Portal do Professor

Início do Conteúdo

Projeto inicia??o cient?fica ? Uma lupa na l?ngua ? ?Enganei um bobo ... Na casca do ovo!? - Conhecendo Parlendas

Autor e Co-autor(es)

Leila Maris Alves Ferreira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar o g?nero discursivo Parlendas
  • Reconhecer parlendas
  • Criar uma Webquest

Duração das atividades

20 horas-aula de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • G?neros discursivos
  • Conectivos
  • Figuras de linguagem, sobretudo, onomatopeia

Estratégias e recursos da aula

  • Alunos divididos em grupo
  • Laptops Classmate ou Tablets conectados ? Internet
  • Data show

  • Telefones celulares

?

Infelizmente, o folclore brasileiro n?o est? mais t?o pr?ximo das escolas brasileiras como costumava estar em outras ?pocas. As brincadeiras de roda, as adivinha??es, as lendas, as parlendas tudo isso est? cada vez mais distante das crian?as. Essas manifesta??es folcl?ricas perderam espa?o para jogos de v?deo games, sobretudo os mais violentos, e para a Internet.

? natural que esse fen?meno aconte?a pois a tecnologia imp?e novos padr?es, novas regras sociais. No entanto, faz-se necess?rio resgatar as manifesta??es folcl?ricas do nosso Brasil, uma vez que elas fazem parte da nossa constitui??o cultural. Nesse sentido, esse trabalho prop?e resgatar ou apresentar para os alunos o g?nero discursivo "parlendas".

?

Atividade 1 - Quiz

Com o intuito de motivar os alunos para  realiza??o da pesquisa do tema proposto, o professor dever? promover um quiz.

Esse quiz ser? composto de adivinha??es e os alunos dever?o enviar suas respostas via SMS para o professor. Por isso, ? necess?rio que o professor avise os alunos para que  levem seus celulares para a sala de aula. Algumas operadoras de telefonia celular possuem promo??es para o envio de torpedos, outras oferecem esse servi?o gratuitamente na Internet.

O quiz poder? ser feito tamb?m pela postagem em redes sociais, como Twitter, ou mesmo via email.

O professor poder? iniciar o quiz com adivinha??es mais f?ceis e ir aumentando o n?vel de dificuldade. Aqui v?o algumas sugest?es:

?

ADIVINHA??O

RESPOSTA

1. O que ? que nasce grande e morre pequeno?

L?pis.

2. O que ? o que ?, fica cheio de boca para baixo e vazio de boca pra cima?

Chap?u.

3. O que ? o que ? que quando mais cresce menos se v??

Escurid?o.

4. O que ? surdo e muda, mas conta tudo?

O livro.

5. Por algumas pessoas colocam o despertador debaixo do travesseiro.

Para acordar em cima da hora. 

6. Dois vizinhos. Um n?o vai ? casa do outro e os dois n?o se veem por causa de morrinho. Quem s?o eles?

Os olhos.

?

7. Cinco macacos de imita??o estavam sentados num morro. Um deles pulou. Quantos ficaram?

 Nenhum, pois todos eram de imita??o e pularam tamb?m.

8. S?o Lu?s tem na frente.

S?o Miguel tem atr?s.

As solteiras tem no meio,

As casadas j? n?o tem,

As vi?vas nunca mais.

A letra L.

9. Eu fui feita ?s avessas

E ?s avessas quero ser..

Todo pau que h? no mato,

Todo ele eu vou roer,

Mastigar e botar fora...

Engolir?... N?o pode ser...

A serra.

10. Uma mo?a branca e bela

Tem tr?s fios (filhos)

Que n?o s?o da carne dela.

Ela ? t?o branca, t?o bela,

T?o esvanecida,

Que nas l?grimas que chora

Perde a vida.

A vela.

?

Ao final do quiz, o professor dever? repassar todas as perguntas e indicar qual grupo foi o vencedor. 

?

Atividade 2 - Pesquisando sobre folclore liter?rio

- Alunos organizados em c?rculo

- Laptop ou Tablet conectado ? Internet

- Data Show

O professor dever? esclarecer aos alunos que essas adivinha??es s?o manifesta??es do folclore liter?rio brasileiro.

Ent?o, o professor dever? perguntar a eles se conhecem outros tipos de manifesta??es folcl?ricas.

Provavelmente, eles n?o saber?o; por isso, o professor dever? solicitar a eles que fa?am uma pesquisa sobre as manifesta??es folcl?ricas.

O professor dever? indicar livros de literatura onde os alunos poder?o pesquisar a respeito.  

O professor dever? ir anotando em seu laptop ou tablet as respostas dos alunos e apresent?-las em um tel?o.

Espera-se que os alunos apresentem as seguintes respostas:

?

EXEMPLOS DE MANIFESTA??ES DO FOLCLORE BRASILEIRO

 adivinha??es

lendas

mitos,

contos,

 f?bulas,

casos

 anedot?rio popular;

cancioneiro materno, com os seus acalantos ( can??es de ninar)

cantigas de roda

romances,

abec?s,

quadras,

 desafios

literatura de cordel

 parlendas

?

Atividade 3 - Discutindo sobre as parlendas

- Alunos divididos em grupos

- Laptops Classmate ou Tablets conectados ? Internet

?

O professor dever? propor uma discuss?o sobre as manifesta??es folcl?ricas liter?rias, destacando sobretudo, as parlendas.

Na sequ?ncia, dever?  solicitar aos alunos que procurem o significado desse termo em dicion?rios, artigos ou livros de literatura.

Apresentamos a defini??o de Ver?ssimo de Melo, dispon?vel no link http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/BibliPed/Documentos/publicacoes/Cad_Apoio/LP/LP1/LP%20-%20Conte%C3%BAdo%20-%20Prof%20-%201%C2%BAAno.pdf

Parlenda ? uma brincadeira verbal de crian?a, em forma de versos n?o necessariamente rimados, caracterizada por uma arruma??o r?tmica de palavras.Em geral, sua finalidade ? entreter a crian?a ou lhe ensinar alguma coisa.

Trata-se de uma brincadeira comum em v?rias partes do mundo  - ? chamada lengalenga em Portugal, rimes populaires na Fran?a, fi lastrocca na It?lia, Reimspr?cjen na Alemanha e folk rhymes nos pa?ses de l?ngua inglesa.

  • Esse material deve ser lido na ?ntegra pelo professor para a melhor orienta??o dos alunos na realiza??o do projeto de pesquisa, bem como para auxili?-los na cria??o da Webquest.

?

Como sugest?es para pesquisa sobre o conceito de parlenda, apresentamos:

?

Defini??o apresentada, o professor dever? perguntar aos alunos se eles conhecem alguma parlenda. Eles dever?o apresentar exemplos. 

A seguir, sugerimos alguns:

Hoje ? Domingo,
pede cachimbo
O cachimbo ? de ouro,
Bate no touro,
O touro ? valente,
Bate na gente,
A gente ? fraco,
Cai no buraco,
O buraco ? fundo,
acabou-se o mundo.


Um, dois, feij?o com arroz
Tr?s, quatro, feij?o no prato
Cinco, seis, falar ingl?s
Sete, oito, comer biscoito
Nove, dez, comer past?is


Uni duni t? 
Salam? min gu? 
Sorvete colorido 
O escolhido foi 
VOC?


Mindinho 
Seu vizinho 
Pai de todos 
Fura bolo 
Mata piolho


L? em cima do piano tem um copo de veneno 
Quem bebeu morreu 
O culpado n?o fui 
EU

Parlendas dispon?veis em http://www.brinquedoteca.org.br/si/site/00050301/p

?

Atividade 4  - Definindo o Projeto de Pesquisa

Os alunos dever?o desenvolver um projeto de pesquisa sobre o tema parlendas. Como eles j? devem ter percebido, as parlendas s?o voltadas ao p?blico infantil.

Ent?o, como convencer um grupo de adolescentes a estudar esse tema? O professor poder? argumentar que as parlendas fazem parte da nossa literatura, dentro do folclore e que poucos alunos tiveram contato com esse tipo de manifesta??o folcl?rica na inf?ncia.

Al?m de mais um trabalho sobre esse tema, essa pesquisa permite que ele n?o seja esquecido e ? sempre poss?vel revisitar um mesmo tema v?rias vezes, basta mudar o olhar sobre ele.

J? temos o tema e a justificativa. Mas onde queremos chegar com esse projeto? Queremos criar Webquests para que alunos e professores possam consult?-las como fontes de pesquisa. Al?m disso, o nosso objetivo maior ? a divulga??o desse g?nero discursivo.

Essas Webquests dever?o ser divulgadas entre os professores de Ensino Fundamental I da escola ou de escolas diferentes. Al?m disso, os alunos poder?o apresentar um semin?rio para os professores sobre parlendas.

Quais s?o nossas hip?teses sobre esse tema? Podemos listar algumas:

  • As pessoas conhecem parlendas?
  • Quais s?o as mais populares?
  • Em termos lingu?sticos, quais s?o os recursos mais utilizados?
  • Como inserir a pr?tica da parlenda para as crian?as?

?

Atividade 5 - Criando uma Webquest

A ferramenta digital que iremos utilizar ser? a Webquest.

O professor Bernie Dodge da Universidade Estadual da Calif?rnia foi quem criou o conceito de Webquest, em1995.

Segundo Dogde:

"Webquest ? uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informa??o com que os alunos interagem prov?m da Internet."

O professor deve propor quest?es e os alunos pesquisar?o sobre elas e elaborar?o seus textos ou apresenta??o em slides.

Para auxiliar o professor no entendimento do que ? Webquest, como criar uma e como public?-la, sugerimos que o professor acesse o seguinte link: http://webquest.sp.senac.br/textos/como

Esse site lista 7 se??es que devem constituir uma Webquest. A saber:

  1. Introdu??o
  2. Tarefa
  3. Processo
  4. Fontes de informa??o
  5. Avalia??o
  6. Conclus?o
  7. Cr?ditos

?

Mais uma vez, reiteramos que o professor leia esse material. As se??es est?o dispon?veis em http://webquest.sp.senac.br/textos/oque/#se-es-da-wq

Quanto ? elabora??o da Webquest, s?o apresentados 9 passos para ajudar.  Vamos a eles.

?

?

Defina o tema

 No caso desse projeto de pesquisa ser? Parlendas

Selecione as fontes de informa??o

Onde pesquisar? Fa?a uma lista de sites confi?veis.

Sugerimos alguns:

http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=636&Itemid=1
http://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/1740
http://pt.scribd.com/doc/50625400/O-Jogo-Da-Parlenda
http://www.youtube.com/watch?v=CSwQ1z_uewI
http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=21#ixzz1aNZsiYvi

?

?

Delineie a Tarefa

Qual o objetivo da Webquest?

Definir parlendas
Identificar suas origens
Tipos de parlendas
Exemplos das parlendas mais populares
Recursos estil?sticos utilizados
Problematiza??o do porqu? as parlendas perderam espa?o nos dias atuais
Propor espa?os ou m?dias para divulga??o das parlendas

?

?

Estruture o Processo

O que e quando deve ser feito?

Pesquisas na Internet ?  2 aulas
An?lise das parlendas ? 2 aulas
Problematiza??o ? 2 aulas
Propostas ? 2 aulas
Escrita da Introdu??o ? 3 aulas
Escrita da Conclus?o ? 3 aulas
Inser??o do conte?do ? 3 aulas
Corre??o ? 2 aulas
Hospedagem da Webquest ? 1 aula

?

Escreva a Introdu??o

Dirija-se ao p?blico  a que voc? quer alcan?ar
Seja breve
Explicite o que voc? almeja com esse trabalho

Escreva a Conclus?o

Discorra sobre o trabalho realizado
Comente os resultados alcan?ados
Exponha novos caminhos ou propostas

Insira o conte?do no gabarito

Etapa de formata??o do material pesquisado.

Fa?a os acertos finais

Confer?ncia sobre o que foi feito.
Corre??o gramatical e/ou de conceitos

Publique a webquest

Hospedagem da webquest num provedor gratuito

Recursos Complementares

Professor, o site abaixo apresenta um material interessante que contribuir? para sua aula.

Avaliação

  • Embora o objetivo maior do projeto de pesquisa seja a cria??o da Webquest, a avalia??o n?o deve ser centrada apenas nesse produto final. Ao contr?rio, todo o processo de realiza??o do projeto deve ser avaliado. Por isso, o professor deve ficar atento a todas as reuni?es que os grupos realizarem em sala de aula e avaliar individualmente o interesse e a participa??o de cada aluno.