Portal do Professor

Início do Conteúdo

O pr?-sal ? nosso!

Autor e Co-autor(es)

Thiago Gerheim de Andrade imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

B?rbara da Silva Santiago

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia Quest?es ambientais, sociais e econ?micas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apesar de muito falado, pouco se discutiu com rela??o ao que ? e o que significa para o Brasil como pa?s emergente essa descoberta, tanto com rela??o ? sua economia quanto ao seu desenvolvimento tecnol?gico. Esta aula, portanto, ter? como objetivo analisar as implica??es do pr?-sal brasileiro no cen?rio mundial e listar os principais desafios que o Brasil ter? nos pr?ximos anos.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno dever? ter conhecimento sobre as fontes de energia e saber que o petr?leo ainda ? a principal delas

Estratégias e recursos da aula

?

AULA 1

?

momento 1: Apresente para os alunos o document?rio da discovery channel sobre os desafios do pr?-sal. (este v?deo tem a dura??o de 45 minutos). Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=C9SToU5Tg9c

Pe?a a eles que anotem aquilo que acharem relevante com rela??o ?: risco ambiental, fronteiras mar?timas, import?ncia econ?mica, altos investimentos em tecnologias.

?

AULA 2 

?

momento 1: Inicie a aula mostrando aos alunos as charges abaixo, discuta sobre o que elas representam e pe?a para que eles relacionem as charges com as anota??es feitas por eles sobre o v?deo apresentado na aula anterior. Estas rela??es ir?o fomentar uma discuss?o sobre o tema pr?-sal no cen?rio nacional e suas principais implica??es em esfera global.

?

lula

Dispon?vel em: http://cafeuvv.wordpress.com/noticias/ (acessado em 16/08/2012)

etanol

Dispon?vel em: http://felippeneri.blogspot.com.br/2009/09/lula-so-pensa-no-pre-sal.html (acessado em 16/08/2012)

10

Dispon?vel em: http://provosbrasil.blogspot.com.br/2010/06/catastrofe-ambiental-vazamento-de.html (acessado em 16/08/2012)

obama

Dispon?vel em: http://chargesbira.blogspot.com.br/2011_04_01_archive.html (acessado em 16/08/2012)

  

8

Dispon?vel em: http://pjpontes.blogspot.com.br/2009_12_01_archive.html (acessado em 16/08/2012)

?

momento 2: Apresente aos alunos este v?deo que mostra o interesse dos Estados Unidos no pr?-sal brasileiro. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=EfRpyhTnH-Q. Ap?s a exibi??o do v?deo, pe?a para os alunos responderem a seguinte quest?o: 

Por que o pr?-sal ? t?o importante a ponto da primeira economia mundial se interessar por ele? Esta pergunta dever? ser respondida no caderno. 

?

AULA 3

?

momento 1: Depois de terem assistido aos v?deos e terem realizado um debate sobre o pr?-sal brasileiro proponha aos alunos a seguinte atividade:

?

Atividade 1: As perguntas apresentadas na charge abaixo dever?o fazer parte de uma pesquisa na internet realizada pelos alunos divididos em grupos de 4 integrantes. Esta pesquisa ser? apresentada a aula seguinte no formato power point pelos grupos. Dever? ser usando como recurso uma webquest. A webquest dever? ser criada previamente pelo professor para orientar a pesquisa dos alunos. Indico o link a seguir para a cria??o gratuita da webquest: http://www.webquestbrasil.org/criador/

?

?

petr

Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/090909/10-questoes-pre-sal-p-68.shtml

?

ORIENTA??ES AO PROFESSOR(A): Professor(a), coloco a seguir o link de um tutorial para orient?-lo na cria??o da webquest: http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf

Coloco abaixo alguns links referentes ? webquests j? existentes para que o professor possa usar como refer?ncia na elabora??o:

http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=16599&id_pagina=1

http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=20202&id_pagina=1

http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=13122&id_pagina=1

?

AULA 4

?

momento 1: Apresenta??o dos grupos. Cada grupo ter? no m?ximo 10 minutos para apresentar os resultados da pesquisa sobre as perguntas da webquest.

?

momento 2: O professor dever? ap?s as apresenta??es abrir um momento de debate sobre as apresenta??es e assim fazer o fechamento da atividade.

Recursos Complementares

O que ? o pr?-sal? - http://www.mundovestibular.com.br/articles/7678/1/Pre-Sal/Paacutegina1.html

Petrobr?s, energia e tecnologia: Atua??o no pr?-sal. - http://www.petrobras.com.br/pt/energia-e-tecnologia/fontes-de-energia/petroleo/presal/

Petrobr?s: perguntas e respostas sobre o pr?-sal - http://www.petrobras.com.br/minisite/presal/pt/perguntas-respostas/

A import?ncia do pr?-sal para o Brasil - http://presal.org.br/

Pr?-sal: desafios cient?ficos e ambientais - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000011898.pdf

Avaliação

O professor dever? avaliar a participa??o dos alunos nos debates, na realiza??o das pesquisas sugeridas e principalmente a apresenta??o dos grupos nas quest?es referentes ? webquest que ser? criada pelo professor.