogspot.com.br/2010/01/e-corda-quem-inventou-consideracoes.html
http://www.nupep.org/capoeiramistica/capoeira_rituais.htm
http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/
Voc?s dever?o registrar as informa??es no di?rio de bordo. O di?rio de bordo ? uma importante ferramenta que ajuda a descrever a navega??o na internet e a organizar as infoma??es coletadas a partir do registro dos endere?os dos sites visitado, bem como do conte?do encontrado nestes sites (inclu?ndo imagens, v?deos, textos explicativos, etc). O registro desta pesquisa ser? compartilhado com os demais colegas no pr?ximo encontro.
?
Atividade 2: Pesquisa de campo
? importante ressaltar que os dados coletados na internet servir?o como subs?dios para que os alunos tenham um olhar mais apurado na pesquisa de campo. Ap?s a realiza??o da pesquisa on line os alunos receber?o as orienta??es para a pesquisa de campo. Essas orienta??es tamb?m partir?o de um roteiro de pesquisa que dever? ser disponibilizado para cada aluno. A seguir uma proposta de roteiro para a pesquisa de campo:
?
ROTEIRO PARA A PESQUISA DE CAMPO SOBRE A RODA DE CAPOEIRA - SENTIDOS E SIGNIFICADOS
Caros alunos;
O principal objetivo desta pesquisa ? ampliar a compreens?o sobre a roda de capoeira, seus rituais, sentidos e significados. Para tanto, voc?s ter?o como principais pontos de observa??o/investiga??o:
Sugest?o de espa?os onde a capoeira ? realizada em nossa comunidade: (aqui o professor dever? inserir alguns espa?os onde a capoeira ? realizada em sua cidade como sugest?o para os alunos).
Voc?s dever?o registrar as informa??es coletadas num di?rio de campo e a partir da produ??o de pequenos v?deos captados por c?mera digital e/ou aparelho celular. Os pequenos v?deos produzidos pelos alunos ser?o buscar?o responder e exemplificar as quest?es propostas no roteiro. J? o di?rio de campo ser? uma forma de descrever as observa??es realizadas no local pesquisado (quem e como s?o as pessoas que est?o sendo investigadas, o que foi observado e quanto tempo durou esta observa??o, a maneira como foram recebidos pelos participantes da pesquisa, as caracter?sticas do local - arquitet?nicas e culturais), al?m das quest?es apontadas no roteiro como principais pontos de observa??o/investiga??o.
O registro desta pesquisa ser? compartilhado com os demais colegas no pr?ximo encontro.
?
3? MOMENTO:
?
Atividade 1: Compartilhando os dados das pesquisas on line e de campo - construindo o mapa conceitual
Nesta atividade os alunos dever?o construir um mapa conceitual a respeito da capoeira com a media??o do professor. Para preparar-se para a aplica??o desta t?cnica, sugere-se que o professor consulte: http://www.if.ufrgs.br/cref/mapas/didaticos.html e http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/. Assim, a partir das falas (que refletem os registros da di?rio de bordo e de campo) e da exposi??o dos v?deos, o professor dever? buscar construir junto aos alunos um mapa conceitual a respeito da roda de capoeira - seus rituais, sentidos e significados.
?
Atividade 2: Abra a roda, eu quero jogar capoeira!
A partir das observa??es, reflex?es e discuss?es propostas nos momentos anteriores ser? poss?vel a organiza??o de uma roda de capoeira. Nesta roda, os alunos poder?o aplicar mais livremente os movimentos j? conhecidos, bem como experimentar os rituais e fun??es da roda que agora passam a fazer sentido dentro deste contexto. Nesse sentido, eles devem ser estimulados a experimentar cada fun??o para que possam se apropriar corporalmente das quest?es observadas nas pesquisas. Esta estrat?gia ser? importante para que os alunos percebam que em cada fun??o ? exigido do capoeirista uma determinada habilidade. Assim, tamb?m a partir das afinidades com cada fun??o, os capoeiristas buscam seu lugar de conforto na roda de capoeira. Para que esta quest?o seja bem explorada, ? importante que a roda aconte?a tanto com o ritmo de Angola quanto o da Regional.
Ao final da atividade o professor dever? pedir que os alunos relatem suas percep??es acerca das seguintes quest?es:
Nome | Tipo |
---|---|
Roda de capoeira - mulheres | Imagem |
Roda de capoeira | Imagem |
Mare capoeira | V?deo |
Sugest?o de sites para a pesquisa:
http://www.leilapassini.com/lagoaazul/musicas.html
http://www.capoeirasuldabahia.com.br/default.asp?idp=24
http://abadafronteira.blogspot.com.br/2010/01/e-corda-quem-inventou-consideracoes.html
http://www.nupep.org/capoeiramistica/capoeira_rituais.htm
?frica portal do professor. Dispon?vel em: http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/
Mapas conceituais como instrumentos did?ticos. Dispon?vel em: http://www.if.ufrgs.br/cref/mapas/didaticos.html
Mapas conceituais. Dispon?vel em: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/
A avalia??o ser? processual. A cada nova atividade ser? poss?vel observar um maior grau de complexidade no que se refere ao tema estudado. Nesse sentido, parte-se da avalia??o inicial sobre as imagens disponibilizadas e soma-se a esta primeira observa??o, as reflex?es sobre o v?deo exibido. A esta observa??o somam-se as reflex?es propostas a partir da pesquisa e registradas no mapa conceitual ? buscando identificar a capacidade de realizar as compara??es. Posteriormente, ser? poss?vel perceber a apropria??o das fun??es corporal das quest?es observadas nas pesquisas, buscando relacionar cada fun??o a uma determinada habilidade/afinidade. As quest?es propostas para o fechamento desta aula ter?o a fun??o de resgatar pontos importantes de toda esta experi?ncia, bem como oportunizar aos alunos que coloquem seu pontos de vista a partir de sua experi?ncia.