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Projeto inicia??o cient?fica ? Uma lupa na l?ngua ? UCA/Tablet - Placas: a l?ngua portuguesa em xeque, com ?x? ou com ?ch??

Autor e Co-autor(es)

Walleska Bernardino Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar erros da l?ngua portuguesa em placas.
  • Descrever o(s) tipo(s) de erro encontrado(s) nas placas pesquisadas.
  • Apontar o mais frequente tipo de erro encontrado.
  • Criar hip?teses lingu?sticas para explicar o predom?nio de certo tipo de erro em rela??o a outros.
  • Verificar se existe algum tipo de placa espec?fico que predomina na contabiliza??o de erros da l?ngua.
  • Propor alternativas para minimizar erros encontrados em placas.

Duração das atividades

15 horas/aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Cria??o de gr?ficos.
  • Elabora??o de relato de pesquisa.
  • Divis?o da gram?tica em partes e a que se refere cada parte. Exemplo: a parte sint?tica tratar?, dentre outras coisas, de concord?ncia nominal e verbal, reg?ncia etc.
  • Elabora??o de cartas.

Estratégias e recursos da aula

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Projeto Inicia??o Cient?fica ? Uma lupa na l?ngua

Subprojeto: g?neros discursivos

lupa

http://gartic.uol.com.br/imgs/mural/lu/lucasm/1232488613.png

ESEBA

Obs.: As atividades deste projeto podem ser adaptadas para os tablets.

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Estrat?gias e recursos

  • Uso de laptops e/ou tablets com acesso ? internet.
  • Proje??o de imagens.
  • Pesquisa na internet.
  • Tabula??o e elabora??o de gr?ficos.
  • Exposi??o oral.
  • Relato de pesquisa.
  • Cria??o de um blogue.
  • Envio de cartas.

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MOTIVA??O

Para in?cio do trabalho, que demandar? uma hora/aula, o professor projetar? em sala as seguintes placas e questionar?:

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http://letsrider.com/blog/wp-content/uploads/2009/04/pracacronada-thumb.jpg

  • O que p?de o erro de portugu?s provocar a quem o cometeu?
  • Construam hip?teses: quais as implica??es de erros da l?ngua em placas?

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http://1.bp.blogspot.com/_sN1UUnKOis0/TDd2SV8ijkI/AAAAAAAAAOU/x6K5J3NQ_lg/s320/noticia_9207.jpg

  • Quem nunca viu alguma placa com erro de portugu?s?
  • Qual o sentimento de voc?s quando veem alguma placa com equ?vocos da l?ngua?
  • Na sua opini?o, como lugares e/ou pessoas s?o percebidas pela sociedade quando est?o atreladas a placas com erros de portugu?s? Por qu??
  • Voc?s j? tentaram, em alguma situa??o, conversar com a pessoa respons?vel pela placa? Se sim, como foi?
  • O que fazer para tentar solucionar ou minimizar essas ocorr?ncias?

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Ap?s discuss?o inicial acerca dos questionamentos propostos acima, o professor dir? aos alunos que a pesquisa que, por ora empreender?o, diz respeito ao levantamento da quantidade e do tipo de erro que pode ser encontrado em placas. Ainda ressaltar? que o estudo objetiva n?o somente propor um levantamento dos tipos de erros, mas, sobretudo, propor meios de  minimizar o problema. 

Diante dessa pesquisa, o professor dever? solicitar aos alunos que passeiem no bairro onde moram, nos bairros vizinhos e na cidade como um todo para registrarem placas que contenham algum tipo de transgress?o ? norma padr?o da l?ngua. Os alunos dever?o tirar fotos por meio de seus celulares e/ou UCAs e/ou m?quinas fotogr?ficas e guardarem os arquivos para atividade posterior.

Para deixar os alunos mais seguros sobre o que pesquisar?o, o professor continuar? exibindo algumas placas e propondo questionamentos que servir?o de mote para o direcionamento da pesquisa, a saber:

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http://www.pensabilidade.com.br/wp-content/gallery/placas-erradas/25_rua_albino_ferna.jpg

  • Quantos erros s?o cometidos nesta placa?
  • Quais os tipos?
  • S?o erros que desabonam a profiss?o?

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http://i56.tinypic.com/2ajl9z.jpg

  • Qual o erro cometido nesta placa?
  • Levante hip?teses: por que esse erro foi cometido?

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http://2.bp.blogspot.com/_8eGgoRSPrpw/TFNLsRGrx8I/AAAAAAAAAF0/eUgIYUtbqNU/s1600/0,,20418337-EX,00.jpg

  • Quem ? supostamente respons?vel por esta placa?
  • O que se esperava do uso da l?ngua em rela??o ? sua origem?
  • O que se pode concluir com rela??o a erros de portugu?s em placas e poder?

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http://undinhoperfeitodaaline.blogspot.com.br/2011/10/placas-erradas-kkk.html

  • Os erros da l?ngua nesta placa provocam desabono ao que ? oferecido? Por qu??

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OBJETIVOS

Assim, sabendo sobre o que pesquisar?o, os alunos, em parceria com o professor, estipular?o coletivamente, por meio de proje??o, os objetivos da pesquisa.

  • Identificar erros da l?ngua portuguesa em placas.
  • Descrever o(s) tipo(s) de erro encontrado(s) nas placas pesquisadas.
  • Apontar o mais frequente tipo de erro encontrado.
  • Criar hip?teses lingu?sticas para explicar o predom?nio de certo tipo de erro em rela??o a outros.
  • Verificar se existe algum tipo de placa espec?fico que predomina na contabiliza??o de erros da l?ngua.
  • Propor alternativas para minimizar erros encontrados em placas.

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  • Professor, para a escrita dos objetivos, da justificativa e das hip?teses conte com 2 horas/aula.

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JUSTIFICATIVA

Para a proposi??o da justificativa, os alunos dever?o compreender a import?ncia de se identificar erros da l?ngua em placas e seus tipos bem como propor alternativas para sua minimiza??o. Assim, o professor sugerir? que os alunos digitem em seus laptops e/ou tablets um pequeno texto para respaldar o estudo. Antes, o professor pedir? que os alunos completem as seguintes reflex?es que ser?o projetadas:

  1. Identificar erros da l?ngua em placas possibilita_______________________ porque________________________.
  2. Saber qual o tipo de erro da l?ngua foi cometido permite __________________________.
  3. Conhecer o mais frequente tipo de erro indica que _________________________________.
  4. Assim, os erros em placas s?o capazes de indicar __________________________________.
  5. Propor alternativas para minimizar esse problema significa ______________________________.

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Ap?s completarem as reflex?es, o professor as discutir? em sala. Cada reflex?o indicada acima ser? a tem?tica de cada par?grafo a compor a justificativa. 

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HIP?TESES

Estabelecer poss?veis respostas ?s perguntas de pesquisa torna-se fundamental para o direcionamento do estudo. As hip?teses desta pesquisa dever?o ser criadas pelos alunos organizados em grupos com at? 4 pessoas. Para facilitar a escrita, o professor tamb?m projetar? as perguntas de pesquisa, quais sejam:

  1. Quais os tipos de erros que podem ser encontrados em placas?
  2. Qual o tipo de erro prevalece? Por qu??
  3. Existe algum tipo espec?fico de placa, por exemplo, placa de aviso ou placa de rua, em que os erros s?o recorrentes ou que o erro espec?fico diagnosticado aconte?a em maior n?mero? Por qu??
  4. Qual a import?ncia de se propor alternativas para minimizar esse problema?

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A tarefa dos alunos, portanto, ? redigir poss?veis respostas ?s perguntas usando seus laptops e/ou tablets. Essas respostas ser?o as hip?teses do trabalho que dever?o ser confirmadas e/ou refutadas.

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CORPUS

O corpus do estudo ser? constitu?do por placas diversas contendo erros da l?ngua retiradas da internet e/ou do arquivo pessoal do aluno e do professor por meio de observa??o da cidade onde moram e/ou durante algum passeio em que puderam constatar a presen?a desse tipo de placa.

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METODOLOGIA

Para o cumprimento dos objetivos da pesquisa, seguem atividades.

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Atividade 1

COLETA DO CORPUS e TABULA??O DOS DADOS

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Para essa primeira atividade, os alunos, trabalhando ainda em grupos de at? 4 pessoas, dever?o reunir o maior n?mero poss?vel de placas para darem in?cio ? tabula??o dos dados. Logo, far?o pesquisa exaustiva na internet e utilizar?o as fotos (j? digitalizadas e salvas em arquivo) solicitadas no in?cio da pesquisa, durante a motiva??o para o estudo. O interessante ? que cada grupo re?na pelo menos 10 placas diferentes uns dos outros.

Para cada grupo ser? enviado, por e-mail, uma tabela para tratamento dos dados, conforme exemplo:

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Erros encontrados

Classifica??o dos erros (pontua??o, acentua??o, ortografia, concord?ncia, reg?ncia)

Tipo de placa

Lugar onde se encontra a placa

Placa 1

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Placa 2

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Placa 3

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Etc.

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Professor, em rela??o ? classifica??o dos erros das placas, ? importante propor uma conven??o antecipada com os alunos sobre as possibilidades de tipos de erros. Al?m disso, ? v?lido exemplificar cada tipo de erro para que n?o haja d?vidas em rela??o ? classifica??o.

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Ap?s tabula??o dos dados, chegou o momento de elabora??o de gr?ficos acerca:

  • da quantidade de erros encontrados em todas as placas pesquisadas;
  • da indica??o do mais frequente tipo de erro;
  • da recorr?ncia do tipo de erro relacionado ao tipo de placa.

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http://info.abril.com.br/aberto/infonews/fotos/arrase-nos-graficos-no-excel-20091018081531.jpg

Professor, caso sinta necessidade, pe?a ajuda ao professor de Matem?tica. A essa parte da pesquisa cabe um trabalho interdisciplinar.

A dura??o para o desenvolvimento dessa atividade ? de, aproximadamente, 4 horas/aula.

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Atividade 2

ELABORA??O DE HIP?TESES E EXPOSI??O ORAL

Elaborados os gr?ficos, os alunos poder?o levantar hip?teses somente com base lingu?stica para explicar o predom?nio de certo tipo de erro em rela??o a outros. Para isso, ? importante que o professor exemplifique como dever?o proceder.

Para cada tipo de erro encontrado, os alunos ter?o de criar uma hip?tese.

Exemplo de placa do corpus:

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http://2.bp.blogspot.com/-8PUXAbwHpPA/TerNpv-3_FI/AAAAAAAABsc/ELybS9_LCqk/s1600/1.jpg

Quais as poss?veis hip?teses para esse problema de troca de letra?

  1. O som da letra "s", representado foneticamente por /s/, ? o mesmo da letra "?".

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Ao final do levantamento de hip?teses acerca de cada erro encontrado, os alunos dever?o indicar a hip?tese lingu?stica que predominou em sua pesquisa. Pode ser, por exemplo, que o erro predominante foi de ortografia e a hip?tese para explic?-lo seria o mesmo fonema representado por letras diferentes.

Professor, sobre esse exemplo, ver aula do Portal em Recursos Complementares.

Nessa etapa do estudo ? importante que o professor assessore frequentemente cada grupo para que n?o se tenha equ?vocos no levantamento das hip?teses.

Depois de todas as hip?teses levantadas, os alunos apresentar?o aos colegas de sala, por meio de proje??o - via exposi??o oral, sua tabela e as hip?teses. Ap?s a apresenta??o de cada grupo, os colegas ter?o de fazer coment?rios sobre o que viram e ouviram de modo a contribuir para a melhora de cada pesquisa.

  • Professor, fa?a com que esse momento seja proveitoso para todos, uma vez que toda sala pesquisa sobre o mesmo assunto, com a mesma metodologia. ? hora de compartilhar experi?ncias positivas e o que n?o foi t?o bom.

A dura??o para o desenvolvimento dessa atividade ? de, aproximadamente, 4 horas/aula.

Professor, caso os alunos demonstrem empenho na pesquisa, proponha que eles apresentem seus achados a colegas de outros anos, na escola, compartilhando, dessa maneira, n?o somente o desejo de pesquisa, mas a import?ncia do cuidado com o uso da l?ngua.

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CONCLUS?O DA PESQUISA

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Atividade 3

CRIA??O DE BLOGUE, ENVIO DE CARTAS E CONSTRU??O DO RELATO DE PESQUISA

Ap?s a socializa??o da pesquisa, chegou o momento de propor alternativas para minimiza??o desse tipo de erro. Para tanto, o professor poder? lan?ar a ideia que dever? ser acolhida ou n?o pela sala.

O professor deve propor:

"J? que nos deparamos com erros da l?ngua em placas, chegou o momento de propormos alguma medida visando, mesmo que em pequena dimens?o, minimizar o problema. Assim, minha sugest?o ? de criarmos um blogue cujo objetivo seja o de revisar a escrita de placas. Al?m desse espa?o que deve ser publicizado em diferentes m?dias, inclusive nas redes sociais, temos a op??o de, a partir dos problemas encontrados em placas de nossa cidade, escrever uma carta sugerindo a revis?o da placa no que tange ao uso da l?ngua portuguesa. As cartas dever?o ser endere?adas aos respons?veis ou entregues pessoalmente, conforme nossa disponibilidade."

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Caso os alunos tenham outras ideias para a minimiza??o desse tipo de erro, eles dever?o apresent?-las ? turma, explicando como torn?-las realiz?veis. Depois todos juntos, decidem por uma ou mais alternativas.

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Caso seja acatada a ideia do professor, os alunos ser?o divididos em dois grandes grupos: um ficar? respons?vel pela cria??o do blogue, seu conte?do, e marketing, e o outro ficar? respons?vel pela escrita das cartas e seu envio. Cada grupo ter? de ser subdividido a fim de n?o sobrecarregar poucos alunos e tornar a tarefa mais eficiente. Seja no blogue ou seja nas cartas, os alunos ter?o de preparar um relato da pesquisa empreendida, o que justificar? a a??o.

O tempo para essa atividade ? de, aproximadamente, 4 horas/aula.

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

Dossi?: A singularidade do erro ortogr?fico nas manifesta??es D'Al?ngua. http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/estic/v13n25/a08v1325.pdf   Acesso em 29 de mai. de 2012.

Cap?tulo de livro: Reescrita de textos: sugest?es de trabalhos. http://www.iel.unicamp.br/cefiel/alfaletras/biblioteca_professor/arquivos/62Reescrita_de_texto.pdf   Acesso em 29 de mai. de 2012.

Artigo: Norma lingu?stica e erro: uma abordagem cognitiva. http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5363/1/normaErro.pdf    Acesso em 29 de mai. de 2012.

Para leitura do aluno:

Placas erradas.  http://www.placaserradas.com.br/   Acesso em 29 de mai. de 2012.

Acervo de fotos de placas erradas. http://www.revistainternet.com.br/2012/02/11/acervo-de-fotos-de-placas-erradas/   Acesso em 29 de mai. de 2012.

Aulas no portal para consulta:

Aula: D?vidas ortogr?ficas: fonemas iguais, letras diferenteshttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23803  Acesso em 29 de mai. de 2012.

Avaliação

A avalia??o desse projeto est? centrada, sobretudo, na capacidade de os alunos i) detectarem os erros da l?ngua em placas; ii) classificarem esses erros, iii) levantarem hip?teses acerca dos erros e, sobretudo, iv) proporem a??es que visam ? minimiza??o dessas ocorr?ncias. A dedica??o e organiza??o dos alunos para a conquista dos objetivos ? fator crucial para o ?xito na pesquisa empreendida e, por isso, devem ser avaliadas.