Jos? Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Esporte: Projetos de forma??o dos alunos |
Os alunos dever?o conhecer a t?cnica de execu??o do bloqueio e os princ?pios da f?sica que o regem
Os alunos dever?o ter conhecimentos relativos ao fen?meno denominado percep??o espa?o temporal
1? Momento:
O professor dever? iniciar a aula perguntando aos alunos se o bloqueio ? um fundamento de defesa ou ataque.
Ap?s os alunos manifestarem suas opini?es, o professor esclarecer? que o bloqueio, inicialmente um fundamento de defesa, hoje ? tamb?m considerado como mais um recurso de ataque.
Existem 2 tipos de bloqueio: o defensivo, que visa amortecer ou impedir o ataque advers?rio, e o ofensivo, que invade a ?rea do oponente por sobre a rede, e visa fazer com que a bola volte e caia diretamente na quadra advers?ria.
Para ambos os tipos de bloqueio, ? fundamental que o jogador salte no tempo certo, de forma que ele toque a bola no momento mais alto de seu salto, de modo que execute o fundamento com mais equil?brio e firmeza.
Em seguida o professor dever? exibir o filme da TV Escola - Voleibol 2 (trecho 7m15seg.), solicitando que os alunos observem a posi??o que o jogador se coloca em rela??o ? rede, o deslocamento, como ? a postura que antecede a a??o propriamente dita, o movimento dos bra?os e m?os.
?
?
?
Atividade 01:
O professor dever? solicitar que os alunos se posicionem pr?ximos ? rede e saltem simulando o bloqueio sem a bola. Estes devem procurar saltar o mais pr?ximo poss?vel da rede, sem encost?-la.
Poder?o a cada salto dar uma passada lateral antes de repetir o movimento.
O mesmo exerc?cio pode ser feito com alunos posicionados sobre um banco segurando uma bola acima e do lado oposto da rede. A cada salto o aluno toca a bola com as m?os.
?
Atividade 02:
Estando o aluno posicionado rente ? rede, em posi??o de expectativa para o bloqueio, saltar e interceptar com as m?os espalmadas, a bola lan?ada pelo companheiro que est? na quadra oposta.
O aluno pode fazer uma sequ?ncia de bloqueios de bolas lan?adas por alunos auxiliares, fazendo um deslocamento lateral junto ? rede.
?
Atividade 03:
O professor dever? organizar uma coluna de atacantes na entrada da rede. Em frente a esta coluna, posicionado na outra quadra, um aluno dever? realizar o bloqueio da bola atacada.
Deve-se observar para que os alunos, atacante e bloqueador, n?o toquem na rede nem invadam a quadra advers?ria com os p?s.
?
?
2? momento:
O professor pedir? aos alunos que observem as fotos apresentadas a seguir, analisando a t?cnica das m?os e a estrat?gia utilizada pelos jogadores para impedir a passagem da bola atacada.
?
http://negaointernauta.com/wp-content/uploads/2010/03/Olympics+Day+6+Volleyball+aVVWglPj5igl1.jpg
?
?
http://globoesporte.globo.com/ESP/Home/foto/0,,11405362-EX,00.jpg
?
?
http://colunistas.ig.com.br/mundodovolei/files/2010/03/bloqueio-pinheiros-div.jpg
?
Nota-se que os atletas procuram passar as m?os por cima da rede, invadindo a quadra advers?ria, visando diminuir a dist?ncia para a bola e consequentemente a possibilidade do atacante desvi?-la do bloqueio.
? poss?vel observar tamb?m a movimenta??o de bra?os que os bloqueadores fazem em dire??o ? trajet?ria da bola, visando impedir que ela passe por espa?os desprotegidos.
?
Atividade 4:
Dois a dois e posicionados junto ? rede, os alunos dever?o bloquear o ataque realizado por um aluno da quadra oposta.
O movimento do salto deve ser sincronizado, devendo os jogadores procurarem "fechar" o bloqueio, de forma a eliminar brechas por onde a bola possa passar.
?
Atividade 5:
O professor deve colocar 3 alunos posicionados para bloquear no meio e nas pontas de rede. Na quadra oposta 2 colunas de atacantes nas 2 extremidades da rede.
O levantador deve alternar o levantamento para as 2 pontas, de forma que o bloqueio de meio se desloque e forme um bloqueio duplo com seu companheiro colocado em frente a bola atacada.
Neste exerc?cio dever?o ser observados todos os aspectos abordados na aula: posicionamento de expectativa para o salto, momento correto para o salto, invas?o das m?os por sobre a rede, bloqueio da trajet?ria da bola imposta pelo atacante.
?
Atividade 6:
O professor dever? fazer uma reflex?o com a turma sobre as alternativas de bloqueio frente ?s diferentes possibilidades de ataque: bolas altas, r?pidas, fintas e largadas.
Como os demais integrantes da equipe contribuem na a??o de defesa do ataque advers?rio?
Verificar com os alunos quais foram as maiores dificuldades encontradas para a realiza??o das atividades, assim como o que tiveram maior facilidade na execu??o.
Nome | Tipo |
---|---|
TV Escola - S?rie Atividade - Voleibol - parte 2 | V?deo |
http://youtu.be/mC9j9r_RwLA (ataque central por zona 3)
http://youtu.be/FlC-PDPq5dI (desafios de fundamentos do volei - ataque)
A turma dever? ser dividida em dois grupos: enquanto um executa a atividade proposta, o outro grupo faz uma avalia??o da execu??o do fundamento bloqueio.
- Avaliando o movimento do bloqueio simples. Atividade a ser executada: O aluno dever?, posicionado pr?ximo ? rede, saltar e bloquear a bola lan?ada da outra quadra por um companheiro. Dever?o ser observados a posi??o inicial de expectativa; o movimento dos bra?os e m?os durante o salto; o tempo de salto em rela??o ? bola; o amortecimento do salto durante a queda.
- Avaliando o deslocamento e salto no bloqueio duplo: Atividade a ser executada: o aluno, posicionado pr?ximo? rede na posi??o 3, ap?s ataque na entrada de rede da quadra oposta, dever? se deslocar e juntar-se ao bloqueador na posi??o 2, para juntos realizarem o bloqueio duplo. Dever?o ser observados: o deslocamento do bloqueador central; a aproxima??o ao bloqueador da ponta; o tempos de salto em rela??o ? bola; o posicionamento de bra?os e m?os visando interceptar a trajet?ria da bola.
?
Ap?s a execu??o e avalia??o realizada pelos dois grupos, o professor dever? levantar junto aos alunos, as dificuldades encontradas individualmente e permitir que sejam repetidos e corrigidos os movimentos executados incorretamente.
O professor dever? promover um momento de reflex?o coletiva sobre os fatores que dificultam tais movimentos, as dificuldades encontradas em situa??es de jogo, e as estrat?gias advers?rias para maximiz?-las.