Nelson V. F. Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | Artes | Arte Visual: Estruturas morfol?gicas |
? Compreender os conceitos de m?dulo e padr?o
? Exercitar as possibilidades da cria??o de padr?es a partir de um mesmo m?dulo
? Compor um painel com os padr?es criados
No??es sobre simetria, assimetria, altern?ncia, bidimensional, tridimensional e ainda aproveitando conceitos da geografia de transla??o e rota??o.
1a aula
Inicie a aula, convidando o grupo de alunos a observar uma flor, a margarida ou girassol pode ser um excelente referencial. Veja a imagem abaixo:
http://1.bp.blogspot.com/-KLM6Sk_F0gY/TWEVDbwF6LI/AAAAAAAACJM/6Q7FU49hwmA/s1600/flor.jpg
Se n?o puder propor a observa??o direta na flor, apresente a imagem indicada acima. Pe?a que olhem com aten??o as formas da flor, o seu miolo e a organiza??o de suas p?talas. Pergunte o que percebem com rela??o ?s formas existentes na flor. Aguarde os coment?rios e veja se algu?m diz que as formas se repetem. Se isso acontecer, aproveite a fala do/a aluno/a e reforce que uma mesma forma se repete v?rias vezes at? constituir o todo. Nessa observa??o est? contido o conceito de m?dulo e de padr?o, ou seja, m?dulo ? a parte (forma) que se repete, e ao se repetir v?rias vezes, forma um padr?o.
Em seguida, re?na todas as flores, se for poss?vel. Se n?o for, apresente a imagem abaixo:
http://azulejodafatima.no.sapo.pt/so_girassois.gif
O conjunto de margaridas ou girass?is (aqui considerada cada uma um m?dulo), ao serem organizadas numa sequ?ncia visual com repeti??o, forma um novo padr?o.
Para aprofundar esses conceitos, visite o site abaixo com o alunado: http://luispessegueiro.com.sapo.pt/
Percorra a p?gina com o alunado e leia as informa??es ali contidas. Preste aten??o que o site ? de Portugal, portanto h? algumas diferen?as na escrita, o que n?o prejudica em nada a compreens?o do texto. Passe com o alunado os conceitos de m?dulo e padr?o; m?dulos invari?veis; m?dulos bi e tridimensionais; padr?es naturais e artificiais; modos de repeti??o: transla??o, rota??o, simetria, assimetria e altern?ncia.
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2a aula
Passados os conceitos, pergunte ao grupo se as ideias de m?dulo e padr?o est?o em outras partes, al?m dos elementos da natureza. Pe?a que o grupo participe dando exemplos.
Em seguida, apresente o v?deo abaixo que apresenta uma s?rie de exemplos:
http://www.youtube.com/watch?v=n2zPnkHbNQw&feature=related
Ap?s o v?deo, distribua revistas e tesouras para recorte. Pe?a ao grupo que procure m?dulos e padr?es nas imagens das revistas. Cada aluno/a dever? encontrar pelo menos tr?s exemplos que dever?o ser fixados (com cola branca) num papel pardo e expostos, de prefer?ncia, na sala para que todos possam ver e realizar uma pesquisa visual, antes de iniciar o segundo trabalho.
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3a aula
Compreendida a ideia de m?dulo e padr?o, distribua papel branco, l?pis HB, r?gua, borracha e pe?a que cada estudante crie dentro de um quadrado de 10X10 cm um m?dulo utilizando as imagens recolhidas nas revistas na aula anterior como referencial para a cria??o. Incentive o grupo a criar mais de um m?dulo e depois escolher aquele que mais gostou. Os m?dulos poder?o ser em preto e branco ou coloridos, ao gosto de cada um/a.
Ap?s essa primeira etapa de cria??o onde cada aluno e cada aluna dever? apresentar o m?dulo desenhado e colorido, proponha uma vota??o que ir? escolher um ?nico m?dulo para ser produzido em escala maior por toda a sala.
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Abaixo exemplos de m?dulos criados por alunos:
http://www.anossaescola.com/cr/AdvHTML_Upload/modulopadrao_1.jpg
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4a e 5a aulas
Antes de partir para a produ??o de um painel que contenha o ?nico m?dulo escolhido pela turma e que ao ser repetido, ir? formar um padr?o, ocupando uma parede da sala ou do corredor da escola, apresente alguns dos trabalhos do artista conceitual Sol Lewitt (1928/2007) que explora suportes maiores como paredes e muros para suas produ??es.
Apresente as imagens abaixo:
http://forward.com/workspace/assets/images/articles/3slideshow-042909-8.jpg
http://www.unc.edu/depts/diplomat/item/2009/1012/comm/SolLeWitt.jpg
Ressalte que o artista trabalha continuamente com a ideia de geometria, gerando m?dulos e criando padr?es que s?o aplicados ou pintados em grandes superf?cies. Um dado curioso ? que o artista em quest?o faz o projeto, ou seja, o croqui, a ideia do painel, mas n?o o executa. Fazendo parte do grupo dos artistas conceituais, Lewitt defende a "ideia" e n?o o "fazer" art?stico. Dessa forma, contrata outras pessoas que ir?o executar a pintura de seus trabalhos em seu lugar. Ele acompanha a produ??o, sem tocar no pincel.
A tarefa ap?s o alunado ter acesso a alguns dos trabalhos de Lewitt ? que cada aluno/a reproduza o m?dulo selecionado pela turma anteriormente.
Ir?o reproduzir as formas e cores do m?dulo escolhido pelo grupo em quadrados de 30X30 cm, de prefer?ncia num papel de maior gramatura (180g para cima) ou cartolina. ? importante que a reprodu??o fique o mais fiel poss?vel ao original, o que garantir? um efeito final muito bom. Quanto mais m?dulos reproduzidos tiverem, mais interessante ficar? o resultado final do painel.
Nessa etapa pode haver colabora??o entre os alunos no que diz respeito ao desenho ou ao colorido. ? importante durante o processo de produ??o observar se os desenhos est?o ficando consonantes entre si em termos de formas e cores.
6a aula
Ao terminarem os m?dulos, ? importante verificar se todas as reprodu??es est?o adequadas para fazerem parte do painel, ou seja, se o desenho das formas e o colorido est?o semelhantes uns dos outros.
Apresente a imagem abaixo para provocar alunas e alunos no que diz respeito a instala??o dos m?dulos. Essa montagem pode extrapolar a parede e invadir o teto.
Apresente essa ideia:
Oriente o grupo para decidir em qual local da sala ou do corredor ir?o fixar os m?dulos, seguindo um pouco a sugest?o da imagem apresentada acima. Os trabalhos ser?o fixados com fita adesiva e ? preciso a participa??o da turma nessa ?ltima etapa. As sugest?es para a montagem podem ser discutidas antes, evitando desperd?cio de material. ? importante que todos ajudem na montagem.
N?o h?
A participa??o durante as apresenta??es do tema da aula atrav?s de imagens e v?deos ? importante para perceber a compreens?o e a motiva??o para as tarefas. Todas as etapas de pesquisa, cria??o, produ??o e reprodu??o s?o importantes para o resultado final com a montagem do painel. Portanto, (1.) a pesquisa sobre m?dulos e padr?es nas revistas, (2.) a cria??o de m?dulos nos quadrados pequenos; (3.) a reprodu??o em quadrados maiores do m?dulo escolhido pela turma ? nessa etapa a fidelidade ao modelo ? importante; (4.) as op??es de montagem, comp?em etapas avaliativas, que se forem satisfat?rias, resultar?o num trabalho coletivo de efeito visual muito rico e intrigante.