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A QUEST?O AGR?RIA BRASILEIRA

Autor e Co-autor(es)

BRUNO MUNIZ FIGUEIREDO COSTA imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

B?rbara da Silva Santiago

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia Espa?os agr?rios, globaliza??o e moderniza??o
Ensino M?dio Geografia Quest?es ambientais, sociais e econ?micas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Atrav?s dessa aula, espera-se que o aluno possa:

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  • discutir aspectos da fun??o social da terra;
  • identificar alguns movimentos brasileiros de disputa por terras;
  • analisar aspectos acerca da Reforma Agr?ria brasileira.

Duração das atividades

5 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Geografia agr?ria.

Estratégias e recursos da aula

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Essa sugest?o de aulas traz o trabalho com charges como possibilidade de leitura e apreens?o do mundo. Para o desenvolvimento dessa sugest?o, ser? proposto aos alunos o desenvolvimento de um blog cujo tema principal ? a fun??o social da terra. Administrado pelo professor, o blog ser? composto por charges produzidas pelos pr?prios alunos. Blocos de charges relacionadas ao tema ser?o postados diariamente (ao longo do desenvolvimento da proposta) e os alunos dever?o fazer coment?rios/debate online sobre seus conte?dos.

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ENCONTRO 1

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Momento 1:

Nesse primeiro momento, ? importante que o professor resgate com os alunos a possibilidade de trabalhar com as charges no estudo da Geografia. Para tanto, ser? apresentado e discutido o material dispon?vel em http://www.slideshare.net/jociluz/gnero-textual-charge (acesso em 09/06/2012).

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Momento 2:

Para introduzir o tema, a turma ser? dividida em dois grandes grupos. Para cada grupo, ser? entregue, impressa, uma das duas reportagens a seguir (ambas com acesso em 09/06/2012):

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Brasil tem 16,27 milh?es de pessoas em extrema pobreza, diz governo

http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/05/brasil-tem-1627-milhoes-de-pessoas-em-situacao-de-extrema-pobreza.html

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Crise de alimentos far? do Brasil 'celeiro do mundo', avaliam especialistas

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL464557-9356,00-CRISE+DE+ALIMENTOS+FARA+DO+BRASIL+CELEIRO+DO+MUNDO+AVALIAM+ESPECIALISTAS.html

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Os grupos ser?o organizados de forma que possam realizar a leitura e interpreta??o das respectivas reportagens. Posteriormente, realizar? uma curta apresenta??o de sua reportagem para o outro grupo.

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Momento 3:

A partir do que foi discutido at? aqui, os alunos ser?o convidados a debater, tomando a seguinte quest?o como orientadora:

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Quais s?o as contradi??es presentes ao relacionarmos o conte?do das duas reportagens?

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? importante que, durante o debate, o professor fa?a as interven??es e valorize posi??es que apontem especialmente para a contradi??o que reside em um pa?s considerado "Celeiro do mundo", com um n?mero t?o expressivo de habitantes na extrema pobreza.

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Momento 4:

Ser? solicitada aos alunos a produ??o de uma charge a partir do que foi apresentado em sala.

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Como tarefa, os alunos dever?o acessar o blog e realizar a leitura e coment?rios sobre as charges dos colegas, que ser?o sempre postadas pelo professor.

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ENCONTRO 2

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Momento 1:

Para a realiza??o desse momento, o professor se utilizar? do material Reforma Agr?ria - Linha do Tempo, dispon?vel em http://www.terra.com.br/noticias/especial/brasil/index.htm (acesso em 09/06/2012).

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A turma ser? dividida em sete grupos. Cada grupo receber? material impresso a partir das telas do material que foi disponibilizado na indica??o acima. O material entregue a cada grupo ser? organizado a partir das d?cadas de 1930 at? 1990.

Cada grupo dever? fazer a leitura e interpreta??o de seu respectivo material, destacando os aspectos mais importantes e organizando uma curta apresenta??o para o restante da turma.

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Momento 2:

Cada aluno receber? c?pias impressas do cartograma abaixo, bem como do texto Um Velho Desafio Brasileiro, presente no link http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/reforma_agraria/contexto_1.html (acesso em 09/06/2012). Ap?s sua leitura e interpreta??o, os alunos dever?o responder ? seguinte quest?o no caderno e, posteriormente, debater com os colegas:

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Voc? reconhece rela??o entre a fome e a quest?o fundi?ria no Brasil?

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Dispon?vel em: http://www.agirpourlesdesc.org/english/how-to-enforce-esc-rights/changing-rights-into-public/article/brazil-human-rights-and-public (acesso em 09/06/2012)

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Momento 3:

Ser? solicitada aos alunos a produ??o de uma charge a partir do que foi apresentado em sala.

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Como tarefa, os alunos dever?o acessar o blog e realizar a leitura e coment?rios sobre as charges dos colegas, que ser?o postadas pelo professor.

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ENCONTRO 3

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Momento 1:

O professor apresentar? aos alunos as charges abaixo, todas dispon?veis em http://www.mst.org.br (acesso em 09/06/2012). ? importante que ele esclare?a aos alunos a origem das charges.

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Com base na leitura e interpreta??o das charges, os alunos dever?o responder algumas quest?es que seguem, no caderno:

a) Que poss?vel inten??o os autores das charges trazem ao ressaltarem o latif?ndio/latifundi?rio?

b) Identifique desdobramentos do latif?ndio no campo.

c) Identifique poss?veis rela??es entre as quest?es no campo e desdobramentos na cidade.

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As respostas dever?o ser apresentadas e comentadas juntamente com a turma.

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Momento 2:

Ser? exibido o document?rio "O Pontal do Paranapanema" (acesso em 09/06/2012), dispon?vel em:

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PARTE 1:

http://www.youtube.com/watch?v=P3MFcGuQnG0&feature=related

PARTE 2:

http://www.youtube.com/watch?v=AO60R3pZCgg&feature=relmfu

PARTE 3:

http://www.youtube.com/watch?v=-OBvvOWjwIc&feature=relmfu

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Antes da exibi??o, no entanto, ? importante que o professor oriente os alunos para que tenham aten??o aos discursos e posicionamentos das pessoas que participam do document?rio, por tratar-se de uma regi?o muito conflituosa em rela??o ?s quest?es fundi?rias. Como sugest?o, segue o link do texto abaixo, para que o professor possa ter contato com estudos que sirvam na orienta??o de seus alunos (acesso em 04/06/2012).

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Luta pela terra e desenvolvimento rural no Pontal do Paranapanema (SP)

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142001000300018&script=sci_arttext

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Momento 3:

Ser? solicitada aos alunos a produ??o de uma charge a partir do que foi apresentado em sala.

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Como tarefa, os alunos dever?o acessar o blog e realizar a leitura e coment?rios sobre as charges dos colegas, que ser?o postadas pelo professor.

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ENCONTRO 4

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Momento 1:

Ser? entregue aos alunos um impresso com o texto e o infogr?fico abaixo (ambos com acesso em 09/06/2012).

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Texto: Em defesa do agroneg?cio

Dispon?vel em http://www.desafios.ipea.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=862:catid=28&Itemid=23

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Dispon?vel em http://www.abagrp.com.br/agronegocioConceito.php

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Com base na leitura e interpreta??o do material, os alunos devem responder as seguintes quest?es:

a) Que poss?vel inten??o os autores do texto e do infogr?fico trazem ao tratarem do agroneg?cio?

b) Identifique desdobramentos do agroneg?cio no campo.

c) Identifique desdobramentos do agroneg?cio na cidade.

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As respostas dever?o ser apresentadas e comentadas juntamente com a turma.

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Momento 2:

Os alunos receber?o c?pias dos mapas abaixo e realizar?o sua leitura e interpreta??o. Alguns aspectos devem ser ressaltados pelo professor:

  • ?reas e tipos de produ??o;
  • Diferen?a entre ocupa??o e assentamento;
  • Distribui??o das ocupa??es e dos assentamentos;
  • Distribui??o dos tipos de assentamentos;
  • ?reas de conflito/viol?ncia

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Mapa 3    data/img-8    Mapa 2    

Eduardo Paulon Girardi, ? Atlas da Quest?o Agr?ria Brasileira e Cartografia Geogr?fica Cr?tica ?, Confins [Online], 5 | 2009, posto online em 20 Mar?o 2009, Consultado o 08 Junho 2012. URL: http://confins.revues.org/5631

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Momento 3:

Ser? solicitada aos alunos a produ??o de uma charge a partir do que foi apresentado em sala.

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Como tarefa, os alunos dever?o acessar o blog e realizar a leitura e coment?rios sobre as charges dos colegas, que ser?o postadas pelo professor.

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ENCONTRO 5

Esse encontro dever? ocorrer em ambiente informatizado, como sala de inform?tica ou infocentro.

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Momento 1:

Cada aluno receber? material impresso contendo os artigos 184, 185 e 186 da Constitui??o Federal de 1988, dispon?vel em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm (acesso em 09/06/2012), que tratam da fun??o social da terra, e contendo tamb?m o infogr?fico abaixo.

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Viol??ncia no campo

Dispon?vel em http://terradedireitos.org.br/biblioteca/gazeta-do-povo-ameacados-sem-protecao/(acesso em 04/06/2012)

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Ap?s a leitura e interpreta??o individual dos artigos e do infogr?fico, os alunos dever?o debater a partir das seguintes quest?es:

A terra no Brasil cumpre a sua fun??o social?

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? importante que alguns alunos, durante o debate, relatem o que est? sendo discutido, especialmente os pontos de concord?ncia.

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Momento 2:

Ap?s o debate, os relatores ir?o ler os seus relatos e a turma far? os acr?scimos/altera??es que acharem necess?rios. Esse movimento de releitura e altera??es ser? realizado at? alcan?arem um texto final, coletivo. Esse texto ser? postado no blog, como encerramento da atividade. 

Recursos Complementares

Todos com acesso em 09/06/2012

Portal do Professor - Aula: G?neros Textuais - Charge, dispon?vel em  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5962

Instituto Nacional de Coloniza??o e Reforma Agr?ria - INCRA, , dispon?vel emhttp://www.incra.gov.br/

Especial Reforma Agr?ria - Portal Terra, dispon?vel em http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI137055-EI1774,00-Especial+Reforma+Agraria.html

Especial Reforma Agr?ria -Veja Online, dispon?vel em http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/reforma_agraria/

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, dispon?vel em http://www.mst.org.br/

Avaliação

A avalia??o ? um importante elemento do processo educativo e seus crit?rios devem ser amplamente discutidos entre o professor e a turma. Entendemos que deva ser realizada ao longo de todo o processo e, como aux?lio, sugerimos os seguintes crit?rios:

  • Participa??o durante todas as atividades;

  • Comprometimento e empenho na realiza??o das atividades;

  • Poder de argumenta??o durante as discuss?es e debates;

  • Dom?nio do tema (principalmente em rela??o ?s no??es de fun??o social da terra).