Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais |
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http://gartic.uol.com.br/imgs/mural/lu/lucasm/1232488613.png
Obs.: As atividades deste projeto podem ser adaptadas para os tablets.
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Para in?cio do trabalho, que demandar? uma hora/aula, o professor projetar? em sala as seguintes placas e questionar?:
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http://letsrider.com/blog/wp-content/uploads/2009/04/pracacronada-thumb.jpg
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http://1.bp.blogspot.com/_sN1UUnKOis0/TDd2SV8ijkI/AAAAAAAAAOU/x6K5J3NQ_lg/s320/noticia_9207.jpg
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Ap?s discuss?o inicial acerca dos questionamentos propostos acima, o professor dir? aos alunos que a pesquisa que, por ora empreender?o, diz respeito ao levantamento da quantidade e do tipo de erro que pode ser encontrado em placas. Ainda ressaltar? que o estudo objetiva n?o somente propor um levantamento dos tipos de erros, mas, sobretudo, propor meios de minimizar o problema.
Diante dessa pesquisa, o professor dever? solicitar aos alunos que passeiem no bairro onde moram, nos bairros vizinhos e na cidade como um todo para registrarem placas que contenham algum tipo de transgress?o ? norma padr?o da l?ngua. Os alunos dever?o tirar fotos por meio de seus celulares e/ou UCAs e/ou m?quinas fotogr?ficas e guardarem os arquivos para atividade posterior.
Para deixar os alunos mais seguros sobre o que pesquisar?o, o professor continuar? exibindo algumas placas e propondo questionamentos que servir?o de mote para o direcionamento da pesquisa, a saber:
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http://www.pensabilidade.com.br/wp-content/gallery/placas-erradas/25_rua_albino_ferna.jpg
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http://i56.tinypic.com/2ajl9z.jpg
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http://undinhoperfeitodaaline.blogspot.com.br/2011/10/placas-erradas-kkk.html
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Assim, sabendo sobre o que pesquisar?o, os alunos, em parceria com o professor, estipular?o coletivamente, por meio de proje??o, os objetivos da pesquisa.
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Para a proposi??o da justificativa, os alunos dever?o compreender a import?ncia de se identificar erros da l?ngua em placas e seus tipos bem como propor alternativas para sua minimiza??o. Assim, o professor sugerir? que os alunos digitem em seus laptops e/ou tablets um pequeno texto para respaldar o estudo. Antes, o professor pedir? que os alunos completem as seguintes reflex?es que ser?o projetadas:
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Ap?s completarem as reflex?es, o professor as discutir? em sala. Cada reflex?o indicada acima ser? a tem?tica de cada par?grafo a compor a justificativa.
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Estabelecer poss?veis respostas ?s perguntas de pesquisa torna-se fundamental para o direcionamento do estudo. As hip?teses desta pesquisa dever?o ser criadas pelos alunos organizados em grupos com at? 4 pessoas. Para facilitar a escrita, o professor tamb?m projetar? as perguntas de pesquisa, quais sejam:
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A tarefa dos alunos, portanto, ? redigir poss?veis respostas ?s perguntas usando seus laptops e/ou tablets. Essas respostas ser?o as hip?teses do trabalho que dever?o ser confirmadas e/ou refutadas.
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O corpus do estudo ser? constitu?do por placas diversas contendo erros da l?ngua retiradas da internet e/ou do arquivo pessoal do aluno e do professor por meio de observa??o da cidade onde moram e/ou durante algum passeio em que puderam constatar a presen?a desse tipo de placa.
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Para o cumprimento dos objetivos da pesquisa, seguem atividades.
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COLETA DO CORPUS e TABULA??O DOS DADOS
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Para essa primeira atividade, os alunos, trabalhando ainda em grupos de at? 4 pessoas, dever?o reunir o maior n?mero poss?vel de placas para darem in?cio ? tabula??o dos dados. Logo, far?o pesquisa exaustiva na internet e utilizar?o as fotos (j? digitalizadas e salvas em arquivo) solicitadas no in?cio da pesquisa, durante a motiva??o para o estudo. O interessante ? que cada grupo re?na pelo menos 10 placas diferentes uns dos outros.
Para cada grupo ser? enviado, por e-mail, uma tabela para tratamento dos dados, conforme exemplo:
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Erros encontrados |
Classifica??o dos erros (pontua??o, acentua??o, ortografia, concord?ncia, reg?ncia) |
Tipo de placa |
Lugar onde se encontra a placa |
Placa 1 |
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Placa 2 |
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Placa 3 |
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Etc. |
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Professor, em rela??o ? classifica??o dos erros das placas, ? importante propor uma conven??o antecipada com os alunos sobre as possibilidades de tipos de erros. Al?m disso, ? v?lido exemplificar cada tipo de erro para que n?o haja d?vidas em rela??o ? classifica??o.
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Ap?s tabula??o dos dados, chegou o momento de elabora??o de gr?ficos acerca:
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http://info.abril.com.br/aberto/infonews/fotos/arrase-nos-graficos-no-excel-20091018081531.jpg
Professor, caso sinta necessidade, pe?a ajuda ao professor de Matem?tica. A essa parte da pesquisa cabe um trabalho interdisciplinar.
A dura??o para o desenvolvimento dessa atividade ? de, aproximadamente, 4 horas/aula.
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ELABORA??O DE HIP?TESES E EXPOSI??O ORAL
Elaborados os gr?ficos, os alunos poder?o levantar hip?teses somente com base lingu?stica para explicar o predom?nio de certo tipo de erro em rela??o a outros. Para isso, ? importante que o professor exemplifique como dever?o proceder.
Para cada tipo de erro encontrado, os alunos ter?o de criar uma hip?tese.
Exemplo de placa do corpus:
http://2.bp.blogspot.com/-8PUXAbwHpPA/TerNpv-3_FI/AAAAAAAABsc/ELybS9_LCqk/s1600/1.jpg
Quais as poss?veis hip?teses para esse problema de troca de letra?
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Ao final do levantamento de hip?teses acerca de cada erro encontrado, os alunos dever?o indicar a hip?tese lingu?stica que predominou em sua pesquisa. Pode ser, por exemplo, que o erro predominante foi de ortografia e a hip?tese para explic?-lo seria o mesmo fonema representado por letras diferentes.
Professor, sobre esse exemplo, ver aula do Portal em Recursos Complementares.
Nessa etapa do estudo ? importante que o professor assessore frequentemente cada grupo para que n?o se tenha equ?vocos no levantamento das hip?teses.
Depois de todas as hip?teses levantadas, os alunos apresentar?o aos colegas de sala, por meio de proje??o - via exposi??o oral, sua tabela e as hip?teses. Ap?s a apresenta??o de cada grupo, os colegas ter?o de fazer coment?rios sobre o que viram e ouviram de modo a contribuir para a melhora de cada pesquisa.
A dura??o para o desenvolvimento dessa atividade ? de, aproximadamente, 4 horas/aula.
Professor, caso os alunos demonstrem empenho na pesquisa, proponha que eles apresentem seus achados a colegas de outros anos, na escola, compartilhando, dessa maneira, n?o somente o desejo de pesquisa, mas a import?ncia do cuidado com o uso da l?ngua.
CRIA??O DE BLOGUE, ENVIO DE CARTAS E CONSTRU??O DO RELATO DE PESQUISA
Ap?s a socializa??o da pesquisa, chegou o momento de propor alternativas para minimiza??o desse tipo de erro. Para tanto, o professor poder? lan?ar a ideia que dever? ser acolhida ou n?o pela sala.
O professor deve propor:
"J? que nos deparamos com erros da l?ngua em placas, chegou o momento de propormos alguma medida visando, mesmo que em pequena dimens?o, minimizar o problema. Assim, minha sugest?o ? de criarmos um blogue cujo objetivo seja o de revisar a escrita de placas. Al?m desse espa?o que deve ser publicizado em diferentes m?dias, inclusive nas redes sociais, temos a op??o de, a partir dos problemas encontrados em placas de nossa cidade, escrever uma carta sugerindo a revis?o da placa no que tange ao uso da l?ngua portuguesa. As cartas dever?o ser endere?adas aos respons?veis ou entregues pessoalmente, conforme nossa disponibilidade."
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Caso os alunos tenham outras ideias para a minimiza??o desse tipo de erro, eles dever?o apresent?-las ? turma, explicando como torn?-las realiz?veis. Depois todos juntos, decidem por uma ou mais alternativas.
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Caso seja acatada a ideia do professor, os alunos ser?o divididos em dois grandes grupos: um ficar? respons?vel pela cria??o do blogue, seu conte?do, e marketing, e o outro ficar? respons?vel pela escrita das cartas e seu envio. Cada grupo ter? de ser subdividido a fim de n?o sobrecarregar poucos alunos e tornar a tarefa mais eficiente. Seja no blogue ou seja nas cartas, os alunos ter?o de preparar um relato da pesquisa empreendida, o que justificar? a a??o.
O tempo para essa atividade ? de, aproximadamente, 4 horas/aula.
Para leitura do professor:
Dossi?: A singularidade do erro ortogr?fico nas manifesta??es D'Al?ngua. http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/estic/v13n25/a08v1325.pdf Acesso em 29 de mai. de 2012.
Cap?tulo de livro: Reescrita de textos: sugest?es de trabalhos. http://www.iel.unicamp.br/cefiel/alfaletras/biblioteca_professor/arquivos/62Reescrita_de_texto.pdf Acesso em 29 de mai. de 2012.
Artigo: Norma lingu?stica e erro: uma abordagem cognitiva. http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5363/1/normaErro.pdf Acesso em 29 de mai. de 2012.
Para leitura do aluno:
Placas erradas. http://www.placaserradas.com.br/ Acesso em 29 de mai. de 2012.
Acervo de fotos de placas erradas. http://www.revistainternet.com.br/2012/02/11/acervo-de-fotos-de-placas-erradas/ Acesso em 29 de mai. de 2012.
Aulas no portal para consulta:
Aula: D?vidas ortogr?ficas: fonemas iguais, letras diferentes. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23803 Acesso em 29 de mai. de 2012.
A avalia??o desse projeto est? centrada, sobretudo, na capacidade de os alunos i) detectarem os erros da l?ngua em placas; ii) classificarem esses erros, iii) levantarem hip?teses acerca dos erros e, sobretudo, iv) proporem a??es que visam ? minimiza??o dessas ocorr?ncias. A dedica??o e organiza??o dos alunos para a conquista dos objetivos ? fator crucial para o ?xito na pesquisa empreendida e, por isso, devem ser avaliadas.