Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Contextualiza??o |
Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Estruturas morfol?gicas |
Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Estruturas sint?ticas |
Entender como as micropol?ticas aparecem na arte: feminismo, Black Art Moviment e etc;
Conhecer as obras de alguns artistas que trabalham nesta perspectiva;
Levantar junto aos alunos como eles podem ter vis?o cr?tica e questionar e a situa??o de sua cidade e de seu pa?s atrav?s da arte;
Land Art
Primeira Aula:
O professor pode iniciar a aula fazendo os alunos observarem que muitos artistas atualmente tem atrelado seu debate art?stico ?s quest?es sociais vendo e fazendo ver criticamente aquilo que acontece no nosso cotidiano e que muitas vezes nos passa despercebido. Essa postura cr?tica tem ganhado novos olhares, como destaca C?tia Kanton no texto "Micropol?ticas e Arte Contempor?nea" cujo trecho encontra-se reproduzido abaixo:
"[...] ( o ) conceito de micropol?tica, [...] tem sido usado cada vez com mais frequ?ncia por pensadores da cultura contempor?nea para colocar a discuss?o pol?tica em um novo paradigma, isto ?, no diagrama da nossa atualidade, de acordo com as complexidades que se imp?em no cen?rio atual.
[...]
Artistas e pensadores substituem a no??o de Pol?tica, com ?P? mai?sculo mesmo, pelas micropol?ticas ? a saber, uma atitude focada em quest?es mais espec?ficas e cotidianas, como o g?nero, a fome, a impunidade, o direito ? educa??o e ? moradia, a ecologia, enfim, tudo aquilo que nos diz respeito e nos faz viver em sociedade. [...]?
CANTON, K?tia. Da Pol?tica ?s Micropol?ticas. S?o Paulo, WMF Martins Fontes, 2009, p. 15. (Cole??o temas da arte contempor?nea)
?
Quest?es pol?ticas n?o apareceram na arte somente na atualidade, pois foram muitos os artistas que estiveram pintando ou esculpindo a servi?o de reis, criando as imagens das cortes nos s?culos XVII, XVIII ou de manifesta??es populares, por exemplo:
?Retrato de Philip IV?, constantemente pintado por Diego Velazquez, em 1628.
http://www.artinthepicture.com/artists/Diego_Velazquez/philip.jpeg
?
?A Liberdade guiando o povo pelas ruas? de Eugene Delacroix, de 1831, se tornou a imagem emblem?tica da Revolu??o Francesa.
?
Atividade:
Pe?a que os alunos escolham um pol?tico e criem desenhos ou pinturas retratando eles. Eles podem escolher livremente entre pol?ticos do Brasil ou de outros pa?ses. Nesses trabalhos eles podem tamb?m representar sem se apegar a uma abordagem extremamente figurativa, como as obras de arte que foram mostradas. O professor pode exemplificar outras abordagens poss?veis, usando o cartaz utilizado nas elei??es dos Estados Unidos, em 2009, pelo ent?o candidato Barack Obama:
http://cache2.allpostersimages.com/p/LRG/35/3590/B7M2F00Z/posters/barack-obama.jpg
?
Segunda Aula:
Atualmente a abordagem ? diferente, pois n?o s? apresenta o tema, como tamb?m o questiona, buscando apresent?-lo criticamente ao p?blico:
Donald Rodney, ?Na casa de meu pai?, 1996-7. O artista usa peda?os de sua pr?pria pele para construir uma obra que toca em quest?es principalmente sobre o preconceito contra imigrantes negros em pa?ses europeus por meio de uma obra profundamente atrelada ? sua biografia.
http://static.guim.co.uk/sys-images/Arts/Arts_/Pictures/2008/11/26/rod460.jpg
?
Imagens do v?deo de 1995 "Largar uma urna da Dinastia Han" onde o artista aparece quebrando um vaso da dinastia Han, fato que gerou pol?mica e foi considerado desrespeitoso pelo governo chin?s. O artista esteve preso, teve seu blog retirado da internet e atualmente n?o pode deixar a China, mas suas obras e a??es repercutem no mundo todo, pois questionam politicamente o posicionamento do governo chin?s.
http://1.bp.blogspot.com/-_el8YH91RMI/T0K6oLtLO8I/AAAAAAAAFnU/R1j03ouDdJU/s1600/weiwei.jpg
?
Cartaz caracter?stico do grupo que luta contra a discrimina??o buscando, segundo elas, reinventar a palavra ?feminismo? atrav?s de interven??es bem humoradas que ao mesmo tempo questionam valores culturais que diferem as mulheres dos homens e que sempre as inferiorizam.
http://3.bp.blogspot.com/-GMSxXRhvWuE/T7SSrdiweII/AAAAAAAAAnQ/g6E8WZPa5Sg/s400/postcard_1.jpg
?
? importante fazer os alunos observarem como a internet ? o maior ve?culo da maioria dos artistas contempor?neos que tocam em quest?es pol?ticas em suas obras. Isso acontece pelo maior alcance que a rede promove de seus trabalhos fazendo com que mais pessoas reflitam e questionem os assuntos abordados.
?
Atividade:
Propor uma pesquisa sobre assuntos que os alunos levantariam dentro do tema Arte e Pol?tica, lembrando que a proximidade com o tema ? importante. O trabalho pode ser feito individualmente ou em duplas, sendo que o(s) aluno(s) pode(m) optar por pesquisar algo que seja parte de seu cotidiano, como por exemplo, discrimina??o, pobreza, desonestidade, intoler?ncia etc.
Primeiro ele deve fazer um levantamento sobre o significado do tema escolhido e o que o levou a querer tratar sobre esse assunto. A pesquisa pode ser feita em jornais locais, internet, com relatos de pessoas pr?ximas e etc.
Essa pesquisa serve para que o aluno passe a observar o assunto de forma mais aprofundada. Em um primeiro momento os alunos devem apresentar seu tema para os colegas e o professor deve promover um debate, observando as escolhas de cada aluno ou dupla. Ressalte a recorr?ncia de algum tema, se isso acontecer, e fa?a-os observar as diferentes abordagens para temas iguais, por exemplo, como 2 ou mais alunos pesquisaram sobre ?preconceito?; qual foi a vis?o que cada um lan?ou para o tema.
Ap?s a apresenta??o e o debate, retome as abordagens dos tr?s usados como exemplos anteriormente:
Lembre-se que h? v?rias interpreta??es poss?veis para estas quest?es, n?o existindo uma ?nica resposta certa. O objetivo ? fazer o aluno observar que ? poss?vel criar vis?o critica nas pessoas atrav?s de a??es reflexivas. Por exemplo: Ai Weiwei quebra um s?mbolo milenar da cultura chinesa para chamar a aten??o do p?blico sobre como o governo chin?s se imp?e sobre a popula??o, restringindo informa??es e se fechando para o mundo. Donald Rodney usava a pr?pria pele para construir espa?os de mem?rias e mostrar como o preconceito ? forte ainda hoje. As Guerrilla Girls usam cartazes e distribuem cart?es postais com questionamentos sobre a inferioridade feminina incutida constantemente pela sociedade sem nenhum questionamento.
Da mesma forma, os alunos tamb?m podem ser agentes questionadores de sua realidade buscando transform?-la por meio de a??es art?sticas. Essas a??es podem ser criadas e organizadas para serem efetivadas no espa?o escolar ou fora dele. Toda obra deve ser documentada fotograficamente em caso de a??es como cartazes ou performances dos alunos e veiculada (com a devida autoriza??o por escrito dos respons?veis dos alunos) no blog da turma. Caso a turma ainda n?o tenha o blog, nada impede que ele seja criado para essa atividade. No blog podem entrar n?o s? fotografias como registros escritos, desenhos, v?deos sobre o trabalho dos alunos acerca de Arte e Pol?tica.
Alguns exemplos de trabalhos que podem ser criados pelos alunos:
- Os alunos podem criar frases sobre o tema com a qual trabalharam e espalh?-las pela escola (com a devida autoriza??o) fazendo com que as demais pessoas tamb?m se questionem sobre o assunto;
- Em grupos os alunos podem desenvolver a??es perform?ticas e apresentar no hor?rio do recreio para os demais estudantes da escola, veiculando tudo o que discutiram sobre os temas de arte e pol?tica;
- Os alunos podem desenvolver fotografias de sua realidade dentro do tema que escolheu trabalhar. O professor pode montar uma exposi??o das fotografias para que todos da escola vejam;
Importante observar que essas iniciativas s?o exemplos que partem dos pr?prios alunos. O professor n?o deve impor nenhuma atividade, pois isso prejudica o processo de constru??o de conhecimento do aluno dentro desse tema. Cabe ao aluno inquietar-se com as quest?es e buscar uma resposta para tais inquieta??es por conta pr?pria, obviamente com o suporte do professor.
No final da etapa de efetiva??o dos trabalhos dos alunos, o professor deve organizar uma apresenta??o dos trabalhos de forma que possibilite a todos da turma conhecerem e debaterem as obras dos colegas.