Portal do Professor

Início do Conteúdo

A liberdade da terra e a paz no campo t?m nome: quilombolas

Autor e Co-autor(es)

Alinne Grazielle Neves Costa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Cidadania e cultura no mundo contempor?neo
Ensino M?dio Hist?ria Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino M?dio Hist?ria Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino M?dio Hist?ria Sujeito hist?rico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta proposta os alunos ser?o orientados a selecionar fontes e desenvolver uma metodologia de pesquisa que lhes permita: 

  • Identificar as origens hist?ricas dos quilombolas;
  • Entender suas caracter?sticas culturais na atualidade;
  • Compreender os direitos sociais dos quilombolas e como se d? a forma??o integral dessas comunidades.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o ? necess?rio que o aluno tenha conhecimentos pr?vios sobre a tem?tica.

Estratégias e recursos da aula

1. A PROPOSTA DE PESQUISA

Professor, inicie a aula apresentando aos alunos a pertin?ncia de se conhecer a hist?ria do passado e da atualidade das comunidades quilombolas presentes no Brasil. Justifique aos alunos que a forma??o dos quilombos marcou profundamente a hist?ria pol?tica, social, econ?mica e demogr?fica do Brasil. E que ?as comunidades quilombolas s?o grupos ?tnicos, predominantemente constitu?dos pela popula??o negra rural ou urbana, que se autodefinem a partir das rela??es com a terra, o parentesco, o territ?rio, a ancestralidade, as tradi??es e pr?ticas culturais pr?prias? (Dispon?vel em: http://www.mda.gov.br/portal/aegre/programas/lt_Comunidades_Quilombol . Acesso em 15.08.12)

?

ATIVIDADE I

?

a) Para esta atividade os alunos precisam ter acesso a um computador e ? internet.

b) Divida os alunos em duplas.

c) Pe?a ?s duplas que acessem os links dos textos abaixo:

?

Texto 1: Comunidades Quilombolas - avan?os e retrocessos do reconhecimento de seus direitos territoriais - Eire da Silva Bomfim

Os quilombolas s?o os descendentes de negros escravos que pertenciam aos Quilombos. S?o grupos provenientes da reuni?o de negros escravos e fugidos que buscavam territ?rio pr?prio, fugindo da escravid?o. O mais conhecido foi o de Palmares, liderado por Zumbi. O significado da palavra quilombo, na grande maioria das l?nguas bantu (?frica Central e Centro-Ocidental) quer dizer "acampamento". Nas terras brasileiras, esse "acampamento" era uma reorganiza??o da comunidade africana, embora os cativos viessem de diversas regi?es do outro continente ou filhos de africanos.

Dispon?vel em: http://www.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20081022101605842&mode=print Acesso em: 15.08.2012

?

Texto 2: QUILOMBOS, UMA DAS MAIORES EXPRESS?ES DA LUTA ORGANIZADA NO BRASIL

mapa

Dispon?vel em: http://voceemquestao.blogspot.com.br/2010/03/quilombos-uma-das-maiores-expressoes-da.html Acesso em: 15.08.2012

?

d) Oriente os alunos a lerem os textos com aten??o. Depois, apresente aos alunos as quest?es abaixo:

O que eram os quilombos?

Qual foi o principal quilombo do Brasil?

Quem s?o os quilombolas?

Hoje, onde vivem os quilombolas?

Atualmente, por qual direito os quilombolas mais lutam?

Quais direitos j? foram conquistados pelos quilombolas ao longo da Hist?ria?

O que voc?s gostariam de saber mais sobre os quilombolas?

e) Disponibilize um novo tempo para as duplas buscarem no texto as respostas para as quest?es levantadas. As duplas dever?o responder essas quest?es em seus cadernos.

f) Pe?a ?s duplas que socializem as respostas encontradas e, principalmente, que digam o que gostariam de saber mais sobre os quilombolas.

g) Prosseguindo a atividade, sugira aos alunos que, com base nas informa??es j? coletadas em seu caderno, criem um mapa conceitual simples, que ? uma ferramenta utilizada para organizar e representar o conhecimento. Esse mapa deve conter apenas palavras que ilustrem as informa??es que os alunos conseguiram encontrar no texto.

?

conceitos

Imagem dispon?vel em: http://mariacristinaeduc.blogspot.com.br/2011/08/cmap-ferramenta-de-mapas-conceituais.html . Acesso em: 15.08.2012

?

?

Professor, o mapa conceitual ? uma ferramenta que utiliza representa??es gr?ficas para apresentar conceitos e caracter?sticas com clareza e objetividade. Essa proposta metodol?gica ? uma estrat?gia potencialmente facilitadora de uma aprendizagem significativa por parte do aluno, pois a cria??o de um mapa conceitual permite ao professor avaliar a sua aprendizagem, visualizando a organiza??o conceitual que ele atribui a um dado conhecimento. Nessa atividade, o mapa conceitual poder? ajudar na percep??o dos conceitos e dos significados que os alunos deram aos quilombolas. Posteriormente, esse material ir? complementar o processo da pesquisa.

ORIENTA??ES PARA O TRABALHO DOS ALUNOS:

  • As duplas que analisaram os textos acima dever?o continuar essa atividade, criando o seu mapa conceitual em uma cartolina branca ou em papel craft.
  • Oriente os alunos a colocarem no m?nimo dez palavras relacionadas ? Hist?ria dos quilombolas em nossa sociedade.
  • Depois, as duplas dever?o apresentar o seu mapa conceitual para todos da turma.
  • Ao final das apresenta??es, os alunos, coletivamente, far?o um mapa conceitual usando os conceitos que surgiram nos trabalhos de todas as duplas, sem repetir palavras.
  • O mapa conceitual coletivo dever? ser afixado em mural da sala de aula, para conhecimento e consulta de todos.

?

Aten??o:

Professor, para o seu conhecimento e para orientar o trabalho das duplas, acesse os links abaixo; eles explicam o que ? um mapa conceitual e como faz?-lo, utilizando um programa livre e dispon?vel nos pr?prios links, para os alunos baixarem no computador da escola.

?

mapa conceitual

Dispon?vel em:  http://www.cecgodoy.pro.br/sc2008/index.php?option=com_content&view=article&id=57:estrategia-para-elaborar-um-bom-mapa-conceitual&catid=40:mapas-conceituais&Itemid=58 Acesso em: 15.08.2012

?

novo mapa

Dispon?vel em: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=642 Acesso em: 15.08.2012

?

2. PROBLEMATIZA??O DO TEMA

 Tendo como referencial as discuss?es sobre os textos lidos e a cria??o do mapa conceitual simples, atividades que sintetizaram as discuss?es sobre a tem?tica, proponha aos alunos que se dividam em quatro grupos para ampliarem a pesquisa que ser? direcionada em quatro eixos de conhecimento:

Terras quilombolas

Educa??o quilombola

Cidadania quilombola

Direitos quilombolas

?

3.  FONTES E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZA??O DA PESQUISA

Para esta pesquisa a proposta ? o trabalho com as seguintes fontes:

  •  Fontes Escritas ? Textos sobre a tem?tica.
  • Fontes Imag?ticas ou Iconogr?ficas ? fotos.

A estrat?gia de trabalho inclui as seguintes atividades:

  • An?lise de textos e fontes recolhidas durante a pesquisa.
  • Cria??o de mapas conceituais, textos, apresenta??o em slides.
  • Realiza??o de um intervalo cultural.

pesquisa

Imagem dispon?vel em: http://pedagogiaufcg.blogspot.com.br/p/pesquisa.html

?

4. DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

ATIVIDADE II

?

a) Para esta aula os alunos devem ter acesso a um computador e ? internet.

b) Os alunos se dividir?o em quatro grupos, sendo que cada grupo ficar? respons?vel por pesquisar uma das tem?ticas abaixo:

Terras quilombolas

Educa??o quilombola

Cidadania quilombola

Direitos quilombolas

c) Os grupos dever?o acessar as cartilhas abaixo e fazer a leitura na ?ntegra; cada grupo ficar? apenas com um dos temas:

Terra quilombola

terra

http://www.institutosumauma.org.br/imagem/arquivo/Terra_Qulombola.pdf

Professor, essa cartilha apresenta o territ?rio quilombola no Brasil e a luta dessas comunidades pela legitimidade de suas terras. O grupo de pesquisa poder? compreender atrav?s dessa refer?ncia bibliogr?fica que a lei garante a propriedade definitiva aos remanescentes das comunidades quilombolas  que estejam ocupando as terras, sendo que o Estado deve emitir os respectivos t?tulos de propriedade. E, por fim, os alunos conhecer?o a organiza??o e a mobiliza??o dos quilombolas para avan?ar na  conquista do territ?rio quilombola.

?

Cidadania quilombola

cidadania

http://www.socioambiental.org/banco_imagens/pdfs/10315.pdf

A cartilha "Cidadania Quilombola" apresenta os direitos e garantias fundamentais individuais e coletivas dos remanescentes de quilombos. Ao ler e analisar essa cartilha, o grupo de pesquisa poder? perceber que os quilombolas s?o sujeitos de direitos e podem exercer sua cidadania em nossa sociedade brasileira.

?

Educa??o Quilombola: um direito a ser efetivado

educa????o

http://www.institutosumauma.org.br/imagem/arquivo/Cartilha_Educao_Quilombola___um_direito_a_ser_efetivado.pdf

A cartilha "Educa??o quilombola: um direito a ser efetivado", apresenta a educa??o e o projeto pol?tico da escola para os remanescentes quilombolas. Neste sentido, ao ler essa publica??o, o grupo de pesquisa entender? que a educa??o dos quilombolas implica compreender as rela??es existentes no dia a dia das pessoas, a rela??o entre homens, mulheres, crian?as, adolescentes, jovens e idosos e a rela??o deles com a terra, com o sagrado, com a cultura e com as diversas formas de organiza??o dessa comunidade quilombola.

?

Direitos Quilombolas

direitos

http://www.koinonia.org.br/uploads/Direitos%20Quilombolas.pdf

Todos os links foram acessados em 15.08.2012

?

A publica??o "Direitos Quilombolas" possibilitar? ao grupo de pesquisa conhecer algumas comunidades de remanescentes de quilombos em S?o Francisco do Paragua?u, Marambaia, Baixo Sul da Bahia, algumas comunidades do Rio Grande do Sul e do Maranh?o. Atrav?s dessas comunidades, os alunos entender?o como vivem os quilombolas e as suas lutas por garantias de direitos. 

  • As publica??es acima, escolhidas para an?lise dos alunos, foram selecionadas porque utilizam uma linguagem bastante clara e concisa, facilitando a leitura dos alunos e principalmente a compreens?o sobre aspectos importantes relacionados ? tem?tica da pesquisa.

?

d) Cada grupo dever? analisar a cartilha que ficou sob a sua responsabilidade procurando, atrav?s de uma leitura cr?tica, levantar algumas quest?es fundamentais para a pesquisa e o aprofundamento da tem?tica relacionada ao seu eixo, como por exemplo:

Terras quilombolas

Quantas s?o e onde est?o as comunidades remanescentes de quilombolas?

O que diz a nossa Constitui??o sobre as terras quilombolas?

Quais as reivindica??es dos quilombolas sobre o direito a terra?

Educa??o quilombola

Os quilombolas t?m acesso ? educa??o em suas comunidades?

Como ? o projeto pol?tico e pedag?gico nas escolas das comunidades quilombolas?

Qual o valor e o significado da educa??o para os quilombolas?

Cidadania quilombola

O exerc?cio ? cidadania entre os quilombolas difere dos outros cidad?os brasileiros?

Quais os direitos e garantias fundamentais individuais e coletivas dos remanescentes de quilombos?

Direitos quilombolas

Por que os quilombolas s?o sujeitos de direitos?

Quais as maiores reivindica??es de direitos das comunidades remanescentes quilombolas?

Professor, as quest?es acima s?o apenas sugest?es para aprofundamento do tema, os alunos poder?o levantar outras quest?es que julgarem mais pertinentes para o desenvolvimento da pesquisa.

e) Ao final das leituras e an?lise das fontes, os grupos dever?o produzir uma apresenta??o no programa de cria??o de slides do computador, sintetizando suas conclus?es e posicionamentos sobre o tema. Sugira aos alunos que acrescentem imagens nas apresenta??es sobre as suas tem?ticas.

f) Ao final, cada grupo dever? apresentar  os resultados de sua pesquisa bibliogr?fica para todos da turma, exibindo-as em proje??o atrav?s de data show.

?

ATIVIDADE III

?

Professor, para que o entendimento dessa tem?tica fique claro para todos os alunos, sugira aos grupos que criem  uma Cartilha impressa, com as informa??es mais importantes sobre cada eixo pesquisado, acrescentando imagens e at? os mapas conceituais criados pelas duplas na primeira atividade desse trabalho.

?

ORIENTA??ES PARA O TRABALHO DOS ALUNOS:

I- Inicialmente, para que os alunos saibam como montar uma Cartilha, eles poder?o consultar o texto: Como elaborar uma boa cartilha. Na introdu??o do texto o autor afirma que "a elabora??o de cartilhas e publica??es similares, que implicam a apresenta??o de informa??es importantes de forma sint?tica, did?tica, clara e simples, exige planejamento adequado e a ado??o de cuidados b?sicos para a obten??o de um bom produto final". Confira em: http://www.cartilhasecia.com.br/dicas-para-elaboracao-de-cartilhas. Acesso em: 15.08.2012

II- Para essa atividade os grupos precisam ter acesso a um computador e ? internet, para que possam fazer a cartilha durante duas aulas.

III- Nessa atividade, os grupos dever?o usar o que j? pesquisaram e criaram. Portanto, dever?o escolher as informa??es, as imagens e o mapa conceitual que j? utilizaram nas atividades anteriores para a confec??o da cartilha, que dever? ser feita no programa de texto do computador.

IV- Oriente os alunos a criarem uma capa bem original para a cartilha, baseada nas discuss?es realizadas.

V- Todos os grupos dever?o repassar a cartilha ao professor, salvas em pendrive, para que elas possam ser impressas e, posteriormente, apresentadas ? comunidade escolar.

VI- Os grupos poder?o socializar suas cartilhas exibindo-as no data show para todos da turma.

?

ATEN??O: Para a cria??o da cartilha os alunos poder?o contar com ajuda dos professores das disciplinas de Portugu?s e Artes. 

?

trabalho

URL da imagem original: http://www.effectreform.com.br/home/images/stories/trabalho-equipe.gif

?

5. RESULTADOS DA PESQUISA

Fa?a um intervalo cultural durante dois dias em sua escola. Esse ser? um bom momento para socializar com a comunidade escolar as produ??es dos grupos de pesquisa. Os alunos poder?o organizar para esses dias a apresenta??o:

a) das cartilhas produzidas pelos alunos, sobre os quilombolas;

b) de uma pe?a contando a hist?ria de luta e de resist?ncia do mais importante Quilombo brasileiro, Palmares.

?

ORIENTA??ES PARA A PRODU??O DA PE?A:

Os alunos poder?o fazer coletivamente ou escolher alguns alunos para montar a pe?a contando a Hist?ria de Zumbi dos Palmares. Para isso, eles poder?o utilizar os textos selecionados na primeira atividade de pesquisa, a qual apresenta um hist?rico do Quilombo dos Palmares. Depois, ? s? dividir as tarefas entre os alunos, produ??o, encena??o, cen?rio e divulga??o.

Outra sugest?o seria os alunos encenarem a pe?a ?ZUMBI GRACIOSO?, onde o texto est? dispon?vel no endere?o eletr?nico: http://ekalafabio.wordpress.com/2006/11/12/versao-revista-da-peca-teatral-zumbi-gracioso/ . Acesso em 15.08.2012

Recursos Complementares

?

Sugest?o de link para professores:

Filme: Quilombo ? 1984 <http://www.youtube.com/watch?v=Nz-K23krfVY&feature=related>

Sugest?o de links para professores e alunos:

Quilombolas ?fotos <http://www.youtube.com/watch?v=MlXBCkvR6Xo>

Blog sobre os quilombolas <http://www.institutobuzios.org.br>

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula

O que s?o remanescentes quilombolas? ? UCA.< http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35871>

As comunidades quilombolas hoje - UCA < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35764>

Todos os links foram acessados em 15.08.2012

Avaliação

A avalia??o deve permear toda a atividade pedag?gica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poder? avaliar o aluno segundo sua participa??o em todo o processo de pesquisa e principalmente ao colocar em pr?tica os resultados das informa??es coletadas, o que chamamos de pesquisa-a??o, proposta metodol?gica que visa ? transforma??o da realidade atrav?s da pr?tica, formando sujeitos pesquisadores, cr?ticos e reflexivos.