Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Contextualiza??o |
Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Estruturas morfol?gicas |
Land Art
Arte e Pol?tica
Antes de iniciar a aula, o professor deve primeiramente observar se h? grafites e picha??es pr?ximas da escola onde trabalha. Isso ? fundamental, pois a abordagem cr?tica proposta na presente aula tem in?cio a partir do contexto dos alunos.
Se h? grafites espalhado pela cidade e ? dif?cil para os alunos verem pessoalmente, o pr?prio professor deve document?-los fotograficamente para expor durante a aula.
Primeira atividade:
Perguntar aos alunos se eles sabem o que ? grafite e picha??o. Nesse momento o professor n?o deve fazer nenhuma defini??o ou diferencia??o entre as duas manifesta??es, trabalhando principalmente com a perspectiva dos alunos. A partir da? o professor tem duas op??es:
a) se existem grafites e picha??es pr?ximos da escola, ele pode sair com os alunos divididos em pequenos grupos, circular pelo bairro fotografando grafites, stencil art, picha??es. Importante deixar os alunos procurarem sem ficar previamente indicando onde est?o. Isso ajuda a agu?ar o olhar dos alunos para o lugar onde moram, com outra perspectiva. Essas fotografias devem ser organizadas em uma apresenta??o para que toda turma veja os registros;
b) se n?o tem como sair com os alunos da escola para procurar, o professor deve apresentar as fotografias que fez dos grafites e picha??es da cidade onde mora;
Ao apresentar as imagens o professor deve retomar a diferencia??o entre grafite e picha??o. Segundo C?tia Kanton:
?[...] os c?digos da picha??o levam grafias inintelig?veis para pontos da cidade nunca imaginados, numa a??o que faz refer?ncias a um poder ? de alcan?ar o que normalmente n?o ? alcan?ado. Por sua vez, o grafite prop?e, acima de tudo, uma experi?ncia de est?tica e fluidez, por ser a arte do movimento, que se modifica junto com o dia a dia da cidade.?
CANTON, K?tia. Espa?o e Lugar. S?o Paulo, WMF Martins Fontes, 2009, pp. 42 a 43. (Cole??o temas da arte contempor?nea)
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Observe com os alunos que a compreens?o da picha??o se restringe a grupos espec?ficos e que muitas vezes n?o visa a experi?ncia est?tica. J? o grafite nos oferece uma informa??o que pode se apreendida por qualquer pessoa.
Apresentar algumas imagens:
Imagens de grafites da cidade de S?o Paulo (acervo pessoal)
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Grafite no Rio de Janeiro
http://farm4.static.flickr.com/3061/2505490871_843e0724e8.jpg
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Grafite em Londres
http://www.londresparaprincipiantes.com/wp-content/uploads/2010/09/Stik.jpg
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Grafite em Nova York
http://3.bp.blogspot.com/_q_fN6GubPmE/TAFc5XqitKI/AAAAAAAAAK4/DBSK_xmh_Rc/s400/iluminado_grafite.jpg
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Grafite em Paris
http://mesquita.blog.br/wp-content/imagescaler/dd0e08f86af52ed82aeadc2a3b25f9af.jpg
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Por outro lado, a maioria das picha??es n?o cria um aspecto visual atrativo:
http://1.bp.blogspot.com/-tN5FnxpUl38/TnoO-07Pl1I/AAAAAAAAAG8/b49GcSHW0kc/s1600/edificioelisax.jpg
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http://g1.globo.com/Noticias/Rio/foto/0,,15235383-EX,00.jpg
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http://n.i.uol.com.br/ultnot/album/100716_f_028.jpg
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No final dessa atividade, os alunos devem perceber as diferen?as entre as pr?ticas e serem capazes de reconhec?-las em seu cotidiano.
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Segunda atividade:
Mostrar para os alunos as imagens abaixo sem as legendas:
Caverna de Lascaux
http://2.bp.blogspot.com/___DYbQp1j4E/TVF6-3uBFRI/AAAAAAAAAEs/QHmXFdHjK-c/s1600/Lascaux_2.jpg
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Arte eg?pcia
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Pintura Romana
http://2.bp.blogspot.com/_BtkVVwn17sk/TJvI13cdVuI/AAAAAAAAAFQ/hY3QBh41Nbg/s1600/POMPEYAA2.jpg
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Afresco de Giotto
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Pergunte aos alunos:
O que essas quatro imagens tem em comum?
Ap?s as falas dos alunos, o professor pode complementar que elas s?o de per?odos diferentes, mas que tem algo em comum: o fato de serem pintadas em paredes.
A maioria das pessoas acredita que o Grafite ? uma t?cnica inovadora, mas a pintura sobre paredes ? comum na hist?ria da humanidade desde seu surgimento. Obviamente com necessidades, faturas e temas distintos.
O grafite, portanto, inova trazendo a cria??o art?stica para espa?os p?blicos, com uma linguagem atual e extremamente din?mica. ? poss?vel dar tr?s exemplos de per?odos diferentes que, cada um com a sua linguagem, criou imagens de impacto:
Banksy ? artista ingl?s que cria obras profundamente cr?ticas e sarc?sticas. At? hoje sua real identidade n?o foi revelada, mas suas obras provocam debates e atingem cada vez mais pessoas.
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http://1.bp.blogspot.com/_oLCmzHEQ8sE/TMUFKyW2yCI/AAAAAAAAAhE/xnJRcXTRRfM/s1600/banksy2.jpg
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"Osgemeos" ? Irm?os Gustavo e Ot?vio Pandolfo, conhecidos como OSGEMEOS, s?o artistas brasileiros de grande destaque no exterior que ficaram conhecidos pelas figuras caracter?sticas e pelos temas imaginativos e repletos de fantasia.
http://ciadearquitetura.files.wordpress.com/2011/03/galeria-fortes-vilac3a7a2.jpg
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http://osgemeos.com.br/images/uploads/parede-2.jpg
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Keith Haring (1958-1990) ? um dos primeiros artistas a seguir das ruas para os museus, levando o grafite ? outra esfera de reconhecimento. Seu universo de cria??o tamb?m est? altamente vinculado a um universo de fantasias e imagina??o, contudo, uma caracter?stica importante de seu trabalho ? o grafismo fortemente marcado que se expandiu para tudo: das paredes para carros, objetos, roupas, etc.
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http://blog.artsupplieswarehouse.com.au/wp-content/uploads/2010/12/keith-haring1.jpg
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Para encerrar a segunda atividade, pe?a que os alunos escolham o artista que mais gostaram de conhecer e que cada um crie uma imagem para ele (pode ser atrav?s de desenho, pintura ou colagem). Eles podem usar palavras associadas ?s imagens para criar suas interpreta??es sobre as obras escolhidas. Essas atividades podem formar uma exposi??o que apresente para a escola o que cada aluno aprendeu sobre as obras em grafite e sobre os artistas mais conhecidos nessa modalidade art?stica
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Terceira atividade:
Antes de propor a atividade para os alunos, certifique-se com a dire??o da escola, se os alunos podem fazer um trabalho interferindo temporariamente em um espa?o de circula??o da escola. Para essa interven??o ser? necess?rio uma boa quantidade de giz de quadro.
Com a devida autoriza??o, retome a obra de Haring destacando como o desenho ? simples, mas cria complexas imagens formadas pelos grandes agrupamentos. Destaque que ? poss?vel que cada aluno, tendo visto a obra do artista, crie alguns grafismos com base em seu pr?prio universo.
Leve-os at? a ?rea externa disponibilizada na escola e explique como funcionar? o trabalho.
O professor deve preparar o local antes da chegada dos alunos dividindo o grande espa?o em ?reas para que cada aluno trabalhe individualmente. Por exemplo, se o trabalho ser? executado em uma parede, divida em tantos espa?os quanto for o n?mero de alunos para trabalhar. Se for uma cal?ada estabele?a faixas. Elas podem ser numeradas obedecendo a ordem da chamada para que cada aluno saiba aonde vai trabalhar.
Em seguida distribua giz de quadro para os alunos e pe?a que eles criem grafismos na sua ?rea. Pe?a que antes de desenhar pensem como podem ocupar bem aquele espa?o e mostre que onde os trabalhos se encontram pode ocorrer um consenso entre os ?vizinhos? para que a obra tenha continuidade apesar da autoria coletiva. Nesse momento ? importante o professor estar preparado para administrar poss?veis conflitos, pois nem sempre o consenso acontece.
Terminado o trabalho, divida os alunos em alguns grupos para que percorram a escola explicando para as demais turmas o que os levou a faz?-lo. Essa ? uma excelente forma de criar conscientiza??o e respeito para com os trabalhos expostos, fazendo com que todos entendam que aquela ? uma manifesta??o autorizada e respaldada por um conhecimento espec?fico e n?o um ato de desrespeito com o espa?o escolar ou mero vandalismo.
Todo o processo de cria??o e desenvolvimento deve ser documentado e levado ao blog j? criado para as aulas sobre Land Art e Arte e Pol?tica. Pe?a que cada aluno crie um coment?rio por escrito sobre o que aprendeu nesta aula e poste no blog junto com as fotografias.
Grafite: http://www.brasilescola.com/artes/grafite.htm
Picha??o.com: http://www.pichacao.com/
Site do grafiteiro Stik: http://www.stik.org.uk/
Stik: da rua para uma galeria de Londres: http://pt.euronews.com/2012/05/08/stik-da-rua-para-uma-galeria-de-londres/
Site do grafiteiro Banksy: http://www.banksy.co.uk/menu.html
Banksy: o an?nimo mais famoso do mundo: http://super.abril.com.br/cultura/banksy-anonimo-mais-famoso-mundo-623045.shtml
Site dos grafiteiros OSGEMEOS: http://osgemeos.com.br/
Site da Funda??o Keith Haring: http://www.haring.com/
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O seguinte texto pode ser trabalhado com os alunos para que eles entendam o racioc?nio acerca do grafite:
"P?BLICO-PRIVADO
O que ? o espa?o p?blico? E o privado? Na contemporaneidade, esses dois conceitos parecem se interceptar o tempo todo. A ideia de privacidade, por um lado, se esgota num mundo em que todas as informa??es se mostram dispon?veis ao p?blico. A partir de 1991, com a prolifera??o de revistas e de m?dias como Caras, Gente e Quem e de programas televisivos como Big Brother e A Fazenda, entre outros, h? mais imagens em que a intimidade ? colocada a p?blico.
Por outro lado, o espa?o que seria p?blico ? parques, pra?as, igrejas ? se fecha cada vez mais perante a amea?a da viol?ncia potencial. Seu uso ? abandonado pelo medo ou ? deixado ? deriva, ? sombra da solid?o urbana. O lugar p?blico, que seria o lugar de todos, passa ao status de lugar de ningu?m. ? abandonado, maltratado, sujo, ignorado, sucateado.
O desejo dos artistas contempor?neos de dialogar com os espa?os p?blicos da cidade como forma de expandir suas po?ticas fica cada vez mais amea?ado e torna-se um contraponto ? amea?a da viol?ncia, ao medo, ao isolamento proposto por uma arquitetura de muros, grades e vigil?ncia. O grafite ? um dos modos mais eficientes encontrados por alguns artistas para furar esse paradigma.
A origem hist?rica do grafite remonta ? hist?ria do ser humano, j? que existem registros de sua cultura nas paredes das cavernas e na civiliza??o eg?pcia. Essa inscri??o no espa?o p?blico acompanha a pr?pria hist?ria da arte.
Desde os anos 1980, a ideia do grafite vem acompanhada da no??o de rebeldia, colada, sobretudo, ? crescente manifesta??o da cultura negra norte-americana e do hip-hop. Nessa d?cada surgiram, nos Estados Unidos, grandes nomes do grafite, como Keith Haring (1958-1990) e Jean-Michel Basquiat (1960-1988). Hoje os c?digos da picha??o levam grafias inintelig?veis para pontos da cidade nunca imaginados, numa a??o que faz refer?ncias a um poder ? de alcan?ar o que normalmente n?o ? alcan?ado.
Por sua vez, o grafite prop?e, acima de tudo, uma experi?ncia de est?tica e fluidez, por ser a arte do movimento, que se modifica junto com o dia a dia da cidade."
CANTON, K?tia. Espa?o e Lugar. S?o Paulo, WMF Martins Fontes, 2009, pp. 42 a 43. (Cole??o temas da arte contempor?nea)
Avaliar se os alunos relacionam as diferentes manifesta??es na Hist?ria da Arte de pessoas que utilizaram as paredes e ?reas externas como suporte para suas pr?ticas art?sticas;
Avaliar a forma como eles percebem os artistas que conheceram durante as aulas;
Avaliar todo o percurso feito pelo aluno dentro da obra de Keith Haring at? o trabalho pr?tico.