B?rbara da Silva Santiago
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Hist?ria | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino M?dio | Geografia | O mundo em transforma??o: As quest?es econ?micas e os problemas geopol?ticos |
Ensino M?dio | Geografia | Organiza??o da geografia pol?tica do mundo atual, estado e organiza??o do territ?rio |
O aluno poder? com essa aula, analisar este conflito que perdura por v?rias d?cadas, assim como, por meio de uma an?lise hist?rico-geogr?fica, avaliar o que motivou seu in?cio e como est? a situa??o no oriente m?dio nos dias atuais.
O aluno dever? ter conhecimento sobre a Primeira e Segunda Guerra Mundial.
ORIENTA??ES AO PROFESSOR(A): Professor(a), este tema por se tratar de um assunto atual e prop?cio a ser cobrado em concursos, de maneira geral, torna-se de importante conhecimento para os alunos.
?
AULA 1
?
Professor(a), neste primeiro momento da aula torna-se necess?rio que os computadores da escola possuam o software Google Earth, no qual os alunos poder?o localizar os pa?ses envolvidos e terem uma real vis?o da localidade do conflito e quais s?o os pa?ses envolvidos. Este software encontra-se dispon?vel para download no link: http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm (acesso 19/08/2012)
Segue tamb?m um tutorial em portugu?s com explica??es detalhadas sobre como utilizar os recursos do Google Earth. Dispon?vel em: http://www.infowester.com/tutgoogleearth.php (acesso 19/08/2012)
momento 1: Leve seus alunos at? a sala de inform?tica e comente com eles sobre a import?ncia que os conflitos mundiais t?m para a forma??o dos territ?rios e divis?es internacionais dos pa?ses. Como exemplo pe?a para eles localizarem por meio do Google Earth o estado de Israel. Ap?s encontrarem, pe?a que procurem pelo Estado da Palestina. N?o ir?o encontrar esta segunda busca. Por?m, existe o povo Israelense e o povo Palestino, certo? Ent?o por que n?o existe o Estado Palestino?
Professor(a): atrav?s desta quest?o ? que o Conflito ?rabe-israelense dever? ser introduzido.
Quem s?o os ?rabes?
Os ?rabes s?o um ramo dos povos que habitavam a pen?nsula ar?bica, a qual compreende atualmente os pa?ses Ar?bia Saudita, Kuwait, Emirados ?rabes Unidos, Qatar, Bahrein, Om? e I?men.
[...] os ?rabes hoje s?o os cidad?os de 22 pa?ses, que falam a mesma l?ngua ? o ?rabe ? e s?o socialmente e culturalmente compat?veis, partilham o mesmo patrim?nio hist?rico, cultural e as mesmas tradi??es, mas mantendo suas individualidades e tradi??es locais distintas. Mas os habitantes dos 22 pa?ses ?rabes n?o s?o necessariamente da mesma etnia ?rabe que nasceu na Pen?nsula Ar?bica, e nem todos s?o mu?ulmanos, embora o Islamismo seja a religi?o predominante dos povos ?rabes.
?
Quem s?o os mu?ulmanos?
Os mu?ulmanos s?o os seguidores do islamismo, ou seja, que creem no Isl? e t?m como livro sagrado o Alcor?o, independentemente de sua origem ou nacionalidade, portanto, ser ?rabe n?o significa necessariamente ser mu?ulmano, e ser mu?ulmano n?o significa necessariamente ser ?rabe. Os mu?ulmanos s?o aqueles que seguem a Maom?.
Fonte: Adaptado de http://www.arabesq.com.br/Principal/Cultura/CultureArticle/tabid/58/ArticleID/443/Default.aspx (acesso 19/08/2012)
Isl?o ou Isl? ? uma ? uma religi?o abra?mica monote?sta articulada pelo Cor?o, um texto considerado por seus seguidores como a palavra literal de Deus ( All?h), e pelos ensinamentos e exemplo normativos de Maom?, considerado pelos fi?is como o ?ltimo profeta de Deus. Um adepto do islamismo ? chamado de mu?ulmano ou islamita. Ao lado do cristianismo e do juda?smo, o islamismo ? uma das tr?s grandes religi?es monote?stas. (fonte: Wikipedia)
?
Quem s?o os judeus?
Os judeus s?o membros do grupo ?tnico e religioso originado nas Tribos de Israel ou hebreus do Antigo Oriente. O grupo ?tnico e a religi?o judaica, a f? tradicional da na??o judia, s?o fortemente inter-relacionados. Os judeus, portanto, seguem o juda?smo, uma das tr?s grandes religi?es monote?stas mundiais. (Fonte: Wikipedia)
momento 3: Pe?a aos alunos que expliquem, oralmente, aquilo que eles entendem ou que j? ouviram sobre o conflito que ser? estudado.
?
ORIENTA??ES AO PROFESSOR(A): Professor, sugiro que seja utilizado nesta aula o texto referente ao conflito que encontra-se no livro paradid?tico "Geopol?tica: O mundo em conflito" do autor Igor Fuser, p?ginas 62 a 71. Este texto ? de f?cil entendimento e associado ao uso das imagens abaixo se torna um excelente instrumento para ser utilizado em sala de aula. Sugiro que seja entregue uma c?pia desse texto aos alunos, para que eles fa?am a leitura para a pr?xima aula.
Dispon?vel em: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/1566815/geopolitica-o-mundo-em-conflito/ (acesso 19/08/2012)
?
AULA 2
?
ORIENTA??ES AO PROFESSOR(A): Professor, o texto lido em casa pelos alunos ter? o objetivo de complementar esta aula.
momento 1: Inicie a aula apresentando as imagens e textos abaixo que ir?o ilustrar o contexto hist?rico do conflito, passando pelos anos nos quais este ganhou propor??es mundiais e interfer?ncia de outras na??es. Sugiro que a sequencia abaixo seja apresentada aos alunos em formato power point, pois a forma de visualiza??o torna-se imprescind?vel para um melhor entendimento e compreens?o do conte?do pelos alunos.
Mapa do Oriente M?dio. Dispon?vel em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u402573.shtml (acesso 19/08/2012)
Pa?ses ?rabes, mu?ulmanos e com fortes minorias Isl?micas
Dispon?vel em: http://professor-andre-rockstar.blogspot.com/2011/02/revolucoes.html (acesso 19/08/2012)
O QUE PEDEM OS PALESTINOS?
Representados pela Autoridade Palestina, os palestinos h? tempos tentam estabelecer um Estado independente e soberano na Cisjord?nia, Faixa de Gaza e Jerusal?m Oriental, ocupados por Israel desde a guerra de 1967. No entanto, duas d?cadas de per?odos intermitentes de negocia??es de paz n?o produziram um acordo. A ?ltima rodada de negocia??es foi abandonada h? um ano.
ORIENTA??ES AO PROFESSOR(A): Professor(a), o link das imagens abaixo, Fronteiras da Guerra do site de not?cias Estad?o, permanece o mesmo para todas as imagens, por?m, dever? ser mudado o ano em quest?o (1914 - 1922 - 1947/48 - 1949 - 1967 - 1973 - 1982 - 1993 - 2005), para que haja a mudan?a na imagem e no conte?do. O mesmo dever? ser feito com o link referente ao site de not?cias G1, mudando o ano em quest?o (1940 - 2001 - 2010).
Dispon?vel em: http://www.estadao.com.br/especiais/as-disputas-territoriais-no-oriente-medio,116792.htm
Dispon?vel em: http://www.estadao.com.br/especiais/as-disputas-territoriais-no-oriente-medio,116792.htm (acesso 19/08/2012)
Dispon?vel em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/09/israel-ve-dificeis-repercussoes-em-palestina-como-estado.html (acesso 19/08/2012)
Dispon?vel em: http://www.estadao.com.br/especiais/as-disputas-territoriais-no-oriente-medio,116792.htm (acesso 19/08/2012)
Dispon?vel em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/227/3/A-QUESTAO-PALESTINA/Paacutegina3.html (acesso 19/08/2012)
Dispon?vel em: http://www.estadao.com.br/especiais/as-disputas-territoriais-no-oriente-medio,116792.htm (acesso 19/08/2012)
Dispon?vel em: http://www.estadao.com.br/especiais/as-disputas-territoriais-no-oriente-medio,116792.htm (acesso 19/08/2012)
Dispon?vel em: http://www.estadao.com.br/especiais/as-disputas-territoriais-no-oriente-medio,116792.htm (acesso 19/08/2012)
Dispon?vel em: http://www.estadao.com.br/especiais/as-disputas-territoriais-no-oriente-medio,116792.htm (acesso 19/08/2012)
Dispon?vel em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/09/israel-ve-dificeis-repercussoes-em-palestina-como-estado.html (acesso 19/08/2012)
Dispon?vel em: http://www.estadao.com.br/especiais/as-disputas-territoriais-no-oriente-medio,116792.htm (acesso 19/08/2012)
Dispon?vel em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/09/israel-ve-dificeis-repercussoes-em-palestina-como-estado.html (acesso 19/08/2012)
Dispon?vel em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/09/israel-ve-dificeis-repercussoes-em-palestina-como-estado.html (acesso 19/08/2012)
Dispon?vel em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/09/israel-ve-dificeis-repercussoes-em-palestina-como-estado.html (acesso 19/08/2012)
?
momento 2: Sugiro que estas perguntas, referentes ao conte?do explicitado, sejam anotadas no quadro negro. Pe?a aos alunos que respondam oralmente a partir dos materiais que eles tiveram acesso e que, ao final, eles anotem suas respostas no caderno.
PERGUNTAS:
1. Qual o principal desejo dos palestinos?
2. O que dificulta os avan?os em dire??o a novos acordos entre judeus e palestinos?
3. Qual o poder dos EUA, como membro permanente do Conselho de Seguran?a da ONU? Como isso pode interferir na decis?o desse organismo em assuntos como a quest?o palestina?
4. Esclare?a o sentido das no??es de mundo ?rabe e mundo mu?ulmano, distinguindo uma da outra.
5. A quest?o palestina ?, essencialmente, um conflito nacional. Contudo, esse conflito adquire uma dimens?o religiosa e cultural. Com base no que vimos sobre o assunto, responda as perguntas abaixo.
?
a) Explique por que esse ? um conflito nacional.
b) Discuta a import?ncia simb?lica, para israelenses e palestinos, do controle sobre Jerusal?m.
?
Entenda o conflito ?rabe israelense: http://educacao.uol.com.br/historia/oriente-medio-entenda-o-conflito-arabe-israelense.jhtm (acesso 04/09/2012)
Revista Exame: http://exame.abril.com.br/tags/conflito-arabe-israelense (acesso 04/09/2012)
Hist?ria do conflito ?rabe israelense 1880 - 1950: http://www.youtube.com/watch?v=AsFkUEBWpxA (acesso 04/09/2012)
A participa??o nas aulas, nas pesquisas sugeridas, assim como as respostas ao question?rio proposto em sala de aula, dever? ser a forma de avaliar a turma.