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Voleibol - bloqueio do ataque

Autor e Co-autor(es)

paulo roberto garcez oliveira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jos? Luiz Lacerda

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Educa??o F?sica Esporte: Projetos de forma??o dos alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos dever?o conhecer a t?cnica de execu??o do bloqueio e os princ?pios da f?sica que o regem

Duração das atividades

Recomenda-se 2 encontros com dura??o de 1 hora/aula cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos dever?o ter conhecimentos relativos ao fen?meno denominado percep??o espa?o temporal

Estratégias e recursos da aula

1? Momento:

O professor dever? iniciar a aula perguntando aos alunos se o bloqueio ? um fundamento de defesa ou ataque.

Ap?s os alunos manifestarem suas opini?es, o professor esclarecer? que o bloqueio, inicialmente um fundamento de defesa, hoje ? tamb?m considerado como mais um recurso de ataque.

Existem 2 tipos de bloqueio: o defensivo, que visa amortecer ou impedir o ataque advers?rio, e o ofensivo, que invade a ?rea do oponente por sobre a rede, e visa fazer com que a bola volte e caia diretamente na quadra advers?ria.

Para ambos os tipos de bloqueio, ? fundamental que o jogador salte no tempo certo, de forma que ele toque a bola no momento mais alto de seu salto, de modo que execute o fundamento com mais equil?brio e firmeza.

Em seguida o professor dever? exibir o filme da TV Escola - Voleibol 2 (trecho 7m15seg.), solicitando que os alunos observem a posi??o que o jogador se coloca em rela??o ? rede, o deslocamento, como ? a postura que antecede a a??o propriamente dita, o movimento dos bra?os e m?os.

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Atividade 01:

O professor dever? solicitar que os alunos se posicionem pr?ximos ? rede e saltem simulando o bloqueio sem a bola.  Estes devem procurar saltar o mais pr?ximo poss?vel da rede, sem encost?-la.

Poder?o a cada salto dar uma passada lateral antes de repetir o movimento. 

O mesmo exerc?cio pode ser feito com alunos posicionados sobre um banco segurando uma bola acima e do lado oposto da rede.  A cada salto o aluno toca a bola com as m?os.

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Atividade 02:

Estando o aluno posicionado rente ? rede, em posi??o de expectativa para o bloqueio, saltar e interceptar com as m?os espalmadas, a bola lan?ada pelo companheiro que est? na quadra oposta.

O aluno pode fazer uma sequ?ncia de bloqueios de bolas lan?adas por alunos auxiliares, fazendo um deslocamento lateral junto ? rede.

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Atividade 03:

O professor dever? organizar uma coluna de atacantes na entrada da rede.  Em frente a esta coluna, posicionado na outra quadra, um aluno dever? realizar o bloqueio da bola atacada.

Deve-se observar para que os alunos, atacante e bloqueador, n?o toquem na rede nem invadam a quadra advers?ria com os p?s.

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2? momento:

O professor pedir? aos alunos que observem as fotos apresentadas a seguir, analisando a t?cnica das m?os e a estrat?gia utilizada pelos jogadores para impedir a passagem da bola atacada.

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http://negaointernauta.com/wp-content/uploads/2010/03/Olympics+Day+6+Volleyball+aVVWglPj5igl1.jpg

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http://globoesporte.globo.com/ESP/Home/foto/0,,11405362-EX,00.jpg

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http://colunistas.ig.com.br/mundodovolei/files/2010/03/bloqueio-pinheiros-div.jpg

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Nota-se que os atletas procuram passar as m?os por cima da rede, invadindo a quadra advers?ria, visando diminuir a dist?ncia para a bola e consequentemente a possibilidade do atacante desvi?-la do bloqueio.

? poss?vel observar tamb?m a movimenta??o de bra?os que os bloqueadores fazem em dire??o ? trajet?ria da bola, visando impedir que ela passe por espa?os desprotegidos.

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Atividade 4:

 Dois a dois e posicionados junto ? rede, os alunos dever?o bloquear o ataque realizado por um aluno da quadra oposta.

O movimento do salto deve ser sincronizado, devendo os jogadores procurarem "fechar" o bloqueio, de forma a eliminar brechas por onde a bola possa passar.

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Atividade 5:

O professor deve colocar 3 alunos posicionados para bloquear no meio e nas pontas de rede.  Na quadra oposta 2 colunas de atacantes nas 2 extremidades da rede.

O levantador deve alternar o levantamento para as 2 pontas, de forma que o bloqueio de meio se desloque e forme um bloqueio duplo com seu companheiro colocado em frente a bola atacada.

Neste exerc?cio dever?o ser observados todos os aspectos abordados na aula:  posicionamento de expectativa para o salto, momento correto para o salto, invas?o das m?os por sobre a rede, bloqueio da trajet?ria da bola imposta pelo atacante.

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Atividade 6:

O professor dever? fazer uma reflex?o com a turma sobre as alternativas de bloqueio frente ?s diferentes possibilidades de ataque: bolas altas, r?pidas, fintas e largadas.

Como os demais integrantes da equipe contribuem na a??o de defesa do ataque advers?rio?

Verificar com os alunos quais foram as maiores dificuldades encontradas para a realiza??o das atividades, assim como o que tiveram maior facilidade na execu??o.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
TV Escola - S?rie Atividade - Voleibol - parte 2 V?deo

Recursos Complementares

http://youtu.be/mC9j9r_RwLA  (ataque central por zona 3)

http://youtu.be/FlC-PDPq5dI (desafios de fundamentos do volei - ataque)

Avaliação

A turma dever? ser dividida em dois grupos: enquanto um executa a atividade proposta, o outro grupo faz uma avalia??o da execu??o do fundamento bloqueio.

- Avaliando o movimento do bloqueio simples.  Atividade a ser executada: O aluno dever?, posicionado pr?ximo ? rede, saltar e bloquear a bola lan?ada da outra quadra por um companheiro.  Dever?o ser observados a posi??o inicial de expectativa; o movimento dos bra?os e m?os durante o salto; o tempo de salto em rela??o ? bola; o amortecimento do salto durante a queda.  

- Avaliando o deslocamento e salto no bloqueio duplo: Atividade a ser executada: o aluno, posicionado pr?ximo? rede na posi??o 3, ap?s ataque na entrada de rede da quadra oposta, dever? se deslocar e juntar-se ao bloqueador na posi??o 2,  para juntos realizarem o bloqueio duplo.  Dever?o ser observados: o deslocamento do bloqueador central; a aproxima??o ao bloqueador da ponta; o tempos de salto em rela??o ? bola; o posicionamento de bra?os e m?os visando interceptar a trajet?ria da bola.

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Ap?s a execu??o e avalia??o realizada pelos dois grupos, o professor dever? levantar junto aos alunos, as dificuldades encontradas individualmente e permitir que sejam repetidos e corrigidos os movimentos executados incorretamente.

O professor dever? promover um momento de reflex?o coletiva sobre os fatores que dificultam tais movimentos, as dificuldades encontradas em situa??es de jogo, e as estrat?gias advers?rias para maximiz?-las.