Jos? Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Esporte: Projetos de forma??o dos alunos |
O aluno dever? compreender e experimentar a t?cnica do ataque no voleibol, relacionando-os aos princ?pios da f?sica presentes na a??o.
Os alunos dever?o compreender o princ?pio da transforma??o de velocidade de uma corrida em impuls?o vertical.
1? momento:
O professor dever? reunir a turma para uma apresenta??o sobre o ataque no voleibol e os fatores intervenientes no grupo de movimentos que o comp?e. S?o eles: a corrida e o salto; o movimento da cortada; a queda.
O professor dever? passar o filme da TV Escola: Voleibol 2 (trecho 5min30seg.), solicitando que os alunos observem os aspectos t?cnicos mostrados e como estes se apropriam de alguns elementos da f?sica.
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O professor dever? tamb?m chamar a aten??o para o fato de que, al?m dos aspectos t?cnicos e t?ticos, a a??o do ataque est? interligada ?s a??es de passe, defesa e levantamento. A qualidade dessas a??es preparat?rias ir? determinar melhores condi??es para o sucesso do ataque da equipe.
Dentre os elementos da f?sica observados o professor deve destacar a percep??o espa?o temporal, a transforma??o da velocidade da corrida em impuls?o vertical, a alavanca exercida pelos bra?os contribuindo para o ganho de impuls?o, o equil?brio din?mico do corpo durante o salto e o amortecimento do impacto na queda.
Neste primeiro momento, ser?o abordados a percep??o espa?o temporal e a transforma??o da velocidade da corrida em impuls?o vertical
Inicialmente o professor deve esclarecer aos alunos que o salto ? composto de 3 fases distintas: a subida, a descida, e um momento neutro entre elas, onde o corpo termina de subir, para, e ent?o come?ar a descer, o chamado ?ponto zero?. ? exatamente neste momento que o ataque deve ser executado.
O professor dever? mostrar aos alunos que estes dever?o ajustar o momento do salto com a trajet?ria da bola, de forma que realizem o ataque no momento mais alto de seu salto, acertando o que no jarg?o do voleibol se denomina ?tempo de bola?, ou em termos t?cnicos, percep??o espa?o temporal.
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Atividade 01:
Os alunos dever?o realizar um r?pido teste a fim de verificar como conseguir?o saltar mais alto, se com 1 ou com as 2 pernas. Para tal, os alunos dever?o se colocar posicionados lateralmente ? parede, saltar e tocar a parede com uma das m?os, que ter? os dedos manchados com giz, de forma que marque a parede quando toc?-la. Comparar a altura alcan?ada no salto com 1 e 2 pernas, com e sem deslocamento.
O professor dever? fazer uma reflex?o com a turma sobre as experi?ncia realizada no teste, chegando a constata??o de que o salto realizado com as 2 pernas consegue uma maior impuls?o.
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Atividade 02:
Os alunos dever?o estar dispersos pelo espa?o de aula, cada qual com 1 bola, ou em grupo dividindo a mesma bola. O aluno com a bola dever? lan??-la verticalmente para o alto, saltar e segur?-la, com os bra?os estendidos acima da cabe?a, no momento mais alto do seu salto, no ?ponto zero?. O professor ou os colegas dever?o avaliar se o aluno executor est? realmente pegando a bola no momento exato do ?ponto zero?, ou se o est? fazendo durante a fase de subida ou descida do salto.
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Atividade 03:
Inicialmente o professor dever? passar o filme "corrida de aproxima??o de ataque.wmv" (http://youtu.be/CTzTPxHyMPc)
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Atividade 04:
Sem bola, os alunos dever?o fazer a passada final da cortada, unindo as 2 pernas no momento final, sem quebrar a velocidade adquirida no deslocamento horizontal (movimento de mata-borr?o). Deve ser inserido tamb?m no movimento a alavanca realizada com os 2 bra?os estendidos para tr?s no momento da impuls?o.
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2? momento(deslocamento):
Com a turma reunida, o professor dever? retomar os aspectos tratados no momento de aula anterior, relacionando o ?tempo de bola? com a passada e o salto impulsionado com as 2 pernas.
Em seguida exibir? trecho do filme TV Escola: Voleibol 2 (trecho 8min30seg.), que trata da cinesiologia da corrida/salto/cortada
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Atividade 05:
Em duplas, posicionados livremente pela quadra, os alunos dever?o lan?ar a bola para o alto, de forma que seu companheiro realize 1 passada e salte, impulsionando com as 2 pernas e usando os bra?os como alavanca, pegando a bola o mais alto poss?vel (com os bra?os esticados acima da cabe?a e no ponto mais alto do salto).
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Atividade 06:
Os alunos dever?o estar em duplas, um de frente para o outro, colocados sobre as linhas laterais opostas. Um aluno dever? jogar a bola para o alto e bater por cima dela, fazendo o movimento do bra?o na cortada, de forma que ela bata no meio da quadra e v? na m?o do companheiro.
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Atividade 07:
Idem ? atividade anterior, sendo que o aluno far? o movimento saltando do mesmo lugar, sem realizar a passada.
Atividade 08:
Idem ?s atividades anteriores, por?m lan?ando a bola um pouco ? frente, e fazendo o movimento da passada completo, com passada.
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3? momento:
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Atividade 09:
Os alunos dever?o formar uma coluna na entrada de rede (posi??o 4), de onde dever?o partir para realizar um ataque em bola segura pelo professor, que dever? estar posicionado em cima de um plinto ou cadeira.
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Atividade 10:
Os alunos dever?o formar uma coluna na entrada de rede (posi??o 4), de onde dever?o partir para realizar um ataque em bola lan?ada pelo professor na posi??o 3. O professor por sua vez, dever? lan?ar uma bola alta, na ponta e afastada 1 metro da rede, de forma que os alunos fa?am o ataque sem maiores dificuldades.
Nome | Tipo |
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TV Escola - S?rie Atividade - Voleibol - parte 2 | V?deo |
http://youtu.be/mC9j9r_RwLA (ataque central por zona 3)
http://youtu.be/hrva_Ev4_rA (aula de volei do Santini)
O professor dever? dividir a turma em dois grupos, devendo um grupo realizar o movimento de corrida e salto para a cortada, enquanto o outro grupo anota as observa??es solicitadas.
Durante a execu??o da cortada do primeiro grupo, os alunos do segundo grupo dever?o enumerar, anotando em uma folha de caderno, os princ?pios da f?sica que eles identificam no movimento de ataque no voleibol e identificar em que situa??es eles se apresentam.
S?o os seguintes os princ?pios a serem identificados:
- a percep??o espa?o temporal (presente no momento de se iniciar a corrida para o ataque, de forma que o atleta utilize o m?ximo de velocidade para alcan?ar a bola no ponto mais alto do salto. Esta percep??o espa?o temporal permite que o atleta parta para a corrida no momento certo, evitando que ele saia adiantado ou atrasado)
- a transforma??o da velocidade da corrida em impuls?o vertical (presente no momento de transi??o da corrida para o salto vertical. Neste momento n?o pode haver quebra, ou perda de velocidade. A velocidade dacorrida deve ser transferida para a impuls?o)
- a alavanca exercida pelos bra?os durante o salto (no momento do salto, ao juntar os p?s para impulsionar o salto, as m?os do atleta estendem-se para tr?s do corpo, fazendo um movimento de "p?ndulo" para a frente, ajudando a impuls?o)
- o equil?brio din?mico do corpo durante o salto (durante o salto o atleta deve estar equilibrado, mantendo o controle de seu corpo no ar, dominando corretamente o movimento e evitando tocar a rede ou invadir a quadra advers?ria)
- o amortecimento do impacto na queda (durante a queda deve haver um movimento de amortecimento do salto com uma leve flex?o das pernas, evitando-se uma sobrecarga nas articula??es)