Portal do Professor

Início do Conteúdo

A liberdade da terra e a paz no campo t?m nome: ind?genas

Autor e Co-autor(es)

Alinne Grazielle Neves Costa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Cidadania e cultura no mundo contempor?neo
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es sociais, a natureza e a terra
Ensino M?dio Hist?ria Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino M?dio Hist?ria Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino M?dio Hist?ria Sujeito hist?rico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir das atividades de pesquisa desenvolvidas nesta aula, o aluno poder?:

  • Conhecer as culturas ind?genas, extrapolando a no??o de espa?o geogr?fico;
  • Identificar as necessidades culturais e os direitos sociais dos ind?genas;
  • Compreender a forma??o integral dos povos ind?genas na atualidade.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o ? necess?rio que o aluno tenha conhecimentos pr?vios sobre a tem?tica.

Estratégias e recursos da aula

1. A PROPOSTA DE PESQUISA

Professor, no m?s de abril de 2012, foi lan?ado o filme "Xingu", baseado em fatos reais, que apresenta um olhar sobre a hist?ria dos irm?os Villas-B?as em contato com as tribos ind?genas dessa regi?o e a cria??o do Parque Nacional do Xingu.

ATIVIDADE I

a) Leve os alunos para a sala de v?deo de sua escola ou prepare a sala de aula com o data show para que eles possam assistir ao trailer do filme "Xingu" e, posteriormente, uma reportagem exibida no "Fant?stico", que apresenta resumidamente a vida dos ind?genas dessa regi?o e a exibi??o pela primeira vez do filme para os ?ndios do Xingu.

TRAILER:

trailer

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=YCij6oSq-QM&feature=related

Acesso em: 05/06/2012.

 REPORTAGEM:

reportagem

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=NUo7rKul8vM

Acesso em: 05/06/2012.

b) Prosseguindo, solicite aos alunos que relatem suas impress?es e opini?es iniciais sobre o trailer do filme "Xingu" e na reportagem do programa "Fant?stico". Levante alguns questionamentos a fim de motivar os alunos a participarem, tais como:

  • Voc? se surpreendeu com algo que viu nos v?deos apresentados? Por qu??
  • Como o trailer do filme "Xingu" retrata o encontro entre os ?homens brancos? e os ind?genas?
  • A reportagem do "Fant?stico" mostrou que atualmente os ind?genas t?m utilizado, no cotidiano da aldeia, carro, computador, televis?o, entre outros aparatos da modernidade. Qual a sua opini?o sobre essa mudan?a no modo de vida do ?ndio?
  • Na reportagem do "Fant?stico", o cacique Aritana diz ao rep?rter: O ?branco? n?o est? respeitando, tira madeira (...). N?o tem mais aquele protetor que cuida do ?ndio. Como voc? compreende essas palavras do cacique?

?

c) Depois de ouvir os alunos sobre as quest?es acima, pe?a a eles que levantem quest?es pertinentes que possam ser pesquisadas pela turma. Escolha um aluno da turma para ir anotando as quest?es que forem surgindo.

 Professor, no processo de elabora??o das quest?es de pesquisa pelos alunos, oriente-os a pensar em quest?es fundamentais para o aprofundamento da tem?tica. Sugira aos alunos quest?es que se encaixem nos tr?s eixos de pesquisa abaixo relacionados:

Eixo 1: Quem s?o e quantos s?o os ?ndios no Brasil.

Eixo 2: Movimento ind?gena e as lutas dos ?ndios.

Eixo 3: Cidadania ind?gena: um desafio ? diversidade cultural.

d) Depois de um tempo ouvindo e anotando as sugest?es dos alunos, leia para todos da turma as quest?es que foram levantadas e proponha a eles que escolham aquelas que consideram  mais relevantes para o aprofundamento da tem?tica, dentro dos tr?s eixos propostos. 

?

2. FONTES E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZA??O DA PESQUISA

? preciso explicar aos alunos que as fontes para o desenvolvimento da pesquisa podem ser diversas. Confira, abaixo, uma defini??o feita na aula ?Fontes hist?ricas: diferentes tipos? de Ana Fl?via Ribeiro Santana, publicada no Portal do Professor: 

As fontes hist?ricas  nos permitem conhecer, atrav?s da sua observa??o e an?lise, a hist?ria de uma pessoa ou de um acontecimento. Elas podem ser de diversos tipos como:

Fontes Orais: reproduzem em CDs, MP3, DVDs ou anota??es escritas, as lembran?as que uma pessoa conta sobre um acontecimento ou tempo passado;

Fontes Escritas: s?o documentos escritos em pap?is  ou digitalizados que registram um acontecimento passado;

Fontes Iconogr?ficas ou Imag?ticas: s?o imagens sobre um acontecimento passado registradas em fotos, DVDs, quadros, cart?es;

Fontes Materiais: s?o objetos usados no passado;

Fontes Arquitet?nicas: s?o casas, monumentos e outras constru??es edificadas no passado.

Linkhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28832 Acesso em 14/04/2012 

Professor, o trabalho com diferentes fontes de pesquisa estimular? o aluno, ao longo do processo de pesquisa, a desenvolver a sua capacidade de descri??o, interpreta??o, explica??o, an?lise e cr?tica.

Para esta pesquisa, a proposta ? o trabalho com as seguintes fontes: 

  • Fontes Escritas ? Textos sobre a tem?tica em revistas, jornais, livro e internet.
  • Fontes Imag?ticas ou Iconogr?ficas ? Fotos de tribos ind?genas e da cultura ind?gena.
  • Fontes Materiais: objetos ind?genas

A estrat?gia de trabalho inclui as seguintes atividades:

  • Levantamento e an?lise de mat?rias/reportagens/textos/artigos.
  •  An?lise das fontes recolhidas durante a pesquisa.
  •  Produ??o de WebQuest, cria??o de blog

pesquisa

Imagem dispon?vel em: http://pedagogiaufcg.blogspot.com.br/p/pesquisa.html

?

3. DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

?

ATIVIDADE II

a) Para esta aula os alunos devem ter acesso a um computador e ? internet.

b) Em trios, os alunos dever?o acessar os links abaixo:

http://www.funai.gov.br/

funai

Professor, explique aos alunos que esse link ? da Funda??o Nacional do ?ndio ? FUNAI, que tem como objetivo principal promover pol?ticas de desenvolvimento sustent?vel das popula??es ind?genas. Nesse site os alunos poder?o encontrar informa??es como: quem e quantos s?o os ?ndios no Brasil, leis de prote??o aos ind?genas, al?m de mapas e fotos sobre a cultura ind?gena.

http://www.sitesindigenas.blogspot.com.br/p/indigenas.html

blog

Este site disponibiliza v?rios links de comunidades ind?genas, blogs de ?ndios brasileiros, de ONGs e institui??es que lutam pelos direitos pela prote??o da cultura ind?gena.

http://www.indiosonline.net

oca

Esse site apresenta a hist?ria atual de v?rias tribos ind?genas do Brasil e apresenta o Projeto "Oco Digital" que permite que v?rios ?ndios brasileiros tenham acesso ? internet.

Todos os sites foram acessados em: 05/06/2012.

?

c) Oriente os alunos a explorarem os sites, procurando artigos, textos, not?cias, entrevistas e curiosidades que estejam relacionadas ?s quest?es levantadas por eles e selecionadas para a pesquisa. Professor, enquanto os alunos est?o explorando os sites, lembre-os dos tr?s eixos da pesquisa para que eles n?o percam o foco.

d) Disponibilize um tempo para os trios navegarem nesses sites. Depois, pe?a aos trios que salvem os textos, as imagens e o que mais acharem interessante nos sites pesquisados no Word do computador ou em pendrive. Lembre os alunos de que ? importante saber de qual link veio a informa??o ou imagem que salvaram.

e) Prosseguindo a atividade, sugira aos trios que criem um WebQuest curta, tendo como refer?ncia as informa??es que coletaram nos sites sugeridos acima.

WebQuest ? uma metodologia de ensino que visa a promover o bom uso da internet entre alunos com mais de 8 anos. E foi pensada para possibilitar o melhor aproveitamento poss?vel do tempo deles. A ideia ? que os alunos n?o percam horas e horas procurando por informa??es, mas que fa?am uso delas da mesma maneira que ter?o que fazer mais tarde, como cidad?os e profissionais. A WebQuest visa a desenvolver nos alunos a habilidade de, com ajuda da internet, pensar com refinamento.? Bernie Dodge -

Dispon?vel em: http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/webquest-um-recurso-dinamico-otimizando-trabalho-professor-.htm

?

Professor, para entender como trabalhar com WebQuest, acesse o link acima.

A proposta dessa atividade ser? desenvolver com os alunos uma WebQuest Curta e o objetivo instrucional ? a aquisi??o e integra??o do conhecimento. No final de uma WebQuest curta, o aprendiz ter? entrado em rela??o com um n?mero significativo de informa??es, dando sentido a elas.

UMA WEBQUEST DEVE CONTER PELO MENOS SEIS PARTES. A SUGEST?O ABAIXO FOI EXTRA?DA DE: http://www.ceeduca.com.br/portal/servicos/webquests/comofazer.asp

Introdu??o: A Introdu??o ? um texto curto, que apresenta o tema e antecipa para os alunos que atividades eles ter?o de realizar.

a. Escreva um texto dirigido ao seu p?blico-alvo.
b. Motive o p?blico-alvo da sua Webquest.
c. Seja breve.
d. Seja direto, instigante, envolvente.
e. Use linguagem clara e compreens?vel.

webquest

Fonte da imagem: http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf

?

Tarefa:  A Tarefa ? a alma de uma webquest. Por essa raz?o, dedique seus melhores esfor?os para planejar uma Tarefa que seja motivante e desafiadora, que realmente possa ser realizada e que tenha a ver com a vida real. Se poss?vel, evite atividades muito ?escolares? como semin?rios, palestras, question?rios.

Exemplos de Tarefas:

? resolver um problema; 

? solucionar um mist?rio;

? formular e defender uma opini?o;

? analisar uma problem?tica;

? colocar em palavras uma descoberta pessoal; 

? elaborar um resumo; 

? inventar uma mensagem persuasiva; 

? redigir um relato jornal?stico, ou qualquer coisa que exija dos aprendizes processar e transformar as informa??es coletadas.

?

trabalho

Fonte da imagem: http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf

?

Processo: O Processo deve apresentar os passos que os alunos ter?o de percorrer para desenvolver a Tarefa. Quanto mais detalhado for o processo, melhor.

Exemplo:

a. Primeiro, formem grupos de tr?s alunos. 

b. Em seguida, decidam o papel que cada um vai representar. 

c. ...e assim por diante. 

Recursos: Numa webquest, as fontes de informa??o s?o geralmente sites, mas n?o exclusivamente. Podem ser tamb?m livros, revistas, jornais, at? uma entrevista com um especialista, ou qualquer outra fonte que voc? julgar conveniente.

Avalia??o: O aluno deve ser informado sobre como o seu desempenho ser? avaliado e em que casos a verifica??o ser? individual ou coletiva.

Conclus?o: A Conclus?o deve resumir, em poucas frases, os assuntos explorados na webquest e os objetivos supostamente atingidos. A conclus?o ? tamb?m o espa?o para incentivar o aluno a continuar refletindo sobre o assunto.

a. Reafirme aspectos de interesse registrados na Introdu??o. 
b. Realce a import?ncia daquilo que os alunos exploraram. 
c. Aponte caminhos que possam ajudar os alunos a continuar estudos e investiga??es sobre o tema.

Fonte da proposta: http://www.ceeduca.com.br/portal/servicos/webquests/comofazer.asp

?

Para saber mais sobre como e onde montar um WebQuest, os alunos poder?o acessar os links abaixo, os quais apresentam tutoriais para criar e editar WebQuest com recursos b?sicos:

http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?idTopico=90

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarMateriais.html?busca=webquest&categoria=&x=23&y=8

Todos os links foram acessados em: 05/06/2012

?

 Ap?s disponibilizar um tempo para a conclus?o dessa atividade, os trios dever?o apresentar suas Webquests para todos da turma, exibindo-as em proje??o atrav?s de data show.

?

ATIVIDADE III: AMPLIANDO O CONHECIMENTO

?

a) Os alunos dever?o se dividir em 3 grupos.

b) Cada grupo ficar? respons?vel por buscar mais informa??es sobre os eixos de pesquisa abaixo indicados:

Gupo 1. Eixo 1: Quem s?o e quantos s?o os ?ndios no Brasil.

Grupo 2. Eixo 2: Movimento ind?gena e as lutas dos ?ndios.

Grupo 3. Eixo 3: Cidadania ind?gena: um desafio ? diversidade cultural.

Sugira aos alunos que formem os tr?s grupos de acordo com as informa??es que coletaram na atividade anterior, ou seja, aquele trio que focou sua pesquisa em mapear quantos ?ndios existem no Brasil dever? fazer parte do grupo relacionado ao eixo 1, aquele que procurou informa??es sobre os direitos dos ind?genas dever? ficar no grupo 2 , aquele que pesquisou os modos de vida dos ind?genas na atualidade dever? ficar com o grupo 3.

c) Os grupos se encarregar?o de trazer para a pr?xima aula as informa??es j? coletadas durante a cria??o da Webquest e trazer mais materiais jornal?sticos, livros did?ticos, enciclop?dias, jornais, revistas, enfim, diversas fontes de pesquisa que os ajudem a ampliar ainda mais o seu conhecimento sobre a tem?tica a ser pesquisada, nas aulas seguintes.

d) Prosseguindo, em sala os grupos dever?o se reunir e cada integrante dever? socializar com os colegas o material que trouxe, para a an?lise e sele??o das informa??es mais importantes.

e) Analisadas e selecionadas as informa??es e imagens sobre os tr?s eixos de pesquisa, os grupos dever?o criar um blog contendo todas as informa??es reunidas.

ORIENTA??ES:

a) Os grupos criar?o o blog em sala de aula e para isso precisar?o ter acesso a um computador e ? internet

b) Ser?o necess?rias duas aulas para a cria??o do blog.

c) Para criar o blog os grupos poder?o seguir alguns passos como os indicados abaixo:

Criando um nome: Tome cuidado para n?o criar seu blog com o nome de um que j? existe. Voc? pode ser confundido com outra pessoa. N?o utilize os caracteres [,], _, +, &. Apesar de serem aceitos nos sistemas no momento do cadastro, eles podem n?o funcionar nos browsers, isto ? nos programas que permitem a navega??o na web, de alguns usu?rios.
?

Escolhendo um sistema: Voc? pode escolher entre os seguintes sistemas de Blog dispon?veis (sites em portugu?s):

BliG (http://blig.ig.com.br)

Blog-se (www.blog-se.com.br)

Blogger.com (www.blogger.com)

Wordpress (www.wordpress.com)

My 1st blog (http://my1blog.com)


Redes sociais: Assim que definir o tema e o nome do blog, registre todas as possibilidades em redes sociais. Comunidade no Orkut, Fan Page no Facebook, Twitter, Flickr, rede Ning, canal no Youtube. Voc? pode n?o usar em um primeiro momento, mas ? importante registrar o nome para que outros n?o o utilizem.

Fa?a um plano com todas as tarefas imprescind?veis:

Identifique-se: Escreva um "Sobre mim" ou "Quem sou": um blog funciona quase como uma coluna de jornal, as pessoas querem saber quem est? por tr?s dos textos.
?

Conte?do fixo: Escreva uma p?gina com as perguntas mais frequentes, informa??es sobre como entrar em contato, textos principais e pol?tica de coment?rios s?o bem vistos.
?

Atualize: Fa?a um cronograma de atualiza??es. Ele pode te ajudar a produzir textos antecipadamente.
?

Divulgue: Quando publicar um texto ou ?tweet?, coloque no Orkut, publique uma chamada no Facebook, al?m de enviar um e-mail para seus amigos avisando sobre o novo projeto.

Monitoramento: Saber o que est?o falando a respeito do seu blog parece ser uma tarefa muito complicada, mas n?o ?. Empresas usam programas pagos que s?o utilizados para mensurar e qualificar os resultados, mas para um blog n?o h? necessidade. Existe uma ferramenta do Google que atende muito bem: o Google Alerts. Voc? coloca os termos de pesquisa, seleciona em que tipo de lugar ele vai procurar, a taxa de varredura, o n?mero de resultados que ele ir? mostrar e opta sobre de que forma deseja receber as informa??es.

Fonte: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=4388

d) Outras fontes tamb?m podem ser utilizadas para auxiliar os grupos a criarem um blog. Oriente os alunos a analisarem diferentes fontes, antes da realiza??o da atividade. Por exemplo, indique o acesso ao link abaixo:

?

blog

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf

?

?

e) Ap?s cria??o do blog os grupos dever?o socializar o endere?o eletr?nico do mesmo com todos os alunos da turma, inclusive poder?o divulgar para os demais alunos da escola, pedindo que eles postem coment?rios sobre as informa??es e imagens ali contidas.

trabalho

?

URL da imagem original: http://www.effectreform.com.br/home/images/stories/trabalho-equipe.gif

?

4. RESULTADOS DA PESQUISA

Comemorando a Cultura Ind?gena em sua escola.

Tema do evento que poder?  acontecer durante uma semana em sua escola: Todo dia ? dia de ?ndio!

O hor?rio do evento: durante os intervalos ? Portanto ser? um intervalo cultural. Esse ser? um bom momento para socializar com a comunidade escolar as produ??es dos grupos de pesquisa.

Atividades que os alunos poder?o organizar para esses dias:

a) Exposi??o em mural de algumas informa??es sobre a cultura ind?gena:

Algumas sugest?es:

  • Mapa mostrando a disposi??o das tribos ind?genas no Brasil.
  • Not?cias e leis sobre a luta do ?ndio pela terra e pela preserva??o da sua cultura.
  • Reportagem e informa??es sobre o respeito ? cultura ind?gena.

b) Apresenta??o de m?sicas com tem?ticas ind?genas

Sugest?es:

Todo Dia Era Dia de ?ndio:

Cantora: Baby do Brasil

Composi??o: Jorge Ben Jor

Dispon?vel em: http://www.vagalume.com.br/baby-do-brasil/todo-dia-era-dia-de-indio.html

?

Somos Todos ?ndios:

Cantor/Compositor: Fagner

Dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/fagner/256810/

?

?ndios:

Cantor/Compositor: Farofa Carioca

Dispon?vel em: http://farofa-carioca.musicas.mus.br/letras/268766/

?

c) Os tr?s grupos ainda poder?o criar uma pe?a, par?dia ou outra forma de apresenta??o art?stica que sintetize os resultados de suas pesquisas.  

d) Ao final, sugira a cria??o de uma linha do tempo coletivo.

?

  • Os alunos devem apresentar a hist?ria do ?ndio brasileiro no passado e no presente, elencando fatos que se espera para o futuro desses sujeitos sociais important?ssimos para a hist?ria cultural do nosso pa?s. Para isso, leve para o local que est? sendo realizado o intervalo cultural um grande peda?o de papel pardo que dever? ser colocado no ch?o. Chame todos os alunos para participar, distribua canetas de diversas cores, revistas, jornais, tesoura e cola. Apresente a proposta dessa grande linha do tempo, permitindo que todos contribuam com informa??es, desenhos, imagens e frases.

Exemplos de linhas do tempo:

1)

linha do tempo1

http://www.receita.fazenda.gov.br/10anos/linhatempo/default.htm

2)

tempo 2

?

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15236

?

Professor, para saber como fazer uma linha do tempo consulte a aula do Portal: "Criando uma Linha do Tempo com o aux?lio das TICs (Tecnologias da Informa??o e da Comunica??o)". Dispon?vel em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15236

Todos os links foram acessados em 13/08/2012

Recursos Complementares

Sugest?o de links para professores e alunos:

Os ?ndios, hoje ? Texto de Manoella Oliveira <http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/fique-ligado/conteudo_planetinha_449278.shtml>

Em 'Xingu', os irm?os Villas-B?as s?o her?is imperfeitos ? Texto de Carlos Hel? de Almeida <http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/em-xingu-os-irmaos-villas-boas-sao-herois-imperfeitos>

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Cole??es sobre a tem?tica ind?gena:

As influ?ncias ind?genas na cultura brasileira

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=671

?

Cultura Ind?gena: arte, lutas, rituais e brincadeiras ind?genas

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=83

Todos os links foram acessados em: 05/06/212.

Avaliação

A avalia??o deve permear toda a atividade pedag?gica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poder? avaliar o aluno segundo sua participa??o em todo o processo de pesquisa e, principalmente, ao colocar em pr?tica os resultados das informa??es coletadas.